As manias mais conhecidas ao volante e os seus prejuízos

Autor Mensagem
Jiuvaskala
Veterano
# ago/09 · Editado por: Jiuvaskala


1. EMBREAGEM

Muitos brasileiros deixam o pé apoiado sobre o pedal da embreagem quando dirigem. É um dos vícios mais comuns e difícil de ser superado. As alavancas desse sistema são responsáveis por multiplicar de oito para 400 quilos o peso aplicado sobre o pedal e separar o disco de embreagem do platô. O pé constantemente apoiado sobre o pedal acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%.

2. MÃO NA ALAVANCA

Dirigir com a mão pesando sobre a alavanca de marchas força o trambulador (peça fundamental na ligação entre o câmbio e as engrenagens da transmissão) e seus terminais, que podem desgastar-se excessivamente.

3. QUEBRA-MOLAS

Outro mau hábito é o de passar em uma lombada transversalmente (cada roda de uma vez). Essa prática pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores e rolamentos. Além disso, provoca maior torção da carroceria, o que pode empenar o monobloco.

4. BANGUELA

Na ânsia por economizar, alguns motoristas deixam o carro em ponto morto nas descidas. Nos veículos que têm injeção eletrônica, essa prática aumenta o consumo, além de sobrecarregar o sistema de freios, que não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo.


5. PEGAR NO TRANCO

Deve ser evitado em carros com injeção eletrônica, pois, se a bateria estiver arriada, a central eletrônica não funcionará com menos de 8 volts. Nesse caso, mesmo que o motor funcione, há ainda o risco da correia dentada não suportar o tranco e "pular alguns dentes", quebrando a harmonia de funcionamento do motor e criando o sério risco de empenar as válvulas. Nesse caso, o prejuízo é grande, pois o motor terá que ser aberto em sua parte superior. Outro problema decorrente deste hábito é que o combustível não queimado que descer pelo coletor de escape pode danificar de forma irreversível o catalisador (os mais baratos custam cerca de R$ 400). Por fim, se for fazer a famosa "chupeta" (ligar uma bateria em bom estado na descarregada), tome cuidado para não inverter os pólos. Isso poderia queimar a central eletrônica, que custa mais de R$ 1.000,00.


6. ÚLTIMA ACELERADA

Alguns vícios passam de pai para filho e continuam causando prejuízos. Os problemas vão da postura ao dirigir ao comportamento no trânsito, passando por falsas idéias de economia. Motoristas que possuem o hábito de dar uma última acelerada antes de desligar o carro não sabem que isso só serve para desperdiçar gasolina e aumentar as chances de danificar o motor. Isso porque o combustível não queimado irá "lavar" o óleo das paredes do cilindro do motor. Quando ligar o carro novamente, anéis e pistão vão funcionar, por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais rápido.


7. BRAÇO NA JANELA

Além do perigo de não conseguir fazer uma manobra de emergência, pode custar multa bem cara e perda de quatro pontos no prontuário.

8. NÃO ESQUENTE

Veículos mais novos, que têm injeção eletrônica, não precisam ser aquecidos antes de entrar em movimento. O sistema programa a lubrificação e a mistura ar/combustível. Além disso, a maior eficiência da bomba de óleo e de gasolina proporcionam o desempenho adequado mesmo com o motor frio.

9. ESTACIONAMENTO

Apoiar o pneu no passeio faz com que ele sofra a pressão do peso do veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições de balanceamento do conjunto rodas/pneus.
10. SUSPENSÃO

Ao ver um buraco na estrada, alguns motoristas têm a péssima mania de frear bruscamente. Com a roda travada, o impacto é muito maior, o que sobrecarrega a suspensão e o próprio sistema de freios. A roda venceria este obstáculo muito mais facilmente, se estivesse em movimento.

11. DIREÇÃO HIDRÁULICA

Não gire o volante com direção hidráulica com o motor desligado. Isso pode forçar a tampa do reservatório, causando derramamento de fluído ou, até mesmo, deslocar a tampa. Mesmo com o motor funcionando, não se deve deixar o volante completamente virado por mais de 15 segundos. Nessa condição, o óleo é bastante aquecido pela bomba da direção hidráulica, o que pode causar danos no sistema e ruídos.


12. ENCHENTE

Passar por trechos alagados pode ser bastante oneroso para o proprietário do carro, caso o motor aspire água em vez de ar, provocando o calço hidráulico: como o pistão recebe água, que não se comprime, pode travar o motor e entortar as bielas, danificando-as seriamente. Evite passar por locais alagados quando a água ultrapassar a metade da roda.

