Musica erudita faz vc desprezar outros estilos?

Autor Mensagem
Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


então sinceramente já teria que existir um estilo para o Angra, para o Haggard, pro Rhapsody, pro Blind Guardian, pro Thuata de dannan...e muitassss outras!

Thuata De Dannan faz o som que o Jethro Tull faz a muito tempo, com a diferença de que o JT é muito mais competente.


Creio que foi isso que aconteceu, os anos foram passando e o erudito começou a se desenvolver, principalmente quando começou a aparecer esses compositores ai que marcaram a musica! (curioso foi não aparecer subidivisões na musica erudita, ela é tão antiga, jah ouvi varias musicas eruditas meio diferentes uma das outras...mas nunca vi subdivisões)

Claro que existem subdivisões, Romantismo, Barroco, Contemporâneo. Agora, essas divisões do metal são uma piada.

Juliano de Oliveira
Veterano
# nov/05
· votar


Vcs estão comparando um universo todo, como o erudito com um gênero, q é o metal.
O mais correto seria comparar um gênero do erudito (as sinfonias por exemplo) com o metal, assim estaria por igual.
O q posso dizer neste caso é q os estilos de música comparadas nesse tópico são destinadas para fins diferêntes, por isso ñ seria tão justo condenar algumas por possuírem estruturas simples ou riffs repetitivos, afinal, se o metal tivesse as características das músicas eruditas, deixaria de ser metal.

Shadow Lord
erudito pra mim começa com Bach e Haendel esses sim começaram a raciocinar a musica e explora-la. Mas é bem dificíl achar um compositor erudito classico ou romântico ruim cara, muito difícil mesmo!

E Palestrina, Orlando Di Lassos, Machaut, Léonin, Perótin??Eles são compositores medievais e renascentistas.
O q mais diferencia a música deles da música criada à partir do barroco é o sistema usado para compôr!O sistema tonal só se consolidou em fins do período Renascentista e começo do Barroco, talvez por esse motivo, a música à partir de aproximadamente 1630 começou a ficar mais interessante.
Mas isso ñ significa q ela seja inferior, e sim q nossos ouvidos já se acostumaram com o sistema temperado e tendem a criar resistência às escalas q ñ seguem o msm.
Qnto ao fato de ser mais difícil encontrar compositores ruíns nos períodos clássico e barroco, isso ñ é tão verdadeiro.Pq só temos conhecimento dos q, de fato se destacaram.Os q ñ obtiveram reconhecimento, às vezes nem chegam a nós.
Além disso, o q torna a música desses períodos mais agradaveis é a proximidade com nossos tempos.

Juliano de Oliveira
Veterano
# nov/05
· votar


Fritz_mkvl
Claro que existem subdivisões, Romantismo, Barroco, Contemporâneo. Agora, essas divisões do metal são uma piada.
Essas subdivisões de épocas ñ são as msms q as de estilo.
Se fosse pra tratar de épocas, seria mais correto comparar o metal dos anos 70 aos atuais, por exemplo.

felipebb
Veterano
# nov/05
· votar


vcs curtem oficina g3

Juliano de Oliveira
Veterano
# nov/05
· votar


vcs curtem oficina g3
Eu acho muito bom o som dos caras, mas ñ ouço muito.É mais por falta de tempo.

Juliano de Oliveira
Veterano
# nov/05
· votar


felipebb
Indique algumas músicas do oficina G3 de sua preferência.

spacegh0st
Veterano
# nov/05
· votar


Shadow Lord
Não mas deve ser ruim igual Dt...

não fale NADA sem ter ouvido antes... tenho certeza q se vc ouvir vai se surpreender...

e Erotomania está a anos luz das músicas do Pink Floyd, com certeza...

Shadow Lord
Veterano
# nov/05
· votar


não fale NADA sem ter ouvido antes... tenho certeza q se vc ouvir vai se surpreender...

