Para quem gosta de estudar e aprender um pouco mais sobre alto-falantes

Autor Mensagem
carlos adolphs
Veterano
# mar/10


Buenas, pessoal!
Tenho visto aqui no fórum que muitos falam empíricamente sobre alto falantes e caixas, sem um aprofundamento nos parâmetros T-S, que permitem um entedimento melhor.Vão aqui então alguns links que podem ajudar, inclusive o artigo da Selenium, compara dois Afs de 18", com QTS alto e baixo.Muito bom !
http://autosom.net/artigos/carparam.htm
http://www.selenium.com.br/download/Aes97_ts.pdf

Um abraço a todos.

tatus
Veterano
# mar/10
· votar


Ok, valeu Carlos, vou dar uma olhada de novo no arquivo, daqui há +/- uns 10 anos te falo o que eu entendi dele, rsrsrsrsrs
Abraço.

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


tatus
Ehehe!Não é tão difícil assim...Mas o intuito é mostrar pro pessoal que existem mais coisas do que citar um modelo ou marca de alto-falante e dizer que é bom ou ruim.Um abraço!

wiskeria
Veterano
# mar/10
· votar


realmente interessante, mas a matemática assusta um pouco!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


carlos adolphs
Boa contribuição!
Abç

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


wiskeria
Sim, a matemática é um pouco enrolada, mas é só pra demonstrar de onde saem as coisas.O importante é aquela citação tipo se usar um set de aparelhos o resultado é um e se usar diferente, é outro.Por isso digo sempre e pergunto:Quem sabe qual é o set de equipamentos de medição usados pela Celestion e Eminence?Também é interessante ver como dois altofalantes de mesmo diâmetro e fabricante se comportam diferente em função do QTS.

Mauricio Luiz Bertola
Grande Bertola!Ainda na semana passado, comuniquei com o Mike Vlsek, que foi pros UK,pelo Facebook.O cara anda arrasando por lá!Um abraço!

wiskeria
Veterano
# mar/10
· votar


Carlos e os falantes novik da séries instrumentos musicais, aqueles que costumavam vir nos amps giannini valvulados? Vc não saberia os detalhes técnicos deles?

carlos adolphs
Veterano
# mar/10 · Editado por: carlos adolphs
· votar


tatus
wiskeria
Mauricio Luiz Bertola
Pessoal, o nosso amigo Tatus me passou uma mensagem com a pesquisa que o mesmo fez junto à Celestion e a Eminence, quanto ao método usado pelas mesma para avaliação dos parâmetros T-S dos seus alto falantes.
-A Celestion usava o MLLS e o CLIO, hoje usa o KLIPPEL.
-A Eminence usa o LMS e na produção o KLIPPEL.
Considerando então que entre as duas há conformidade de parâmetros, ou seja, os valores de seus alto-falantes podem ser diretamente comparados, por ambas usarem KLIPPEL na produção.
-A última informação que tenho da Selenium, estava usando o CLIO, Sistema Italiano Computadorizado( o KLIPPEL também é, mas Alemão), o LMS e o PULSE, Dinamaquês.
-O CLIO e o KLIPPEL se assemelham, com a vantagem que o KLIPPEL tem um sistema que desconta o ruido ambiente de produção, fazendo um controle de qualidade mais rígido.
-Os sistemas MLLS(Celestion) e LMS(Eminence) são usados na engenharia e fazem uso de cargas de peso conhecido sobre o cone, para medir o fator de qualidade mecânico de maneira real.Os dados são então passados ao software que calcula os demais parâmetros.
-A Selenium usa o LMS e o Pulse, da BRÜEL & KJAER dinamarquesa.O Pulse é o último grito em precisão, ainda mais tendo em vista que os alto falantes dinamarqueses são considerados os melhores do mundo.
-Portanto, como a Selenium usa equipamentos iguais ou melhores do que a Celestion e a Eminence, e considerando que, para exportar para os EUA e Zona do EURO vc tem que cumprir um monte de normas de qualidade ou eles não aceitam, podemos dizer que os Selenium estão em pé de igualdade com eles.

Um abraço a todos e mais uma vez obrigado ao Tatus por seu interesse!

