Espiritismo...para quem acredita!!!

Autor Mensagem
Squillo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Squillo
· votar


Black Fire

se fosse o caso de simplesmente negar aquilo que pode ser colocado como mitologia (dilúvio, criação, etc), até faria algum sentido

Então é relativo? Hum...tem coisas na bíblia que você não acredita então...aí não vale. Se vc afirma ser o livro sagrado escrito por Deus, tem que crer em tudo o que está ali.



Samá Samutte

Sob a ótica espírita? A Terra é um lugar de aprendizado onde o mal impera ainda pelo nível de evolução dos aqui encarnados. Sob esse ponto de vista, é ainda um lugar onde irão existir grandes problemas. Mas não creio que não evoluímos nada.
Indo vagarosamente, mas evoluindo.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/17
· votar


Squillo

Indo vagarosamente, mas evoluindo.

Bem devagar mesmo né. De Moisés para cá são 5 mil anos, e os homens continuam os mesmos monstros morais. Com smartphones, é claro, mas corruptos em seu interior do mesmo jeito. Aliás, eu diria que o estado moral humano hodierno é pior do que nos tempos de Moisés, ou de qualquer outro tempo dentro da história. O que vejo é que o ser humano piora ao passar do tempo. Exemplos? Antigamente, pelo menos as pessoas, ao cometerem seus crimes e imoralidades, faziam de tudo para esconder. Hoje elas fazem questão de postar na Internet. Em que período da história crianças cantavam e dançavam rebolando sensualmente como as crianças de hoje? Acho que isso é sem precedentes.

Mais uma pergunta: você consegue ficar um mês sem ter pensamentos impuros, os quais vão contra a ética e a moral cristã?

acabaramosnicks
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


Squillo

Nem perca seu tempo explicando, ele não está disposto a escutar. Digo por experiência própria.

Escutar quem? quem sabe menos que eu? Pra que


na verdade eu falei isso para você não ficar se desgastando com eles, porque eu já expliquei um monte de coisa do espiritismo pro sama e outros como você está fazendo agora, mas parece que eles ou não entendem, ou são intolerantes demais para aceitar

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/17
· votar


Squillo
Se você não viu nenhuma incompatibilidade do Espiritismo com Mateus 22, então devo concluir que o Espiritismo crê que os laços cessam na morte, que o Espiritismo crê em um evento como a Ressurreição dos mortos, etc. Mas não acho que esse seja o caso.
Mas tudo bem, há coisas mais fundamentais que me preocupam, você gosta muito de lógica, eu também, mas não consigo encontrar o fundamento lógico em algumas das coisas que você me disse aqui.


Primeiro, você afirma a total impessoalidade de Deus. Deus pra você é "uma força motriz", cuja vontade (se é que se pode falar em vontade em uma força motriz impessoal) ninguém conhece.
A minha dúvida então é: como a partir de uma força impessoal pode-se originar um ser como o Homem, cuja existência tem, segundo a Doutrina Espírita, um princípio teleológico? Como é que da impessoalidade absoluta podem surgir coisas como a necessidade moral e a finalidade existencial?

Segundo, se Deus é um princípio ignoscível, como pode existir a Revelação? Você afirmar que Jesus fez revelações, mas se Deus, em última análise, não pode ser conhecido em nenhum dos seus atributos, como pode ser revelado?

No mais, posso garantir que minhas impressões sobre a utilização da figura de Cristo no espiritismo como uma simples concessão ao cristianismo, não advém de uma vontade ferrenha de combater a doutrina, se assim fosse, poderia fazer a mesma acusação ao islamismo, e demais religiões não Cristãs que de alguma maneira fazem referência à figura de Cristo.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/17
· votar


Squillo
Então é relativo? Hum...tem coisas na bíblia que você não acredita então...aí não vale. Se vc afirma ser o livro sagrado escrito por Deus, tem que crer em tudo o que está ali.

Eu não disse que essa é a minha interpretação, mas é obviamente uma interpretação possível.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jan/17
· votar


De Moisés para cá são 5 mil anos

Vc fala como se essa noção de tempo fosse muito ou pouco, sendo que a sua única referência são os anos terrestres. Pense que isso pode ser pouco tempo para Deus, para Jesus, etc...


