Protejam os seus amps valvulados (usem estabilizador)

    Autor Mensagem
    Ramsay
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Ramsay


    Se vc tiver um amp valvulado e morar aqui no Brasil, dependendo da região, é altamente aconselhável usar um estabilizador, desses usados em computador, pra preservar a vida do seu amp valvulado.

    Vc pode também utilizar um Variac, que funciona perfeitamente, ou um nobreak (mais caro).

    Filtro de linha não resolve, porque ele filtra os transientes, mas não baixa a voltagem de saída da rede elétrica que alimenta o amp valvulado.

    E cabe explicar que esses estabilizadores, na verdade, não estabilizam nada, mas, pelo menos, os circuitos eletrônicos contidos neles baixam a tensão da rede elétrica a um nível aceitável, por exemplo de 130V/260V para 117V/234V que são voltagens seguras para o seu amp valvulado.

    E recentemente eu sentí isso na pele, quando o meu amp de 100W que deveria ter uma alta tensão (+B) em torno de 450V, com os 131V da rede elétrica estava marcando 507V que é uma tensão acima da do isolamento dos capacitores de filtragem que é de 500V.

    Devido a isso, uma das 6L6 entrou em curto, queimou o fusível e esquentou tanto que rachou o vidro, derreteu parcialmente a base de plástico e os caracteres Fender e GT Groove Tubes que eram azuis ficaram marrom escuro, como podem ver no link abaixo:
    http://i223.photobucket.com/albums/dd90/Kroydon/DSC00761.jpg

    Então, eu coloquei um estabilizador desses de computador de 1 KVA e a voltagem do +B imediatamente caiu de 507V para cerca de 470V.

    Então, fiz alguns cálculos e baseado neles reajustei o Bias do amp e a voltagem +B ficou em cerca de 450V que é o padrão.

    Resumindo: Adotei de vez esse estabilizador de computador para os meus amps valvulados.

    É importante frisar que para amps valvulados de 15/20W um estabilizador de 300 VA dá conta do recado, mas, para amps de 50/100W é necessário que o estabilizador suporte 600/1000 VA em média.

    E o ideal é utilizar estabilizadores sem relés, que não ficam fazendo tléc tlécs a todo momento.

    Ramsay
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Tô dando um up, mas sei que ninguém vai responder hoje!!

    Guilherme Nau
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ramsay
    E o ideal é utilizar estabilizadores sem relés, que não ficam fazendo tléc tlécs a todo momento.

    Eu tenho um desses rsrs

    Mas eles só faziam esses tlécs tlécs quando estavam ligados a extensão.Agora que eles estão direto na parede não dão mais.Tem explicação isso?Ficariam dando esses barulhos no amp?

    rocknroll1234
    Veterano
    # out/11 · Editado por: rocknroll1234
    · votar


    hey,eu vi em algum outro topico que diz que não pode usar no-breaks nem estabilizadores magneticos.


    eu vi que energia eletrica alternada com ondas quadradas não fazem bem para um amplificador.


    e alem do mais,para que precisa estabilizar tanto assim? os amplificadores valvulados não são tão sensiveis quanto computadores(no quesito de energia eletrica,porque fisicamente é outra historia)!

    Guilherme Nau
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    rocknroll1234
    e alem do mais,para que precisa estabilizar tanto assim? os amplificadores valvulados não são tão sensiveis quanto computadores(no quesito de energia eletrica)!


    Talvez seja algo por diminuir ainda mais o ruído mesmo tendo fio terra.Fora que valvulados mais fracos podem,numa simples queda de energia, queimar ou o fusível ou a fonte.Foi o que aconteceu com o meu.Paguei 110 conto de rél só pra salvar o drive do cubo...

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    rocknroll1234
    Creio que vc não entendeu.Os no-breaks devem ser evitados quando usam o tipo"onda corrigida" que é um maceteamento da onda quadrada, que gera harmônicos e interferencias na alimentação de amplis valvulados(são mais sensíveis a esses harmônicos e os filtros da fonte não foram projetados para suprimí-los).No- breaks tipo "pure-sine" podem ser usados sem problema(custam 5 x mais que os comuns).Estabilizadores tipo núcleo saturado( mais difícil de achar que o no-break pure-sine), magnéticos são ótimos, porém hoje em dia não são mais fabricados devido ao custo, só sob encomenda.Os valvulados, ao contrário do que vc disse, são altamente sensíveis a alta voltagem de rede, pois devido a relação entre os enrolamentos primário e secundário de alta tensão, uma variação de 10V na entrada produz cerca de 30 V a mais na alta tensão, e isso pode fazer com que fundam as valvulas de power.Computadores, hoje não são mais sensíveis, ainda mais os que usam as fontes de voltagem automáticas, que podem ser alimentados de 90 a 250V( a fonte faz sua própria estabilização)Os primeiros PCs eram sensíveis, mas já se foram a anos...
    Ramsay
    Excelente Tópico!Abcs.

