Tutorial - Mercado de Ações l by Rato

Autor Mensagem
Atomic
Veterano
# out/07
· votar


ae rato ta ficando massa! deve ter dado um trabalho do cao digitar isso

alguns errinhos:
-a taxa de custodia eh cobrada pela cblc, nao pela corretora e custa R$15 por mes, por conta (e nao pela quantidade de acoes)
-corretoras podem sim ter corretagem variavel (e nao so bancos)
-na parte de imposto, se as vendas passarem de 20k comeca a reter IR na fonte (1% pra day trade e 0.005% pra posicao)--dai o sujeito tem q abatar isso dai no calculo
-nao eh bem um erro pq n tem regra fixa, mas qualquer numero maior q 3 e menor q 10 no codigo da acao geralmente eh PN

e mais umas sugestoes:
-colocar q acao ON tem direito a voto em decisoes
-colocar q PN nao tem direito a voto, mas tem divindendo maior
-colocar q as small caps sao chamadas d micos
-na parte de escolher corretora, eh importante tambem ver se o home broker dela da lag, se cai toda hora e se ela tem stop (e de quais tipos)
-se a corretora for de taxa variavel, pode tentar conseguir devolucao de corretagem (funciona como um desconto), mas dai ja precisa de uma grana maior pra operar
-na parte de alavancagem podia falar sobre mercado a termo, comprando a termo da pra alavancar com menos risco q comprando opcao (mas n pode exagerar tambem e alavancar 5x)
-uma parte mais detalhada sobre opcoes

Atomic
Veterano
# out/07 · Editado por: Atomic
· votar


ah mais uma coisa.. isso era uma coisa q pode parecer obvia pra quem ja opera ou conhece o mercado mas me confundia (e confunde uma porrada de gente) antes de comecar a operar:

muita gente pensa q a cotacao eh o "valor fixo" da compra/venda d acoes naquela hora, mas n eh

supoe q a vale5 ta a R$52 e vc quer comprar
vc nao compra necessariamente pelo valor da cotacao, a bolsa funciona como um mercado, vc da a ordem a qualquer valor que quiser e o sistema checa se tem uma ordem de venda menor ou igual a sua. se tiver ele faz o negocio mais barato possivel..
supoe q tem uma ordem de venda la a 52.50 e vc da a ordem de compra a 53.. o negocio vai ser concluido a 52.50 e ai a cotacao vai ser atualizada pra 52.50!
a cotacao n eh nada alem do valor do ultimo negocio, eh so uma referencia..
se tiver alguem vendendo a 100 e outro disposto a comprar (mesmo q seja absurdo) o negocio pode ser feito.

isso eh um dos motivos q cotacoes d micos n sao confiaveis: a frequencia de negocios (liquidez) eh pequena entao um negocio "com preco estranho" no dia ja pode alterar a cotacao pelo resto do dia e mudar o preco artificialmente


ficou confuso mas espero q de pra entender
rato se quiser reescrever isso ae ia ficar melhor ;)

Índio_DT
Veterano
# out/07
· votar


Porra!!!
Stick nesse tópico ae mano!

Rato
Veterano
# out/07
· votar


corretoras podem sim ter corretagem variavel (e nao so bancos)
exato guras;
a INtra cobra variável =)

-a taxa de custodia eh cobrada pela cblc, nao pela corretora e custa R$15 por mes, por conta (e nao pela quantidade de acoes)
será guras?
nunca me cobraram taxa de Custódia.
opero pelo Banif

colocar q as small caps sao chamadas d micos
haha e que nós somos os sardinhas =)

boa guras;
vamos falando!

poutz! mercado a termo merece um tópico extra ;)

Kensei
Veterano
# out/07
· votar


Rato
Tá brincando com a INTRA ?