Ai meu deus, te garanto se for no mesmo nivel do Dream Theater é bem ruinzinho hehehe. Duvido que alguem que compos uma porcaria como (In the name of god) faça uma musica no nivel de um trabalho erudito. Baixa o concerto que eu te falei e veja o que é musica de verdade.

spacegh0st
Veterano
# nov/05
· votar


Shadow Lord
cara, In The Name of God é uma música pesada, naturalmente você não ia gostar... ela é uma daquelas cheia de riffs que se repetem e tudo mais, embora tenham vários solos muito bem elaborados, unissonos guitarra-teclado que envolvem muita técnica etc... mas ouça pelo menos "Fúria Taurina"... eu me espantei qdo ouvi aquilo, também duvidei que fosse composta pelo guitarrista e o tecladista do Dream Theater... não custa dar uma olhada...

Shadow Lord
Veterano
# nov/05
· votar


spacegh0st

O que vc define como "pesado"? Gritaria? Pq se for isso nem musica pode ser considerado. Muito fraca todas essas que eu disse, riff? Solos? Pra mim não passam de escalas tocadas rapidamente sem próposito nenhum. O grande problema da musica desses imbecis populares é a estrutura musical, eles sacam até bem de harmonia mas o que adinta se não tem uma estrutura boa? Fica um monte de notas sem proposito e arranjos feitos sem simetria, tudo sem precisão. Olhe uma obra erudita e compare, as notas são calculadas, a musica é estruturada, uma parte corresponde e chama a outra.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# nov/05 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
· votar


Juliano de Oliveira
Vcs estão comparando um universo todo, como o erudito com um gênero, q é o metal.
O mais correto seria comparar um gênero do erudito (as sinfonias por exemplo) com o metal, assim estaria por igual.


Hmmm, eh verdade..
naum sabia disso naum! hehe

Essas subdivisões de épocas ñ são as msms q as de estilo.
Se fosse pra tratar de épocas, seria mais correto comparar o metal dos anos 70 aos atuais, por exemplo.

Concordo..

Fritz_mkvl, creio que nem todas as épocas marcaram um tipo de som diferente dentro da musica erudita! Nos estamos falando de sonoridade, e não simplismente de épocas...

spacegh0st
Cara, não adiante...
o Shadow Lord por não gostar de metal, ele nunca vai ver o ''lado bom da coisa'' hehe

Shadow Lord
Gritaria?
Não, mas e se fosse? Não que eu goste, mas eh uma forma de protesto ou até dah mais emoção pra musica! Alguns poucos, hehe...usam gritos pra dar mais emoção pra musica, pra tentar passar melhor alguma mensagem ou alguma emoção que a pessoa esteja passando..

Fica um monte de notas sem proposito e arranjos feitos sem simetria, tudo sem precisão. Olhe uma obra erudita e compare, as notas são calculadas, a musica é estruturada, uma parte corresponde e chama a outra.
É cara ai já é questão de gosto e de ponto de vista!
Acho que justamente nisso, dou ponto pro Dream Theater! pois não é qualquer um que faz uma musica na estrutura que eles fazem, cheio de contratempos e coisas do tipo, cheio de mudanças na armadura, na unidade de tempo, de compasso...e mais muitas outras coisas que aparecem na estrutura deles!

E isso é questão de gosto cara, eu gosto muitooo e dou muito mais valor pra músicas com essas estruturas novas, que fogem daquele padrão de sempre, com notas calculadas como voce disse!

spacegh0st
Veterano
# nov/05
· votar


Shadow Lord
O que vc define como "pesado"? Gritaria? Pq se for isso nem musica pode ser considerado. Muito fraca todas essas que eu disse, riff? Solos? Pra mim não passam de escalas tocadas rapidamente sem próposito nenhum. O grande problema da musica desses imbecis populares é a estrutura musical, eles sacam até bem de harmonia mas o que adinta se não tem uma estrutura boa? Fica um monte de notas sem proposito e arranjos feitos sem simetria, tudo sem precisão. Olhe uma obra erudita e compare, as notas são calculadas, a musica é estruturada, uma parte corresponde e chama a outra.

