Dilemas profissionais: sobre não saber o que fazer da vida

Autor Mensagem
Skider
Veterano
# jan/16 · Editado por: Skider
· votar


Samá Samutte
Com 5 anos eu ganhava exatamente isto. Seus amigos foram agraciados, cara. No mercado hoje, pra uma função de analise ou programação, os caras pedem certificação em .Net MVC/ Windows Forms, 2 anos de experiencia em PHP puro, 1 ano de experiencia em um frame qualquer, conhecimento em Oracle e SQL Server, desejável inglês fluente, e oferecem R$2.200,00 por isto tudo.

No mercado de T.I, se você não tiver uma longa carreira já consolidada, ou não estiver em uma comunidade forte, o que resta são estes absurdos. O que é grande coisa pra média do Brasil, porém é um absurdo considerando o conhecimento necessário.

Snakepit
Veterano
# jan/16 · Editado por: Snakepit
· votar


Pessoal da informatica... nunca pensaram em prestar serviço pra fora?

Nem que seja de freelancer?

Programador recebe por baixo 50 dolares/hora nos EUA.

Tem muita chance lá fora, informática é a mesma coisa aqui e lá. Pagamento limpo, em dólar, via paypal ou bitcoin. E o melhor, em dólar.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Edit.

Jube
Veterano
# jan/16
· votar


Samá Samutte
R$ 1.694,00
Muito pouco pelo nível de responsabilidade em.

Skider
Aqui em curitiba da pra tirar mais de 2k com a faculdade concluída e experiência.

Skider
Veterano
# jan/16
· votar


Snakepit
Não é tão fácil. O processo seletiva é mais complicado.

Jube
O custo aí é mais alto. São Paulo e Coritiba pagam melhor.

Snakepit
Veterano
# jan/16 · Editado por: Snakepit
· votar


Skider
Não é tão fácil. O processo seletiva é mais complicado.


Se fosse fácil todo mundo faria.

Com o salario que falaram aqui, em torno de 500 dólares por mes, arriscaria bastante nisso.

Conheço gente que conseguiu emprego fora pelo Linkedin. Informática não tem fronteiras, desde que voce saiba ingles.

A salvação esta lá fora... nem que trabalhe daqui mesmo.

erico.ascencao
Veterano
# jan/16 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Samá Samutte

Também acho normal o seu dilema. Na verdade, é o dilema que todo brasileiro (pra não dizer terráqueo) da geração Y vive: a desilusão com o mundo real. Tenho percebido que muitos colegas meus na faixa entre 25 e 30 anos passam por uma fase em que percebem que conseguir realizar seus anseios profissionais não é tão fácil quanto imaginavam. Um dos caminhos mais razoáveis para resolver este dilema é passar a enxergar o trabalho de uma forma mais pragmática, ou seja, se enxergar como um produto (força de trabalho) que tem um valor e busca por uma empresa que o compre por um bom preço. Gostar do seu trabalho é importante para que você não viva uma rotina maçante/estressante, mas não necessariamente você precisa adorar o que você faz. Eu gosto de tocar guitarra, mas não trabalharia com isso porque não me daria o retorno esperado, por exemplo. Com engenharia é diferente, acho legal e não tão lúdico quanto a música, mas ela me dá o retorno esperado.

O Snakepit já comentou sobre isso e eu vou dar o meu testemunho sobre este dilema. No fim de 2013 eu tinha meus anseios profissionais muito ligados a passar no concurso da Petrobras e trabalhar na área de controle de processos industriais. Entretanto, depois de alguns insucessos e de uma demissão no meu emprego na época, comecei o processo de pragmatização da minha visão do trabalho. Meses depois consegui um emprego como autônomo e passei uns perrengues com relação a pagamento. Este tempo como autônomo foi fundamental para me dar uma visão mercadológica sobre meu trabalho, sobre como as empresas lidam com a mão-de-obra e como lidar de maneira profissional com tudo isso. Hoje eu encaro tudo de maneira muito fria: se a empresa em que estou hoje (mudei e agora voltei a ser CLT) me demitir, não vou ficar com mimimis do tipo "Ah, eles foram cuzões comigo..."; se eu optar por sair daqui um dia, não vou me preocupar com mimimis de chefe do tipo "Ah, você está nos abandonando, eu treinei você por tanto tempo...".

