Espiritismo...para quem acredita!!!

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# jan/17 · Editado por: LeandroP
· votar


Samá Samutte

A Bíblia diz que Deus é tão puro de olhos que nem pode contemplar o mal, e a sua santidade não O permite tolerar quaisquer especieis de males, aí que entra a Sua justiça, que é a Sua santidade em ação. Deus executa o julgamento apenas contra pessoas sem caráter, sem moral, que fazem mal ao próximo e são contra a ordem e a paz.

Isso explica o porquê de muitas crianças que nascem com algum retardo mental, que nascem com problemas físicos. Das crianças que nascem em locais de extrema miséria, enquanto outras nascem saudáveis e em berço e ouro.

"Vou colocar esse espírito pra nascer aqui, outro ali; e fechar os olhos pras mazelas do mundo".

Justo! Muito justo e Benevolente!

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/17
· votar


LeandroP

Mal moral Leandro, Deus não suporta o mal moral. Não tem nada a ver com deficiências físicas ou qualquer outra coisa nesse sentido.

"Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar." Habacuque 1.13a

"Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal." Salmos 5.5

"O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia." Salmos 11.5

"Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal." 1 Pedro 3.12

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Squillo

Estamos debatendo ideias. Em momento algum eu quis ofender alguém, e essa não é a minha intenção.


Squillo, Acabaramosnicks, LeandroP

Gostaria de lhes sugerir o seguinte. Existe um teste infalível para se averiguar se o espiritismo é certo ou não.

A Palavra de Deus diz:

"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo." 1 João 4.1-3

Quando vocês forem a uma sessão e o médium tiver recebido um espírito (não sei qual o termo vocês usam para esse fenômeno), façam a seguinte pergunta:

"Espírito de luz, tu confessas que Jesus Cristo é o Filho de Deus vivo, que se manifestou em carne, que se encarnou para destruir todas as obras do diabo?"

Segue abaixo um relato verídico extraído deste pequeno opúsculo chamado Espiritismo segundo o Evangelho, que exemplifica o teste acima:

Há uma história muito interessante de um homem que começou a frequentar sessões espíritas “bastante científicas”. Os médiuns eram daqueles que “ectoplasmavam”, que entravam em transe, soltavam plasmas, uns cristais, pelos braços, pela boca. Se alguém tocasse naquilo, o médium levava um choque e caia longe. Um Espiritismo “evoluidíssimo”. E numa das sessões, eles começaram a realizar um fenômeno chamado de “megafone”, durante o qual o médium entrava em transe, e suas forças e poderes psicofísicos levantavam um megafone que ia flutuando a mensagem ao ouvido de cada um dos presentes. Esse homem, impressionado e entusiasmado com isso, resolveu levar sua mãe, que não tinha muita instrução, não era crente, não frequentava igreja evangélica, mas que amava e lia a Bíblia. Ela o acompanhou e começou a achar tudo aquilo estranho. Lá veio o megafone levantando, falando com um, falando com outro até pousar perto do seu ouvido dizendo algo que a chocou. Ela então exclamou: “Ué, mas não é isto que a Bíblia diz”. Seu filho pensou: “Ih! O espírito vai já dar uma tremenda bronca.” Mas o megafone não disse nada, e foi embora com o rabinho entre as pernas. Ele estranhou porque normalmente quando alguém contestava, o megafone falava: dessa vez, porém, o megafone silenciara. Ele, então, que nunca em sua vida tivera uma Bíblia, decidiu lê- la e foi logo comprando a maior que encontrara, pensando que deveria ter a história completa. Abrindo ao acaso, ele leu: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito: antes provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem, e presentemente já está no mundo.” I João 4.1-3.

Disse então para si mesmo: “Achei a chave!”

Voltou à sessão, louco para pôr o teste em prática. Nesse dia, depois do médium entrar em transe, o espírito veio e comunicou que não haveria a sessão do megafone, mas que iria responder perguntas, doutrinar, etc. Cada um deveria fazer três perguntas.

