Orange Dual Terror - Meu primeiro Valvulado

Autor Mensagem
decadence
Membro Novato
# nov/16
· votar


Então, a Gibson tem busterburks (vintage)de alta impedância(sobressaem os agudos e o maior volume)
, já a minha ibanez (metaleira)os captadores inf 1 e inf 2, tem menor impedância (tem mais graves menos agudos,menos volume), talvez por isso a oibanez ligada à um pedal high gain (metal core)soe melhor , sem muito agudo e consequentemente menos ruído e microfonia.

decadence
Membro Novato
# nov/16
· votar


Vai de encontro aí seu raciocínio de que para ter um som mais high gain(encorpado e sem excessos de agudos e graves), partir de um captador de menor impedância (inf 1, inf 2) consegue-se um timbre melhor, do que partir de captador de alta impedância (busterburkers).Certo?

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


Não é via de regra, nada. Mas o caminho é menos tortuoso dessa forma!

O ganho, não tem tanto a ver com a impedância da bobina. Imãs mais fortes, bobinas maiores e blá blá blá dá para corrigir...

Quanto mais alta a impedância de onde tu for espetar, menos graves pelo filtro LR. Quanto mais fuleiro o cabo, mais atuante o filtro LR será...

Quanto mais baixa a impedância de onde tu for espetar mais graves. Digamos assim que nossa "referência" seja a guitarra no amp, quando se põe cabos na parada, o som muda. E creia, o som é outro só na montagem amp+guitarra, independente do amp/pedal em uso, parece mais vivo o som.

Talvez seu problema com a LP, se resolveria com uso de algum buffer, ou pedal "bufferizado". Isso faria a impedância de saída do buffer ser 0* ou maior...

* Na verdade normalmente se adiciona um resistor para que obter um valor mínimo, que é determinado pela fonte usada. Pessoalmente eu trocaria esse resistor por um pot/trimpot, para poder jogar mais com a variação de timbres que essa brincadeira causa.

decadence
Membro Novato
# nov/16
· votar


Caramba!! Complicado esse papo!!
Na prática o que observo é que os captadores inf 1 e inf 2 da ibanez.por ter menos ganho (menos agudos. , menos graves e menos volume )se comportam melhor com pedais high gain (metal core), pois, os busterburkers da Gibson (muito grave ,agudo e volume)passam do limite com pedais high gain!!

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


decadence

tem um problema que vc está descrevendo que é a microfonia, que provavelmente pouco tem a haver com graves e agudos, baixa ou alta impedância.

Este problema normalmente se refere a captadores que não estão bem protegidos e suas bobinas entram em ressonância causando o que chamamos de microfonia. Normalmente a solução para este problema é proteger os captadores com cera. Pode até ser que os teus captadores já tenham proteção com cera, mas pela quantidade de ganho que vc quer, não é suficiente.

Tente primeiro resolver este assunto. Um bom luthier tem a técnica para dar um banho de cera em captadores.

Mas volto a dizer, talvez o caminho mais curto seja um par de EMG mesmo. A SD também tem captadores ativos, assim como outras marcas.

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


boblau
Este problema normalmente se refere a captadores que não estão bem protegidos e suas bobinas entram em ressonância causando o que chamamos de microfonia

Eu não creio que seja defeito, pois é um dos que equipava a linha custom shop. É possível, mas não acho provável.
Veja bem... Eles são vintage baseado nos da década de 50, com pouca ou nenhuma parafina (cera?! nunca vi, mas se puder dissertar sobre, vou adorar!), voltas desparelhas entre as duas bobinas etc...

Começaria por tentar o buffer, que é o menos "danoso", a originalidade do instrumento. Se não resolvesse, espuma (like a Satriani) entre as bobinas e o cover. Só em terceiro plano, passaria para algo mais agressivo, como re-parafinar os captadores ou troca deles...

boblau
Veterano
# nov/16 · Editado por: boblau
· votar


Ismah

pelo relato, não vi nada de Custom Shop ou vintage. Ele tem uma Gibson Studio com Burstbuckers. E a linha Studio é a linha de entrada da Gibson.

Microfonia em guitarra vem normalmente de alguma coisa "balançando" nos captadores podem ser polos, capa, fios da bobina, etc. Alguma coisa entra em ressonância no captador e a única solução é abaixar o volume. Tem guitarra que este problema é tão sério que o captador vira um tipo de microfone, já que o que está "balançando" e capta ondas como se fosse uma membrana.

Este problema precisa ser resolvido, pois captadores de guitarra (principalmente em hi gain) precisam captar exclusivamente ondas eletromagnéticas geradas pelas cordas metálicas. Nada mais.

Inclusive, já vi isolamento piorar este fenômeno.... O próprio isolamento virou uma membrana e vibrava causando microfonia..

decadence
Membro Novato
# nov/16
· votar


Valeu mesmo pelos comentário e dicas!