Antigamente, pelo menos as pessoas, ao cometerem seus crimes e imoralidades, faziam de tudo para esconder

Isso porque se não for escondido eles seriam repreendidos de maneira tão imoral quanto os próprios atos que os levaram a cometer crime x. Tipo combater mal com o mal. Hoje não se esconde mais porque as medidas de repeensão são diferentes, mais "humanas". exemplo: em Roma, tudo quanto é crime eles castigavam quebrando o joelho, que na época meio que não tinha "conserto" e o cara ficava zicado pro resto da vida. Quem não esconderia um crime? Acha mesmo que isso é parâmetro pra dizer que a sociedade está melhor ou pior?



Mais uma pergunta: você consegue ficar um mês sem ter pensamentos impuros, os quais vão contra a ética e a moral cristã?

Se isso ocorrece não faria sentido tal pessoa estar aqui na terra, que segundo o espiritismo é um lugar muito primitivo, com seres pouco desenvolvidos moralmente.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jan/17
· votar


como a partir de uma força impessoal pode-se originar um ser como o Homem, cuja existência tem, segundo a Doutrina Espírita, um princípio teleológico

ah, claro, agora vc está querendo ser tão foda a ponto de compreender Deus hahahahaha

cara, Deus é uma coisa muito distante da nossa realidade, não tente compreender pq ainda não está na hora

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/17
· votar


acabaramosnicks
Não é compreender Deus, isso é uma questão metafísica trivial. Se ela não pode ser respondida, todo o papo de lógica deve ser esquecido, e a única explicação para o crer de um espírita é "creio porque sim".

Squillo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Squillo
· votar


acabaramosnicks

Eu não tinha entendido, rs.

Black Fire

Bem, eu entendo Deus como uma lei digamos assim. O que chamamos de Deus é uma lei que rege todas as coisas. Uma lei natural ou essa força que está fora do nosso alcance de compreensão ao menos por enquanto. Não me fixo tanto nisso do "sagrado" e penso mais naturalmente. Fenômenos e coisas que ainda não podemos desvendar. Uma força que controla tudo e todos e da qual não podemos escapar. Digamos que seu eu coloco a mão no fogo (sem nenhuma interferência ou aparato) me queimo. Isso é imutável. Fogo na pele desprotegida irá queimar. E se eu insistir? Me queimo de novo. Culpa de Deus? Deus me puniu? Ou eu infringi a lei e paguei por isso? Assim como várias situações e problemas que acontecem durante a vida. Sempre há uma razão, nunca vem de graça.
Se alguém tem esse pensamento, imagine o respeito que tem por essa força. É simplesmente o "tudo". E pelo mestre Jesus então? Talvez as pessoas não façam ideia de como é esse respeito dentro do espiritismo. Tenho amigos ateus que se referem a ele como:
- Ah, o tal carinha que ninguém sabe se existiu.
Me pergunte se eu gosto de ouvir uma coisa dessas, mas fazer o que? Não posso passar minhas experiências espirituais para ele. Se pudesse, mudava de ideia em meio segundo.

e a única explicação para o crer de um espírita é "creio porque sim".

E não é a única explicação possível para algo que não se pode oferecer provas? Porém para um espírita que já teve algum tipo de contato, sabe que há algo além e que o espiritismo é o mais próximo dessa verdade. Mais próximo.

Squillo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Squillo
· votar


Mais uma pergunta: você consegue ficar um mês sem ter pensamentos impuros, os quais vão contra a ética e a moral cristã?

Um mês? Se você tivesse dito uma hora, aí talvez...

Posso ser esclarecido por um lado (provavelmente de tanto me lascar), mas por alguns outros, uma desgraça.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/17 · Editado por: Black Fire
· votar


Squillo
Bom, tenho que discordar integralmente com a afirmação de que o espiritismo esteja mais próximo da verdade, porque acho que ele é, do ponto de vista metafísico, uma das doutrinas mais improváveis.
A simples existência de uma força impessoal como fundamento do universo é, a priori, admissível, o que não é, é que, a partir desta força impessoal, possam ser derivados quaisquer fundamentos teleológicos para a vida humana.
É uma simples questão de lógica: se há uma "força", que chamamos Deus, da qual derivam todas as coisas, e ao mesmo tempo há um fundamento último para a vida humana, é necessário, me parece, que este fundamento derive desta "força". Se ele deriva então há, em Deus, Vontade, se o atributo da Vontade está presente, a absoluta impessoalidade é descartada, se podemos conhecer está vontade, então atributo da absoluta incognoscibilidade é falso.
Agora, se não há, em Deus, vontade, ou se essa Vontade não pode ser conhecida, não pode haver razão última para a vida humana, e tudo o que se tem é, no máximo, uma ética provisória, inventada por espíritos piedosos, mas que não levará a humanidade a parte alguma.
O que eu digo é que, mesmo que os pontos externos da doutrina espírita estejam corretos - existam espíritos, comunicação com eles, reencarnação - os fundamentos doutrinários propriamente ditos ainda seriam absurdos. Os próprios espíritos estariam seguindo uma doutrina fundamentalmente falsa.

