Dilemas profissionais: sobre não saber o que fazer da vida

Autor Mensagem
daimon blackfire
Membro Novato
# jan/16
· votar


Se gente que já se formou tem problemas com o que fazer da vida, magina nós, adolecentes, na fase mais psicologicamente, hormonalmente e

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/18 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Dois anos se passaram e eu continuo na mesma, mais perdido do que cachorro que caiu da mudança. No mesmo emprego (ainda bem, pelo menos estou empregado), ganhando quase a mesma coisa (ou seja, evolução zero), voltei a estudar para concursos, porém, desisti no meio do caminho (por causa da depressão que tive). Continuo super indeciso a respeito do meu futuro. E agora tenho um filho para cuidar, preciso decidir o que fazer da vida para poder dar uma boa qualidade de vida para ele.

Enfim...já decidi (decidi?) que até 2020 eu vou dar um rumo na minha vida.

Les Strato
Veterano
# ago/18
· votar


Samá Samutte

Lendo seu relato ao longo do tópico, me deparei fortemente com minha realidade a uns tempos atrás, trabalhava em uma empresa onde reconheciam meu trabalho, me dava bem com os principais sócios de lá e tudo mais, inclusive tinha um salário bacana, mas... era corrido, o stress quase me levou a uma grave depressão (pois sofro demais com ansiedade e CIA ltda) e o horário não permitia que eu seguisse meus estudos de forma saudável.

No fim, chutei o balde e recentemente troquei meu trabalho de técnico em química pelo de professor na mesma área (que era algo que eu sempre tive vontade de fazer) visto que cursava licenciatura após o técnico. no fim meu salário baixou um pouco (aqui no RS o piso é bem baixo), mas faço minhas 40 horas de maneira tranquila, posso gozar de minhas férias no fim do ano, e o menor stress e mais tempo de sobra me permitem me dedicar a um mestrado (em breve, se tudo der certo...).

Boa sorte amigo, torço para que dê tudo certo pra você, que brote uma oportunidade bacana em que sobre tempo pra você curtir com a familia, pois isso vale muito no fim das contas também.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/18
· votar


Samá Samutte
O quanto você ganha hoje, lhe permite prover o que para seu filho e sua família?

Fazendo alguns ajustes quanto você acha que conseguiria guardar por mês, mais ou menos?

Analisando a conjuntura do local onde você mora, quanto de salário você almeja ganhar?
E a partir daí repita as 2 primeiras perguntas e nos conte a que conclusões chegou

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/18
· votar


Les Strato

Boa sorte amigo, torço para que dê tudo certo pra você, que brote uma oportunidade bacana em que sobre tempo pra você curtir com a familia, pois isso vale muito no fim das contas também.

Valeu, obrigado.

Jonas Kahnwald

O quanto você ganha hoje, lhe permite prover o que para seu filho e sua família?

O que eu ganho hoje não me permite nem pagar um aluguel. Eu moro em uma casa que minha mãe me cedeu, e se fosse para eu pagar aluguel, com meu salário atual, não daria conta. Ou seja, hoje eu consigo prover para minha esposa e meu filho o que comer e o que vestir, e isso às duras penas!

Fazendo alguns ajustes quanto você acha que conseguiria guardar por mês, mais ou menos?

Hoje, nem um cruzeiro.

Analisando a conjuntura do local onde você mora, quanto de salário você almeja ganhar?

3k me possibilitaria pagar um aluguel decente e juntar alguma grana (talvez uns R$ 500,00/mês).

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/18 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Samá Samutte
O que eu ganho hoje não me permite nem pagar um aluguel. Eu moro em uma casa que minha mãe me cedeu, e se fosse para eu pagar aluguel, com meu salário atual, não daria conta. Ou seja, hoje eu consigo prover para minha esposa e meu filho o que comer e o que vestir, e isso às duras penas!

