Musica Erudita e Literatura..

    Autor Mensagem
    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn


    Estou no meu primeiro ano de literatura na escola, e tenho visto muitos comentarios sobre algumas escolas literarias, aqui no forum de musica erudita!

    Eu queria saber se a ideia (as caracteristicas) dos poemos, poesias, prosas dessas escolas literarias, tambem influenciaram na musica dessa mesma epoca?

    e os termos e definicões de algumas palavras, significam o mesmo na musica e na literatura? (exemplo, ''Soneto'')
    a Soneto na musica, significa o mesmo da palavra Soneto na literatura?

    Ata
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Existe Sonata em literatura? Não seria Soneto? (realmente, eu sou inculto)

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Ata
    hahahahaha...
    vishh, que confusão!

    vou editar, hehe
    valew!

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Todas as artes se conectam entre si atravéz das grandes correntes intelectuais de sua época.Afinal, toda forma de arte nada mais é do q a exteriorização de um sentimento ou de uma filosofia.
    Contudo, ñ se deve confundir os períodos com as escolas existentes dentro deles (as escolas são: simbolismo, realismo, impressionismo, expressionismo, cubismo, etc...), isto pq algumas escolas literárias ñ encontraram representantes na música, assim como outras escolas das artes plásticas ñ encontraram representantes nas outras artes e vice-versa.
    Um bom exemplo de um movimento na pintura q influenciou a música é o impressionismo;como grandes expoentes da pintura nessa fase, podemos citar Claude Monet, Van Gogh, entre outros , e na música, sem dúvida alguma, Claude Debussy foi o maior dentre os compositores.
    Agora, em se tratando dos grandes períodos da história da arte, todas elas tiveram grandes representantes.É importante ressaltar q a cronologia é muito variável entre os períodos de uma e de outra arte.Para ilustrar essa afirmação, vou postar uma breve introdução sobre o classicismo retirada de: http://geocities.yahoo.com.br/vinicrashbr/artes/movimentosartisticos/c lassicismo.htm


    Classicismo



    Tendência artística e literária que resgata formas e valores greco-romanos da Antiguidade Clássica, especialmente da cultura grega entre os séculos VI a.C. e IV a.C. Essa retomada ocorre várias vezes no decorrer da história ocidental, inclusive na Idade Média. Entretanto, mostra-se mais intensa do século XIV ao XVI na Itália. Nas artes plásticas, na literatura e no teatro, o classicismo coincide com o Renascimento. No século XVIII, a tendência se repete com o nome de neoclassicismo. Na música erudita adquire características próprias e manifesta-se em meados do século XVIII.

    Da pra reparar q as datas são pouco coincidentes entre si, entretanto a filosofia adotada tanto na arquitetura, literatura, pintura, etc, é a mesma.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Em relação è definição das palavras, algumas conservam os mesmos significados em qlquer área, outras ñ tem absolutamente nada em comum.
    Por exemplo a palavra soneto em literatura ñ corresponde à palavra sonata em música, pois o primeiro se refere à uma forma poética constituída por catorze versos decassílabos, de origem italiana.Q compõe-se de quatro estrofes (duas quadras e dois tercetos); Já o segundo se refere a uma forma de composição musical normalmente dividida em três partes: uma exposição de um ou mais temas, o desenvolvimento desses temas e a recapitulação, que é a reapresentação dos temas de maneira modificada, geralmente em outra tonalidade.

    Dogs2
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    influenciavam sim, principalmente no simbolismo

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Dogs2
    Ñ disse q ñ influenciavam!

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Juliano de Oliveira
    po cara, valew...

    Por exemplo a palavra soneto em literatura ñ corresponde à palavra sonata em música,
    hehe, acho que se confundiu tambem!

    quando eu disse sonata, eu tinha me confundido!
    na verdade eu queria dizer o soneto da musica, e o soneto da literatura!

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Ahh...heuahe.
    Nesse caso, o soneto ñ existe na música.

    Izabel Carvalho
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Antes do Modernismo nao havia total liberdade na expressao musical e na poesia .....depois da revolucao modernista da semana de arte moderna de 22 começou a livre expressao da palavra: vc diz o q quer na poesia, sem nenhum tipo de regras fixas como no Parnasianismo e Simbolismo. e isso influencial e muito na música de hoje.

    Izabel Carvalho
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Soneto é uma foma de poesia que foi criada pelos Parnasianos.

    é uma poesia com 2 quartetos e 2 tercetos ou mais.......

    entao isso tem mais haver com a forma da escrita....uma música pode sim ser um soneto, porque nao?..em fim, é isso.

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Sonata vem de Sonare....soar em latim.

    Originalmente era as obras voltadas à instrumentos que "soam", como a família do arco e dos sopros, assim como Toccatta era pra instrumentos de teclado e Cantata voltada para corais.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Izabel Carvalho
    Claro, se for em relação ao texto sim.Mas em relação à música, ñ conheço nenhuma forma soneto, ou algum gênero, nem nada do tipo.A ñ ser q seja um soneto musicado!

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Izabel Carvalho
    eh soneto na poesia eu estou estudando agora mesmo =)

    Ken Himura
    ahh valew! Então realmente não tinha nada a ver com o soneto da literatura! hehe

    Juliano de Oliveira
    A ñ ser q seja um soneto musicado!
    Soneto musicado, seria cantado?

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Sim.

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Juliano de Oliveira
    ah valew =)

    Ata
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn

    acho que vc foi bem respondido :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Musica Erudita e Literatura..