Atomic
Veterano
# out/07
· votar


exato guras;
a INtra cobra variável =)

eu opero por ela :P

será guras?
nunca me cobraram taxa de Custódia.
opero pelo Banif

eita q estranho... no site da intra ta falando q sim:
http://www.intra.com.br/materias.php?cd_secao=95&codant=
mas agora q vc falou fui conferir na cblc e ta falando q nao:
http://www.cblc.com.br/cblc/ACBLC/Faqresp.asp?tit=15
(parte 8)

fica ae o aviso pra quem for comecar a operar.. esse povo de banco e corretora eh todo safado, fiquem espertos ;0

haha e que nós somos os sardinhas =)
temos q tomar cuidado com os tubaroes uAHAUhaUHAuaHauhA

poutz! mercado a termo merece um tópico extra ;)
certeza! se tiver com tempo faz um sobre opcoes tambem e outro sobre operar na bm&f (mini indices e coisas do tipo.. n sei direito como funciona)

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


Belo tópico, to tentando ler tudo, desde ontem...

parabens

maggie
Veterana
# out/07
· votar


Quem diria, rendeu mais de 30 posts.

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


maggie

dá uma ajuda lá pro garoto

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/172733/p0#4698266

Wrvieira
Veterano
# out/07
· votar


maggie

É o desespero pra ganhar dinheiro fácil...

TG Aoshi
Veterano
# out/07
· votar


Rato
Haha! Bom tópico, Rato!

Tava esperando tanto (bom nem tanto assim...) que até tinha me esquecido disso.! =P

guschard
Veterano
# out/07
· votar


Rato
ow, na media, da pra tira qts % por mes??/
tpw, eu to ligado q uns meses ganha +, otros ganha -, soh q da pra mante uma media d uns 5% ao mes?

adnz
Veterano
# out/07
· votar


Sensacional, nem ganho meu dinheiro ainda, mas pretendo brincar muito com isso. Me deu uma luz, heh.

Rato
Veterano
# out/07
· votar


boa guras;

Vamos lá!
Mais uma estratégia de Alavancagem =)

Mercado a termo: Pra começar vc precisa ter sua própria carteira de ações como garantia e nas grandes quedas da bolsa, sem um tostão no bolso, vc pega "emprestado" uma ações com juros fixos de +/- 0,75% ao mês (por até 36 meses) e compra um "x" de ações
na recuperação da bolsa.
Vc tem 3 opções na data de vencimento:
1- fica com elas,
2- realiza a venda delas e fica com lucro (descontando os juros do financiador que te emprestou)
3- faz a rolagem do processo por mais meses, sendo que as ações são vendidas no dia do vencimento e recompradas a preço de mercado na data + novos juros pelo novo período de Termo.


O pior risco é das ações cairem de preço no período do termo (ex. 2 ou 3 meses de queda, o que é raro).
Dificilmente isto ocorre com blue chips. Mas se cair vc leva ferro brabo.

P q usar este mercado?

1- vender as ações e realizar o lucro sem usar seu dinheiro - alavancagem pura, mas com lastro em ações da sua carteira, as quais vc dá (na verdade, ficam imobilizadas) em garantia das outras que vc fez o termo, assim o financiador nunca leva calote. Por isso os juros são baixos. Suas ações que estão como garantia não podem ser negociadas no período do termo!!!


2- reforçar sua carteira num período que vc está sem grana
As ações estão com um bom desconto e vc pretende comprá-las num futuro próximo (quando sabe que entrará o dinheiro esperado). Assim, vc mesmo sem dinheiro garante um preço baixo para as ações desejadas.

Obs.:
No período do Termo, todos os benefícios das ações são seus - todos os proventos ( entenda-se dividendos, juros sobre capital próprio, etc) mesmo que vc depois as venda (10 dias, 20 dias ou 4 meses, que sejam). Nos dias em que elas ficaram sob sua "custódia", todos os proventos destes referidos dias serão seus.

no www.bovespa.com.br tá bem legalzinho de ler tb =)
O que é uma operação a termo ?
é a compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado, a contar da data da operação em pregão, resultando em um contrato entre as partes.
fonte: bovespa


eu nunca fiz esse tipo de operação mas funciona +/- assim =)
é bom pra quem já tem uma certa experiêcia no mercado de açoes.

jkdias
Veterano
# out/07
· votar


Rato

Na porcaria da faculdade a putada não ensina isso

geralmente tem sim, chama-se Mercado de Capitais... (pelo menos para Economia e Administração de Empresas)

mas o professor tem q ser bom para passar o conteúdo com clareza.

