Sistemas de Informação ou Sistemas para Internet (Tecnólogo)

Autor Mensagem
Guilherme 90
Veterano
# nov/09


Boa noite pessoal, estou com uma dúvida...

Perto de minha casa tem os dois cursos Sistemas de Informação (Bacharel) e Sistemas para Internet (Tecnologo)

Qual dos dois me recomendam ? eu sei que o bacharel é muto mais abrangente, mas muitos dizem que não tem nenhum foco nas diciplinas.

Pretendo ser programador, e entao estou com essa dúvida. Unico problema é que eu quero ser programador mesmo para ambiente Windows, e esse Sistemas para internet não é possivel, e eu to mais decido mesmo em Sistemas de Informação, por ser mais abrangente, mas de qualquer forma, peço a opnião de quem esta cursando ambos os cursos e que fale um pouco do seu curso.

Valeu pessoal, aguardo respostas.

Sam Keat
Veterano
# nov/09
· votar


guilherme_90
faça S.I.


/espero ter ajudado

Headstock invertido
Veterano
# nov/09
· votar


Nem um, nem outro

Dressaaa
Veterano
# nov/09
· votar


guilherme_90

Olhe man, fiz o técnologo em sistemas pra internet e não me arrependo.

Aprendi PHP, Java e .NET além do básico em HTML e Javascript,modelagem (UML), gerência de projetos, engenharia de software, OO e Banco de Dados.

Por ser um curso rápido ele não se aprofunda muuuito nas matérias, mas acho que em Sistemas tem as matériais de gestão, psicologia e diabo a quatro que também tomam tempo.

Depende do seu foco man, se você quer ser programador web é uma boa pedida, porque se você quiser se aprofundar mais nas linguagens, poderas escolher o que você mais gosta depois fazer certificações e pós-graduação.

Agora se você quer entender um pouco mais de negócio, administração, gestão, que também é muito importante pro futuro profissional (analista, gerência de projetos), eu sugiro que você faça sistemas. Isso aqui você também poderá aprender em pós-graduação / certificações.

Benjamin_the_Linus
Veterano
# nov/09
· votar


guilherme_90
faça o mesmo q seus avós fizeram!
\o/

ROTTA
Veterano
# nov/09
· votar


guilherme_90

Sugiro um bacharelado, mas o que fará diferença na hora de uma contratação é sua experiência e seus atributos comportamentais. A formação (geralmente) vem em terceiro.

Abraços.

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Dressaaa

Então, na verdade eu não estou muito afim de programar para Web, mais sei lá, eu quero ser programador, então eu não sei pra qual área eu sigo (Web ou Desktop)

Voce aprendeu Java e .NET ? Quais linguagens .NET voce aprendeu ?
O que me diz do curso (se é muito puxado, calculos, etc) ?

Estou estudando JavaScript por conta própria, já que eu consegui material com boas explicações. Eu sei que essa linguagem não irá me dar retorno, mas por outro lado, é uma linguagem "simples" em comparação a outras, e é muito boa pra se começar a programar e ter noções de programação.

Eu ainda to optando um pouco em SI porquê nele irei aprender (o basico como toda faculdade) a programar em Desktop e Web, ai eu vejo em qual das ambas eu me adapto mais.

Muito obrigado pela sua ajuda.

Ch4p0L1N
Veterano
# dez/09
· votar


Olhe man, fiz o técnologo em sistemas pra internet e não me arrependo.

é, eu tbm to fazedno essa parada aih

mas minha facul nao presta

thiaguinhu
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
sugiro um tecnologo em desenvolvimento de software...

mas entre as duas opções, acho q esse de sistemas pra internet...

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


thiaguinhu

Na verdade eu queria mesmo é Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnologo) mas aqui na minha cidade não tem, só tem perto de BH, aí é osso cara.

Por isso estou decidindo entre essas duas citadas.

Fastturtle
Veterano
# dez/09
· votar


Sistemas para Internet (Tecnologo)

russobass
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90

se você quer ser programador, vai fazer o técnologo. lá você vai aprender a programar e outras coisas também.

aprendendo a programar já era, o resto só muda algumas coisas.

