Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      As manias mais conhecidas ao volante e os seus prejuízos

      Autor Mensagem
      Jiuvaskala
      Veterano
      # ago/09 · Editado por: Jiuvaskala


      1. EMBREAGEM

      Muitos brasileiros deixam o pé apoiado sobre o pedal da embreagem quando dirigem. É um dos vícios mais comuns e difícil de ser superado. As alavancas desse sistema são responsáveis por multiplicar de oito para 400 quilos o peso aplicado sobre o pedal e separar o disco de embreagem do platô. O pé constantemente apoiado sobre o pedal acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%.

      2. MÃO NA ALAVANCA

      Dirigir com a mão pesando sobre a alavanca de marchas força o trambulador (peça fundamental na ligação entre o câmbio e as engrenagens da transmissão) e seus terminais, que podem desgastar-se excessivamente.

      3. QUEBRA-MOLAS

      Outro mau hábito é o de passar em uma lombada transversalmente (cada roda de uma vez). Essa prática pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores e rolamentos. Além disso, provoca maior torção da carroceria, o que pode empenar o monobloco.

      4. BANGUELA

      Na ânsia por economizar, alguns motoristas deixam o carro em ponto morto nas descidas. Nos veículos que têm injeção eletrônica, essa prática aumenta o consumo, além de sobrecarregar o sistema de freios, que não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo.


      5. PEGAR NO TRANCO

      Deve ser evitado em carros com injeção eletrônica, pois, se a bateria estiver arriada, a central eletrônica não funcionará com menos de 8 volts. Nesse caso, mesmo que o motor funcione, há ainda o risco da correia dentada não suportar o tranco e "pular alguns dentes", quebrando a harmonia de funcionamento do motor e criando o sério risco de empenar as válvulas. Nesse caso, o prejuízo é grande, pois o motor terá que ser aberto em sua parte superior. Outro problema decorrente deste hábito é que o combustível não queimado que descer pelo coletor de escape pode danificar de forma irreversível o catalisador (os mais baratos custam cerca de R$ 400). Por fim, se for fazer a famosa "chupeta" (ligar uma bateria em bom estado na descarregada), tome cuidado para não inverter os pólos. Isso poderia queimar a central eletrônica, que custa mais de R$ 1.000,00.


      6. ÚLTIMA ACELERADA

      Alguns vícios passam de pai para filho e continuam causando prejuízos. Os problemas vão da postura ao dirigir ao comportamento no trânsito, passando por falsas idéias de economia. Motoristas que possuem o hábito de dar uma última acelerada antes de desligar o carro não sabem que isso só serve para desperdiçar gasolina e aumentar as chances de danificar o motor. Isso porque o combustível não queimado irá "lavar" o óleo das paredes do cilindro do motor. Quando ligar o carro novamente, anéis e pistão vão funcionar, por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais rápido.


      7. BRAÇO NA JANELA

      Além do perigo de não conseguir fazer uma manobra de emergência, pode custar multa bem cara e perda de quatro pontos no prontuário.

      8. NÃO ESQUENTE

      Veículos mais novos, que têm injeção eletrônica, não precisam ser aquecidos antes de entrar em movimento. O sistema programa a lubrificação e a mistura ar/combustível. Além disso, a maior eficiência da bomba de óleo e de gasolina proporcionam o desempenho adequado mesmo com o motor frio.

      9. ESTACIONAMENTO

      Apoiar o pneu no passeio faz com que ele sofra a pressão do peso do veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições de balanceamento do conjunto rodas/pneus.
      10. SUSPENSÃO

      Ao ver um buraco na estrada, alguns motoristas têm a péssima mania de frear bruscamente. Com a roda travada, o impacto é muito maior, o que sobrecarrega a suspensão e o próprio sistema de freios. A roda venceria este obstáculo muito mais facilmente, se estivesse em movimento.

      11. DIREÇÃO HIDRÁULICA

      Não gire o volante com direção hidráulica com o motor desligado. Isso pode forçar a tampa do reservatório, causando derramamento de fluído ou, até mesmo, deslocar a tampa. Mesmo com o motor funcionando, não se deve deixar o volante completamente virado por mais de 15 segundos. Nessa condição, o óleo é bastante aquecido pela bomba da direção hidráulica, o que pode causar danos no sistema e ruídos.


      12. ENCHENTE

      Passar por trechos alagados pode ser bastante oneroso para o proprietário do carro, caso o motor aspire água em vez de ar, provocando o calço hidráulico: como o pistão recebe água, que não se comprime, pode travar o motor e entortar as bielas, danificando-as seriamente. Evite passar por locais alagados quando a água ultrapassar a metade da roda.