Rato
Veterano
# out/07
· votar


Kensei
Tá brincando com a INTRA ?

boa guras;
Não. tenho conta no Banif.
Tenho um ex professor que trabalha por lá
=)

Ed_Vedder
Belo tópico, to tentando ler tudo, desde ontem...
=)


maggie
Quem diria, rendeu mais de 30 posts.
haha!
sucessossssssss!

guschard
tpw, eu to ligado q uns meses ganha +, otros ganha -, soh q da pra mante uma media d uns 5% ao mes?
então guras;
Isso realmente é muito relativo. A estratégia que uso para tirar 5% ao mês é com opções cobertas. Isso é garantia a menos que aconteça uma tragédia no mercado.
No demais, alavancagens com opções secas e mais compras descobertas em IPO's.
O resultado varia bastante.

Aí vc pergunta, o que é lançamento de opções cobertas?
Logo explico =)

Dá para tirar 2% ao dia com operações Day trade tb mas é foda.

Enfim, se fosse fácil todo mundo estava rico =)

TG Aoshi
Haha! Bom tópico, Rato!
boa guras;
faça bom uso

jkdias
Veterano
# out/07
· votar


Atomic
a taxa de custodia eh cobrada pela cblc, nao pela corretora e custa R$15 por mes, por conta (e nao pela quantidade de acoes)

estranho, itautrade cobra 10,80 por conta e econofinance (Banif) não cobra taxa de custódia...

Rato
Veterano
# out/07
· votar


jkdias
geralmente tem sim, chama-se Mercado de Capitais... (pelo menos para Economia e Administração de Empresas)
=)
a matéria que eu tinha se chamava Administração Orçamentária.
O professor até comentou à respeito mas era péssimo haha
deve ser por isso =/

maggie
Veterana
# out/07
· votar


Ed_Vedder
dá uma ajuda lá pro garoto
OK

baz
Veterano
# out/07
· votar


vou dar uma dica, só uma vez.

O lance é investir em ações de empresas fabricantes de secadores e chapinhas, devido à proliferação de "emos" que utilizam esses produtos. Esse mercado é muito promissor.

Kensei
Veterano
# out/07
· votar


Na porcaria da faculdade a putada não ensina isso

geralmente tem sim, chama-se Mercado de Capitais... (pelo menos para Economia e Administração de Empresas)


Na minha era uma matéria eletiva, e não obrigatória, eu acabei fazendo "Macroeconomia e Mercado de Capitais", mas como toda matéria eletiva, não era lá grandes coisas, mas até que bacana.

Atomic
Veterano
# out/07
· votar


guschard
ow, na media, da pra tira qts % por mes??/
tpw, eu to ligado q uns meses ganha +, otros ganha -, soh q da pra mante uma media d uns 5% ao mes?


cara, manter uma media de 5% por alguns anos so comprando acoes eh dificil.. nao vou dizer q eh impossivel, mas eh bem complicado

eu conheço 3 alternativas razoaveis:
1-ficar comprado alavancado usando termo: por exemplo, se vc tiver uma rentabilidade media da vale dos ultimos 7 anos de 3.4% e tiver alavancado 1.78x ja da os seus 5% ;) mas tem q tomar cuidado.. se alavancar d+ ou der uma queda brutal vc leva ferro. E NAO FACA ISSO COM MICOS!

2-como disse o rato, ficar comprado na acao e fazer venda coberta de opcao pra proteger nas quedas (hedge)-pra fazer isso tem q saber um pouco de analisa grafica, identificar tendencia de curto prazo, reversao e eh util saber as gregas de opcoes

3-fazer as 2 acima ao mesmo tempo ;)

day trade ja eh mais complicado.. segundo um estudo desse cara:
http://faculty.haas.berkeley.edu/odean/
mais de 90% (nao lembro o valor) do pessoal q opera intraday leva ferro..
eh perigoso, o cara empolga, esquece da corretagem e emolumentos, faz trade em excesso, pensa q ta ganhando mas ta perdendo.. isso sem contar q da desespero e vc pode agir sem pensar.. ai ja viu!

se quiser operar intraday ou curto prazo eh MUITO importante a corretora ter stop no homebroker, pra vc nao ter q ficar la de olho o dia todo correndo o risco de bobiar e perder o movimento

Atomic
Veterano
# out/07
· votar


Rato

ta ficando mto bom o tutorial!

