#dica# evitar ligar na tensão errada o amp

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# jan/15


Fui na Kalunga ontem e vi essa parada!! Pensei na hora no meu amp!!

Já arrumei um lugar pra colocar o aparato! Não vai ter erro!! :)

É um plug de tomada, quando colocado na tomada ele acende um led; Verde 110v - Vermelho 220v

R$ 9,00

RafaelBernatto
Veterano
# jan/15
· votar


ogner

Interessante! Nunca tinha visto. o.o

MauricioBahia
Moderador
# jan/15
· votar


ogner

Boa!

ogner
Veterano
# jan/15
· votar


RafaelBernatto
MauricioBahia

Caras, segunda feira fui ensaiar no estudio Forum, aqui no Rio, e meu amp deu pau!!
Desesperei, ja me imaginei desmontando, embalando, carregando ate os correios pra mandar pro Paulo Acedo e ficar 30 dias sem o amp, quase chorei.

O fusivel tinha queimado. Fui falar com o cara do estudio, e ele disse que ja tinha trocado 3 dos amps da casa!! Fiquei bem puto por um estudio do nipe do Forum ( nao e o melhor, top, mas nao e xexelento) ocorrer essas variaoes, enfim! E o amp ainda estava num filtro ( da casa ) que tinha fusivel, mas o do filtro nao queimou.

Troquei o fusivel quando cheguei em casa ( e..tive que tocar num merda de um Fender Twin Reverb no estudio, hehe) e tudo voltou ao normal.

Desesperei e comprei esse treco aqui tb ( abaixo ), pela praticidade, melhor que sair carregando um filtro com varias entradas...

http://www.clamper.com.br/upload/produtos/240620141058465788_clamper%2 0energia.pdf

JJJ
Veterano
# jan/15
· votar


marcando

nivekk
Membro Novato
# jan/15
· votar


E o amp ainda estava num filtro ( da casa ) que tinha fusivel.
Arran... o cara no mínimo cansou de trocar o fusível do filtro, e botou um belo dum prego no lugar, foda-se quem leva os amps lá kkkkkk.

Mas bacana a paradinha, evita muita dor de cabeça

ogner
Veterano
# jan/15
· votar


nivekk
Cara..sabe q eu nem conferi..so vi q a luz do filtro continuava acesa, vou conferir no proximo ensaio!

geronimo.correa
Veterano
# jan/15
· votar


nivekk
Arran... o cara no mínimo cansou de trocar o fusível do filtro, e botou um belo dum prego no lugar, foda-se quem leva os amps lá kkkkkk.
Cara, sabe que na hora pensei a mesma coisa kkk só não falei nada pra não causar treta, mas é uma possibilidade... ou o valor do fusivel que ele colocou é bem acima do recomendado.

ogner
Desesperei e comprei esse treco aqui tb ( abaixo ), pela praticidade, melhor que sair carregando um filtro com varias entradas...

http://www.clamper.com.br/upload/produtos/240620141058465788_clamper%2 0energia.pdf


Funciona isso? Sempre quis saber se vale a pena! Algum entendido ai na área? Abs!

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Paguei 6 pila numa chave teste digita Wonder, que mede de 12 a 220.

Esse clamper é pra fazer o que exatamente? Um DSP (pelo que entendi) ou filtro de linha?

ogner
Veterano
# jan/15
· votar


Hauehsue!! Nao sei bem sobre o Clamper. Sei a a marca é muito boa, espero q esse treco proteja de variaçao brusca antes de chegar no amp e filtrar um pouco de ruido. Pelo q entendi ele é um bom filtro de linhA, so q mais pratico/menor q vai ficar espetado direto no amp!!

Mas se alguem q saca disso der uma olhada no specs do PDF dele e explicar sobre ele, seria otimo!!

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


ogner

Não manjo dessa parte aí, mas como disse, parece um filtro de linha...

thmenezes_RJ
Veterano
# jan/15 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


ogner
Legal hein cara. Ótima dica.

Tenho um puta medo de levar meu amp pra um estúdio como o forum... tem até algumas coisas legais lá, mas eu olho pra aquele sobrado antigo, meio mal cuidado, cheio de gente esquisita entrando e saindo, e sempre penso: a instalação elétrica disso aqui deve ser uma PUTA duma gambiarra. Eu não confio.