Bom, vejo que de início pode ser arriscado você mudar de cidade sem antes pesquisar bem as condições econômicas do novo local. Qual sua área de formação?
Sua esposa, no momento, obviamente não poderá trabalhar, portanto a única forma mais viável que eu imagino que você poderia fazer além de se dedicar à concursos publicos é empreender.

pesquise sobre alguma necessidade do local onde você mora, pense em que tipos de serviços são carentes ou mal feitos e pense em como você poderia solucionar esse problema, fazer melhor do que já fazem

outra possibilidade seria algum negócio digital
a grande maioria dos empreendedores hoje aconselha isso, pois é um negócio que não necessitaria de muito capital

Outra coisa! eu sei que você é uma pessoa que lê muito, portanto deve ter tempo para isso.
Com tudo que você já leu, que tal escrever um livro você mesmo?
E no caso anunciá-lo na Amazon, pois é bem mais facil de rentabilizar o investimento do que fazendo um livro físico e dependendo de uma editora

Escrever livros seria uma ótima forma de você incrementar a sua renda. Se você for bom, todo mês terá alguém comprando alguns exemplares na Amazon, e isso te gerará uma renda passiva, se der errado você não perderá muita coisa, acho que pode ser um começo, e eu mesmo penso em fazer isso.

P.S se com 3k vc acha que conseguiria pagar aluguel decente e ainda guardar 500 reais por mês (coisa que muita gente com o dobro do salário não consegue aqui em SP) isso é um ótimo sinal. Pois abre bem o leque de possibilidades

Pleonasmo
Membro Novato
# ago/18
· votar


outra possibilidade seria algum negócio digital
a grande maioria dos empreendedores hoje aconselha isso, pois é um negócio que não necessitaria de muito capital


Esse é um negócio bem interessante. É algo que você pode fazer junto com sua esposa e não tem a necessidade de colocar tanto dinheiro. Não é simples como parece, você precisa estar engajando seu público o tempo inteiro alimentando redes sociais, fazendo promoções, coletando e estudando os consumidores, participando de eventos, etc. Tudo isso fica mais fácil em 2.
Eu tenho 2 empreendimentos e ainda sim consigo ajudar a minha digníssima com o negócio digital.

Você que é religioso e deve viver nesse meio, pode achar algum nicho interessante aí para trabalhar.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/18
· votar


Pleonasmo
É algo que você pode fazer junto com sua esposa e não tem a necessidade de colocar tanto dinheiro. Não é simples como parece, você precisa estar engajando seu público o tempo inteiro alimentando redes sociais, fazendo promoções, coletando e estudando os consumidores, participando de eventos, etc.

Sim, isso é muito importante! Vai dispender tempo e também vai requerer saber lidar com pessoas, o que pode ser um empecilho, mas pelo fato de ser pouco intensivo em capital, pode valer a pena.

Mas de primeiro momento, algo que não teria que mudar drasticamente a rotina é mesmo escrever um livro e anunciá-lo na amazon

vai requerer menos tempo e dinheiro ainda e se torna uma renda passiva depois de pronto caso tenha sucesso

muito upside com pouco downside!

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/18
· votar


Não adianta, o único setor que me atrai é o funcionalismo público.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/18 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Samá Samutte
Não adianta, o único setor que me atrai é o funcionalismo público.

Bom, se esse é o caso, então gaste o tempo que puder estudando, mas ao mesmo tempo sem deixar sua saúde emocional de lado, e principalmente a espiritual.

procure por concursos não somente na sua cidade mas em cidades próximas e até em estados próximos, se for o caso

lembre-se que você precisa se preocupar primeiramente em passar, depois em o que ará quando passar

todo modo, você gastará muito tempo pesquisando todos esses fatores, então é o primeiro passo

(ainda acho que você poderia pensar em algo para escrever, o que você pensa disso?)