Quando chegou sua vez, perguntou:

- Ó soberano espírito de luz e de verdade, por favor responda-me: Jesus Cristo é o Salvador do mundo?
- É claro, meu filho, por que duvidas? Crê somente e viverás.

Com certo espanto pensou: “Misericórdia ...!! Ah! Mas eu não fiz a pergunta direito.”

E voltando para o espírito perguntou novamente:

- Ó espírito de luz, Jesus Cristo morreu na cruz do Calvário pelos pecados dos homens?
- Claro! Ou tu não sabes quanta virtude havia nele e tal...

Ainda mais espantado conjecturou: “Mas que negócio é esse? A Bíblia diz que se fosse um espírito ruim, ia pular fora”.

Voltou a terceira vez para ele, querendo lembrar da pergunta. De repente lembrou.

- Ó espírito de luz, tu confessas que Jesus Cristo é o Filho de Deus vivo, que se manifestou em carne, que se encarnou para destruir todas as obras do diabo?

Então, o médium foi jogado longe e bufando e o rapaz levantou e foi embora.


Skider
Veterano
# jan/17
· votar


Isso explica
Não explica... o que explica isto é a queda e a depravação total.

Marco Andriotti
Membro Novato
# jan/17
· votar


-Dan
Samá Samutte
"Saul morreu porque foi infiel ao Senhor; não guardou a palavra do Senhor e chegou a consultar uma médium em busca de orientação, em vez de consultar o Senhor. Por isso o Senhor o entregou à morte e deu o reino a Davi, filho de Jessé. 1 Crônicas 10.13-14

E ainda perguntam pq existem ateus.


não entendi a relação entre uma coisa e outra

a propósito, i'm back =*

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Samá Samutte

Ok, então me diga como ele pode ser justo e amoroso se alguns dos seus filhos nascem com saúde e gozam de uma vida plena, enquanto outros, se nascem com saúde vivem em extrema miséria. Por que ele permite que um nasça com braços e pernas enquanto outros nascem aleijados. Não consigo entender essa justiça e essa benevolência vendo tamanha diferença.

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Samá Samutte
"Espírito de luz, tu confessas que Jesus Cristo é o Filho de Deus vivo, que se manifestou em carne, que se encarnou para destruir todas as obras do diabo?"

Você acha que o espírito vai se transformar no Diabo, aumentar uns 3 metros na altura e se irritar com todo mundo... Tipo Tenacious D kkkkk

Sugiro que você faça isso e nos conte a SUA experiência. Não traga essas historinhas de conto de terror evangélico. Vai ver é isso que limita as suas experiências e se caga de medo de entrar num centro espírita. Isso é pataquada, manolo!

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/17
· votar


LeandroP

Deficiência física não interfere em nada na justiça e bondade de Deus. O propósito de Deus para o ser humano é a perfeição na eternidade, onde não haverá pranto, nem dor, nem clamor (Apocalipse 21.4). Se por acaso eu chegasse a perder um braço, ou uma perna, ou fosse parar em um estado de miséria extrema, isso não interferiria em nada em minha crença em Deus. Cristãos foram e são perseguidos, muitos vivem na pobreza, ainda outros são torturados e mortos por causa da fé. A maioria dos missionários que estão em países da África mal tem o que comer, os que estão em países que perseguem o Evangelho vivem escondidos. Paulo disse que tinha um espinho na carne que o atormentava, o esbofeteava. O que era espinho ninguém sabe, mas era algo que o incomodava muito, não obstante, disse Deus para ele, "a minha graça te basta".

Eu não sirvo a Deus para viver bem na terra, eu estou pouco me lixando para esse mundo aqui. Como disse o apóstolo Paulo, "nada trouxemos para esse mundo, nem coisa alguma dele podemos levar; tendo sustento e com o que nos vestir, estejamos contentes".