Onde comprou o chaveirinho e o clamper?

francisco2004
Veterano
# jan/15
· votar


Pior do que levar o amp em estúdio é levar o amp para tocar num bar. Sempre tem alguma surpresa... palco minúsculo, uma única tomada para ligar uns 10 equipamentos, split gotejando na cabeça do batera... só bomba.

Vou comprar um desses certo. Hoje uso um transformador de voltagem... se o ampli ficar com um som bom, é porque a tomada é 220V. Se ficar fraco, é porque é 110V e tiro o transformador... esse adaptadorzinho é bem mais prático. Mas continuo tendo que levar o transformador por precaução.

f14gomes
Membro
# jan/15
· votar


Esse Clamper é um DPS classe III, ou seja, um dispositivo de proteção contra surto (aumento brusco da tensão (voltagem)).
Podem ser de classe I, II, ou III e são usados para proteger as instalações elétricas de ataques de raios com incidência direta ou indireta nas edificações e contra surtos oriundos de mudança brusca de carga ou comutação de motores, por exemplo.
É indicado mesmo para proteção de equipamentos sensíveis como computadores e equipamentos de som.
Vale lembrar que:
Os Filtros de Linha atenuam ruídos de radiofrequência e interferências eletromagnéticas oriundas da própria instalação; (Isso um bom. Que eu não conheço. rs)
Estabilizadores minimizam variações lentas e pequenas de tensão na rede elétrica;
e Nobreaks fornecem energia aos equipamentos quando falta a da rede elétrica.
E estes 3 oferecem proteção pontual e de baixa capacidade contra os surtos elétricos (o famoso fusível).
Portanto não está errado o uso do Clamper pelo nosso amigo ogner

f14gomes
Membro
# jan/15
· votar


Encontrei agora, olhando rápido, descrição de filtros de linha com DPS, o que seria legal para nós.

Porém esse clamper é bacana porque, segundo o pdf, independe de existir o condutor terra na instalação, o que é o caso de muitos lugares por aí onde a galera costuma tocar.

No caso de outros DPS, como o do filtro de linha citado acima, é através do sistema de aterramento que o DPS desvia os transientes ou surtos para a terra. No caso de instalação com neutro aterrado o DPS usa o neutro para esse desvio.

ogner
Veterano
# jan/15
· votar


thmenezes_RJ
Fala, velho!! Ja estou usando os dois. O problema agora é que não são todas as tomadas dos estudios que ja estao nesse padrão novo... ¬¬
Ae, mais um adptador no caminho....

Mas enfim, to usando e ate então ta tranquilo. To pra voltar a ensaiar numa sala do Forum que tem minha guitarra ( single ) fica um barulho infernal...Só nessa sala.. ¬¬ Se essa parada conseguir diminuir o barulho sera um milagre!! ahuehuahuea!!!!

Comprei o Clamper aqui:
http://www.waz.com.br/

E aquele chaveiro meidor de tensão comprei na Kalunga. Em copa tem uma e acho que outra no centro. Em SP tem uma penca de Kalunga...

f14gomes
Opa, valeu pela explicação!!! :)

ogner
Veterano
# jan/15
· votar


Ando com eles assim!!!!

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


f14gomes

To projetando ainda colocar algo mais soft no mercado hehe
Falta só o capital...

A ideia é colocar um voltímetro digital, e talvez um amperímetro... Ou até um 2 em 1...

Só como pode ver o custo fica acima da média e meu medo é a aceitação de mercado :/

Fugitivo
Veterano
# jan/15
· votar


ogner

Boa descoberta esses equipamentos. não conhecia. Mas principalmente sobre esse transparente da Clamper, vc usa somente no estudio? e em casa como vc liga o amp?

f14gomes
Membro
# jan/15
· votar


Ismah
cara, acho que eu sou meio pessimista, mas se não juntar as funções de proteção e filtro de linha, seu projeto vai agradar essa galera que gosta de por led no pedalboard somente.(falando do meio musical, que vejo na net só). Se tem essas funções, e eu é que não saquei, aí vai ficar legal, mas o display de led encarece mesmo. Dois leds como os do chaveirinho aí já resolvem. (ou um trilho, tipo "super máquina" pra ficar mais bonitinho).

f14gomes
Membro
# jan/15
· votar


Se essa parada conseguir diminuir o barulho sera um milagre!! ahuehuahuea!!!!
ehehehe.
ou: " É feitiçaria. Não é tecnologia." ehehhe
Não é a função dele.
Esse aqui diz que tem a função de filtro de linha.