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


boblau
não vi nada de Custom Shop ou vintage

Ao que sei, e isso não torna o que digo verdade, mas só posso falar a partir disso:
São reissues da década de 50, divididos em "sobrenomes" I, II ou III, que indica o ganho. Foram usados na linha custom shop lá por 2006/8. Não disse que a dele é uma Custom Shop, Vintage etc...

Microfonia

Soa estranho pra mim esse termo hehehe

Alguma coisa entra em ressonância no captador e a única solução é abaixar o volume

Ou diminuir o ganho, ou diminuir a compressão, ou firmar a parada que está ressonando, ou cortar a frequência que causa ressonância...

ondas eletromagnéticas geradas pelas cordas metálicas

Oi?! O.o

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


Ismah

ondas eletromagnéticas geradas pelas cordas metálicas

Oi?! O.o



é, vc entendeu, não é verdade?.... rsrsrsrs as cordas magnetizadas pelo imã do captador criam seu próprio campo magnético e quando vibram, alteram o campo magnético do captador e geram oscilações eletromagnéticas que geram um sinal elétrico.

Cara vc é muito prolixo,,,,,rsrsrsrs

Ao que sei, e isso não torna o que digo verdade,

ninguém disso que vc não disse a verdade, só que nos detalhes, vamos e venhamos, esta Studio não tem nada de Custom Shop. É a linha de entrada da Gibson. E mais, o fato de ser ou não Custom Shop da Gibson para mim, hj não significa mais nada. A que eu tive era cheio de defeitos. Já falando de Fender a coisa é outro mundo....

Microfonia

Soa estranho pra mim esse termo hehehe


Pois é, para mim também, mas é um termo "brasileiro". Em inglês eles chamam de Squeal que nada mais é que uma onomatopéia. Na realidade, tem algo a haver com microfone se vc encara que está havendo uma vibração de alguma parte metálica (que seria uma membrana) e que está sendo captada pelo captador. Mas é um termo estranho, concordo.

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


Entendi, mas é preciso pensar nos demais. Eles talvez não entendam, e assim nascem os mitos: um desinformado lê, toma por verdade, e sai espalhando... Infelizmente.

Mas todavia melhor parar aqui, porque sua explicação para como o captador funciona está só piorando. hehehe

Cara vc é muito prolixo

Eu me considero apenas técnico. Então acho que cabe a mim, dizer como as coisas são de fato. Se o interlocutor, não compreende o que eu digo, já não é problema meu. Cabe a ele "deixar pra lá" ou correr atrás do que cada termo significa...
Eu percebi que o colega se perdeu quando expliquei sobre as impedância, por isso sugeri a solução, pois pra ele importa só acabar com o problema, não entender como funciona - essa função é minha.

vamos e venhamos, esta Studio não tem nada de Custom Shop

É, mas por via de regra, todos somos inocentes até que se prove o contrário. E cabe a parte acusadora prover provas de que o que fala é verdade. TE VIRA rsrs

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


Ismah

porque sua explicação para como o captador funciona está só piorando

onde? Vou te parafrasear:

Se o interlocutor, não compreende o que eu digo, já não é problema meu

E cabe a parte acusadora prover provas de que o que fala é verdade

Quem acusou e onde?

decadence
Membro Novato
# nov/16
· votar


Calma aí pessoal!!
Sem tretas!!!Vocês são ótimos!
Todos com comentários muito pertinentes e realmente ensinando e esclarecendo muito!!:

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


boblau

Ironia meu caro! Como eu nunca tive uma Gibson Studio, e tu vens me dizer que não presta, preciso saber que Sobre a forma como o captador funciona, não é assim.

decadence

Relaxa rapaz, somos velhos conhecidos já... Só não resolvemos nossas diferenças bebendo cerveja porque não sei onde mora kk

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


Ismah
e tu vens me dizer que não presta,

Onde?

Vc está com algum problema? Tá precisando de algum apoio?

Vc pode querer procurar quantos pelos nos ovos vc quiser, e eu vou te responder todas as vezes que forem necessárias, que pelo em ovo não existe. Não me vem com essa conversinha de " ironia".

Vc por alguma razão, equivocou-se a dizer que a guitarra em questão era uma Custom Shop e ela não é. É uma Gibson Studio, linha de entrada da Gibson. Em nenhum momento eu disse que a guitarra não presta. Qualquer instrumento precisa de ajustes e esta provavelmente, PARA SE ADAPTAR ao som do decadence, precisa reparafinar os captadores, NA MINHA OPINIÃO. E eu me dei o direito de explicar como um captador funciona para embasar minha opinião. E a minha opinião está baseada em guitarras que eu tive e usei e sei que podem apresentar este problema.

Vc é um cara inteligente, para de se expor desta forma.