erico.ascencao
Veterano
# jan/16
· votar


Samá Samutte: A questão é: estabilidade. Suponhamos que eu tenha o dinheiro da entrada e consiga pagar as parcelas. Eu não tenho coragem de financiar uma casa para pagar em trinta anos trabalhando em empresa privada, com o país passando por uma crise lascada, todo mundo quebrado, morando em uma cidade do interior que não tem muitas opções de emprego, onde qualquer demissão leva as pessoas a se mudarem pela necessidade. Creio que preciso mudar de emprego.

Entendo o seu medo, mas acho que ele está superdimensionado. O fato de trabalhar na iniciativa privada não inviabiliza um projeto como a compra de um imóvel simplesmente pela possibilidade de você poder ser demitido a qualquer momento. No seu caso específico, pode até ser que esta instabilidade exista pela natureza do seu trabalho, então eu até poderia compreender este superdimensionamento.

Considerando que a economia do país está ruim e não há muitas oportunidades de emprego, concurso público parece a úncia opção. Entretanto, não foque somente na estabilidade que o cargo proporciona. Lembre-se que, no Banco do Brasil ou em qualquer outra empresa pública, o regime de contratação é CLT, logo não há nada que garanta a sua estabilidade. A única garantia de estabilidade em empregos é para cargos sob regime estatutário (em órgãos públicos).

Em suma, você tem algumas opções a escolher:
* Conscientizar a esposa de que, por enquanto, não há como comprar um imóvel próprio com o mínimo de segurança de que vocês poderão pagar o financiamento;
* Procurar um emprego na iniciativa privada que pague legal e tenha uma menor instabilidade;
* Estudar desde já para alguma vaga em concurso público que você tenha afinidade.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Samá Samutte
· votar


erico.ascencao

Um dos caminhos mais razoáveis para resolver este dilema é passar a enxergar o trabalho de uma forma mais pragmática, ou seja, se enxergar como um produto (força de trabalho) que tem um valor e busca por uma empresa que o compre por um bom preço.

Eu vejo o trabalho dessa forma. Não sou esses romancistas que querem trabalhar fazendo o que amam e etc. Emprego é apenas o meio de ganhar meu dinheiro, ponto. Eu amo ensinar teologia, pregar na igreja, tocar e cantar no louvor. Nada relacionado a trabalho.


No seu caso específico, pode até ser que esta instabilidade exista pela natureza do seu trabalho, então eu até poderia compreender este superdimensionamento.

É isso mesmo. O meu temor está estritamente relacionado com o meu ofício aqui.

Considerando que a economia do país está ruim e não há muitas oportunidades de emprego, concurso público parece a úncia opção. Entretanto, não foque somente na estabilidade que o cargo proporciona. Lembre-se que, no Banco do Brasil ou em qualquer outra empresa pública, o regime de contratação é CLT, logo não há nada que garanta a sua estabilidade. A única garantia de estabilidade em empregos é para cargos sob regime estatutário (em órgãos públicos).

Confesso que eu não sabia disso. No entanto, creio eu, nem se compara a estabilidade proporcionada por um BB se comparada a qualquer empresa privada.

Em suma, você tem algumas opções a escolher:
* Conscientizar a esposa de que, por enquanto, não há como comprar um imóvel próprio com o mínimo de segurança de que vocês poderão pagar o financiamento;


Eu já venho fazendo isso há 5 anos :D

* Procurar um emprego na iniciativa privada que pague legal e tenha uma menor instabilidade;

Não há nenhum lugar aqui que sequer chegue perto de pagar o que a empresa que estou paga. Para você ter uma ideia, meu supervisor ganha uns 5 k. A outra grande indústria que há aqui, paga, para um supervisor, cerca de 2,5 k. Ou seja, se for para mudar de empresa, tenho que estar disposto a diminuir ainda mais o meu salário. Enfim, mudar de empresa só no caso de demissão (pelo menos é o que eu penso hoje).