Squillo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Squillo
· votar


Agora, se não há, em Deus, vontade, ou se essa Vontade não pode ser conhecida, não pode haver razão última para a vida humana, e tudo o que se tem é, no máximo, uma ética provisória, inventada por espíritos piedosos, mas que não levará a humanidade a parte alguma.

E porque tem que ter uma "vontade" envolvida? Porque não pode ser encarado como um fenômeno natural que ainda não compreendemos?

Veja, se pensarmos que essa força, lei, energia, etc, rege tudo de modo perfeito e é a causa primária de todas as coisas, o que mais seria necessário? Colocar a vontade como fator principal é limitar à capacidade humana de compreensão apenas.

os fundamentos doutrinários propriamente ditos ainda seriam absurdos

Sim, mas apenas na visão de quem acha impossível que Deus não seja um indivíduo que por "vontade" resolveu criar a tudo e todos.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Um Deus que em diversas passagens bíblicas é descrito sentindo amor, ira, misericórdia, tristeza, e sim, vontade:

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tem por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se (II Ped. 3:9).

É, realmente, nada aparentemente que caracterize pessoalidade. Só impressão.

O cara não sabe nada sobre a bíblia, nem dos princípios, nem como se pode fazer uma avaliação coerente (não, não é a que eu acho coerente, é a que a maioria esmagadora dos teólogos acham. entre achar que estão todos errados e você correto nem preciso dizer a minha opinião), só leu o livro dos espíritos, e quer vir me falar de Jesus e que o espiritismo tem coerência com a bíblia quando demonstra claramente não ter conhecimento do básico do básico, do básico.

Repetindo. A chave mestra dos espíritas é inventar histórias, simular um papo subjetivo pintado de persuasivo que engana mas não convence, e que no fundo é todo distorcido, relativizado, e que não passa nenhuma mensagem concreta além do "É possível que eu esteja certo, e você não pode provar o contrário porque a explicação para isso está em algo que ainda não compreendemos".

Olha. Sensacional. Depois o fanático religioso sou eu.

E ai deixe-me adivinhar. Vai começar a dizer que quem escreveu a bíblia foram homens, que são falhos, que foi traduzida errada, foi deturpada, foi isso, foi aquilo.

Então quem decide o que está certo? Você? O que for lógico para você e bom para o espiritismo está okay. O que não for é ilógico. É isso? E você é o árbitro.

Cara, se você não crê na bíblia, não fique fingindo que está dando a mínima, pegando só o que te interessa pra fazer essa feijoada ai. Usando a religião alheia de muletas, e pegando dela só o que você acha conveniente.

Eu consigo respeitar mais ateus do que quem se comporta com essa sua atitude.

Squillo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Squillo
· votar


só leu o livro dos espíritos

Mesmo? Você estava ao meu lado nas leituras?

Vai começar a dizer que quem escreveu a bíblia foram homens

Tem razão, talvez os aliens.

Então quem decide o que está certo? Você? O que for lógico para você e bom para o espiritismo está okay. O que não for é ilógico. É isso? E você é o árbitro.

Mas claro que não! Quem decide é você! O que for lógico para você, seguirei de hoje em diante, amado mestre, conhecedor dos mistérios do universo e fanático religioso oficial do OT.

Usando a religião alheia de muletas, e pegando dela só o que você acha conveniente.

Usando a religião alheia?? Religião de quem cara-pálida? Opa, alguém aí se acha dono dos escritos da bíblia? Nada é seu não amigo, a informação bíblica não é sua.

Cara, se você não crê na bíblia, não fique fingindo que está dando a mínima, pegando só o que te interessa pra fazer essa feijoada ai.
Eu consigo respeitar mais ateus do que quem se comporta com essa sua atitude.

Mas rapaz, pense num cara preocupado se você concorda ou não, se você respeita ou não, se você acha certo ou errado. Quer dizer que você prefere a negação de Deus do que uma visão diversa da sua. Putz...siga você na sua religião, tente se melhorar e respeitar os outros. Seria um bom exercício de evolução moral, um dia você chega lá.