hum... In The Name of God não é gritaria... e pesquise um pouco mais sobre Rock Progressivo: uma de suas definições é "fugir às regras"... uma das coisas que me desanima na música erudita é isso, tudo muito quadrado e enjoativo... um dos motivos de vc achar que DT não tem simetria deve ser pelos tempos quebrados, e coisas do tipo... por exemplo, nunca vi uma música erudita que tenha uma estrutura:

8/8 | 7/8 | 6/8 | 8/8 | 7/8 | 6/8 | 7/8 | 13/16 | e por aí vai...

isso é a música The Dance of Eternity... ou seja, sua estrutura, quanto à forma de compasso, não segue nenhuma regra, e ainda é um baita exercício para os ouvidos na questão de tempo e estrutura de compasso...

as "escalas tocadas rapidamente sem propósito nenhum"... bom, o que dizer? primeiro, que aquilo não é só subir e descer escalas! e se você não consegue ver os propósitos, só lamento! continue ouvindo só sua música erudita, pois progressivo, e especialmente Dream Theater, não é pra qualquer um não... cada música deles que eu me esforço pra aprender na guitarra é como se fosse uma aula...

Shadow Lord
Veterano
# nov/05
· votar


uma das coisas que me desanima na música erudita é isso, tudo muito quadrado e enjoativo..

É meu amigo, acho que tu não entende porra nenhuma... Musica Erudita é o estilo menos enjoativo isso é ciêntificamente provado.. Vc conseguer enjoar de Bach? Mozart? Então pra mim vc tem algum defeito mental...

um dos motivos de vc achar que DT não tem simetria deve ser pelos tempos quebrados

O que isso tem a ver? A Maioria sinfonias eruditas tem alguns tempos "quebrados" a do Rach que eu upei tem uma parte que o andamento é 7/8 e outra 5/4. Mas ai está a diferença, o Rach sabe onde colocar o trecho quebrado, não simplesmente botar um monte de trechos somente para impressionar e enfeitar a musica... Pra mim esse Dream Theater é isso, uma bandinha que poe alguma coisa erudita para enfeitar sua musica, deixa-la com ar de superioridade, mas não passam de péssimos compositores na maioria das vezes, que mal sabem o propósito do que estão fazendo. Olhe a estrutura de uma obra erudita e compare. Simetria tem a ver com os arranjos, muitos que o Dream Theater faz são ridiculos sem proposito nenhum.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# nov/05 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
· votar


spacegh0st
sua estrutura, quanto à forma de compasso, não segue nenhuma regra, e ainda é um baita exercício para os ouvidos na questão de tempo e estrutura de compasso...

Po cara, concordo com tudo que voce disse!
Eles conseguem meio que fazer uns contratempos locos e coisas do tipo!
Muitas horas cada instrumento esta numa unidade de tempo (acho que é isso), cada um esta num tempo mas quando vai ver as coisas se encaixam! isso eu acho bem da hora e bem dificil de se fazer, realmente é uma aula e ajuda bastante no aprendizado de tempo etc...

Shadow Lord
muitos que o Dream Theater faz são ridiculos sem proposito nenhum.
Aff...
e os compositores eruditos então?
Ficam fazendo a música, ficam tocando, tocando, tocando, voce louco pra musica acabar mais ai entra outro trexo gigante, entra aqueles pianos solos lah que ficam tocando sem mais nem menos, horas e horas tocando...
Ai do nada vem um Alegreto, começa com frases fortes muito loucas (essa é a hora que você acorda de susto), ai sem mais nem menos para tudo! e começa bem de levinho outro instrumento tocando, outro trexo gigante (aí voce dorme de novo...)

