PL 4548/1998 - Projeto que exclui animais domésticos de crimes ambientais

Autor Mensagem
Horcruxes
Veterano
# out/09


Um tópico sobre um assunto sério, para variar.
Está em tramitação um projeto de lei (o referido projeto do título) que visa EXCLUIR OS ANIMAIS DOMÉSTICOS E DOMESTICADOS DO ART. 32 DA LEI 9605/98 DE CRIMES AMBIENTAIS. (sei que textos em maiúsculas não são legais, mas é pra enfatizar o que eu estou dizendo).

Os interesses ligados a este projeto de lei são puramente econômicos, pois querem que os rodeios, vaquejadas, farra do boi, etc sejam atividades perfeitamente legais, alegando que são importantes "manifestações culturais e econômicas" do nosso país.

Oficialmente:
"...o projeto de lei nº. 4.548/1998, de autoria do nobre deputado José Thomaz Nonô, que exclui da redação do art. 32, da Lei nº. 9.605/1998, os animais domésticos ou domesticados, pretende proteger as manifestações das culturas populares. O autor deste projeto esclarece que, por um erro interpretação da norma contida no art. 32, da Lei nº. 9.605/1998, decisões do Poder Judiciário estão impedindo a realização de eventos regionais, arraigados na cultura popular brasileira, como rodeios, cavalhadas, vaquejadas e a pesca esportiva. As referidas decisões são alicerçadas no entendimento equivocado de que a prática de tais atividades caracteriza o crime de abuso e maus tratos contra animais, tipificado no questionado dispositivo. Esses fatos têm ocasionado prejuízo no conjunto dos valores intelectuais e morais, das tradições e costumes do povo brasileiro."


Agora me digam: isso é cultura desde quando? Me perdoe quem gosta, eu só posso chamar isso de barbárie.

Há uma petição contra esse projeto de lei, que pode ser assinada AQUI. É importante que nos mobilizemos contra um absurdo desses, e respeitemos a vida em todas as suas formas.

[P.S. - não tenho intenção alguma de causar polêmica com esse tópico, juro. Todos têm direito às suas opiniões e não cabe a ninguém julgá-las. Espero que isso renda uma discussão enriquecedora, e não uma briga sem sentido sobre qualquer assunto, OK?]

B.Frusciante
Veterano
# out/09 · Editado por: B.Frusciante
· votar


---

B.Frusciante
Veterano
# out/09
· votar


opa, esquece.

Agora li o texto e entendi do que se trata.

Horcruxes
Veterano
# out/09 · Editado por: Horcruxes
· votar


B.Frusciante
Não. Isso ainda seria crime. O que não seria mais crime seriam agressões a animais domésticos ou domesticados (cães, gatos, gado, etc).
Pense na farra do boi, por exemplo, ou em rinhas de galo ou de cães. Isso deixaria de ser crime, mesmo sendo uma atrocidade.

Edit: é, só vi o seu segundo post depois, hehe... ^^'

Clauber guns
Veterano
# out/09
· votar


nobre deputado
FAIL.

Já assinei a petição contra essa lei, espero que essa merda não seja aprovada, mas não duvido que seja....

Jungekolossalen
Veterano
# out/09
· votar


Vamos Brasil!! Sempre evoluindo, graças aos seus grades politicos...


Bandefeladaputa

Joe Road
Veterano
# out/09
· votar


Q merda mew...
Notícias assim me irritam

Eles não estão nem aí se o bicho sofre com essa crueldade!
E ainde tem a cara de pau de justificar com um "proteger as manifestações das culturas populares."
A vai tomar no cu! _|_
Se querem um rodeio, q ponham uma cela na mãe deles e montem em cima!


hunf.


bom dia pessoal :D

Stonebreaker
Veterano
# out/09 · Editado por: Stonebreaker
· votar


se eu pudesse mudar as regras do rodeio tenho certeza que ficaria mais divertido e menos cruel

categorias:

1 - montaria em jacaré
2 - lace a onça (onde o peão montado numa bmx corre atrás da onça com o objetivo de laçá-la


alguém tem idéias legais para tornar o rodeio divertido?

Horcruxes
Veterano
# out/09
· votar


Stonebreaker
alguém tem mais idéias legais para tornar o rodeio mais divertido?
Eu tenho: o touro montado em cima do peão.

Joe Road
Veterano
# out/09
· votar


alguém tem idéias legais para tornar o rodeio divertido?

tirar aquela viadagem de montar em cima de touro e por umas bandas de metal no palco!

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Eu duvido muito que eles estejam querendo legalizar rinhas de galos e outras coisas do tipo. Isso é impensável.

Já rodeio e pesca esportiva são coisas diferentes. Não vou defender, nem contrariar. Só digo que são coisas discutíveis.

Horcruxes
Veterano
# out/09
· votar


brunohardrocker
Mas aí é que tá. Acaba abrindo o precedente, sabe? Qualquer coisa pode ser justificada com base em "manifestações culturais"...

