da internação compulsória

Autor Mensagem
sallqantay
Veterano
# jan/13


O estado tem o direito de prender pessoas preventivamente? Seja por uso de drogas ou quadros de doença mental, aquelas pessoas que não causam violência devem ser presas?

Atirador no centro de SP se entrega à polícia após quase 9h de negociação

Um homem atirou contra três pessoas em frente à sua casa, na rua Castro Alves, 1073, no bairro da Liberdade, no centro de São Paulo, nesta manhã de quinta-feira. Segundo a PM, Fernando Gouveia, de 32 anos, atirou em um oficial de justiça, uma psicóloga e um enfermeiro que foram ao local entregar a ele uma ordem judicial de interdição - medida que transmite a responsabilidade por determinada pessoa para os familiares.

Problemas mentais: 'Ele poderia ter estragado ainda mais a situação', diz coronel

A PM e o Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 8h30. As negociações com um agente do 11º Batalhão da PM durou quase 9 horas. A mãe de Gouveia, que acompanhou as negociações no local, disse que o filho tinha "problemas mentais" e possuia várias armas em casa, o que levou a PM a isolar a rua e evitar invadir a residência. As negociações, disse a polícia, foram feitas por meio de um celular com o mesmo negociador.

[...]

bica: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2012-10-18/atirador-fere-tres -pessoas-na-liberdade-no-centro-de-sao-paulo.html

sallqantay
Veterano
# jan/13 · Editado por: sallqantay
· votar


o que Fernando Gouveia fez eu considero legítima defesa, ninguém pode ser preso sem um mandato ou suspeita de estar causando o mal para alguém, isso não existe.

O agente do estado que tomou chumbo nesse caso mereceu mesmo, o estado não tem o direito de prender as pessoas sem motivo, isso não existe, é uma violação aos direitos do indivíduo, um abuso.

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


post para o indivíduo contra o leviatã o/

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/13
· votar


Tragedy thrills me, whatever flavor it happens to be, like: "Killed by the husband","Drowned by the ocean", "Shot by his own son", "She used a poison in his tea, and kissed him goodbye". That's my kind of story, It's no fun 'til someone dies.

CindyFerrari
Veterano
# jan/13
· votar


nesse caso, ele se mostrou descontrolado.
se um oficial de justiça vai à casa de alguém com uma psicóloga e um enfermeiro e essa pessoa quer provar que não tem problemas mentais, o mais sensato a fazer seria acompanhar o pessoal e chamar um advogado..
seria o primeiro passo para mostrar que está lúcido e tem ciência dos seus direitos.

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


CindyFerrari
nesse caso, ele se mostrou descontrolado

de modo algum, ele somente se defendeu contra a violência arbitrária e não legítima do estado. Ele estava na sua casa e não apresentava perigo nenhum e não precisava provar nada a ninguém

Ele reagiu com violência contra um ato violento. Isso não é descontrole, é um direito de legítima defesa

qew
Veterano
# jan/13
· votar


mais sensato a fazer seria acompanhar o pessoal e chamar um advogado..
seria o primeiro passo para mostrar que está lúcido


Aham, senta lá Claudia

Cavaleiro
Veterano
# jan/13
· votar


se ele tivesse uma colt vintage em cada mão seria digno

CindyFerrari
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay
Ele estava na sua casa e não apresentava perigo nenhum e não precisava provar nada a ninguém
será mesmo que ele não apresentava perigo? então alguma medida só deveria ser tomada depois que ele atirasse em alguém? pode até ser que nunca viesse a machucar ninguém, mas com as notícias de pessoas que invadem escolas e saem atirando, é compreensível que a família se sinta amedrontada.

Isso não é descontrole, é um direito de legítima defesa
pelo relato, a polícia só foi chamada depois, se não havia força bruta envolvida na interdição, na minha opinião, não havia necessidade de "se defender" dessa forma.

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


CindyFerrari

é uma pena que a família tenha que usar as armas do estado contra ela própria, em nada difere de pais que batem nos filhos. Violência só gera violência

imagine que alguém chega na sua casa e te obriga a sair de lá. Que tal? Isso é violento ou não?

então alguma medida só deveria ser tomada depois que ele atirasse em alguém?

sim, como todos os outros

CindyFerrari
Veterano
# jan/13 · Editado por: CindyFerrari
· votar


sallqantay
imagine que alguém chega na sua casa e te obriga a sair de lá. Que tal? Isso é violento ou não?
claro que é, afinal de contas é o seu lar, refúgio, proteção. mas sabe lá a violência enfrentada pela família, mesmo que psicológica, vc tem ideia do pânico que deve ser conviver com alguém que coleciona armas e aparenta ter problemas mentais??

sim, como todos os outros
obviamente, e como eu falei, talvez ele machucasse ninguém, mas se é um caso de "tragédia anunciada" por que não prevenir?

