Viciados em drogas vivendo em situação de rua Internação compulsória?

Autor Mensagem
qew
Veterano
# 23/nov/23 13:35
· votar


makumbator
Então vai continuar quase na mesma

cara, eu moro perto do centro de campinas, a dois min tem um bom prato

duas ruas pra trás também tem um abrigo, vc nao consegue chegar no mercado que é literalmente ao lado da minha casa sem ser abordado umas três vezes

as vezes enche o saco? sim
eu gostaria que não houvesse? sim

minha vizinha costuma dizer que todos eles foram trazidos pelo prefeito para serem cadastrados no bolsa familia, e que assim eles tiram o titulo de eleitor na cidade e votam no sujeito de novo e de novo (?) e que ela votaria em quem prometesse sumir com todos eles

os furtos também são recorrentes? nas casas sim, eu moro em ap, não é muito mais seguro, mas dificulta um pouco

algumas cidades da região fazem o transporte noturno: enche uma van e leva pra bem longe, descarrega e volta transferindo o problema de lugar

agora pega todo esse pessoal, incluindo nosso atual secretario de segurança publica , e dá uma licença pra exilar pessoas

Skider
Veterano
# 23/nov/23 13:52
· votar


Meu tio Frequentemente chegava em casa drogada e agredia minha vó, mãe, e tia. Nos meus 5 anos ele me enforcou, para atingir minha mãe que havia fugido dele. Meu tio mais velho chegou na hora, e resolveu.

Nos meus 19, ele deu uma tesourada na minha mãe. Mas eu não era mais um menino. Tive que sair de casa para morar com meu pai, com quem eu tinha pouca convivência. Para mim, isso foi relativamente bom. Para os outros, nem tanto.

Ele nunca conseguiu se reabilitar. Aceitou internação uma única vez, não aguentou 1 semana. Viveu a fase final da vida catando papelão para comprar suas drogas. 49 anos. Morreu sozinho, debilitado, num barraco alugado pela família que ainda o amparava. Eu recolhi o corpo. Foi o maior choque que já tomei na vida.

Minha avó morreu deprimida, infartada. Minha mãe tem sérios problemas psicológicos. O vício em drogas não é só sobre o viciado.

O viciado mesmo não tem a mínima condição compreender a realidade. Não está em condições normais para escolha. E quem mais sofre é a família.

Lelo Mig
Membro
# 23/nov/23 14:40
· votar


Skider

Creio que quase todo mundo já vivenciou de perto ou próximo este tipo de tragédia. Ela, infelizmente, é bem comum e distante do glamour propagado pelos "playboys bem loko".

Inclusive o álcool que é sociamente aceito mata muito mais. A mesma sociedade de playboys limpinhos que quer limpar a cidade, varrer a sujeira dos craqueiros, não faz nenhuma manifestação contra os motoristas bêbados matando gente adoidado e espancando mulheres.

Imputar que a cracolandia é mais 'perigosa" que um boteco é uma hipocrisia ducaralho.

makumbator
Moderador
# 23/nov/23 14:45
· votar


Lelo Mig

Eu acho que uma Cracolândia é mais nociva que um botequim. O que não quer dizer que bares não tenham sua cota de contribuição para violência e problemas de álcool e tabagismo.

Lelo Mig
Membro
# 23/nov/23 15:01 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

"Cracolândia é mais nociva que um botequim"

Cara, não tenho dados para afirmar. Mas arriscaria sim, afirmar, que bêbados cometem muito mais crimes que crackeiros. Principalmente homicídios.

É claro que quando uso o termo "buteco" é uma generalização para remeter ao álcool.

Eu uso álcool de forma recreativa e frequento butecos. Acho que dá prá entender o que quero sugerir, apenas, que há uma questão "higienista" quando se refere ao crack.

A diferença do crack para demais drogas não é o prejuízo social (mortes, doenças, crimes) e sim, que pelo fato dela ser extremamente compulsiva, o cara fica lá no ambiente, ele não se "afasta do ponto de droga" porque precisa consumir mais e mais.

Esta provado que o "vício" (diferente de compulsividade) do crack é pequeno. Tanto é que não há crack nas penitenciárias e nem problemas por conta dele (diferente do que acontece com tabaco, álcool e cocaína).

Acabar com o tráfico seria a solução, mas você não vê nenhum governador/prefeito peitar o tráfico, ninguém fala em acabar com o crime. Somente em acabar com o crackeiro fudido.

Só demagogo bunda mole.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# 23/nov/23 17:48
· votar


Quem consome drogas, passa por alguns estágios diferentes. Na maior parte deles, o consumo da droga está na busca do prazer causado pelo efeito da substância no cérebro. Em todos estes estágios, não adianta em absolutamente nada levar de maneira compulsória para uma clínica de reabilitação. Na primeira oportunidade, ele vai ter o craving da sensação e vai atrás de novo, infelizmente.