Você acha que o espírito vai se transformar no Diabo, aumentar uns 3 metros na altura e se irritar com todo mundo... Tipo Tenacious D kkkkk

Não, eu não acho isso, porém tenho certeza de que ele não confessará que Cristo se manifestou em carne, que se encarnou para destruir as obras do diabo.

Sugiro que você faça isso e nos conte a SUA experiência. Não traga essas historinhas de conto de terror evangélico. Vai ver é isso que limita as suas experiências e se caga de medo de entrar num centro espírita. Isso é pataquada, manolo!

Eu gostaria muito de ir a um centro espírita com você, e eu mesmo fazer o teste, entretanto isso não é possível.

-Dan
Veterano
# jan/17
· votar


Samá Samutte
Você argumenta fora do contexto em que os textos bíblicos foram escritos. Deus é fonte de amor e bondade, não existe nem sombra de corrupção ou maldade em Deus. Não obstante, Ele também é santo e justo. A Bíblia diz que Deus é tão puro de olhos que nem pode contemplar o mal, e a sua santidade não O permite tolerar quaisquer especieis de males, aí que entra a Sua justiça, que é a Sua santidade em ação. Deus executa o julgamento apenas contra pessoas sem caráter, sem moral, que fazem mal ao próximo e são contra a ordem e a paz.


Peguei só aquela historinha mesmo. Mas compreendo que para aquilo fazer sentido, e chegar na conclusão inversa do que ela deixa transparecer, tem que ter quilos de ginastica cosmoteleojetrointerpretativa mesmo.

Sinceramente eu acho que você deveria conhecer mais o judaísmo e o cristianismo, pegar uma Bíblia e - sem preconceitos - examinar os textos à luz dos contextos históricos e culturais. Isso iria te esclarecer muitas coisas.

Obrigado pela sugestão. Com certeza é um livro interessante mesmo.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/17
· votar


-Dan

Por que você não comentou esta parte do post?

Vá ler as Escrituras e veja por si mesmo o tipo de gente que Deus puniu, os povos que Ele determinou que fossem exterminados. Culturas nas quais se ofereciam os próprios filhos em sacrifícios ritualísticos, em que mulheres eram exploradas sexualmente em cultos de fertilidade, em que o povo vivia sob um regime de escravidão, enfim. Deus ordenou que o Seu povo, Israel, não somente eliminasse essas culturas, mas também os proibiu de imitar quaisquer práticas deles, estabelecendo um padrão de justiça social e retidão para se viver. Não obstante a tudo isso, Deus orientou Israel a receber qualquer pessoa em seu meio, desde que a tal se arrependesse de suas práticas abomináveis, abandonando-as, e aderisse aos mandamentos mosaicos. E mais, esse estrangeiro que adentraria os arraias israelitas deveria ser tratado com respeito e dignidade, como se fosse um nativo, mesmo sendo, outrora, um monstro moral.

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Samá Samutte

Não estou discutindo sobre ter fé em Deus ou não por conta de ter nascido deficiente ou em estado de miséria e desnutrição. Eles muitas vezes só têm a fé. Mas sofrem demais neste mundo. Por que ele chegaria no céu e encontrasse outro que viveu uma vida abastada e gozou de boa saúde. Os dois tiveram o mesmo fim, mas por que um teve que sofrer tanto?

Não, eu não acho isso, porém tenho certeza de que ele não confessará que Cristo se manifestou em carne, que se encarnou para destruir as obras do diabo.

Como você tem essa certeza? Você não faz a menor ideia do que está falando.

Eu gostaria muito de ir a um centro espírita com você, e eu mesmo fazer o teste, entretanto isso não é possível.

