Tecnologo em Analise de Sistemas + Engenharia de Software

    Autor Mensagem
    Morgenstern
    Veterano
    # out/09


    Compensa ?
    Eu tenho curso tecnico em desenvolvimento e tenho um conhecimento digamos que intermediario em programação e analise.

    Fazer um tecnologo + uma pós (engenharia por exemplo) é uma boa ?

    Meus colegas querem que eu faça Engenharia da computação ou ciencias ... mais acho que é muito tempo ...

    Quem trabalha na area e tem uma experiencia opinen ai ...

    adnz
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Acho que você não vai se arrepender se cursar engenharia da computação ou ciência da computação. Porém, a escolha é sua. Também não tem como fazer um curso de 4/5 anos sem gostar... Mas eu não sei como funcionam tecnólogos e outras coisas parecidas, então não posso te dar informações sobre isso.

    Morgenstern
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Minha unica duvida mesmo era se eu posso fazer uma pós sendo tecnologo ... pelo menos as pós da UNIP o pré-requisito é ter um curso superior em tecnologia da informação.

    Fastturtle
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Morgenstern
    Minha unica duvida mesmo era se eu posso fazer uma pós sendo tecnologo ... pelo menos as pós da UNIP o pré-requisito é ter um curso superior em tecnologia da informação.
    pode fazer pos normalmente

    ROTTA
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Morgenstern
    Quem trabalha na area e tem uma experiencia opinen ai ...

    Pessoalmente, eu ainda optaria por um bacharelado. O tecnólogo pode valer a pena, sim, e tenho um amigo analista que optou exatamente pela formação que você sugere acima. Mas a experiência com certeza conta mais que a modalidade de ensino superior escolhida...

    Abraços.

    Morgenstern
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Também não tem como fazer um curso de 4/5 anos sem gostar...

    O problema é que se eu fazer ciencias ou engenharia , vou ver muita materia que não tem a ver com a area de software ...

    Meu primo diz que ciencias tem bastante analise ...

    Mais 4 anos é foda ... se eu posso fazer analise em 2 ...

    O foda é que o peso no curriculo é bem menor ... ai que entra a pós e as certificações que pretendo tirar ...

    ROTTA
    Veterano
    # out/09 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Morgenstern
    Minha unica duvida mesmo era se eu posso fazer uma pós sendo tecnologo ... pelo menos as pós da UNIP o pré-requisito é ter um curso superior em tecnologia da informação.

    Como disseram, fique tranquilo. O ensino superior é dividido assim:

    - Graduação
    -- Bacharelado
    -- Licenciatura
    -- Específico da profissão
    -- Tecnólogo
    - Pós-graduação
    -- Especialização (os MBAs brasileiros se encaixam aqui)
    -- Mestrado
    -- Doutorado
    - Cursos superiores de curta duração
    -- Sequenciais

    Geralmente o requisito para ingressar em pós-graduação é a graduação. Curso superior, tudo que está acima é... Alguns cursos de curta duração, sequenciais ou customizados, por exemplo, podem não dar ingresso às pós, mas tecnólogo é um dos tipo de graduação.

    Abraços.

    Morgenstern
    Veterano
    # out/09
    · votar


    ROTTA
    Mas a experiência com certeza conta mais que a modalidade de ensino superior escolhida...


    Falou tudo ...
    Eu trabalho para uma terceirizada da HP ...
    Até o fim do ano estarei efetivado (na area de suporte)

    Mais fiquei sabendo que quem tem curso superior fica facil passar para a area de software la dentro ...
    Meu coordenador perdeu um trampo la pois não tinha analise de sistemas ou um equivalente ...

    ROTTA
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Morgenstern
    Até o fim do ano estarei efetivado (na area de suporte)

    Se quer migrar para o desenvolvimento, faça isto o quanto antes.

    Meu coordenador perdeu um trampo la pois não tinha analise de sistemas ou um equivalente ...

    Isso é muito relativo e depende da empresa/situação. A rigor, um analista de negócio (algo um pouco mais generalista que o analista de sistemas) nem precisa ser formado em TI; pode ser mais recomendado alguém da área a que se refere o sistema. O que acontece é que nas empresas os analistas geralmente cumprem a função de especificar o negócio e a arquitetura (técnica) do sistema. Mas isto está mudando... e na empresa onde trabalho, por exemplo, temos o cargo de arquiteto de software, este sim com forte conhecimento e experiência técnica.

    Abraços.

    Guto EADG
    Veterano
    # out/09
    · votar


    O Bog já vem te explicar...

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Morgenstern
    Tenho um professor de Engenharia de Software na faculdade (eu faço Engenharia Mecatrônica) que tem uma empresa de software para mercado financeiro. Ele vive nos dando o exemplo de burradas no mundo do software e desenvolvimento de sistemas, o que me faz ter muita compaixão para com vocês, programadores.

    Cursos de bacharelado tradicionais (Engenharias e Ciência da Computação estão neste bolo) têm um foco mais aberto e dão uma formação mais abrangente para que o formado possa trabalhar em n áreas do mercado de trabalho, sejam elas relacionadas ou não com o curso.

    Mano, aproveita o curso técnico que você tem. Faz um tecnólogo e uma pós depois. Cursos tecnológicos são ótimos para quem quer se especializar numa área do mercado de trabalho, muitas vezes devido ao fato de o cara já ter muito bem definido com o que quer trabalhar.

    Bog
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Guto EADG

    Na verdade, não tem muito o que explicar, com o ROTTA por aqui. =P Ele tem muito mais experiência de mercado que eu, que sou pesquisador e nunca estive no mundo corporativo da TI, que é onde o Morgenstern parece querer continuar. Meu negócio não é fazer os softwares que as empresas usarão, mas inventar o que está por trás desses softwares :)

    Morgenstern

    Eu só sugiro que você use a busca, porque se bem me lembro, existem tópicos sobre cursos de tecnólogo e já foram bem discutidas as supostas diferenças entre os cursos da área - supostas porque na prática o que se ensina varia muito de lugar para lugar, mesmo que o curso tenha o mesmo nome.

    Morgenstern
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Morgenstern
    · votar


    ROTTA
    Se quer migrar para o desenvolvimento, faça isto o quanto antes.

    Estarei migrando assim que rolar uma opportunity ...

    Bog
    Desculpe , achei sobre tecnologo mas não era o que eu queria saber...

    erico.ascencao

    Ele vive nos dando o exemplo de burradas no mundo do software e desenvolvimento de sistemas

    Isso é geral neah , como vc mesmo disse para quem quer trabalhar com analise e desenvolvimento, os cursos de Ciencias e Eng. tem um foco mais amplo mais não significa que o cara vai sair um "blaster-programador" (nen fazendo o curso de analise , acho que isso é adquirido com a experiencia).
    Na minha opinião Ciencias da Computação é como Administração de Empresa ... 90 % dos que entram são os "nen sei o que quero da vida".
    E Engenharia da Computação alem de ser focado em hardware e eletronica (pelo que dizem) , não curtir mesmo ....

    Mano, aproveita o curso técnico que você tem.

    Sim , aproveitei bem , fiz pela IFSP (federal ou CEFET) e não me arrependo ... curso bem focado a desenvolvimento e analise de sistemas.

    ALL

    Valeu pela ajuda pessoal , principalmente o ROTTA que me esclareceu as mais especificas ...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Tecnologo em Analise de Sistemas + Engenharia de Software