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/18 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Jonas Kahnwald

Um escritor, pelo menos ao meu ver, precisa ser bem sucedido na área em que ele se propõe a escrever. Por exemplo, na minha área de conhecimento (bíblica e teológica), eu teria que ter alcançado alguma coisa dentro do contexto religioso para obter a atenção de alguém (por exemplo, ter plantado uma igreja e conseguido lotá-la, ou ter tido êxito em algum missão, etc.). O máximo que consegui até o momento foi morar em uma casa cedida pela minha mãe.

Pleonasmo
Membro Novato
# ago/18
· votar


Samá Samutte
Não adianta, o único setor que me atrai é o funcionalismo público.

Só tem uma saída então e vc já sabe. Mas ainda sim, você tem grande potencial na sua área de teologia.

sandroguiraldo
Veterano
# ago/18
· votar


Samá Samutte
Um canal bem bacana no youtube talvez seja uma opção a um custo inicial bem baixo.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/18
· votar


Eu tentaria fazer alguma coisa o mais informal possível e com o menor investimento, tipo vender docinho, salgadinho, bolo, minha mãe sempre fazia isso quando tava precisando de grana. Outra opção é ir nos restaurantes da cidade e deixar o telefone pra te chamarem pra fazer extra nos fins de semana e feriado.

Logo mais vai ter o concurso pros temporários do ibge tbm, tem muita vaga.

xmarhunterx
Membro Novato
# ago/18
· votar


undefinedUm escritor, pelo menos ao meu ver, precisa ser bem sucedido na área em que ele se propõe a escrever. Por exemplo, na minha área de conhecimento (bíblica e teológica), eu teria que ter alcançado alguma coisa dentro do contexto religioso para obter a atenção de alguém (por exemplo, ter plantado uma igreja e conseguido lotá-la, ou ter tido êxito em algum missão, etc.). O máximo que consegui até o momento foi morar em uma casa cedida pela minha mãe.
Samá Samutte
Isso é bobagem amigo. Um escritor só precisa escrever bem e ter algum portfólio pra mostrar trabalho. Depois disso é só ter paciência pra ir achar trabalho.
Mas agora se você for escrever pra alguma revista como a forbes ou NYtimes magazine, aí sim precisa de certo respeito (como escritor) no mercado.

sallqantay
Veterano
# ago/18
· votar


Samá Samutte

nem pense no longo prazo, sai dessa furada. Vc tem um trampo, parta do que vc tem (almejando promoção ou mudar de empresa). Mas sempre aos passos pequenos, nem entre nessas paranoias:
- tenho que pagar tudo
- tenho que ter um rumo
- tenho que sei la o que

e nunca ouça o Jonas Kahnwald. Editar livro requer uns 5000 reais. Sem isso vai ficar um lixo

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/18
· votar


Editar livro requer uns 5000 reais. Sem isso vai ficar um lixo
*emoji facepalm*

Samá Samutte

e-books tem um custo muito menor de produção
Você mesmo pode editar e publicar anunciando na Amazon

e ainda que você pague alguém, não pagará nem perto de 5 mil reais
fora que uma vez editado o livro, da-li para frente não tem mais custos, a cada venda é uma nova receita

mas a dica do Black Fire também é boa para o curto prazo

e nunca ouça alguém que fale para você abandonar o longo prazo

xmarhunterx
Membro Novato
# ago/18
· votar


Samá Samutte
Se muitos gringos reclamam da venda de livros no mercado da língua inglesa (que é muito maior que o nosso e tem muitas pessoas de primeiro mundo) não espere vender muito no mercado brasileiro.
E existem outros problemas (por ser eBook, muitas pessoas querem pagar muito pouco, e por ser auto-publicação o trabalho pode ficar uma bosta na maioria dos casos).

Snakepit
Veterano
# ago/18 · Editado por: Snakepit
· votar


Cara, da até pra pedir dinheiro pra escrever um livro por crowdfunding.

Mas claro, vc precisa conhecer o teu público. Não sei a tua situação, mas vai na Igreja e vende teu livro, mesmo sem ter escrito, através do crowdfunding. Manda o link do crowdfunding no grupo das tiazonas do Whats. Ve o que da. Se conseguir o dinheiro ótimo, se não conseguir, cancela e devolve o pouco que foi vendido.