Veja, eu não preciso te fazer companhia. Seria legal mesmo se houvesse essa oportunidade. Mas você pode ir e conhecer por conta própria, porque isso vai de alguma forma acrescentar coisas a você. Eu tenho certeza que você não vai sequer entrar em contato com algum espírito desencarnado, necromancias ou qualquer jogo de sorte. Mesmo que você não venha concordar com muitos pontos de vista espírita, tenho a certeza que sairá com uma leveza e surpreso com o que vinha julgando a respeito.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/17
· votar


É interessante como a mentalidade espírita está fundada na negação fundamental da soberania de Deus. A justiça divina só é justiça se cumprir com todas as exigências e expectativas do ser humano, e do ser humano individual ainda por cima.
A coisa chegou a um ponto em que Deus, para proceder um justo julgamento, precisa prover igualdade de condições materiais a todos os seres humanos.

LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


Black Fire

É interessante como a mentalidade espírita está fundada na negação fundamental da soberania de Deus.

Que ideia sem pé nem cabeça.

A coisa chegou a um ponto em que Deus, para proceder um justo julgamento, precisa prover igualdade de condições materiais a todos os seres humanos.

Ele provê. Ele faz isso constantemente. Você que vê de outra forma. Os interesses políticos fazem que isso aconteça. Só acho muito contraditório algumas vezes quando Deus é citado no velho testamento e tenho toda liberdade de acreditar em Deus do modo que eu quiser. Até mesmo entre os espíritas existe este tipo de divergência, não podemos definir. É estranho você vir me dizer isso.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/17
· votar


LeandroP
Apenas me responda duas coisas: o que é Justiça Divina? por que Deus é Justo?

-Dan
Veterano
# jan/17
· votar


Samá Samutte

Uai, voce me mandou ler e eu agradeci a sugestão. Voce citou coisas para eu ler futuramente.

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/17
· votar


-Dan

Nunca sei se você está sendo sarcástico ou não :P

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/17
· votar


LeandroP

Quem dá a definição de justiça? Deus, logo, tudo o que Deus faz é justo. Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso. O fato de pessoas passarem por dificuldades aqui - e todos passam, alguns em níveis maiores - nada mais é que a consequência da Queda, do pecado que entrou no mundo através do primeiro casal. Não foi apenas Adão e Eva que caíram; quando eles se rebelaram contra Deus, por serem os representantes da raça humana, levaram todos à queda com eles. Veja bem, se Deus quisesse mandar todos os seres humanos para o inferno Ele continuaria sendo justo, santo e bom. Será que você não entende que, por causa do pecado, tudo o que o ser humano merece é condenação? Será que você não sabe que ao quebrar os mandamentos de Deus, que fazemos milhares de vezes por mês, merecemos ser punidos por isso? Qual a atitude de Deus para com um pecador? Seria de condescendência? Teria Deus o culpado por inocente? Por qual razão Deus usaria misericórdia para com uma raça que simplesmente se rebela contra Ele, quebrando os Seus mandamentos e profanando o Seu santo Nome?

Squillo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Squillo
· votar


Realmente, não dá para sair daqui...

Selecionei algumas:

- Existe um teste infalível para se averiguar se o espiritismo é certo ou não.

Isso não vai averiguar se o espiritismo é certo ou não. Apenas se o espírito envolvido é inferior ou não e olhe lá. Você acha que esse tipo de coisa funciona? O espírito que ali está nada mais é do que um homem como qualquer outro, um igual, na condição de desencarnado, mais nada. Nada de demônios, nada de diabo, nada de conto da carochinha, fantasias mirabolantes e etc. Apenas um ser igual a você, numa outra condição. Não existe essa mistificação toda. É uma condição natural.

porém tenho certeza de que ele não confessará que Cristo se manifestou em carne, que se encarnou para destruir as obras do diabo.