      Dogs2
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      (esperando discursozinho começando com "o brasileiro")

      MajorKong
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      Dúvida que eu sempre tive: precisa pisar na embreagem pra passar pro ponto morto?

      Headstock invertido
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      primeira pagina o/

      ROTTA
      Moderador
      # ago/09
      · votar


      É raro alguém que nunca teve algum desses vícios...

      Abraços.

      TWT ICE
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      MajorKong
      sim

      Carpano-Jr.
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      3. QUEBRA-MOLAS

      Outro mau hábito é o de passar em uma lombada transversalmente (cada roda de uma vez). Essa prática pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores e rolamentos. Além disso, provoca maior torção da carroceria, o que pode empenar o monobloco.


      Tudo bem que eu não dirijo, mas como é que isso acontece?

      The_Fourth_Horseman
      Veterano
      # ago/09 · Editado por: The_Fourth_Horseman
      · votar


      Carpano-Jr.

      de ladinho

      1. EMBREAGEM

      Muitos brasileiros deixam o pé apoiado sobre o pedal da embreagem quando dirigem. É um dos vícios mais comuns e difícil de ser superado. As alavancas desse sistema são responsáveis por multiplicar de oito para 400 quilos o peso aplicado sobre o pedal e separar o disco de embreagem do platô. O pé constantemente apoiado sobre o pedal acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%.

      essa é a minha..

      Jiuvaskala
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      Carpano-Jr.

      Tudo bem que eu não dirijo, mas como é que isso acontece?

      Assim ó: Quec

      Kamus23
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      MajorKong

      Dúvida que eu sempre tive: precisa pisar na embreagem pra passar pro ponto morto?


      Mas quando você pisa na embreagem, você esta em ponto morto, mas se quiser, pode passar para o ponto morto, e soltar a embreagem

      Headstock invertido
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      pra usar o freio tem que pisar na embreagem?

      _FrEd_
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      Headstock invertido

      Não, alias nem eh recomendado fazer isso...

      Dogs2
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      Headstock invertido
      pra usar o freio tem que pisar na embreagem?

      q

      _FrEd_
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      Carpano-Jr.

      Tudo bem que eu não dirijo, mas como é que isso acontece?

      Como mostra a foto acima, os motoristas fazem isso em carros rebaixados, ou que são baixos mesmo. O objetivo eh não ralar o escapamento ou outra parte baixa pq qnd vc passa assim na lombada o carro permanece alto durante a passagem. Se vc passa primeiro com as 2 rodas dianteiras o carro volta a altura normal e ae rala msm.

      Eu nunca precisei fazer isso, soh quando o carro esta mt pesado...

      Kamus23
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      _FrEd_

      Não, alias nem eh recomendado fazer isso...

      Mas as vezes sim, quando você pisa na embreagem o carro perde força, assim ajudando a diminuir a velocidade...

      Não é?

      Tirei a CNH agora, porisso sou meio novato, mas foi isso que me falaram

      MajorKong
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      Kamus23
      Você tem que pisar na embreagem quando vai parar ou desacelerar muito, pro carro não morrer.

      _FrEd_
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      Kamus23

      Na verdade a pergunta foi se pra freiar TEM que pisar na embreagem, e isso, vc sabe, que é claro que não.

      Agora, uma mania que mt gente tem é de ao pisar no freio automaticamente pisar na embreagem quando sabe que o carro ira ter que parar (por exemplo, num sinal vermelho, ou num "pare").

      Isso eu sei que é errado. A embreagem deve ser usada apenas para as transmissões do câmbio, em pequenos intervalos. Os detalhes técnicos eu n sei.

      Mas as vezes sim, quando você pisa na embreagem o carro perde força, assim ajudando a diminuir a velocidade...

      Pode até ser, mas n há necessidade em fazer isso.


      MajorKong

      Dúvida que eu sempre tive: precisa pisar na embreagem pra passar pro ponto morto?


      Kr, eu n entendo mt sobre isso, mas um colega meu, que tem um celta, as vezes mudava a macha sem embreagem. Ele esperava o momento certo, quando o motor "pedia" a mudança e engatava. Mas ele nunca reduziu, soh aumentava a marcha. Acredito que isso seja possivel de fazer, mas eu n arrisco estragar o carro a toa.

      Mas passar pra ponto morto talvez ateh seja possivel sem a embreagem, mas a probabilidade de n dar certo, e estragar as correias eh meio alta.

      Luiz Almeida
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      Kamus23

      Mas as vezes sim, quando você pisa na embreagem o carro perde força, assim ajudando a diminuir a velocidade...