Por enquanto você é apenas um cara extremamente chato (e revoltado). Mas por mim podemos falar sobre isso até o final dos tempos, sem problema.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/17
· votar


acabaramosnicks
Squillo

A que vocês atribuem esse total fracasso em cumprir os mandamentos de Cristo?

Squillo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Squillo
· votar


A que vocês atribuem esse total fracasso em cumprir os mandamentos de Cristo?

Creio que aos mesmos motivos que a maioria esmagadora não consegue cumprir. Não é algo fácil adotar, essa postura de compreensão, de não se deixar levar pela raiva, enfim colocar em prática a lei do amor.

Como andar duas milhas ao lado de quem te força a andar uma, se a vontade é de quebrar as pernas do infeliz?

(Isso é uma das coisas que para mim tem lógica, mas muito difícil cumprir)

A ideia é atribuir à religião adotada?

daimon blackfire
Membro Novato
# jan/17
· votar


Deixa o pessoal ver deus do jeito que quiserem, larguem de ser puxa saco.

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Samá Samutte
A que vocês atribuem esse total fracasso em cumprir os mandamentos de Cristo?

Satanás que fica tentando a gente.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/17
· votar


Squillo
Cara, você não pode simplesmente apelar pra soluções irracionalistas cada vez que a doutrina espírita se mostra absurda e ao mesmo tempo tentar convencer alguém que ela é um doutrina mais lógica do que as outras.
Cada vez que uma contradição flagrante aparece você vem com esse papo de "ainda não compreendemos", não compreendemos uma pinoia, o absurdo metafísico do espiritismo já foi explicado, colocar a cabeça na terra cada vez que o absurdo se mostra e dizer que quem percebe esses absurdos é porque "não entende o quanto o espiritismo é elevado" é coisa de picareta.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/17
· votar


Ontem um espírito me revelou que uma força desconhecida que criou o mundo quer, mas sem ter vontade, que todo mundo corra pelado. A razão disso? Ainda não podemos compreender, mas um dia nos será revelado. Quem não acredita é porque não compreende a Caridade.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Mesmo? Você estava ao meu lado nas leituras?

Garanto que a bíblia você não leu. Do contrário não postaria essa ignorância (não é uma ofensa, é um fato) de que Deus não é um ser pessoal. A pessoalidade de Deus é clara e evidente pra qualquer um que ler a bíblia. E nem preciso dizer que é um fundamento básico.

Tem razão, talvez os aliens.

Descontextualizando como sempre. Aplicando sua habilidade de mestre do espiritismo. Bem, novamente, se você for apelar para a falha bíblica sempre que ela mostrar-se cabalmente contra algo que você pense, fica muito fácil. Você delira como quiser e todos os fundamentos contrários você chama de fanatismo.

Usando esse método nem um pouco honesto, eu posso dizer que as partes que você Acha (e só Acha mesmo, pois interpretou errado) que supostamente são coerentes com o espiritismo, foram todas falhas bíblicas, erros de tradução, etc...

Óbvio que não é o caso. Você não leu a bíblia, pega um amontoado de versículos que te são convenientes, distorce eles, tira do contexto, interpreta errado (qualquer crítico textual bíblico diria isso. não me critique, critique eles) e ignora convenientemente tudo o que prejudica o seu ponto de vista. Utilizando-se claramente de dois pesos e duas medidas.

Eu sinceramente acho que qualquer um pode ver as suas intenções.

Mas claro que não! Quem decide é você! O que for lógico para você, seguirei de hoje em diante, amado mestre, conhecedor dos mistérios do universo e fanático religioso oficial do OT.

Comece lendo a bíblia de cabo a rabo e estude o mínimo sobre como fazer uma interpretação formal crítica e contextualizada e você já será um pouco menos ignorante sobre o assunto (não é uma ofensa, é o que os fatos demonstram). Sobre fanatismo, é você que demonstra o ter.

Usando a religião alheia?? Religião de quem cara-pálida? Opa, alguém aí se acha dono dos escritos da bíblia? Nada é seu não amigo, a informação bíblica não é sua.

Bom, minha é, porque a leio frequentemente e Possuo essa informação. Sua não é, porque não só você não a leu completa, como se leu algo, o pouco que leu, descontextualizou, com uma demonstração evidente de não ter a mínima competência para interpretar, e novamente, é o que qualquer crítico textual bíblico diria. Então sim, isso que você faz é uma feijoada, é tirar tudo do contexto pra tentar adequar no que é conveniente pra você, pegando claramente os textos de outra religião pra tentar adequar a sua, quando existe uma incompatibilidade doutrinaria clara e evidente.