Num estágio mais avançado, o usuário tem uma sensação terrível quando em abstinência, quase como uma sensação de pânico e morte, e busca o consumo para simplesmente não sentir tudo isso. Nesse estágio, ele já tem reflexões do quão ruim é sua situação e a oportunidade de uma internação pode salvar vidas. Além disso, a ressignificação dessa oportunidade, que pode ter um caráter que "2a chance para tudo na vida", dá forças para encarar a fissura posterior, o que pode significar uma abstinência muito mais eficiente.

Em resumo: Internar compulsoriamente não funciona. O que faria efeito seria uma equipe procurar ativamente nas "cracolândias" aqueles que querem uma ajuda e dar esse acolhimento. Mas isso é mais difícil e envolve um trabalho técnico e bastante específico (saber conversar e acolher pessoas em vulnerabilidade é muito complicado), então envolveria mais verbas, mais tempo, menos mídia, menos impacto e menos publicidade entre grupos conservadores. Em ano pré-eleitoral, já dá até pra saber as verdadeiras motivações dessas ações.

makumbator
Moderador
# 23/nov/23 22:35
· votar


Lelo Mig

Não tem crack em presídio por veto das grandes facções criminosas (PCC, CV, FN, etc). É a mão pesada deles que impede. E no que fazem bem.

Eu sou favorável a liberação de boa parte das drogas (já falei isso aqui antes). Justamente para combater o tráfico. Apesar que cigarro é legalizado e isso não acaba com falsificações, produtos irregulares e contrabando, mas reduz em muito o entorno criminoso.

Mas uma dúvida que tenho é o que aconteceria com a bandidagem que hoje explora a droga. Eles teriam que migrar para outros ramos (talvez até mais violentos). Mesmo que uma parte resolvesse virar vendedor legal, com certeza muitos se veriam compelidos a ir para outras áreas do crime.

Lelo Mig
Membro
# 23/nov/23 23:22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

"Não tem crack em presídio por veto das grandes facções criminosas "

Sim, eu sei disso. Mas a fissura por tabaco, álcool e cocaína quando o cara vai preso, e fica sem, é imensa e gera muita violência e tráfico interno.

Com o crack isso não acontece. O cara "mora" na cracolândia, chega na prisão não têm, é dois três dias de fissura e depois fica de boa; pelo menos é o que diz o Drauzio Varela.

qew
Veterano
# 24/nov/23 13:08
· votar


Drauzio Varela

Dr. Auzio Varela***

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# 24/nov/23 13:24
· votar


qew
minha vizinha costuma dizer que todos eles foram trazidos pelo prefeito para serem cadastrados no bolsa familia, e que assim eles tiram o titulo de eleitor na cidade e votam no sujeito de novo e de novo (?) e que ela votaria em quem prometesse sumir com todos eles

Pior q rola bastante disso mesmo. Quando começa a ficar insustentável, a prefeitura bota eles numa kombi e despacha em outra cidade (por aqui mandam mt pro litoral)

LeandroP
Moderador
# 27/nov/23 09:42
· votar


https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/11/26/agressoes-tortura-e -ate-assassinato-os-crimes-por-tras-das-comunidades-terapeuticas-da-gr ande-sp.ghtml

makumbator
Moderador
# 27/nov/23 09:47
· votar


Wild Bill Hickok

É, isso ocorre com usuários de drogas, com sem teto, e com qualquer um que se sumir poucos notarão ou vão achar estranho. É mais barato simplesmente mandar a pessoa para outra cidade.

Lucmac
Veterano
# 27/nov/23 10:02 · Editado por: Lucmac
· votar


Errei o tópico.

qew
Veterano
# 27/nov/23 10:30
· votar


tem um filme.. "never let me go"

fala sobre uma sociedade onde pessoas são criadas para doar orgãos, qualquer um

vendo a noticia ali lembrei desse filme, tudo bem que a maioria dos orgaos da galera já deve tá imprestavel pelo abuso de toxicos, mas sei lá, dependendo do que for, não deve ser impossivel de aproveitar não

LeandroP
Moderador
# 05/dez/23 06:24
· votar


https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/12/05/escr avizados-por-igrejas-denunciam-violencia-se-reclamar-nao-sai-vivo.htm

Crente fazendo bosta. É pior do que usar drogas!

LeandroP
Moderador
# 05/dez/23 06:26
· votar


https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/12/mulheres-protestam-con tra-presenca-da-cracolandia-no-centro-de-sp.shtml

Não tem prefeito, não tem governador.

Por que não privatiza logo a cracolândia? Entrega pro traficante que pagar melhor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Viciados em drogas vivendo em situação de rua Internação compulsória?