As manias mais conhecidas ao volante e os seus prejuízos

Autor Mensagem
jimmy vandrake
Veterano
# ago/09
· votar


Alguém aí já consegue trocar as marchas no tempo ? Sem uso da embreagem ?

Luiz Almeida
Veterano
# ago/09
· votar


jimmy vandrake

Acho que isso só estraga o câmbio, não tem nenhuma vantagem.
Quem gosta de fazer isso é caminhoneiro.

Fahrenheit
Veterano
# ago/09
· votar


jimmy vandrake

Tenho nem coragem de tentar isso.

Gui
Veterano
# ago/09
· votar


jimmy vandrake
meu velho consegue...quando o disco de embreagem se foi num dos carros...ele colocou até quarta pra ir no mecanico (tava longe do mecanico de confiança dele)

eu nem tenho coragem de tentar isso..

Rafael Walkabout
Veterano
# ago/09
· votar


Bacana.

Lúthien Tasardur
Veterano
# ago/09
· votar


1. EMBREAGEM
Eu faço isso aí =\

Agora, uma mania que mt gente tem é de ao pisar no freio automaticamente pisar na embreagem quando sabe que o carro ira ter que parar (por exemplo, num sinal vermelho, ou num "pare").

Tb faço =\\\

Tirei carta esse ano, faço mais isso por falta de segurança, na minha cabeça fica "e se não der tempo de pisar na embreagem", odeio afogar o carro hehehe...vou tentar mudar isso

jimmy vandrake
Veterano
# ago/09
· votar


Luiz Almeida
Fahrenheit
Gui

Não é uma tecnica recomendada, mas é uma possibilidade quando se perde a embreagem.
Apenas para conhecimento geral esta tecnica é possível dentro das possibilidades mecanicas que o conjunto mecânico oferece.
Ocorre que o movimento do conjunto mecânico da caixa de marchas e velocidade do conjunto homocinético equalizam sua velocidade proporcionando a sincronização do conjunto, que é chamado de tempo. Neste exato momento é possível passar as marchas sem o uso da embreagem. Em alguns carros isto é possível com um pouco de prática e sensibilidade.
Os automóveis muito antigos, em alguns modelos sua caixa de câmbio não era sincronizada, então os motoristas precisavam desenvolver esta habilidade para uma melhor condução, ou então acionar a embreagem por 2 Xs, para colocar a marcha.
Um exemplo que vc pode usar sem danificar absolutamente nada, só por experiência e dentro do que o MajorKong perguntou.
Em velocidade constante de 60 Km/h, em 4ª marcha em local plano, experimente desengatar a marcha para a posição ponto morto. Você verá que a marcha se desengatará como se estivesse usando a embreagem. O engate da marcha seguinte sem embreagem é preciso saber a velocidade de giro do motor, em relação a velocidade do carro para que possa ser engatada, aí cada modelo tem sua característica, por que depende da relação das engrenagens de cada modelo. Não recomendo, mas no máximo sem uso de força dará uma arranhada na caixa.

Luiz Almeida
Veterano
# ago/09
· votar


jimmy vandrake

Cara, eu tentei e consegui trocar as marchas sem embrear, mas ainda não "peguei" direito o truque. Algumas vezes "engasgou" (mas cospiu logo).
Mas como disse acima, não vi nenhuma vantagem.

LeandroP
Moderador
# ago/09
· votar


Jack Holland

Quem fez essa pergunta foi o Sr. Burns, quando ele deu férias ao Smithers e precisou dirigir um carro.

dibass
Veterano
# ago/09
· votar


Jiuvaskala

obrigado!
Suas dicas mudaram minha vida!!!

Jack Holland
Veterano
# ago/09
· votar


Luiz Almeida
Acho que isso só estraga o câmbio, não tem nenhuma vantagem.
Quem gosta de fazer isso é caminhoneiro.


Se vc conseguir trocar a marcha no tempo EXATO, não há dano algum... se arranhar, pode danificar os anéis sincronizadores. O problema é que pra pegar as manhas tem que treinar bastante, o que aumenta o risco de danos enquanto vc aprende... pegue um carro já surradinho e de manutenção bem barata pra começar e vá treinando, depois que pegar o feeling já dá pra fazer nos outros sem problemas...

Sab_Ian
Veterano
# ago/09
· votar


Uma outra coisa que é errada, é segurar o carro na subida com o motor. Se for uma subida em que o fluxo é constante no trecho paralelo, e para entrar é preciso ser rápido, até vale se for por pouco tempo, mas, a prática constante disso desgasta embreagem e motor muito mais rápido.

Uma dica boa também é sempre que possível, rodar com o carro em rotação de média pra baixo. Quanto menos rotação, mais dura o motor, mas só não pode deixar morrer.

Rato
Veterano
# ago/09
· votar


a galera aqui manda. Aprendi a dirigir por aqui \o

jimmy vandrake
Veterano
# ago/09
· votar


Luiz Almeida

esse lance não é para fazer a toa. É para num momento de necessidade de perda de embreagem por exemplo, você ainda conseguir levar o carro até um lugar mais seguro, ou oficina, enfim.. .
Só para emergências.

Jack Holland
Veterano
# ago/09 · Editado por: Jack Holland
· votar


Sab_Ian

Perfeito!! +1

Mas nada como dar aquela estilingada uma vez ou outra =)

LeandroP
Moderador
# ago/09
· votar


Jack Holland
depois que pegar o feeling já dá pra fazer nos outros sem problemas...

É verdade... É puro feeling!

LeandroP
Moderador
# ago/09
· votar


Só tem que rezar pra não pegar o sinal fechado...

Luiz Almeida
Veterano
# ago/09
· votar


jimmy vandrake

Só fiz por curiosidade, caso tenha problemas com o carro é só acionar o serviço de guincho do seguro.....
:)

Jiuvaskala
Veterano
# ago/09
· votar


dibass
obrigado!
Suas dicas mudaram minha vida!!!


rs...vc dirige?

Luiz Almeida
4RODAS ou MOTOR????

bah, pra falar a verdade eu peguei do site do Ueba hahahah

Lucas Borlini
Veterano
# ago/09
· votar


10 Drogas que não devemos usar enquanto dirigimos:



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a As manias mais conhecidas ao volante e os seus prejuízos