Pocha cara...
vendo num mesmo ponto de vista que o seu, é isso que acontece em algumas musicas eruditas! Hehe
sei que apelei um pouco, mas no mesmo ponto de vista que o seu (no ponto de vista de um ignorante que não sabe apreciar uma musica) é isso que acontece!

spacegh0st
Veterano
# nov/05
· votar


Shadow Lord
tá, só pra te lembrar, antes de falar mal dos músicos do Dream Theater: todos são formados em música, o guitarrista, o baixista e o baterista são formados em Berklee, enquanto o tecladista/pianista estudou na Juilliard desde os 9 anos de idade... quer falar mal ainda? se você não entende o propósito do progressivo, problema é seu! ainda prefiro muito ouvir DT do que ouvir as peças de Bach ou Mozart... por mais que eu adore ouvir algumas coisas de vez em quando, ainda não largo as músicas do DT por nada...

Tigher
Veterano
# nov/05
· votar


Bom, acho que estão exagerando mesmo... Shadow, vc não acha que está muito fechado à música erudita? Erudito é o que tem de melhor no mundo da música, mas existem outras coisas boas tb..

Eu gosto de Dream Theather.. tá certo, tem algumas coisas muito estouradas a qual não aprecio, mas isso é gosto, e não se discute. Eles têm músicas boas tb. The answer Lies Within é uma das minhas preferidas.

Tente não se fechar muito ao erudito, às vezes você tb gosta do som que sai ali, mas, a razão de vc tanto gostar do erudito te impede de falar, falar não, admitir que é bom.

Você tem que compreender que nem tudo que não é erudito é ruim, só tem estilo diferente, um som diferente, timbre.
E a respeito de dizer que arranjos são ridículos e sem propósito nenhum, eu não concordo. Claro que os compositores eruditos deram um show nisso, e então acostumamos com o nível elevadíssimo musical, mas acho muito digamos, egoísta, dizer que Dream Theater só compôs coisas sem propósito =/

Sei lá, é minha opinião. A minha paixão mesmo é a música erudita, mas isso nao quer dizer que eu não aprecio outras coisas (pelo amor de deus, só nao pensem em Funk, pagode, tecno, pq isso realmente eu acho inferior e ridículo) =) é isso aí.

heathcliff
Veterano
# nov/05
· votar


Shadow Lord

O que vc acha do guitarrista Eric Johnson?

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


uma das coisas que me desanima na música erudita é isso, tudo muito quadrado e enjoativo..


PQP.

Shadow Lord
Veterano
# nov/05 · Editado por: Shadow Lord
· votar


Shadow, vc não acha que está muito fechado à música erudita?

Olha cara talvez sim... Eu gosto de escutar alguma coisa popular numa festa tipo pagode, samba é legal para se divertir, mas nem pense em botar isso no meu som... O Dream Theater é uma boa banda assim como o Pink Floyd, mas não da para comparar com musica erudita. E uns caras parecem que tentam afirmar que o Dream Theater é tão bom qto ou até melhor o q não é verdade. Eu disse que eu gostei da musica Erotomania, é uma boa musica, concerteza mto melhor que qualquer outra coisa que eu já escutei vindo do Metal. E outra coisa eu gosto bastante de Jazz apesar de conhecer bem pouco..

O que vc acha do guitarrista Eric Johnson?

Vou dar uma escutada, que estilo que é? Eu não gosto de artistas focados em um instrumento só, Paganini por exemplo eu aprecio pela técnica e a harmonia dele, mas prefiro mil vezes mais uma sinfonia.


spacegh0st

Bons instrumentistas eles são. Nesse ponto concordo, o problema é a composição, as unicas razoaveis que eu escutei até agora são Erotomania e Metropolis.

heathcliff
Veterano
# nov/05
· votar


Shadow Lord

N sei ao certo, olha ae:

http://rapidshare.de/files/6046387/Eric_Johnson_-_Manhattan.mp3.html

acho k tem um pouco de blues, jazz, pop. dificil falar

mas ouve ae, eu sempre quiz saber o que um bom apreciador de erudito acha do eric

JUVENTUS NA VEIA
Veterano
# nov/05
· votar


Shadow Lord

Eric Johnson é um puta guitarrista, procure coisas dele, as músicas são muito fodas, e às vezes até fáceis de tocar, mas muito bem compostas, pra mim a melhor dele é essa:

http://rapidshare.de/files/2932560/Eric_Johnson_-_A_Song_for_Life.wmv. html

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


Musica erudita faz vc desprezar outros estilos?