* Estudar desde já para alguma vaga em concurso público que você tenha afinidade.

Aí é que está mais um dilema. Provavelmente irão abrir um concurso para a PC novamente aqui (o mesmo que consegui ser aprovado em 2013). Em tese, como eu já estudei muito bem o edital passado, seria mais "fácil" (com todas as aspas possíveis) ser aprovado nesse. No entanto, nesse certame, não há como eu escolher uma cidade específica. É por macro-região, ou seja, corro o risco de ser mandado para algum lugar que eu não queira ir.

Por outro lado, o BB, por exemplo, já permite a escolha da cidade em que se quer trabalhar, todavia, seria algo totalmente novo para mim, além disso, sou um analfabeto funcional em matemática, ou seja, terei que imprimir muito mais esforço nesse do que naquele. Complicado viu.

Estou pensando em começar a estudar para o BB em um ritmo moderado; provavelmente o próximo concurso que irá acontecer não terá vagas para as cidades que eu quero (a que estou atualmente ou a minha cidade natal), logo, não há motivo para passar 4h, 5h estudando de segunda a sexta (ritmo que imprimi quando estudei para a PC). Pode ser que demore anos para surgir vagas para essas duas cidades. Penso, inicialmente, em comprar um bom curso e ir estudando tranquilo. Quando abrir o edital, aí eu intensifico os 3 meses que antecedem a prova. Quanto a PC, se realmente sair o concurso e eu sentir que devo fazer, largo o BB de lado por um momento, pego meu material do concurso passado, e faço a prova para ver o que dá.

Mas também não sei se quero de fato estudar para o concurso, ainda vou decidir isso. Preciso pensar bem pois terei que abrir mão de muitas coisas que estou fazendo no momento.

Sobre afinidade, para mim, tanto faz ser Escrivão da PC ou Escriturário no BB (se bem que Escrivão deva ser bem mais exaustivo). Como eu disse, emprego é só para ganhar dinheiro.

Jack Holland
Veterano
# jan/16
· votar


Samá Samutte
R$ 1.694,00

Cara, tem cargo público de nível médio pagando mais que o dobro disso. Tipo, coisa de estudar frenético uns 2-3 meses. Pra nível superior então nem se fala. Pra vc que já tá amarrado em relacionamento e não pode ficar arriscando, recomendo fortemente. Nem tanto pelo salário, mas sim pela qualidade de vida e tranquilidade pra juntar grana, se planejar e ter tempo pra outras coisas. Abraço

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Jack Holland
Cara, tem cargo público de nível médio pagando mais que o dobro disso. Tipo, coisa de estudar frenético uns 2-3 meses.

É, eu sei disso. Escriturário do BB mesmo, mais de 3 k. Qualquer técnico de tribunal aí, com ensino médio, é de 4 k pra lá.

Estou pensando ainda se irei me dispor a estudar novamente.

erico.ascencao
Veterano
# jan/16
· votar


Samá Samutte: Aí é que está mais um dilema. Provavelmente irão abrir um concurso para a PC novamente aqui (o mesmo que consegui ser aprovado em 2013). Em tese, como eu já estudei muito bem o edital passado, seria mais "fácil" (com todas as aspas possíveis) ser aprovado nesse. No entanto, nesse certame, não há como eu escolher uma cidade específica. É por macro-região, ou seja, corro o risco de ser mandado para algum lugar que eu não queira ir.

Tua mulher toparia se mudar com você? Se sim, um problema a menos.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


erico.ascencao

Tua mulher toparia se mudar com você? Se sim, um problema a menos.


Sim, toparia. O problema é que eu que não quero me mudar. Ou fico na cidade em que estou atualmente ou volto para a minha cidade natal (outro estado). Aí só o BB possibilita isso.

-Dan
Veterano
# jan/16
· votar


Samá Samutte
Olha... talvez seria uma boa. Hoje eu não pago aluguel. Moro em uma casa que minha mãe tem e me cedeu por tempo indeterminado, ou seja, dá para pagar um consórcio! O problema é que eu não confio nessas empresas; aqui tem a Embracon; já vi várias reclamações deles na Internet.