Me formei em Sistemas de Informação, e meu foco nunca foi programar, por isso hoje sou Consultor e Analista de Sistemas.

Eu raramente codifico alguma coisa, mas não gosto de programação não. Prefiro dar as ordens, ahuahuahuahauh!!

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


russobass

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas em Sistemas de Informação aprende quais linguagens de programação...?

Teve alguem da sua turma que hoje é programador, e na faculdade ensina só o básico de cada linguagens ou um pouco mais que isso ?

thiaguinhu
Veterano
# dez/09 · Editado por: thiaguinhu
· votar


guilherme_90
então vá de sistemas de informação

Dressaaa
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90

Aprendi C# e ASP.NET.

Pra mim o curso foi muito útil. No primeiro semestre já estava trabalhando na área. Evolui muito rapidamente na minha vida profissional e ano vem vou fazer uma pós pra complementar meus conhecimentos na área que escolhi.

Mas isso também depende da sua força de vontade, como diz o ROTTA, formação vem em terceiro lugar.

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Dressaaa

Caramba, sua faculdade pelo visto foi MUITO boa. Na facul que tem aqui, na grade cirrucular consta:

XSL, UML, MySQL, HTML, PHP, JavaScript e JMEE (Programação Movel). Nessa grade o que me chamou atenção só foi o Java para computação movel (celulares etc). todos com POO

Guilherme 90
Veterano
# dez/09 · Editado por: Guilherme 90
· votar


Dressaaa

Se quiser, dê uma olhada na grade curricular

Clique Aqui

Dressaaa
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90

Olhe, meu curso não foi muuuuuuuito bom não. A ementa era muito boa, mas que eu posso dizer, só Java foi mais aprofundado, mas isso depende também do professor, e da turma.

Bahh, man. Essa ementa aí, acho que não é ideal pra você. Tem até disciplina de design. É um curso legal pra quem quer fazer site ou negócio pela internet. Salvo algumas matérias as outras são todas focadas nisso.

Se você quer ser programador mesmo, sugiro fazer sistemas.

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Entendi, bom voce teve ate sorte de ter Java como uma linguagem mais focada, quem programa nela ganha bem demais!

Sim sim, tem ate disciplina de Design, pra quem gosta é até legal, mas meu objetivo não é criar sites, é muito chato, nao tenho paciencia...

Apesar que PHP é uma das principais linguagens Web, eu quero aprender a programar para Ambiente Windows, bom, acho que vou fazer Sistemas mesmo, lá irei aprender linguagens para Web e Desktop, ai eu vejo qual destino devo tomar.

Mas cara, quando tu saiu da faculdade, já saiu sabendo programar, ou começou a programar de verdade quando entrou no trabalho ?

Voce ja entrou na faculdade sabendo um pouco ou nada ?

Dressaaa
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90

Man, eu não sabia naaaaada quando entrei na faculdade, não sabia nem que programação existia. Eu sabia que a internet é fantástica, e que queria trabalhar com ela, só.

No trabalho eu aprendi HTML, CSS, Tableless, Marketing, Gerência de Conteúdo, Flash bááásico, Javascript bááásico entre outras coisas. A faculdade que me mostrou a lógica de programação, o banco de dados, as linguagens, a orientação a objetos e outras coisas importantes.

Comecei a programar no trabalho de metida que eu fui. Na faculdade aprendi o básico, mas no trabalho aperfeiçoei.