se você for inteligente, não

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


Shadow Lord

O que vc define como "pesado"? Gritaria? Pq se for isso nem musica pode ser considerado. Muito fraca todas essas que eu disse, riff? Solos? Pra mim não passam de escalas tocadas rapidamente sem próposito nenhum. O grande problema da musica desses imbecis populares é a estrutura musical, eles sacam até bem de harmonia mas o que adinta se não tem uma estrutura boa? Fica um monte de notas sem proposito e arranjos feitos sem simetria, tudo sem precisão. Olhe uma obra erudita e compare, as notas são calculadas, a musica é estruturada, uma parte corresponde e chama a outra.


Também num acho o Dream Theater um bom exemplo de rock progressivo. Um tipo de rock progressivo que tem a estrutura muito parecida com música erudita, mas puxa também pra rock é Emerson, Lake & Palmer ou Yes.

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


Sem contar que existe coisa mais complexa que música erudita
baixa uma música chamada Amarok que vc vai entender.

JUVENTUS NA VEIA
Veterano
# nov/05
· votar


Dogs2

Ele deu o exemplo do Dream Theater porque é a banda mais técnica do Progressivo (contando Prog Rock e Prog Metal), e mais técnica de todas que usam os mesmos instrumentos, porque não tem como comparar com música erudita, são outros instrumentos.

spacegh0st
Veterano
# nov/05
· votar


Shadow Lord
e vc chegou a ouvir o cd que eu já falei 5x? o "an evening with.."? lá tem composições ótimas tb...

e se você gostou de Erotomania e Metropolis, porque não ouve também:
The Dance of Eternity
One Last Time
Stream of Consciousness
Learning to Live
Hell's Kitchen

eu sou fã de todas músicas do DT, mas essas são ótimas pra quem ainda está somente começando a conhecer...

Fritz_mkvl
o próprio Shadow_Lord falou que a estrutura do erudito é assim.... e pelo o que eu conheço, é assim mesmo! se eu acho enjoativo, aí é a MINHA opinião... acho muito interessante os arranjos, algumas frases são realmente lindas, mas ainda tem muita coisa que eu considero enjoativa... não entendi seu comentário....

JUVENTUS NA VEIA
Veterano
# nov/05
· votar


Stream of Consciousness

Muito foda essa!!! Mas pra mim a melhor é A Change Of Seasons, mas acho que ele não vai gostar.

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


JUVENTUS NA VEIA
e mais técnica de todas que usam os mesmos instrumentos

cara, existem tecladistas de progressivo melhores que o Rudess



porque não tem como comparar com música erudita, são outros instrumentos.

Num é nem por causa dos instrumentos, e sim de como a música é feita.
Não se mede a "qualidade" (num curto esse termo) da música pela técnica dos que tocam ela. Quer dizer, cada um tem seu critério, esse é o que eu menos uso.

JUVENTUS NA VEIA
Veterano
# nov/05
· votar


Dogs2

cara, existem tecladistas de progressivo melhores que o Rudess
Claro!! Keith Emerson, Rick Wakeman, Jon Lord, tem um monte. Falei no conjunto, e falei em TÉCNICA, não em qualidade, mesmo porque qualidade já é questão de gosto.

Num é nem por causa dos instrumentos, e sim de como a música é feita.

Sim, música clássica é MUITO diferente de Dream Theater. Não tem como comparar.

Quer dizer, cada um tem seu critério, esse é o que eu menos uso.
Eu não tenho critério nenhum para definir as músicas que eu gosto, se eu gosto eu gosto, independente de riff, solo técnica etc...

JUVENTUS NA VEIA
Veterano
# nov/05
· votar


Apesar de os músicos do Dream Theater saberem compôr música clássica.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Musica erudita faz vc desprezar outros estilos?