Quer dizer que você prefere a negação de Deus do que uma visão diversa da sua.

Você está negando o meu Deus tanto quanto qualquer ateu, pois não o conhece e nega o que ele nos relevou. Porém você não apenas nega, mas também distorce-o, coloca coisas em sua boca, ignora seus mandamentos, ignora Jesus, desvia outros do caminho, e pior, julga-se iluminado e ainda diz que crê. Então positivo, você é muito pior que um ateu comum.

Putz...siga você na sua religião, tente se melhorar e respeitar os outros.

Isso eu já faço coleguinha. Mas não gosto de cretinos. E não estou direcionando a você, mas se a carapuça te servir..

Seria um bom exercício de evolução moral, um dia você chega lá.

Tenho a impressão que você se acha exemplo de alguma coisa. Dado a tudo que vem acontecendo acho no mínimo cômico. Vamos falar de evolução moral então. Leia a bíblia completamente, estude como fazer uma interpretação crítica textual, e depois fale a respeito dela. Já seria alguma evolução moral da sua parte.

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Espiritismo...para quem acredita!!!

Não pra quem quer tentar provar que não existe com base num livro que começa com uma história que uma cobra falou com um homem.

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Me disseram que se Adão e Eva fossem chineses estaríamos salvo do pecado original. Isso porque em vez de comerem o fruto, teriam comido a cobra rsrsrs

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/17
· votar


Squillo

A que vocês atribuem esse total fracasso em cumprir os mandamentos de Cristo?

Creio que aos mesmos motivos que a maioria esmagadora não consegue cumprir.


Que motivos são esses?

LeandroP
Squillo

Vocês acham que o ser humano nasce bom e vai se corrompendo ao longo da vida?

Skider
Veterano
# jan/17
· votar


Os caras não conseguem responder a perguntas fundamentais, e querem desconstruir argumentos porque supostamente estes são baseados em livro que começa com uma história que uma cobra falou com um homem.

Espiritismo...para quem acredita!!!
Pelo menos aqui um foi honesto e assumiu que a porra toda é empírica.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/17
· votar


Agostinho disse que a pessoa que aceita da Bíblia o que quer e rejeita o que não quer, acredita apenas em si mesma, não na Bíblia.

Squillo
Membro Novato
# jan/17
· votar


Garanto que a bíblia você não leu.

Nao você nao garante nada.

pega um amontoado de versículos que te são convenientes, distorce eles, tira do contexto, interpreta errado

Eheh, interpreta errado...mas você interpreta certo não é?

Bom, minha é, porque a leio frequentemente e Possuo essa informação. Sua não é,

Claro que sim, só que nao tem adiantado muito não é? Voce le mas nao sabe aplicar, le e acha que tem o aval para dizer o que presta e o que nao, segundo quem? Segundo você mesmo, claro. Tem a soberba de chamar de sua religião. Sua nada rapaz, voce nem entende a mensagem do Cristo. Pra vc é so leitura, aplicação é zero. Você não usa Cristo como modelo ou vc acha que numa situação desta ele agiria como você? Lógico que não, então não encha a boca para falar de preceitos que vc não segue.


Então positivo, você é muito pior que um ateu comum.
Mas não gosto de cretinos.

Olha, vindo de um fanático religioso é mais ou menos o que se espera. Mas veja bem que não sou eu que entra em um tópico sobre espiritismo só pra falar:
- Dããã, eu estou certo, vcs estão errados, uh estão usando a minha religião, eu sei o que Deus quer.
Quer cretinice maior que essa ?

Tenho a impressão que você se acha exemplo de alguma coisa. Dado a tudo que vem acontecendo acho no mínimo cômico. Vamos falar de evolução moral então. Leia a bíblia completamente, estude como fazer uma interpretação crítica textual, e depois fale a respeito dela. Já seria alguma evolução moral da sua parte.

Parece que não funcionou pra vc ler a bíblia. Vc lê mas não usa, lê mas nao entende, lê mas não segue. Totalmente inútil.

Squillo
Membro Novato
# jan/17
· votar


Black Fire

Não estou apelando para nada. Estou tentando abrir os olhos de um bando de gente que se incomoda com a religião alheia e acha que tem o conhecimento de algo que não tem. Que acham que pode esculhambar qualquer um. Estou aqui para provar que não podem.

sallqantay
Veterano
# jan/17
· votar


a única explicação para o crer de um espírita é "creio porque sim".

close forum

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Samá Samutte

Somos todos inocentes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Espiritismo...para quem acredita!!!