Mas mesmo assim, a minha área é mais marketing e comunicação, é disso que eu gosto. Ter idéias.
Não arrependo de ter começado pela área técnica, na internet as coisas não andam separadas, mas eu vou partir pra comunicação o/

izzystradlin
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
eu quero aprender a programar para Ambiente Windows,
mas meu objetivo não é criar sites, é muito chato, nao tenho paciencia...


man, o futuro é a eliminação das aplicações desktop, em pouco tempo não existirão mais..já estão dando lugar pras aplicações ricas para internet (RIA - pesquise e verás quanto fantásticas são), ou seja, aplicações em servidores que fazem tudo aquilo que um desktop faz, porém com a segurança e praticidade de aplicações web..

procure por www.eyeos.com.br e veja como já existem SO's rodando no browser..esse é o futuro, e por mais que você não goste, é melhor esquecer a ideia de aplicações desktop..elas geram um investimento muito alto por parte de quem compra e geram muita manutenção com "formatações e vírus", "dados locais e backup's" que nem sempre funcionam etc etc etc...

=)

qualquer duvida, trabalho com isso, posso te ajudar a esclarecer alguma coisa quanto à tecnologias e cursos...

abrax

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


izzystradlin

Caramba meu velho, eu juro que não sabia disso que tu disse. Então é melhor eu "desencanar" e ir para programação Web, se a tendencia é aumentar.

Você é programador...? Será que vale a pena investir nesser curso Tecnologo ?

E valeu por querer me ajudar
=D

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# dez/09
· votar


"Sistema de desenrruga minha de pele com trabalho pra fzer eu se transformar em cobra. Meus braço fica tudo preto, tudo desenrrugado."

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


SeEk AnD dEsTrOy

Entendi cara, valeu.

\o

izzystradlin
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
Caramba meu velho, eu juro que não sabia disso que tu disse. Então é melhor eu "desencanar" e ir para programação Web, se a tendencia é aumentar.

Você é programador...? Será que vale a pena investir nesser curso Tecnologo ?


sim man, trabalho como desenvolvedor java usando frameworks como Flex que é um dos precursores das RIA's...é show de bola..trabalhamos aqui com padrões e tudo voltado como sistema web...

quanto ao curso, o de bacharéu sempre será uma formação melhor mas possui mais disciplinas teóricas e abrangentes, mas em ambos você terá análise + programação (linguagens)...

creio que Sistemas para internet perca disciplinas como "qualidade, empreendedorismo, gerencia de projetos" e algumas outras como legislação que considero de extrema importância para que você saia formado e preparado também pra abrir sua software House.....

negócio é pegar os curriculos e comparar, ver o que você vai curtir e vai ser melhor para o que você quer futuramente...

o diploma como tecnólogo ou bacharéu não faz muita diferença se você não souber de fato o que estudou...logo logo o mercado trata de expulsar (no bom sentido) os enganadores do diploma.

=)

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Caramba cara, que massa bixo..

Então como voce disse, o Bacharel é bem mais abrangente mesmo (teoria até demais)

Bom cara primeiramente eu QUERO ser programador, e eu pretendo sim abrir uma firma disso, é claro depois que estiver bom nisso.
Eu até mandei e-mail para a faculdade daqui e perguntei sobre o curso Analise e Desenvolvimento de Sistemas, e estão esperando a confirmação do MEC. Agora não sei qual delas eu faço (Sistemas para WEB ou ADS) ambos tecnológico.

Acho que pelo que voce disse sobre essa tecnologia é muito boa, mas cara, essa tecnologia pode demorar cegar aqui no brasil (adaptar geral)...

E programar em Java é muito dificil quando eu for aprender na faculdade ? Porque já vi algns códigos, o trem é casca grossa cara.

Sumerrew
Veterano
# dez/09
· votar


Só uma coisa....

Metade do curso é de babacas que acham que por saberem usar msn e orkut, são providos da inteligência necessária pra fazer um negócio desses...
A turma começa em 50 alunos, no meio do ano ta em 25, e no ano seguinte em 15, escute o que estou dizendo...

guilherme_90
Cara, só entre se você realmente gostar de ficar vendo códigos e tal, não pense que tem muita matemática e tal, até tem, mas é apenas pra exercitar sua lógica e vc "aprender a pensar que nem programador", e tem muita gente que não usa, e vice-versa, depende da área que vc for seguir...