Valeu pelas dicas ogner, vou ver se compro essas paradas também!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


ogner
eu quero pegar um estabilizador de tensão bi volt. pode ligar no 127v ou 220v que a saída se mantém em 115v. acho que um de 300VA é suficiente para um amp até 15w.

http://www.sms.com.br/produtos/Estabilizador-SMS/Revolution-Speedy/

Ele é um pouco pesado, mas considerando que anda com um valvulado por ai acho que não vai se importar.

edit: achei um tópico legal ->
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/272958/

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


f14gomes

Cara é um projeto ainda, mas a ideia é mesmo essa filtragem toda, eu sou chato bagarai, quero saber quanto está a tensão. Acredito que trazendo de fora o valor fique bem abaixo desse valor.

ogner
Veterano
# jan/15
· votar


Fugitivo
Fica espetado direto. Comprei pela praticidade...

f14gomes
Saquei! Ele vai vai apenas proteger dos surtos mesmo.

Luiz_RibeiroSP
Cara, li um monte. Foruns gringos e nacionais. A minha conclusao é que estabilizador é uma grande M.... Hehehehe!
Da uma pesquisada. Existem opinioes diversas...

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


ogner
minha conclusao é que estabilizador é uma grande M....

Nem tanto... Só por ter um trafo já dá uma puta issolação... A casa pega fogo no primário e o secundário não recebeu nada ainda...

Claro, há uma poluição do sinal elétrico a cada relé que bate, mas tem suas vantagens.

f14gomes
Membro
# jan/15
· votar


Legal então. É que, pra mim, só ver o valor da tensão não faz sentido pois ninguém vai parar de tocar, num show, por exemplo, se ver que está 119V ou 133V, sei lá, em vez de 127V de tensão naquele momento, porque no Brasil tem muita variação mesmo. Agora somar a proteção com um visual bacana e mais informativo faz toda a diferença.

Ismah
Veterano
# jan/15
· votar


Com certeza, mas é aquela coisa... Não é focado para guitarristas, e sim pra quem quiser usar... Seria uma puta facilidade pra quem tem sonorização ´por exemplo, apenas ligando a régua já retorna o valor...

Fugitivo
Veterano
# fev/15
· votar


ogner
Fica espetado direto. Comprei pela praticidade...

Saquei, mas vc usa além desse clamper algum outro filtro de linha, estabilizador ou vai direto na tomada da parede?

Del-Rei
Veterano
# fev/15
· votar


Muito boa a ideia desse chaveiro aí!! Bem mais prático que levar um multímetro!!
Vou ver se compro alguns! Muito útil.
Mas ele não diz se, por exemplo, a tensão estiver lá pros 137V, né? Vai só acender o Led de 110V, eh isso?

Eu andava com um variac, mas eh um aparelho trambolhão, pesado... Chatíssimo de carregar. Uso raramente...

Sobre esse clamper, na verdade, continuei sem entender muito qual é a dele, rs. Eh tipo um filtro de linha? Tem algum fusível dentro?

Um aceno de longe!!!

ogner
Veterano
# fev/15
· votar


Fugitivo
Só ele, se tiver alguma regua no estudio, espeto nela...

Vai só acender o Led de 110V, eh isso?
Isso, só acende 110 ou 220...

cara ele nao tem fusivel dentro, pelo menos q vista...E teria que ser fácil de ver, pois caso queimasse teria que ser trocado... Mas pelo que entendi ele protege de surtos de energia...Tem um 6 capacitores, 1 resistor e 1 diodo dentro dele!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a #dica# evitar ligar na tensão errada o amp