Depende. Se for um inferiorizado com um propósito maléfico vai rir da sua cara, porque ele sabe que diabo não existe. Se for evoluído talvez até faça a gentileza de repetir o que você quer, porém, não terá validade alguma. É o mesmo que tentar falar com uma pessoa qualquer e exigir dela uma frase feita do tipo, só vamos conversar se você disser: "minha mãe mandou escolher esse daqui".
Me parece que no fundo vocês tem é medo. Tentem ver o desencarnado como um igual, sem todas essas ideias de filme de ficção científica.

É interessante como a mentalidade espírita está fundada na negação fundamental da soberania de Deus.

Bobagem. Está toda pautada nesta soberania, mas não vê Deus como uma pessoa e não segue a bíblia ao pé da letra como se tudo ali fosse verdade. O espiritismo explica praticamente todos os grandes problemas da humanidade. Não é apenas uma pessoa, não é apenas um médium, são milhões de pessoas com seus relatos, suas experiências. Não dá para simplesmente dizer que é coisa do diabo e achar que todos os fenômenos irão cessar. Como eu disse antes é uma questão de esclarecimento. Alguns ainda estão enraizados nestas religiões duras, dogmáticas. Não significa que são inferiores, apenas que ainda não tem uma compreensão maior NESTE quesito. Não é questão de cumprir ou não mandamentos. Cada um tem suas virtudes e defeitos. É óbvio que alguém acha que tem sempre razão, que é inflexível, que não admite que existem coisas que vão muito além da sua própria percepção, só vai se sentir feliz seguindo uma religião com essas características.

nada mais é que a consequência da Queda, do pecado que entrou no mundo através do primeiro casal. Não foi apenas Adão e Eva que caíram; quando eles se rebelaram contra Deus, por serem os representantes da raça humana, levaram todos à queda com eles.

Gente...meu Deus, olhem em que século estamos. Não é possível que alguém acredite e repita isso como verdade. Cobra não fala, jumenta também não. Deus não manda uma ursa para matar ninguém, por favor...

Vocês na encarnação passada eram integrantes ativos da igreja? Porque esse discurso, parece coisa de época. É muita fantasia, muito medo, muito padremarcelismo. Tentem ver de modo mais natural. As coisas são bem mais simples do que parecem.

Marco Andriotti
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Marco Andriotti
· votar


LeandroP
Por que Deus permite o sofrimento?

para resumir alguns pontos que você vai encontrar aí, estão as respostas às perguntas:

1) Deus causa o sofrimento?
2) Que questão surgiu no Jardim do Éden?
3) Como Deus vai desfazer os efeitos do sofrimento humano?

acho que principalmente esta última vai lhe interessar...

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/17
· votar


Squillo
Bobagem. Está toda pautada nesta soberania, mas não vê Deus como uma pessoa e não segue a bíblia ao pé da letra como se tudo ali fosse verdade.

Exatamente pela leitura que faz da Bíblia é que o Espiritismo nega a soberania de Deus e o transforma em pessoa. A mensagem bíblica só é tomada nos pontos que dão suporte à Doutrina, apenas quando a moral bíblica e a moral espírita coincidem é que Deus é considerado Deus, se o agir de Deus não está em concordância com a moral espírita então a Bíblia está tratando de metáforas, o trecho em questão foi colocado ali por homens, etc.
É difícil perceber a negação da soberania e a tentativa de reduzir a Justiça de Deus à justiça humana? Deus só é Deus quando concorda comigo, com minha concepção de mundo e minha moral sazonal?

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/17
· votar


Marco Andriotti
Como é que o jeovistas lidam com a soberania de Deus sobre o Diabo?

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/17
· votar


Toda heresia do século XIX provém do não entendimento do que é Justiça, Bem, Soberania?

Squillo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Squillo
· votar


Exatamente pela leitura que faz da Bíblia é que o Espiritismo nega a soberania de Deus e o transforma em pessoa.

Como eu disse, nenhum espírita crê em Deus como uma pessoa. Ponto.