Ah, e faça algo voltado para a Internet. Nada de sisteminhas de estoque somente no desktop sem conexão com a internet...senão vc vai acabar o curso e ser balconista de farmácia...
Hoje em dia as empresas ja querem pessoal que sabe php, javamobile e tals, quem sabe só delphi e essas tranqueiras já tá foda, então imagina daqui uns 3,4 anos...


E programar em Java é muito dificil quando eu for aprender na faculdade ? Porque já vi algns códigos, o trem é casca grossa cara.

Java >> all.

=)

Guilherme 90
Veterano
# dez/09 · Editado por: Guilherme 90
· votar


Sumerrew

O que voce disse é verdade, muitos que entram na faculdade desisti, pelo menos metade da turma.

Pelo que voce disse, programação emvolve matemática sim, ajuda a ter mais raciocício e essas coisas, mas não necessáriamente usei MUITA matemática, quem cria jogos por exemplo sim eu creio que tem muita matemática.

E cara, acho que vou fazer esse Sistemas para WEB mesmo, vou seguir o conselho de vocês, não indo na ideia dos outros, mas eu sempre gosto de saber a opnião dos mais experientes saber qual rumo compensa mais, porque não vale a pena investir 2,5 numa faculdade que dali um tempo já vai esta saindo do mercado. Mas eu to vendo a grade curricular do Analise e desenvolvimento de Sistemas, tem programação tanto para Desktop quanto para WEB e aí, o que faço ?

Delphi pelo que me falaram a linguagems está morta a muito tempo, eu quase não vejo vagas de empregos pedindo essa linguagem (Pascal), vejo pedindo bastante PHP, Java, MySQL, como voces dizem, a programação Web é a mais pedida. Vale a pena investir também em faculdade de Banco de Dados ? Porque logo logo eu acho que chegará nesta faculdade também.

Olha a grade curricular do curso em minha cidade, e me fala se está realmente boa ?



----> Grade Curricular!

russobass
Veterano
# dez/09 · Editado por: russobass
· votar


guilherme_90

na faculdade aprendi muitas linguagens, até para web também.
Delphi, Java, PHP, Pascal, C, C++, VB, e outras, aprendi até Pascal, ahauhauahuahua!!

Recentemente fiz um curso de 3 meses de .Net com C#, mto bom, mais uma linguagem que aprendi. Mas o foco era só aprender e conhecer, não vou programar em C#.
É que para ser Analista você tem que saber programar e definir tudo o que vai ser desenvolvido.

Mas cara não importa a linguagem, se você aprender a programar já era, você só precisa se especializar em uma linguagem que goste ou que seu trabalho vai exigir.

Vixi, quase todo mundo que formou comigo virou Programador.

Mas a noticia boa é que, ambos os cursos, você não ficar sem um estágio e muito menos sem trabalho quando terminar.
Pode bota fé. A não ser que você ficar dentro de casa esperando as coisas cairem do céu. E o pior que as vezes até cai. ahuahauhauhauahuah!!

O que mais sobra por ai é vaga nas áreas de Técnologia.

Eu mesmo to parecendo um joão bobo, empurro aqui me empurram ali e vou pro lado de quem paga mais, ahauhauahuahauhauah!!

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

russobass
Caramba, até pascal, owa...
hAEUHAEAEHUeAHUAHuAE

Mas voce fez Tecnologo de Analise e Desenvolvimento de Sistemas ou bacharelado em Sistemas de Informação ? Se for Tecnologo, quais para Web voce aprendeu...?

Você aprendeu muitas linguagens cara, puta que pariu. as principais que pagam bem voce aprendeu tambpem, Java e C/C++

Eu to pensando em fazer um curso na Microlins de Delphi e VB, o que você acha, compensa ? Porque so irei entrar na faculdade meio do ano que vem, e enquanto isso eu vou aprender a programar em JavaScript por conta própria e começo aprender VB e Delphi...

Lá também tem PHP e MySQL, eu estou deixando o Delphi como ultima opção, já que todos falam que não é usada mais...A nao ser que eu esteja errado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sistemas de Informação ou Sistemas para Internet (Tecnólogo)