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


wiskeria
Infelizmente, na época a Novik não liberava muitos parâmetros em seus folhetos.Só se sabia diâmetro, fluxo magnético do imã, em gauss, frequencia de resposta, e potência máxima RMS.
A coisa era meio no ouvido, mesmo!

wiskeria
Veterano
# mar/10
· votar


carlos adolphs
E o que vc achava destes falantes sonoramente então?
Outra é que no caso fica dificil saber sem mais informações qual a caixa ideal construir para o uso deles... Tem alguma recomendação?

macaco veio
Veterano
# mar/10
· votar


...e considerando que, para exportar para os EUA e Zona do EURO vc tem que cumprir um monte de normas de qualidade ou eles não aceitam, podemos dizer que os Selenium estão em pé de igualdade com eles.
Falta fazer um outro teste de qualidade, comprar um Seleniun nos USA e outro do mesmo modelo la no Amapa, Para ou outro estado qualquer em alguma cidade do norte, nordeste de preferencia do interior e compararar pra ver se da a mesma qualidade. Dou minha cara a tapa. Palavra de macaco veio

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


wiskeria
São muito bons, tenho alguns nos meus Gianninis, e tem a potencia RMS em torno de 75 W.A idéia que se tem dos parâmetros são as caixas recomendadas pela própria Novik, na linha de HI-FI, que pela litragem se tem uma aproximação.Já a linha para instrumentos musicais, foi feita a partir de engenharia reversa, usando os Celestion como base, como foi feito pela Giannini recentemente, para a reedição do Tremendão(by Pedrone), junto à Bravox.Inclusive, não sei porque o pessoal não esta usando esses Bravox novos para guitarra!.
Um abraço!
macaco veio
É, nesse ponto não sei o que te dizer, pois essa pratica de "o que é bom exporta e o refugo fica aqui", é bastante comum no Brasil.Tem um pessoal que ensaia no meu estúdio, que trabalha na linha de montagem da Selenium, que garante que isso não acontece.Sei lá...
Um abraço!

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


tatus
wiskeria
Mauricio Luiz Bertola
Aí, gurizada, pra quem quiser brincar um pouco!
http://autosom.net/artigos/box_design.htm
Um abraço!

tatus
Veterano
# mar/10 · Editado por: tatus
· votar


haha, Valeu Carlos, eu estava pra fazer umas 86 perguntas para vc sobre caixas para guitarra, agora vc facilitou, muito massa a calculadora, já estou aprendendo, fazendo uns testes, quase uma criança brincando de lego! rs (para quem quiser a dica pega um datashet de qualquer Jensen que lá tem as siglas por extenso)
Reduzi o volume de perguntas rsrs, responda se tiver afim:
Tenho mais interesse em caixas para guitarra, seria correto usar o cálculo da caixa selada e abrir um buraco considerável nela depois, passível de ser tampado quando achar conveniente? (Se o alto falante permitir - QTS alto)
Do mais valeu a dica, abraço!

edalko
Veterano
# mar/10
· votar


carlos adolphs
Inclusive, não sei porque o pessoal não esta usando esses Bravox novos para guitarra!.

Não Bravox os falantes usados pela Meteoro??

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


tatus
Não está correto.O cálculo de sonofletor infinito(esse é o nome), tipo baffle, é outro.Esse programa que linkei é básicamente para sub-woofers.Porém, como vc acha medidas adequadas para baixar a resposta de graves, é provável que se abrir a traseira, vc apenas faça com que a resposta de graves suba em frequência.Uma coisa que costumava fazer no meu início do mundo de som era pegar caixas de papelão grosso, recortava na medida, colava as paredes com cola branca e fixava os alto falantes com parafusos, porcas e arruelas.Depois brincava de recortar dutos, aberturas e tudo mais.Funciona bem para vc escutar os efeitos(em volume médio, lógico, se der pau ela explode) que suas modificações farão.Algo do tipo indústria automotiva, que faz modelos de argila do carro novo, para checar aerodinâmica...
edalko
Cruzes!Não!!!Assim como a Selenium fabrica em série, a Bravox também faz, esses modelos de baixo preço para a indústria.Não é o caso deste modelo de reedição para o Tremendão, que foi feito tipo clone dos antigos.Não é dos modelos baratos, não.Tive oportunidade de testar um Tremendão by Pedrone aqui em POA e posso afirmar que não ficou devendo nada aos originais.