A mensagem bíblica só é tomada nos pontos que dão suporte à Doutrina, apenas quando a moral bíblica e a moral espírita coincidem é que Deus é considerado Deus, se o agir de Deus não está em concordância com a moral espírita então a Bíblia está tratando de metáforas, o trecho em questão foi colocado ali por homens, etc.

Não é a moral bíblica. A ideia geral sim, mas é impossível para qualquer um que se paute pela lógica, levar os escritos da bíblia ao pé da letra. Há que se usar a inteligência afinal, e dar ao livro o peso que ele realmente tem. Ok, o recado está dado, mas daí a perder totalmente a razão e o raciocínio para crer em coisas que se sabe impossíveis ou absurdas? Só para dizer que o livro é sagrado, que tudo o que está ali foi escrito por Deus, etc. Muita coisa foi alterada, livros retirados. E tendo conhecimento disso, é mais que óbvio filtrar o que é lógico e descartar os absurdos.

Deus é Deus e fim. Ninguém lhe conhece a natureza e nem pode dizer que sabe o que Deus quer. Em não sendo uma pessoa é uma força pode-se dizer. Uma força que coordena todas as coisas no universo, mas está longe de nossa compreensão. Agora, se a pessoa crê em Deus como uma pessoa, um pai, etc, bem, aí é claro que será contra qualquer outra visão.

É difícil perceber a negação da soberania e a tentativa de reduzir a Justiça de Deus à justiça humana? Deus só é Deus quando concorda comigo, com minha concepção de mundo e minha moral sazonal?

E quem conhece os mistérios da divindade? quem é o porta-voz? Neste caso Deus não é Deus se não concordar com a sua concepção. A única diferença é que eu não me incomodo com a sua concepção, mas você se incomoda com a minha.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/17
· votar


Squillo
E qual é exatamente o peso que a Bíblia realmente tem? Qual é exatamente o método de filtrar o que é lógico e descartar o que é absurdo?

Pelo resto, posso concluir que você não crê em Revelação?

Skider
Veterano
# jan/17 · Editado por: Skider
· votar


Black Fire
Que papo circular, cara. Como você tem ânimo?

Squillo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Squillo
· votar


Black Fire

O filtro para mim é a lógica. Não vou acreditar em histórias fantásticas de animais que falam, de início do mundo com um único casal e muitas outras coisas impossíveis que existem na bíblia.

O peso que tem? Deus é a força motriz do universo. Tudo o que é do bem está em equilibrio com essa força. Cristo é o modelo e guia, ponto. Para mim é o suficiente. Está claro como se deve agir, as coordenadas foram dadas.

Mas daí a ficar preso no tempo e ignorar o progresso, a ciência e o conhecimento? Isso sem mencionar as experiências pessoais na área do espiritismo que provam sem nenhuma dúvida que existe algo além das informações bíblicas. Quem passa por elas sabe o que são e sabe que de mal não tem absolutamente nada. Agora como vou explicar isso para alguém que nunca teve tais experiências? ou que teve e atribui isso a demônios e outras criaturas fantásticas?

Samá Samutte
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Squillo

Por quais razões o homem continua sendo o mesmo imoral de sempre? Por que continuamos quebrando as mesmas leis que Moisés deu há 5 mil anos? Por que passam séculos e milênios e não há evolução nenhuma na moral humana? Construímos prédios, computadores, smartphones, etc, todavia o coração do homem continua sendo o mesmo corrupto de sempre. Qual a sua explicação para isso? Qual a diferença dos povos cananeus para os membros do EI? Qual a diferença dos governantes corruptos do período dos reis de Israel para os nossos políticos hodiernos? Adultérios, homicídios, latrocínios, estupros, prostituição, está tudo ai, absolutamente do mesmo modo que há 5 mil anos atrás, não há diferença nenhuma. Como o espiritismo explica isso? O coração do homem continua sendo o mesmo, corrupto. O ser humano continua aí traindo as pessoas por dinheiro, passando a rasteira no trabalho, colando nas provas da escola, comprando produtos piratas, colocando sky gato em casa, traindo a esposa, fornicando, prostituindo, etc. etc. etc. Como fica isso no seu ponto de vista?