Uai, tão te obrigando a comprar "casa própria" pq?

-Dan
Veterano
# jan/16
· votar


Samá Samutte

Pra trabalhar igual cachorro pra 2 salarios minimos, iria virar garçom nos states por mil dolares por mes na hora.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


-Dan

Uai, tão te obrigando a comprar "casa própria" pq?

Como assim? Não entendi.

Pra trabalhar igual cachorro pra 2 salarios minimos, iria virar garçom nos states por mil dolares por mes na hora.

Moro a 220 Km da minha família e já acho longe.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


É disso que eu estou falando:

As diferenças já começam no processo seletivo. Em cargo público a imparcialidade predomina, passa quem estudou mais e foi melhor nos testes e acabou, não quem tem QI, quem tem a bunda mais sarada ou quem faz mais macacadas na dinâmica de grupo.

Você trabalha muito mais tranquilo sabendo que dificilmente será vítima das arbitrariedades de um chefe incompetente e injusto, ou demitido de uma hora pra outra porque "o novo diretor quis trazer a equipe dele" (ou não foi com a sua cara mesmo), ou porque o seu sobrinho recém-formado está precisando de uma "ajudinha".

Qualidade de vida em geral: sua carga horária, intervalos, folgas e férias geralmente são respeitadas, nada de pressão pra ficar esticando até tarde e fim de semana sem ganhar hora extra, nada de "finge que saiu de férias e vem trabalhar sem bater ponto" (que eu já vi muito) e outras pilantragens.

Por ter finalidade social e não visar lucro, crises em geral dificilmente te atingem.

Pela mesma razão, seu trabalho tem um propósito e traz benefício direto à coletividade, ao invés de ser uma mera engrenagem pra dar lucro pro dono da empresa poder andar de Camaro e mandar os filhos pra Disney, que pode ser jogada fora quando não estiver mais compensando.

Entre muitas outras, mas essas são basicamente minhas principais "broncas" com o ramo privado.

É claro que tem seus pontos negativos, mas pondo tudo na balança, pessoalmente ainda me sinto muito satisfeito no ramo público do que no privado (que também tem lá suas vantagens), pelo menos comparando com as empresas que trabalhei antes.

Talvez no fim seja apenas questão de perfil. Cada um vai pra onde se adapta melhor. A única coisa que eu não concordo é com rótulos.

Empresa privada não é sinônimo de meritocracia, pois todo mundo sabe que competência/inteligência raramente é o primeiro critério (quem nunca viu gente subindo por puxa-saquice ou por sair com chefe, que atire a primeira pedra). E órgão público não é sinônimo de estagnação, pois nada te impede de continuar se qualificando pra tentar cargos melhores.


Fonte

erico.ascencao
Veterano
# jan/16
· votar


Samá Samutte

Esta visão é um pouco esquerdista, que repugna a busca do lucro pelas empresas. No "mundo real", uma empresa precisa do lucro para sobreviver, senão perde-se o sentido de ser uma empresa. De um lado, o empresário assume o risco de colocar dinheiro num negócio e poder perdê-lo sem dó nem piedade; do outro, os funcionários assumem um risco menor optando por receber ganhos modestos com regularidade na forma de salário. Se você está disposto a jogar este jogo, é só aceitar as regras. Se não está disposto, aí o negócio é partir para os concursos.

E repare que ele está falando de cargo estatutário, ou seja, aquele em que você tem estabilidade garantida legalmente. No caso das empresas públicas (Banco do Brasil, Caixa, Petrobras, Metrô, CPTM, Sabesp, etc.), a contratação é feita pelo regime de CLT, portanto não há garantia legal de estabilidade. O que se pode dizer nas empresas públicas é que a estabilidade está implícita devido à dificuldade de se contratar um novo empregado para substituir um demitido devido à burocracia do processo do concurso público.

