Aterramento - Entendendo um pouco sobre o assunto

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


fconde77

O que significam todas as letras?

- No sistema TN-C aconselha-se a multiplicar por 1.5~2 a espessura do neutro, pois vai haver mais corrente que normalmente...

Alguns da volta, recomendam que em TN-C, coloque um resistor entre o neutro e o terra... algo em torno de 1k @ 250v... Tem fundamento?

Acetilcisteína
Membro Novato
# abr/14
· votar


eu dei uma lida em alguns tópicos mas achei que que pela facilidade e preço dele seria algo com custo beneficio positivo pra mim sabe, mas vou pesquisar mais! Você sabe quanto sai a brincadeira de fazer um aterramento?

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


Acetilcisteína

Olha se for algo projetado e blá blá blá, deve te sair uns 200~300 pra cima, mas se for fazer vc mesmo a coisa toda (fincar a barra, comprar tomadas, fios, conectores, puxar a instalação) sai menos de 50 dilmas... Sei que a barra custou 27 dilmas... vai uns 10 pau de fio, e fim.

fconde77
Veterano
# abr/14
· votar


Ismah

onde vc leu essas informações? Dei um lida rápida na norma da ABNT e não vi nada disso

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


fconde77

Trabalho com show ao vivo... Preciso dizer mais?

Mas me não faz nem um pouco de sentido... Pois o resistor diminuiria a tensão, e não a corrente...se colocasse um trafo 2200W (220V @ 10A) para 1Kv @ 2,2A e depois por um resistor (ou mais de um) teria sentido, não?

fconde77
Veterano
# abr/14 · Editado por: fconde77
· votar


[b]Ismah[/b

[i]Trabalho com show ao vivo... Preciso dizer mais?

Não me leve a mal, mas não perguntei com o que vc trabalha e sim onde vc viu essa informação pq me pereceu ter sido retirada de um texto... e informação retirada de um texto pode ficar fora de contexto!

Mas vamos por partes:
- No sistema TN-C aconselha-se a multiplicar por 1.5~2 a espessura do neutro, pois vai haver mais corrente que normalmente...
Isso pq nesse tipo de aterramento o neutro esta ligado junto com o terra em uma ligação trifásica como mostrado na imagem.
http://1.bp.blogspot.com/-_oz_X0F0pKs/UC0ikzH92QI/AAAAAAAACxE/ocK4RmvF Y7g/s1600/Aterramento+el%C3%A9trico+-+Como+funciona+-+3.jpg
Então a possibilidade de uma corrente maior passar pelo terra e grande.

Alguns da volta, recomendam que em TN-C, coloque um resistor entre o neutro e o terra... algo em torno de 1k @ 250v... Tem fundamento?
Tem mais isso se aplica mais a transformadores industriais ou de redes de distribuição, estou falando de valores de 10 à 15kV... Nesse caso o resistor é usado pq a corrente de falta da terra é, basicamente, limitada pelo resistor, pq a resistência do resistor ser mais elevada do que a reatância equivalente do sistema, mas não podemos simplesmente definir um valor fixo pra isso, exitem cálculos a serem feitos pq valores elevados de resistência do resistor de neutro podem produzir sobretensões elevadas e perigosas.

Se quiser se informar mais sobre essa questão de aterramento, principalmente essa que vc abordou tem um PDF explicando bastante coisa... Vou avisando que não esta mastigadinho como esse post e é usa termos técnicos e chato de ler.
http://www.schneider-electric.com.br/documents/cadernos-tecnicos/tema3 _aterramento.pdf

Sepulkrisiun
Membro Novato
# abr/14
· votar


Quanto mistério com o aterramento.

Acho que aqui não é lugar certo pra discussão de aterramentos industriais, e um aterramento simples como o meu que é funcional e um industrial não vai fazer diferença no áudio.

fconde77
Veterano
# abr/14
· votar


Sepulkrisiun

Concordo que esse não deve ser o foco do tópico, mas acho que uma questão em aberto é pior que "desvirtuar" um pouco o tópico do seu objetivo central...

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


fconde77

Procure conhecer o backstage de eventos... Cada coisa sem fundamento que aparece... Sugiro procurar pela página "áudio na estrada"... Lá vc vai ver que tem gente que aterra em garrafinha pet de 600ml com terra dentro ¬¬

Ou seja, quero dizer que nem tudo que se prega na noite é verdade... Tal que coloquei como questionamento... Isso foi pregado como uma "lei" numa empresa que trabalhei, e aparentemente não tem fundamento.

Não estava contextualizado, foi repassado de forma oral, e a ideia era atenuar a tensão que existiria no neutro, caso o terra fosse necessário.

Quanto ao calibre do fio, eu mesmo que afirmei (aprendi com meu pai sobre eletricidade), e vc complementou. Fico agradecido.

fconde77
Veterano
# abr/14
· votar


Ismah

Procure conhecer o backstage de eventos...
Não preciso, já conheço bem...

Cada coisa sem fundamento que aparece
Isso não é exclusividade da sua profissão, com o tempo vc vai percebendo isso...

andreztec
Veterano
# abr/15
· votar


poderia eu criar um aterramento para apenas uma tomada? comprar algum equipamento ou coisa semelhante para aterrar apenas uma tomada?

fconde77
Veterano
# abr/15
· votar


andreztec

Pode...
Um exemplo é esse: https://www.youtube.com/watch?v=5MEWUjySZM0

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Lelo Mig mostre teu projeto do chuveiro pro vivente!

fconde77
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
??? Lelo Mig ??? Ele nem postou nesse tópico

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Se ele postar vc vai entender

fconde77
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
kkk... blz então.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aterramento - Entendendo um pouco sobre o assunto