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/17
· votar


Squillo
Não me parece que o filtro seja a lógica, se fosse o caso de simplesmente negar aquilo que pode ser colocado como mitologia (dilúvio, criação, etc), até faria algum sentido, mas há negações doutrinárias flagrantes (veja por exemplo o que Jesus diz sobre a ressurreição dos mortos em Mateus 22), que não podem ser explicadas simplesmente por um filtro lógico. Me parece óbvio que o filtro utilizado é a concordância com a Doutrina espírita, é um viés de confirmação.

De resto, tudo o que você postou é apenas um produto doutrinário do Século XIX, produto do ápice do cientificismo e do humanismo, além, é claro, do positivismo.
Há uma negação primeira, a da possibilidade da Verdade, Deus é um ser desconhecido, não se revela, Jesus é reduzido assim a um modelo ético, tudo o que diz que contraria essa visão, e que possibilita a formação de uma ontologia, ou de um conhecimento último, que requer a categoria da revelação é descartado. É meio óbvio que Jesus está aí como um garoto propaganda, pra possibilitar a aceitação do Espiritismo no meio cristão em que surgiu.
Assim, me parece óbvio que o Espiritismo está fundamentado no mais absoluto nada; a ética, a metafísica, a ontologia, tudo é um simples relativismo, é a elevação do pensar do burguês europeu médio do século XIX ao nível de uma doutrina.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jan/17
· votar


Nem perca seu tempo explicando, ele não está disposto a escutar. Digo por experiência própria. São as mesmas perguntas de sempre, as mesmas respostas de sempre, e cada um acredita naquilo que achar mais conveniente.

Até quando vcs continuarão patinando neste tópico? Já falei pra fecharem... rs

Squillo
Membro Novato
# jan/17
· votar


mas há negações doutrinárias flagrantes (veja por exemplo o que Jesus diz sobre a ressurreição dos mortos em Mateus 22), que não podem ser explicadas simplesmente por um filtro lógico. Me parece óbvio que o filtro utilizado é a concordância com a Doutrina espírita, é um viés de confirmação.

Não vi nenhuma negação neste trecho. Pode ser interpretado de várias maneiras, aliás toda a bíblia. No mais, você esperava que todas as revelações fossem feitas na época? Para aquele povo? Com aquele nível de compreensão? O espiritismo é um complemento, assim como foi a chegada de Jesus, modificando a lei que era usada até então.


É meio óbvio que Jesus está aí como um garoto propaganda, pra possibilitar a aceitação do Espiritismo no meio cristão em que surgiu.

Tal frase só pode ser dita por alguém que não entende nada do que é o espiritismo e nem o que ele busca. Fundamentado em nada para os que, como eu disse, não aceitam nada que lhes escape da percepção. Eu não sei, não vi, portanto não é verdade.

É engraçado como há uma vontade ferrenha em combater, em gritar para o mundo que o espiritismo é uma coisa errada! Para os inflexíveis pode até ser baseado em nada. Nada do que acreditam, nada do que acham ser verdade.
Quantos milhares de vezes é preciso dizer que vocês não detém conhecimento superior algum? Não adianta levantar a bandeira de "eu sei os segredos do universo". Vocês não sabem nada, rs, aliás sabem muito menos do que um espírita que tem contato com o mundo espiritual.

É engraçado ver como ficam revoltados. Pura intolerância, nada mais. Pensem como não há LÓGICA, que alguém que não sabe praticamente nada (e vocês não sabem) critique outro pela sua crença ou prática.

acabaramosnicks

Escutar quem? quem sabe menos que eu? Pra que?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Espiritismo...para quem acredita!!!