    macaco veio
    Veterano
    # out/11
    · votar


    é obrigação de todo fabricante de aparelhos eletronicos ter uma margem de pelo menos 10% pra mais ou 10 % pra menos para compensar as variações de energia. Por isso muitos aparelhos onde é possivel se é usado a fonte chaveada que da uma margem muito maior que essa. Onde não é possivel ou é mas é condiderado anti-economico pra fabricar se deve ser calculado o projeto de forma a obter essa margem: Ex: Nova york = 121 v , BH = 131 v , aparelho fabricado para 125 v (na maioria seria 127v), então funcionaria bem nas duas situações sem muito comprometimento. Radios antigos, TV antigas do tempo das valvulas eram assim, tinham na traseira opções pra 110 , 127, 220. Mas para vender os "estabilizadores" deixaram de por as opcões.
    Sobre energia se deve exigir e perguntar na hora que for comprar, se todos passarem a exigir seus direitos a coisa muda, senão daqui a pouco vão estar comprando estabilizador, filtros, no breaks e outras tralhas ate pra usar no carregador do celular. Fica bobo não.

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    macaco veio
    Concordo contigo, mas creio que a voltagem nominal deve ser responsabilidade da concessionária de energia.Agora o que se pode fazer se na conta da AES SUL vem escrito "Limites Adequados: 127/220V- de 116 a 133 V e de 201 a 231 V".A ultima vez que estive em Nova York, comprei um multímetro True RMS da Fluke, e medi as tomadas no hotel.Estavam com 117V/60Hz cravados, nos 5 dias que estive lá.Meu estúdio tem um condicionador de energia que montei, de 5KW, se não fosse isso, babaus!Em 2 horas de observação a voltagem de entrada varia de 125 a 136V.É dose, e os antigos de 110V ou os gringos de 115V não suportam o tranco.Abcs.

    macaco veio
    Veterano
    # out/11
    · votar


    bom, eu morei em Quens durante um tempo, dava 121v, hoje moro em N, Jersey da 120 certinho, de vez em quando da uns blackout por causa do tempo doido que é aqui, mas volta 120. Quando eu morava me BH eu media sistematicamente (em dois bairros completamente distantes) porque as lampadas queimavam rapido (eu era síndico), sempre dava entre 130 de dia e 131 a 132 a noite. Nao me lembro de variar mais do que isso não. O problema é que parece que todo fabricante de valvulados principalmente, quer por tudo no limite. pô, se alimentação foi calculada digamos 450v, bota 440 e da uma folga, não vai diferença nenhuma no resultado final ou se fizer é irrisoria. Picos de voltagem por causa de raios queima muitos aparelhos, mas voltagem constante um pouco acima não queima tanto assim não. Pode desgastar valvulas porque nesses casos a voltagem e multiplo de 3 ou 4 mas quantos tremendoes e derivados funcionaram por anos em 130 e foram fabricados pra 110. Ao contrario acho que quanto mais aparatos eletronicos para proteger é mais aparato pra queimar junto. E´aquele historia, voce paga um plano de saude e nunca usa, o dia que precisa e vai usar descobre que por alguma razão ele te da cobertura, é igualzinho.
    Mas se todo mundo quer gastar com tralhas, que bom! bom pra economia do país, faz girar o dinheiro, cria empregos, se não conseguem fazer amplis na altura dos importados pelo menos ganham com as tralhas. Ou se fazem então porque todo mundo quer o gringo?

    Del-Rei
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Esses tópicos são sempre muito úteis.

    Meu amp é de 120V, e minha rede, teoricamente, de 127V. Uso um Varic e creio que assim não terei proeblemas, certo?
    E deixo ele em uns 95V.

    Um aceno de longe!!!

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    macaco veio
    Boas, já estive uma vez em New Jersey, com um CTG( danças folclóricas gauchas, na banda) da Varig.As medidas que fiz foram em Long Island, no hotel ao lado do SamAsh.Vc tem razão, mas é que os fabricantes querem espremer o máximo, então tacam 520V numa 6L6, em vez de usar uma 6550, 320V numa EL84, em vez de usar uma 6L6 e por aí vai.Em parte a culpa é do público, que quer potencia com o timbre da válvula tal, elas ficam famosas e vendem.Então vem o guri e enche o peito dizendo meu ampli é de 20W com 2 EL84, liga na nossa rede sem estabilizador e Kaput!Já era.Mas concordo contigo, sim.Bom domingo!
    Del-Rei
    Tá OK, mas não precisa reduzir tanto, deixar em 110V tá bom!Abcs.

    damiusc
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Qual estabilizador indicam então para usarmos? Analisando custo/benefício?