Kensei
Veterano
# out/07
· votar


Rato
Ah tá, é que tenho um irmão lá dentro;

Rato
Veterano
# out/07
· votar


Atomic
ta ficando mto bom o tutorial!
boa guras =)

Kensei
Ah tá, é que tenho um irmão lá dentro;
ae!
pergunta pro seu Brother se vale a pena reservar uns 300k no IPO da Bovespa
haha =)

Atomic
Veterano
# out/07
· votar


Rato
ih cara, eles tao querendo bloquear flippers nesse ipo:

Nessa oferta, o critério de rateio será aplicado de forma diferenciada, de modo a permitir que os investidores que tenham um histórico de manutenção de valores mobiliários recebam tratamento prioritário no rateio da oferta. Os investidores que solicitarem sua classificação como Com Prioridade de Alocação serão avaliados em função da manutenção dos valores mobiliários por eles adquiridos nas quatro últimas ofertas públicas de ações ou certificados de depósito de ações liquidadas pela CBLC. Será considerado como Sem Prioridade de Alocação, o investidor que não solicitar sua classificação e/ou tenha solicitado sua classificação e que em duas ou mais das quatro ofertas consideradas, tiver saldo de valores mobiliários, após a liquidação do 1o dia de negociação, inferior a 80% do total adquirido na alocação da respectiva oferta considerada.

Rato
Veterano
# out/07
· votar


Atomic

haha isso será ótimo guras!

quem disser que quer ter prioridade no rateio vai ter que passar por uma espécie e "teste".

Eles vão ver quais foram as movimentações que vc fez nos IPO's da Satipel, BDR's da Cosan, General Shopping e uma outra lá.
Fiz um flipper no IPO da Satipel mas no da Cosan segurei por um bom tempo.
Coloquei q tinha prioridade tb =)

Rato
Veterano
# out/07
· votar


Philipius
Explica também a razão de o Mercado de Opções ser tão temido... aliás, o que é exatamente o Mercado de Opções?

ok guras;

vamos ver se consigo explicar =)

Utilizando Opções como Hedge e não como um ganancioso fdaputa, vc só tem a ganhar. Mercado de Opções é conhecido como "Cemitério de Malandro" pra quem opera descoberto e esse não é o nosso caso. Já vi nego perder R$ 30.000,00 em poucos minutos.
Já vi nego ganhar R$ 300.000,00 em um dia aplicando R$ 1.000,00 operando descoberto tb. Enfim ... não vem ao caso.
Esse é o mais seguro de todos e dá para ganhar uma boa grana minimizando riscos.
Pra explicar essa estratégia, vou comentar muito brevemente sobre mercado de Opções.
O Mercado de Opções é muito vasto mas vou falar especificamente de Opções para obter Ações.
Comentários tb somente à respeito de Opções de Compra – Call's.
Seguinte, no mercado de Opções vc negocia o direito/obrigação de obter/vender determinada ação a um preço pré-estabelecido em um determinado vencimento. Em troca da obtenção/venda desse direito, vc paga/recebe um prêmio.
Exemplo de Opção: VALEK60.
Que diabos é K60?
Não se aflija, a letra significa o mês de vencimento e o 60 indica o Strike/Preço de Exercício/valor que a ação será comprada ou vendida. É tudo a mesma coisa.
Atenção! Os vencimentos das opções são sempre na 3ª segunda feira de cada mês. Cada letra corresponde a um mês. Ex.: J=Outubro, K=Novembro, L=Dezembro. Lembrando outra vez que são Opções de Compra – Call.
Na prática:
Vc tem 500 ações da Vale e quer lançar opções cobertas ao invés de vender as ações. Faz o seguinte:
Tu vai lá e dá uma olhada na Opção VALEK60. Percebe que ela está sendo cotada a R$ 1,10. O que isso quer dizer?
Quer dizer que os caras estão pagando um prêmio de R$ 1,10 por ação para obtê-las no vencimento pelo valor R$ 60,00. Entendeu? Nem eu entendi.
Ok! De novo:
Vc vai lá e lança suas 500 ações da Vale, recebe o prêmio de R$ 550,00 e se compromete a entregá-las no vencimento pelo valor de R$ 60,00.
Q maravilha hein! Imagina que o preço da ação está cotado hoje a R$ 50,00. Vc se compromete a vendê-la a R$ 60,00, 20% de lucro e ainda recebe um prêmio de R$ 1,10 por ação. No fim vc está vendendo a ação por R$ 61,10.
E é o seguinte, se chegar no vencimento e o preço da ação não chegar nos R$ 60,00, a opção vira pó, ou seja, perde o valor.
Ex.: No vencimento da Opção valor da ação chega a R$ 58,00, o valor da Opção VALEK60 estará sendo cotado provavelmente a R$ 0,01. O q isso quer dizer? Quer dizer que vc não vai entregar nenhuma ação pra ninguém. Vai continuar com elas e ainda recebeu uma grana extra de alguém que pensou que a ação iria superar os R$ 60,00 no vencimento.
O risco? Vc está se arriscando a deixar de ganhar =) . P q? Pq se no vencimento o valor da ação chegar a R$ 70 por exemplo, vc se comprometeu a vendê-la por R$ 60,00 e em troca recebeu um prêmio de R$ 1,10.
No máximo vc deixa de ganhar.
Se ligou?