Isso é EXTREMAMENTE interessante pois já serve como pesquisa de mercado. Se ninguém comprar, vc já sabe que o assunto não tem apelo para o teu público alvo antes mesmo de perder centenas de horas escrevendo. Então use isso como pesquisa. Se for fail, mude o assunto, melhore o embasamento e relance o crowdfunding no próximo mês.

Snakepit
Veterano
# ago/18 · Editado por: Snakepit
· votar


Além disso, pedir o dinheiro antes tem até um certo apelo por "ajudar" vc. Pois vc não está apenas vendendo o livro, vc está também pedindo financiamento para o livro.

Eu não compraria um livro teu (sem ofensas) pois não me interesso pelo assunto (bíblico/teológico), mas se vc lançar um crowdfunding eu te mando 30 reais pra ajudar. Quando terminar tu me manda o ebook por email. Fechado?

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/18
· votar


Isso é EXTREMAMENTE interessante pois já serve como pesquisa de mercado.

Não serve.
Se você for um zé ninguém sua campanha vai afundar de qualquer jeito, mas ainda poderia vender se fosse propagado pela boca de outro.

Pra crowndfunding funcionar ou você já tem que ter um público fiel ou uma ideia absurdamente inovadora para chamar a atenção das pessoas.

Não rola com livro, exceto se você for cartunista com já os seus milhares de seguidores na internet ou um palestrante em situação semelhante.

st.efferding
Membro
# ago/18
· votar


Ouça o sallqantay e o BF, o resto só estão tecendo comentários autistas

Snakepit
Veterano
# ago/18 · Editado por: Snakepit
· votar


Viciado em Guarana
Claro que rola. Não estou dizendo que vai funcionar, estou dizendo que pode funcionar.

Mas claro, tu precisa conhecer o teu público e conseguir apresentar a proposta pra eles. Não adianta apenas criar o crowdfunding e ficar olhando pra ele. Ta achando que dinheiro cai do céu?

Cartunista? Cara, o maluco pode escrever sobre assuntos bíblicos, tem uma panelinha maior que religião? Um grupo mais fácil de tirar dinheiro do que esse (com todo respeito)?

Se ele for na Igreja pode facilmente conseguir muitas pessoas pra investir no livro. Conversa com o padre/pastor, explica que está buscando investidores pra financiar o teu livro sobre assuntos bíblicos, ele pode ajudar a divulgar. Grupos das tiazonas do zap também. Parentes. Amigos. OT.

Nessas conversas já vai vendo o que o pessoal se interessa mais, ajuda a escolher o rumo do livro. No crowdfunding existe a possibilidade de conversar com os investidores também, da pra medir a temperatura do que o pessoal quer. Da pra enviar o livro antes pra receber feedbacks, discutir os tópicos, etc.

Não estamos falando de milhões. Conseguindo 50 pessoas por 30 reais já da 1500. Já tem jogo.

Pesquisa de mercado total. Se não vende antes não vai conseguir vender depois também. Isso já vai medir o mercado. Se não der certo, cancela o crowdfunding e devolve o dinheiro.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/18 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Snakepit
tem uma panelinha maior que religião? Um grupo mais fácil de tirar dinheiro do que esse (com todo respeito)?

Se você for o Malafaia vende até água ungida, se não for vai ter que convencer o público que o espírito baixou em ti. Até malandro tem carreira, homi!
Tem que ter base e gabarito pra fazer crowdfunding, muitas vezes mesmo com uma boa ideia.
Não é algo aplicável para alguém como o Samá Samutte.

Conversa com o padre/pastor, explica que está buscando investidores pra financiar o teu livro sobre assuntos bíblicos, ele pode ajudar a divulgar. Grupos das tiazonas do zap também. Parentes. Amigos. OT.