Dogs2
Veterano
# ago/09
· votar


(esperando discursozinho começando com "o brasileiro")

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Dúvida que eu sempre tive: precisa pisar na embreagem pra passar pro ponto morto?

Headstock invertido
Veterano
# ago/09
· votar


primeira pagina o/

ROTTA
Veterano
# ago/09
· votar


É raro alguém que nunca teve algum desses vícios...

Abraços.

TWT ICE
Veterano
# ago/09
· votar


MajorKong
sim

Carpano-Jr.
Veterano
# ago/09
· votar


3. QUEBRA-MOLAS

Outro mau hábito é o de passar em uma lombada transversalmente (cada roda de uma vez). Essa prática pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores e rolamentos. Além disso, provoca maior torção da carroceria, o que pode empenar o monobloco.


Tudo bem que eu não dirijo, mas como é que isso acontece?

The_Fourth_Horseman
Veterano
# ago/09 · Editado por: The_Fourth_Horseman
· votar


Carpano-Jr.

de ladinho

1. EMBREAGEM

Muitos brasileiros deixam o pé apoiado sobre o pedal da embreagem quando dirigem. É um dos vícios mais comuns e difícil de ser superado. As alavancas desse sistema são responsáveis por multiplicar de oito para 400 quilos o peso aplicado sobre o pedal e separar o disco de embreagem do platô. O pé constantemente apoiado sobre o pedal acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%.

essa é a minha..

Jiuvaskala
Veterano
# ago/09
· votar


Carpano-Jr.

Tudo bem que eu não dirijo, mas como é que isso acontece?

Assim ó: Quec

Kamus23
Veterano
# ago/09
· votar


MajorKong

Dúvida que eu sempre tive: precisa pisar na embreagem pra passar pro ponto morto?


Mas quando você pisa na embreagem, você esta em ponto morto, mas se quiser, pode passar para o ponto morto, e soltar a embreagem

Headstock invertido
Veterano
# ago/09
· votar


pra usar o freio tem que pisar na embreagem?

_FrEd_
Veterano
# ago/09
· votar


Headstock invertido

Não, alias nem eh recomendado fazer isso...

Dogs2
Veterano
# ago/09
· votar


Headstock invertido
pra usar o freio tem que pisar na embreagem?

q

_FrEd_
Veterano
# ago/09
· votar


Carpano-Jr.

Tudo bem que eu não dirijo, mas como é que isso acontece?

Como mostra a foto acima, os motoristas fazem isso em carros rebaixados, ou que são baixos mesmo. O objetivo eh não ralar o escapamento ou outra parte baixa pq qnd vc passa assim na lombada o carro permanece alto durante a passagem. Se vc passa primeiro com as 2 rodas dianteiras o carro volta a altura normal e ae rala msm.

Eu nunca precisei fazer isso, soh quando o carro esta mt pesado...

Kamus23
Veterano
# ago/09
· votar


_FrEd_

Não, alias nem eh recomendado fazer isso...

Mas as vezes sim, quando você pisa na embreagem o carro perde força, assim ajudando a diminuir a velocidade...

Não é?

Tirei a CNH agora, porisso sou meio novato, mas foi isso que me falaram

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar


Kamus23
Você tem que pisar na embreagem quando vai parar ou desacelerar muito, pro carro não morrer.

_FrEd_
Veterano
# ago/09
· votar


Kamus23

Na verdade a pergunta foi se pra freiar TEM que pisar na embreagem, e isso, vc sabe, que é claro que não.

Agora, uma mania que mt gente tem é de ao pisar no freio automaticamente pisar na embreagem quando sabe que o carro ira ter que parar (por exemplo, num sinal vermelho, ou num "pare").

Isso eu sei que é errado. A embreagem deve ser usada apenas para as transmissões do câmbio, em pequenos intervalos. Os detalhes técnicos eu n sei.

Mas as vezes sim, quando você pisa na embreagem o carro perde força, assim ajudando a diminuir a velocidade...

Pode até ser, mas n há necessidade em fazer isso.


MajorKong

Dúvida que eu sempre tive: precisa pisar na embreagem pra passar pro ponto morto?


Kr, eu n entendo mt sobre isso, mas um colega meu, que tem um celta, as vezes mudava a macha sem embreagem. Ele esperava o momento certo, quando o motor "pedia" a mudança e engatava. Mas ele nunca reduziu, soh aumentava a marcha. Acredito que isso seja possivel de fazer, mas eu n arrisco estragar o carro a toa.

Mas passar pra ponto morto talvez ateh seja possivel sem a embreagem, mas a probabilidade de n dar certo, e estragar as correias eh meio alta.