Pra entender assim é meio foda mesmo. Orra! Tu vai ter que correr atrás pra se aprofundar nesse mercado. Tem infinitas estratégias para o mercado de Opções Cobertas. Essa é só uma.

E p q realmente é arriscado? P q se comprar esse direito de adquirir as ações e ela não chegar no preço de exercício no vencimento, vira pó. Tu compra R$ 10.000,00 de opções a R$ 1,00 imaginando q o preço da ação vai subir. Se ele cai, essa opção aí q vc pagou R$ 1,00, no vencimento estará valendo R$ 0,01.

O q os ganaciosos fazem? Compram por exemplo R$ 10.000,00 a R$ 0,01 esperando q o preço da ação, próximo ao vencimento dê uma puta duma puxada. Então esse R$ 0,01 vai pra R$1,00; R$2,00 até sabe quanto dependnedo da valorização =)

tem nego q compra a R$ 0,01 e vende aa R$ 0,02. 100% de lucro.
Mas é aquilo, loteria =)


ae, finalizei o Tutorial no Word. Quem quiser, manda uma mensagem no reservado com o e-mail q eu mando; ou então põe aqui mesmo ;)]

duvido q alguém leia haha

pillapilla
Veterano
# out/07
· votar


só para explanar as coisas para aqueles que acham que vão entrar no mercado de capitais tirando 5% ao mês.

Os melhores traders / investidores conseguem uma rentabilidade de 25% ao ANO.

e, confiem em mim - é uma rentabilidade fantástica !!!!!
é possível sim ganhar 5% ao mês - vez ou outra

se conseguir isso ao longo do tempo - será melhor que George Soros e Warren Buffet.

Atomic
Veterano
# out/07 · Editado por: Atomic
· votar


pillapilla

na verdade essa estatistica vale pro mercado americano, q eh bem diferente daqui, isso se pode ver claramente so olhando a valorizacao anual media do dow jones e do ibovespa

25% ao ano aqui eh muito facil.. basta comprar vale5. olha o grafico mensal dela.. nos ultimos 7 anos (nao tive acesso a cotacoes mais antigas) nao teve nenhum rendimento abaixo de 25% (sendo q a media foi 49% ao ano)!


agora 5% ao mes so com acoes eh dificil mesmo (equivale a 79% ao ano!), mas ganhando bem menos q isso ja vale e muito a pena operar

e vc tem q ver q warren buffet eh um investidor a longo prazo.. existem varios jeitos de operar, analise fundamentalista eh somente um deles.. com outros metodos da pra conseguir rentabilidades medias maiores mas a custo de riscos maiores

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial - Mercado de Ações l by Rato