      Não é?


      Quando se pisa na embreagem o carro perde a ação do motor sobre as rodas, assim as rodas passam a rodar cada uma por sua conta.
      A velocidade não diminui, apenas o carro não tem mais controle da tração do motor. Com o carro engatado/engrenado sem acelerar, a velocidade pode diminuir mais rápido


      MajorKong

      Dúvida que eu sempre tive: precisa pisar na embreagem pra passar pro ponto morto?

      É bom acionar a embreagem sim, já quebrei o kit de engate do câmbio por colocar o câmbio em ponto morto sem embrear, e o carro estava desligado e estacionado.


      Jiuvaskala

      4RODAS ou MOTOR????

      Jack Holland
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      Nunca tive nenhum desses vícios.

      MajorKong
      Veterano
      # ago/09
      · votar



      Agora, uma mania que mt gente tem é de ao pisar no freio automaticamente pisar na embreagem quando sabe que o carro ira ter que parar (por exemplo, num sinal vermelho, ou num "pare").

      Isso eu sei que é errado.


      Não é errado. Se você pisar só no freio, o carro vai morrer.

      Jack Holland
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      MajorKong
      Não é errado. Se você pisar só no freio, o carro vai morrer.

      Negativo. O carro só vai morrer se o giro cair abaixo do regime de marcha lenta, SÓ AÍ ENTÃO é que vc pisa na embreagem pra evitar que isso aconteça.

      brunohardrocker
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      2. MÃO NA ALAVANCA

      Dirigir com a mão pesando sobre a alavanca de marchas força o trambulador (peça fundamental na ligação entre o câmbio e as engrenagens da transmissão) e seus terminais, que podem desgastar-se excessivamente.


      Poxa...

      lula_molusco
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      quando você pisa na embreagem o carro perde força
      Não! Quando você pisa na embreagem o carro não faz mas uso do freio motor e vai diminuir a velocidade só com a inérsia. Dependendo da situação, se você estiver reduzindo a marcha, por exemplo, se pisar na embreagem o carro embala mais do que se continuasse engatado.

      MatheusMX
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      A frenagem mais eficaz é: freio + redução de marchas utilizando o freio-motor.

      james_the_bronson
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      7. BRAÇO NA JANELA

      Além do perigo de não conseguir fazer uma manobra de emergência, pode custar multa bem cara e perda de quatro pontos no prontuário.


      Ahhh :\ ...

      _FrEd_
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      lula_molusco

      inérsia

      Primeira vez que eu vejo vc escrevendo bizarramente errado..

      Jack Holland

      O carro só vai morrer se o giro cair abaixo do regime de marcha lenta, SÓ AÍ ENTÃO é que vc pisa na embreagem pra evitar que isso aconteça.

      Exato, e isso foi bastante orientado pra mim durante as aulas. E hj eu ja nem faço mais isso, o maximo que eu faço é deixar o carro desengatado e ir freiando. Creio que n seja o mais correto, mas eh melhor do que sentar o pé na embreagem e ir freiando.

      GiulianoB
      Veterano
      # ago/09 · Editado por: GiulianoB
      · votar


      bem, eu aprendi dirigir faz uns 15 anos, mas habilitação tirei tem 10 anos, e de todos os "vícios" acima o único que eu tenho é o braço pra fora hehe

      LeandroP
      Moderador
      # ago/09
      · votar


      A embreagem fica do lado do pedal aceleratário ou do desaceleratário?

      Jack Holland
      Veterano
      # ago/09
      · votar


      _FrEd_
      Exato, e isso foi bastante orientado pra mim durante as aulas. E hj eu ja nem faço mais isso, o maximo que eu faço é deixar o carro desengatado e ir freiando. Creio que n seja o mais correto, mas eh melhor do que sentar o pé na embreagem e ir freiando.

      Depende da rotação que vc estiver, se for alta, melhor tirar o pé somente, e desengatar quando o giro estiver a menos de 2000, antes de parar, para aproveitar o cut-off e o freio motor, principalmente em declives. Se vc for parar um pouco mais longe e quiser aproveitar o embalo do carro até lá, melhor fazer isso que vc faz.

      LeandroPanucci

      Nenhum dos dois, fica no eixo piloto, entre o platô e o volante do motor =)

      ROTTA
      Moderador
      # ago/09
      · votar


      _FrEd_ tá 100% certo aí no lance de freio X embragem.

      Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a As manias mais conhecidas ao volante e os seus prejuízos

      299.922 tópicos 7.781.065 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2016 Studio Sol Comunicação Digital