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Horcruxes

Há muito tempo rinhas são consideradas crime e rodeios como manifestação cultural, ou seja, as duas coisas são na prática, tratadas de forma diferente, então eu não vejo onde uma coisa abra precedente pra outra.

Sei que existem movimentos contra rodeios, pelo motivo que os animais são explorados. Mas eu nem quero entrar nessa discussão, só considero o assunto ainda passível de discussão. E pra mim, tanto quem tira a roupa no centro da cidade quanto quem monta num touro bravo, são problemas deles mesmo.

Rinhas são indiscutíveis, são crimes e pronto.

toty
Veterano
# out/09
· votar


ou em rinhas de galo
Isso é lei de deputado, já pensando em defender outros da mesma corja...

Mila Turunen
Veterano
# out/09
· votar


vosse tah di brïnks

Mila Turunen
Veterano
# out/09
· votar


brunohardrocker
e quem tira a roupa no centro da cidada montado num touro bravo?

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Mila Turunen

Aí é uma manifestação cultural =]

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


O autor deste projeto esclarece que, por um erro interpretação da norma contida no art. 32, da Lei nº. 9.605/1998, decisões do Poder Judiciário estão impedindo a realização de eventos regionais, arraigados na cultura popular brasileira, como rodeios, cavalhadas, vaquejadas e a pesca esportiva.

Eu reli o projeto de lei umas 3 vezes e não encontrei onde ele quer legalizar rinhas de galo.

Mila Turunen
Veterano
# out/09
· votar


brunohardrocker
eu sabia que você me entenderia :P

The_Fourth_Horseman
Veterano
# out/09
· votar


pô quase ninguém comenta sobre os peixes... coitados.
de todas as barbáries citadas aqui, acho essa a pior.

O bicho é fisgado por um anzol, arrastado sangrando pra fora de seu habitat, não pode berrar, só fica se batendo e se3 machucando, não pode respirar... sei lá, acho bem pior que rodeio ou rinha de galo isso.

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Mila Turunen

É uma sessão de terror erótico =P

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


The_Fourth_Horseman

A diferença entre a pesca esportiva e a predatória é que a esportiva devolve o animal com vida. A predatória faz parte da natureza, pois assim como leões se alimentam de gazelas, tendo que matá-las cruelmente com mordidas no pescoço, nos alimentamos de peixes tendo que passar a faca neles.

Mas temos a capacidade de fazer uma coisa: manter o equilíbrio ambiental. A qual não fazemos, e não é enquadrando a nossa alimentação como crime que vamos conseguir chegar a isso.

BastetCat
Veterano
# out/09
· votar


Todos esses atos são crimes e barbáries. E quem pratica são uns filhosdaputa.
Usar o termo proteger as manifestações das culturas populares. Desde quando isso é cultura? Isso é falta de civilização e vergonha na cara.

The_Fourth_Horseman
Veterano
# out/09 · Editado por: The_Fourth_Horseman
· votar


brunohardrocker

O que você disse é verdade... Sobre pesca esportiva e predatória.

Mas temos a capacidade de fazer uma coisa: manter o equilíbrio ambiental. A qual não fazemos, e não é enquadrando a nossa alimentação como crime que vamos conseguir chegar a isso.

Concordo com isso.. Mas não foi nesse sentido que eu quis dizer. Estou falando sobre o sofrimento individual do animal, e não da consequência geral para a espécie.
Só acho muito mais cruel a forma que os peixes são sacrificados (em um pesque-pague por exemplo) que uma rinha de galo ou rodeio... mesmo que seja para nossa alimentação.

Mila Turunen
Veterano
# out/09
· votar


BastetCat
é cultura.
um dia nós teremos que aprender que a cultura pode ser/é cruel.

brunohardrocker
o touro irá me sodomizar.

maggie
Veterana
# out/09
· votar


O autor é uma anta.

MajorKong
Veterano
# out/09
· votar


Por um lado a projeto é certo. O que os animais domésticos têm a ver com crimes ambientais?

E matar boi pra transformar em big mac pode, mas pra fazer uma tourada não?

Kensei
Veterano
# out/09
· votar


Horcruxes
Agora me digam: isso é cultura desde quando? Me perdoe quem gosta, eu só posso chamar isso de barbárie.

Desde que barbárie é considerada cultura, ou seja, desde sempre.

maggie
Veterana
# out/09
· votar


O que os animais domésticos têm a ver com crimes ambientais?

Já existe um debate intenso sobre isso.
Por exemplo: touradas e rodeio pra mim são uma barbaridade.
Tem gente que acha que é esporte apertar a virilha de um touro pra deixá-lo mais bravo.

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Os ouvidos caninos são ultra-sensíveis, e considerando que na maioria das residências existem cães, então vamos lutar pra proibir shows de metal dentro das cidades.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a PL 4548/1998 - Projeto que exclui animais domésticos de crimes ambientais