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


CindyFerrari
por que não prevenir?

porque o medo não pode vencer a liberdade

fernando tecladista
Veterano
# jan/13 · Editado por: fernando tecladista
· votar


ele somente se defendeu contra a violência arbitrária e não legítima do estado.
Ele estava na sua casa e não apresentava perigo nenhum e não precisava provar nada a ninguém

se alguém chegou ao ponto de ir até a casa dele entregar uma ordem judicial é porque ele não era santo
deve ter dado muito problema e por muito tempo por ai, já deve ter ido varias vezes pra prestar depoimento, conversar com o delegado, assistente social até coisa chegar a esse ponto

outra coisa é que dúvido que o oficial de justiça chegou se identificou e o cara pediu um minuto educadamente pra trocar de roupa e nessa foi até o quarto pegou uma arma guardada em cima de um guarda roupa e voltou atirando
o cara sabia que estava no limite da situação, e quem fosse o coitado que batesse a porta levaria chumbo, até o carteiro

Drowned Man
Veterano
# jan/13
· votar


Die Kunst der Fuge
"Drowned by the ocean",

o/

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


fernando tecladista
ele não era santo

ele era esquizofrênico. Isso é um crime?

CindyFerrari
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay
porque o medo não pode vencer a liberdade
pra trollar eu diria que é uma ótima frase pro chorão colocar numa música hahahaha

mas eu não concordo, se a minha liberdade está ameaçada, eu não ficar esperando algo acontecer pra me defender, a família agiu como deveria agir. lembre-se: não me oponho ao fato de ele tentar "se defender", minha oposição é à forma que ele fez isso, realmente 'Ele poderia ter estragado ainda mais a situação'.

CindyFerrari
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay
ele era esquizofrênico. Isso é um crime?
não, é doença. ele não ia ser preso, ia ser internado.

fernando tecladista
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay
ele era esquizofrênico. Isso é um crime?
não

e se for tratar isso como doença

se eu pegar dengue eu vou fico internado até melhorar
se eu sou esquizofrênico também ficarei internado até melhorar

qual a diferença?

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


CindyFerrari
ele não ia ser preso, ia ser internado

pior: pelo menos na prisão eles não te enfiam drogas pelo rabo ¬¬

forma que ele fez isso

fogo se combate com fogo

se a minha liberdade está ameaçada

ótimo, você abriu mão da sua liberdade pelo medo. Talvez você escolha bater nos seus filhos e consiga racionalizar isso até o ponto de achar "normal"

ótima frase pro chorão

me insperei em hobbes, mas tá valendo o/

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


fernando tecladista
qual a diferença?

a violência do ato

Cavaleiro
Veterano
# jan/13
· votar


Thoreau ficaria orgulhoso desse garoto.

Django não.

CindyFerrari
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay
pior: pelo menos na prisão eles não te enfiam drogas pelo rabo ¬¬
enfiam outras coisas :O

fogo se combate com fogo
de acordo com o relato, o pessoal lá não tava armado, a polícia foi chamada depois.

ótimo, você abriu mão da sua liberdade pelo medo. Talvez você escolha bater nos seus filhos e consiga racionalizar isso até o ponto de achar "normal"
não, acho que a internação é o caminho, nesses casos..

me insperei em hobbes, mas tá valendo o/
\o\

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


CindyFerrari
acho que a internação é o caminho, nesses casos..

então você prefere tercerizar a violência contra um membro da sua família?

o pessoal lá não tava armado

3 contra 1 é covardia, né?

Bizet
Veterano
# jan/13 · Editado por: Bizet
· votar


se eu pegar dengue eu vou fico internado até melhorar
se eu sou esquizofrênico também ficarei internado até melhorar

qual a diferença?


O problema não é a internação em si, olha o "compulsória" no título, cara.

CindyFerrari
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay
então você prefere tercerizar a violência contra um membro da sua família
se vc quer nomear dessa forma, sim eu prefiro "terceirizar a violência". se ele é esquizofrênico, deve receber o tratamento adequado.. se chegou no ponto de internação é porque os outros falharam.

3 contra 1 é covardia, né?
sob esse ponto de vista, ele sempre estará sozinho. na verdade, "estará sozinho" enquanto não aceitar que é doente e precisa de tratamento.

sallqantay
Veterano
# jan/13
· votar


CindyFerrari
enquanto não aceitar que é doente e precisa de tratamento

esse é o ponto, o mano foi removido com violência e não aceitou que precisa do tratamento (que provavelmente vai ser inútil nesse caso)

CindyFerrari
Veterano
# jan/13
· votar


sallqantay
eu buscaria ajuda de todas as formas, "violentas" ou não, o que eu não vejo sentido é permitir que um parente meu ofereça risco para todos - inclusive pra ele..

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/13
· votar


Ainda bem que temos o Estado para nos avisar que estamos doentes e nos internar compulsoriamente.

CindyFerrari
Veterano
# jan/13
· votar


^
^
^
caso contrário, sairíamos atirando nos outros para defender o que acreditamos.


oh, wait...

LeandroP
Moderador
# jan/13
· votar


Hoje em dia ninguém mais pode ser doido dentro da sua própria casa. Concordo com o sallqantay, e lembro-me deste caso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a da internação compulsória