    Chibatocaster
    Veterano
    # out/11
    · votar


    damiusc
    Tá rolando umas dicas de estabilizadores aqui.

    Del-Rei
    Veterano
    # out/11
    · votar


    carlos adolphs
    Tá OK, mas não precisa reduzir tanto, deixar em 110V tá bom!Abcs.


    Pois é... entonces, na verdade, deixei assim desde que me interei sobre aquela história do Van Halen usar com potência reduzida pra dar uma esquentada no timbre.... Na verdade, achei que não adiantou muito.
    Mas acabei deixando...

    Pode danificar o amp se deixar em 95V e ele for de 120V??

    Um aceno de longe!!!

    wiskeria
    Veterano
    # out/11 · Editado por: wiskeria
    · votar


    Pera lá... Estabilizador de computador muitas vezes nem bastam para valvulados de média potencia ou alta. não é bem assim...

    carlos adolphs
    Veterano
    # out/11
    · votar


    wiskeria
    Não é isso, o que estamos dizendo é que para valvulados vc tem que usar estabilizadores com no mínimo o dobro da potencia de consumo.Existem hoje estabilizadores para 1Kva, 2 e 3,3Kva, que são os recomendados.Os pequenos de 300VA dão no máximo para um ampli de 15W.Abcs.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Ramsay

    Boa dica, principalmente quando se vive na pele um estrago causado por variação de tensão. Comprei no ML um estabilizador antigo (Adoro coisas antigas) daqueles usados nos tempos das TV's valvuladas, em perfeito funcionamento.
    Por ai se tem idéia da importância da sua dica. Os televisores ja na sua época necessitavam do estabilizador para evitar a queima das valvulas.
    Vou apenas restaurar sua caixa externa e refazer o painel em inox para ficar bem bonito.
    Segue foto:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-201744522-estabilizador-antigo- de-voltagem-souza-_JM

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Seguindo a dica do Ramsay, ja havia adquirido um estabilizador destes de 300 va baratinhos que ja supre completamente a necessidade de um ampli.
    Contudo, como sou um apaixonado por coisas antigas me deparei com um antigo establizador de voltagem no ML. Não deu outra, perguntei ao vendedor se estava funcionando perfeitamente e meti ficha. Comprei o bichinho.
    Como tenho grandes facilidades com meus clientes resolvi reforma-lo e deixa-lo muito lindo.
    Fiz um novo painel em inox com gravação em relevo, um novo Knob estilo antigo mas muito bonito, refiz toda a parte elétrica, desmontei a carcaça e mandei jatear em micro esfera de vidro para remoção total de todas as oxidações e pintei ele de branco Lotus cor da linha Volkswagen de 1969.
    Parece muito com o branco utilizado nas Fender's mais antigas, um tanto amarelado.
    Características desta pequena jóia.
    em Curitiba temos uma rede com voltagem bem estabilizada porém entre 126 e 127 Voltz, sendo que esta variação ocorre raramente e com muito pouca frequencia. Meu Class 5 é 120 V. Com o estabilizador moderno vc tem 116 V, constante.
    Com este antigão, que possue uma escala ajustável 0 a 12 vc pode alterar dos 126 para 104 e ir subindo a tensão até 200 Voltz. No segundo ajuste tenho precisamente os 120 V compatíveis com meu ampli.
    Vejam as fotos, é muito legal.
    Como era :
    http://www.4shared.com/photo/8WPfiQUt/Foto1222_-_Cpia.html?
    http://www.4shared.com/photo/-kqFXh1T/Foto1223.html?
    http://www.4shared.com/photo/AhN2H56j/Foto1224_-_Cpia.html?
    Durante a restauração:
    http://www.4shared.com/photo/Kc1uYCc-/Foto1308.html?
    http://www.4shared.com/photo/NSEypxtL/Foto1310.html?
    Como ficou:
    http://www.4shared.com/photo/YNaDLJ0Q/Foto1372.html?
    http://www.4shared.com/photo/eq-K_EwH/Foto1371.html?
    http://www.4shared.com/photo/W4fK5q2_/Foto1370.html?
    http://www.4shared.com/photo/zI7gs-ow/Foto1367.html?

    Valeu ai Ramsay.

    Dinow
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Ramsay
    Estou pensando em pegar um condicionador de energia(furman ou panamax) p/ o meu tiny terror, o que você acha ? seria melhor o condicionador ou o nobreak como citado anteriormente ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Protejam os seus amps valvulados (usem estabilizador)