Luiz Almeida
Veterano
# ago/09
· votar


Kamus23

Mas as vezes sim, quando você pisa na embreagem o carro perde força, assim ajudando a diminuir a velocidade...

Não é?


Quando se pisa na embreagem o carro perde a ação do motor sobre as rodas, assim as rodas passam a rodar cada uma por sua conta.
A velocidade não diminui, apenas o carro não tem mais controle da tração do motor. Com o carro engatado/engrenado sem acelerar, a velocidade pode diminuir mais rápido


MajorKong

Dúvida que eu sempre tive: precisa pisar na embreagem pra passar pro ponto morto?

É bom acionar a embreagem sim, já quebrei o kit de engate do câmbio por colocar o câmbio em ponto morto sem embrear, e o carro estava desligado e estacionado.


Jiuvaskala

4RODAS ou MOTOR????

Jack Holland
Veterano
# ago/09
· votar


Nunca tive nenhum desses vícios.

MajorKong
Veterano
# ago/09
· votar



Agora, uma mania que mt gente tem é de ao pisar no freio automaticamente pisar na embreagem quando sabe que o carro ira ter que parar (por exemplo, num sinal vermelho, ou num "pare").

Isso eu sei que é errado.


Não é errado. Se você pisar só no freio, o carro vai morrer.

Jack Holland
Veterano
# ago/09
· votar


MajorKong
Não é errado. Se você pisar só no freio, o carro vai morrer.

Negativo. O carro só vai morrer se o giro cair abaixo do regime de marcha lenta, SÓ AÍ ENTÃO é que vc pisa na embreagem pra evitar que isso aconteça.

brunohardrocker
Veterano
# ago/09
· votar


2. MÃO NA ALAVANCA

Dirigir com a mão pesando sobre a alavanca de marchas força o trambulador (peça fundamental na ligação entre o câmbio e as engrenagens da transmissão) e seus terminais, que podem desgastar-se excessivamente.


Poxa...

lula_molusco
Veterano
# ago/09
· votar


quando você pisa na embreagem o carro perde força
Não! Quando você pisa na embreagem o carro não faz mas uso do freio motor e vai diminuir a velocidade só com a inérsia. Dependendo da situação, se você estiver reduzindo a marcha, por exemplo, se pisar na embreagem o carro embala mais do que se continuasse engatado.

MatheusMX
Veterano
# ago/09
· votar


A frenagem mais eficaz é: freio + redução de marchas utilizando o freio-motor.

james_the_bronson
Veterano
# ago/09
· votar


7. BRAÇO NA JANELA

Além do perigo de não conseguir fazer uma manobra de emergência, pode custar multa bem cara e perda de quatro pontos no prontuário.


Ahhh :\ ...

_FrEd_
Veterano
# ago/09
· votar


lula_molusco

inérsia

Primeira vez que eu vejo vc escrevendo bizarramente errado..

Jack Holland

O carro só vai morrer se o giro cair abaixo do regime de marcha lenta, SÓ AÍ ENTÃO é que vc pisa na embreagem pra evitar que isso aconteça.

Exato, e isso foi bastante orientado pra mim durante as aulas. E hj eu ja nem faço mais isso, o maximo que eu faço é deixar o carro desengatado e ir freiando. Creio que n seja o mais correto, mas eh melhor do que sentar o pé na embreagem e ir freiando.

GiulianoB
Veterano
# ago/09 · Editado por: GiulianoB
· votar


bem, eu aprendi dirigir faz uns 15 anos, mas habilitação tirei tem 10 anos, e de todos os "vícios" acima o único que eu tenho é o braço pra fora hehe

LeandroP
Moderador
# ago/09
· votar


A embreagem fica do lado do pedal aceleratário ou do desaceleratário?

Jack Holland
Veterano
# ago/09
· votar


_FrEd_
Exato, e isso foi bastante orientado pra mim durante as aulas. E hj eu ja nem faço mais isso, o maximo que eu faço é deixar o carro desengatado e ir freiando. Creio que n seja o mais correto, mas eh melhor do que sentar o pé na embreagem e ir freiando.

Depende da rotação que vc estiver, se for alta, melhor tirar o pé somente, e desengatar quando o giro estiver a menos de 2000, antes de parar, para aproveitar o cut-off e o freio motor, principalmente em declives. Se vc for parar um pouco mais longe e quiser aproveitar o embalo do carro até lá, melhor fazer isso que vc faz.

LeandroPanucci

Nenhum dos dois, fica no eixo piloto, entre o platô e o volante do motor =)

ROTTA
Veterano
# ago/09
· votar


_FrEd_ tá 100% certo aí no lance de freio X embragem.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a As manias mais conhecidas ao volante e os seus prejuízos