Jack Holland
Veterano
# jan/16
· votar


erico.ascencao

Muito bem colocado.
Só um breve adendo, o que relatei, apesar de ter soado esquerdista (não sou), não quer dizer que repugno a busca do lucro pelas empresas, muito pelo contrário, elas são essenciais. Também existe essa busca pelo lucro, o que considero justo, diante do risco. Eu mesmo arriscaria, se tivesse saco e disposição pra isso. Só o que fiz foi listar, partindo do pressuposto que serei um assalariado de qualquer forma, os motivos que pessoalmente me deixaram mais contente agora no setor público, do que antes quando eu era empregado no setor privado.
Abração

Jack Holland
Veterano
# jan/16
· votar


erico.ascencao
No caso das empresas públicas (Banco do Brasil, Caixa, Petrobras, Metrô, CPTM, Sabesp, etc.), a contratação é feita pelo regime de CLT, portanto não há garantia legal de estabilidade.

Exatamente.
Infelizmente, 99% da população não sabe fazer esta diferenciação e acaba botando tudo num balaio só, na hora de fundamentar as críticas.

Samá Samutte
Qualquer técnico de tribunal aí,

o/

-Dan
Veterano
# jan/16
· votar


Samá Samutte
Como assim? Não entendi.

Vc mora de graça por tempo indeterminado e "tem" que comprar uma casa propria?

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


-Dan
[iVc mora de graça por tempo indeterminado e "tem" que comprar uma casa propria?[/i]

Motivos (em escala de valor).

1° a casa é bem humilde.

2° minha mãe mora nos fundos (se bem que não temos confrontos; além disso, na maioria das vezes em que ela compra alguma coisa, passa lá em casa e deixa um para nós), assim, tenho que dividir a garagem com o carro do meu irmão, a moto do meu padrasto e a da minha mãe.

Tem os pontos bons, claro, como não pagar aluguel, dividir as contas de luz, água e Internet, entretanto acredito que nada seja melhor do que a privacidade total.

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/16
· votar


O Samá Samutte tá certo.

Já é feio ser adulto e morar na casa dos pais, ser adulto e casado nessa situação é o fim da picada.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/16
· votar


Viciado em Guarana

Já é feio ser adulto e morar na casa dos pais, ser adulto e casado nessa situação é o fim da picada.

Haha... é isso aí mesmo.

O pior é que tem gente que gosta; meu chefe mesmo, até pouco tempo morava da mesma forma que eu (na casa da mãe ele + mulher + filho). Aí desconfiou e comprou uma casa (porém, até hoje, é a mãe dele quem paga a maioria das contas).

Snakepit
Veterano
# jan/16
· votar


-Dan
Pra trabalhar igual cachorro pra 2 salarios minimos, iria virar garçom nos states por mil dolares por mes na hora.

Ninguém trabalha nos EUA por esse salário.

-Dan
Veterano
# jan/16
· votar


Snakepit

trabalha.

Snakepit
Veterano
# jan/16 · Editado por: Snakepit
· votar


-Dan
Com o salario minimo de U$8/hora (em muitos estados é mais) já da 1280/mes fazendo 40 horas semanais.

Mas pouca gente ganha o minimo. Garcom ainda ganha gorjeta, que facilmente supera o valor pago por hora.

Maaaas não ache que ganhando 2k por mes lá vc vai ter uma vida muito boa. Não vai, mas logicamente é melhor do que viver com pouco dinheiro aqui no bananão.

Xeper
Veterano
# jan/16
· votar


programadores Delphi

lol

-Dan
Veterano
# jan/16 · Editado por: -Dan
· votar


Snakepit
Com o salario minimo de U$8/hora (em muitos estados é mais) já da 1280/mes

mil, 1280.. por ai. É quanto ganhava uma garçonete que conheci em Chicago.

E gorjeta lá é cultural, todo mundo dá entre 10% a 20% do pedido, e vai direto pro bolso do garçom.

Maaaas não ache que ganhando 2k por mes lá vc vai ter uma vida muito boa. Não vai, mas logicamente é melhor do que viver com pouco dinheiro aqui no bananão.

Verdade. E varia muito de lugar pra lugar.

john s mill
Membro
# jan/16
· votar


valeu pela lembrança dude

espero que dê tudo certo em relação aos seus planos, vou ficar torcendo aqui

abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dilemas profissionais: sobre não saber o que fazer da vida