Abraços a todos

wiskeria
Veterano
# mar/10
· votar


os bravox pra guitarra praticamente não existem no mundo real, ja quis comprar um, procurei nas lojas e net, não achei, liguei pra fabrica querendo encomendar ou procurar um fornecedor, fui mal atendido e parti pra umn eminence... bravox nunca mais...
Mesmo assim a giannini usou novik antigamente nos valvulados e mais recentemente bravox "metade pra final dos 70", prefiro os novik.

tatus
Veterano
# mar/10
· votar


Valeu Carlos, entendi, comecei a puxar alguma coisa na net para calcular direito.
Já fiz umas experiências com ambientação do som do computador, usei falantes e tweters menores, aquele material de caixinhas para presente, rolo de papel selofane como dutos, hehe, aquele material para fazer almofadas como preenchimento, ficou massa. Valeu o trampo que deu.
Abraço.

moreno_jambo
Veterano
# mar/10 · Editado por: moreno_jambo
· votar


comprei um duovox 120G.. só o cabeçote..4 Rms ..axo que vou ter que mandar fazer uma cabine,pq talvez sai mais em conta pra mim.. qual seria os alt-falants ideal pra este amp? pretendo montar em 2x12.. por causa de "peso+trasmportes"

abçs.

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


moreno_jambo
Se teu problema é tamanho, faz uma caixa com 4 X10 , pequena, de 58cm de largura x 68 altura x 32 cm profundidade.Vc ganha mais em potencia de caixa pelo mesmo tamanho.Madeira de compensado 15 mm.Alto falante pode ser de uso profissional, suspensão papel, 8 ohms, de boa marca tipo Bravox, Selenium, Hinor(não de uso automotivo).O que vc tiver aí nas lojas da cidade.
Potência de cada um em torno de 60W, no mínimo.

moreno_jambo
Veterano
# mar/10
· votar


carlos adolphs

valew por ter esclarecido..
oque as diferenças de tamanho do imã,faz no geral? tipo:quanto maior imã, é + ... ; e menor imã é - ..... em relaçao aos timbres.


abçs.

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


moreno_jambo
O tamanho do imã se relaciona diretamente com a potência e sensibilidade.O timbre tem relação com o material de que é feito o cone/bobina/suspensão.A potência que sugeri para o AF já providenciará o tamanho adequado do imã.

moreno_jambo
Veterano
# mar/10
· votar


blz.. quand fik pronto,lhe dig os resultados..
+uma vez,obrigado pela pasciênçia..

abçs.

moreno_jambo
Veterano
# mar/10 · Editado por: moreno_jambo
· votar


vlw.

moreno_jambo
Veterano
# mar/10
· votar


carlos adolphs
boa tard, negorçiei uma caixa 4x10..100w kd falatn=400...so que so vai vim semana q vem.. aki tem uma caixa com 1 falante se nao for de 15..é de 18.. eu posso testar/tocar nessa caixa só est semana? "o amp que peguei duovox, foi reduzido para- 50w,"tirou 2 valvulas de potençia que n estva boas..peguei direto no tecnico aki mesmo.."

abçs.

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


moreno_jambo
Pode, sem problema.

moreno_jambo
Veterano
# mar/10
· votar


testei o amp giannini amigo.. só que uzei uma Rp-21..junto com outros pedais.. a distorçao da valvula da rp,n casou muit bem com o amp..embola um pouc.. isso tem, algo aver?


abçs.

wiskeria
Veterano
# mar/10
· votar


pode ter, pode não ter... O falante pode não ser bom, o amp pode estar desregulado ou precisando revisão ou vaulas gastas...
Dificil dizer... eu esqueceria a pedaleira, afinal quem compra um valvulado quer o timbre natural dele e não digital.

Raizen
Veterano
# mar/10
· votar


Poxa..se tu tiver um texto introdutório iria ajudar também. Peguei o bonde andando e o conteúdo dos textos requer um bom background.

carlos adolphs
Veterano
# mar/10
· votar


Raizen
Entra no site da autosom.net que eles tem vários artigos simplificados e dá uma olhada!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para quem gosta de estudar e aprender um pouco mais sobre alto-falantes