Ou seja, gente que não sabe mexer num computador, nem é familiarizado com esse modelo de negócio.
Você vai ter que apresentar o modelo pra essa gente e convencer que funciona, além é óbvio de que o seu produto é bom e que você dá conta de entregar o serviço.
Como é que o maluco vai fazer isso sem dar aquela carteirada ou ter alguém que dê a carteirada pra ele? Seria algo fora de série.

Conseguindo 50 pessoas por 30 reais já da 1500. Já tem jogo.

Se você acompanhasse campanhas no Catarse o no Kickante saberia como é complicado levantar isso, exceto nos casos que já citei e campanhas de caridade.

O negócio é o que o BF falou mesmo, vai vender doce pra financiar o rolê, o resto é só ilusão pra quem não tem contatos e nada pra mostrar.

Apesar de parecer muito o contrário, crowdfunding não é coisa pra quem ainda é verde e está começando.

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/18
· votar


Galera, obrigado, obrigado mesmo. Estou vendo que todos estão com boas intenções em me ajudar.

Uma coisa que eu não postei é que surgiu em minha vida a oportunidade de ser enviado para um seminário presbiteriano para eu me tornar um pastor. Estou sendo observado pelo Conselho da igreja para - se tudo der certo - ir em 2020. Isso resolveria meus problemas, pois, eu teria um rumo na vida. Dedicar-me-ia totalmente a esse ofício. Contudo as coisas não são tão fáceis quanto parece. Caso eu aceite ir para o seminário, serei enviado para Goiânia e terei que morar lá durante os 4 anos do curso. Essa ideia não agrada em nada a minha patroa, e ainda mais agora que estamos com filho pequeno, ela está mais receosa ainda da ideia, e isso significa que caso ela não tope, eu não irei, caso eu não vá, volto à estaca zero, sem rumo na vida.

Enfim, no sábado que vem eu terei uma conversa decisiva com o meu pastor a respeito de ir ou não para o seminário. Após a conversa terei mais luz para decidir o que vou fazer.

Hoje mesmo minha esposa me disse que eu não sei o que quero da vida (se seminário ou concurso), e que o tempo está passando e nós não temos nem um canto para morar ainda. Bom, é isso aí. Semana que vem eu posto aqui o que decidi.

Uma vez mais, obrigado pelas dicas.

makumbator
Moderador
# ago/18
· votar


Samá Samutte
se tudo der certo - ir em 2020. Isso resolveria meus problemas, pois, eu teria um rumo na vida. Dedicar-me-ia totalmente a esse ofício.

Então vai cara! Sua mulher reclama que você não tem rumo na vida mas quando algum se apresenta e você se interessa (ao menos pareceu se interessar) ela se torna uma obstáculo? Mas e o rumo da vida dela? Ela está tão perdida quanto você?

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/18
· votar


Cara, eu iria pra Goiânia sem pensar duas vezes.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/18
· votar


O salário de um pastor da IPB deve ser, de início, pelo menos uns 3k. E é uma igreja muito boa, sem maluquices.

makumbator
Moderador
# ago/18
· votar


Black Fire
Cara, eu iria pra Goiânia sem pensar duas vezes.

No lugar dele eu também iria. E se a patroa não quiser ir junto ela que fique.

Snakepit
Veterano
# ago/18 · Editado por: Snakepit
· votar


Samá Samutte
Com certeza eu iria. A esposa não apenas deveria entender, deveria também apoiar.

A grande questão é: você gostaria de ser pastor? Isso responde tudo.

Viciado em Guarana
Mas assim vc força a amizade cara. hahaha!

Só li mimimi despilhamento total no teu post. Eu não disse que seria fácil, disse que seria possível. Apresentei uma alternativa 100% viável. Se fosse fácil todo mundo conseguiria, ganhar dinheiro é difícil, seja dessa maneira que eu falei, seja passando em concurso, seja conseguindo vaga pra ser pastor. Não é fácil, mas vale a tentativa e essa não tem custo.

Melhor tomar uma guaraná.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dilemas profissionais: sobre não saber o que fazer da vida