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


boblau
equivocou-se a dizer que a guitarra em questão era uma Custom Shop

Não, eu disse que os captadores em questão eram usados na linha custom shop.

me dei o direito de explicar como um captador funciona para embasar

De uma forma um pouco incompleta, e com termos questionáveis, mas não está errada sua teoria.

decadence
Membro Novato
# nov/16
· votar


Bem....comprei a Gibson studio um pouco pela tradição e fama da marca,mas principalmente pelo clean sensacional que ela tem em mais de um tipo de AMP.....
Mas ao pluga-lá com um pedal high gain (metal core )ela se mostrou com som menos encorpado e com mais ruído e microfonia,comparando com a ibanez Rgt.Mas pelo que vocês tem falado aqui , estou entendendo que são captadores com características diferentes (busterburcks da Gibson studio e inf 1,inf 2 da ibanez).A Gibson studio talvez nunca chegue as características da ibanez,talvez por terem propostas de tipo de som diferentes,a ibanez Rgt com proposta "metaleira" e a studio com proposta mais eclética de som e por isso perde um pouco de qualidade para som mais righ gain...
Como a principio curto peso e clean tb,mas mais peso,a ibanez Rgt está me satisfazendo mais(apesar de estar abaixando a afinação muito rápido....acho que vou ter de trocar a ponte mesmo.).A Gibson studio tem um clean melhor que a ibanez Rgt.,mas perde no high gain.Como já disse que me importa mais o peso/high gain,acho que terei de trocar o s captadores dela para algum com características do inf 1,inf 2 ou esses EMG...
Estou certo no meu raciocínio e conclusoés?

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


Ismah

De uma forma um pouco incompleta, e com termos questionáveis, mas não está errada sua teoria.

1 - não tem nada de minha teoria. O funcionamento de um captador é uma das técnicas mais conhecidas no mundo.

2 - tua opinião se minha explicação é boa ou não não me interessa.

Mas vc não respondeu às minhas perguntas. Fico esperando pelas respostas.

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


decadence

Sim e não. Mexer em uma Gibson para colocar captadores ativos é um pouco contraproducente. Apesar de resolver o teu problema.

Vc fez os testes com o Orange? O que aconteceu no teste?

Eu acho que vc deveria resolver um problema de cada vez. Vc tem 3 problemas hj.

Eu arrumaria uma forma de repara ficar os captadores para começar.

decadence
Membro Novato
# nov/16
· votar


Boblau.
O primeiro problema acho que já resovi:
Vou ter de trocar a ponte da ibanez rgt (para ver se para de descer a afinação muito rápido )

O segundo problema(trocar ou não os captadores da Gibson studio) estou aguardando para definir, após eu conseguir tempo pra fazer esse seu teste de 4 tubes..full 30w...e aí sim definir se consigo um som mais encorpado com a gibson studio e com menos ruído e mucrofonia.

O terceiro problema....qual é mesmo??rs

decadence
Membro Novato
# nov/16
· votar


Ahhh sim! lembrei!!

O terceiro problema (se devo partir para um amp mais high gain, tipo Marshall, mesa, randall...mais potentes, na tentativa de diminuir ruídos, microfonia e conseguir bom clean e peso/high gain com as duas guitarras):Tb só vou definir isso após fazer o teste com o Orange 30w, usando full...30w...4 tubes...como você (boblau) me falou.

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


decadence

Acho que é isso.

Vc mora perto de mim aqui, estou em Guaratinguetá. Tem um cara aqui que pode dar uma olhada profissional tanto na Gibson quanto na Ibanez. Eu acho que ele resolve o problema das duas facilmente e se não precisar trocar a ponte da Ibanez ele não vai trocar. E se não precisar trocar os captadores da Gibson, também não vai trocar.

Se quiser, me passa teu contato inbox que eu coloco vc em contato com ele.

Aí vc vem aqui e a gente toma uma cerveja....

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


boblau
Cordialmente, lembro que não devo satisfações.
Mas agradeço a preocupação amigo. <3

decadence

Traga notícias.

decadence
Membro Novato
# nov/16
· votar


Verdade boblau!!Estamos perto mesmo!!
Só um problema, como que eu faço para passar meu contato indo box, para você? Rsts

Ismah, posto notícias sim!
Principalmente depois de eu fazer esse teste que o boblau falou...Orange no 30 w...full e com 4 Tubes acionado, com as duas guitarras.E se vou ter de trocar a ponte da ibanez rgt para ela parar de abaixar afinação e tb se vou precisar trocar os captadores da Gibson studio para conseguir um som mais encorpado e com menos ruído e microfonia, com pedal high gain.

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


decadence

me manda um email pelo betaolao no gmail.

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


Ismah

porque sua explicação para como o captador funciona está só piorando

onde? Vou te parafrasear:

Se o interlocutor, não compreende o que eu digo, já não é problema meu


e tu vens me dizer que não presta,

Onde?


Teu senso de ironia te impede de ler? Não quero uma resposta do teu estado de espírito, este já sei que precisa de apoio e ajuda. Estou falando destas duas respostas aí em cima onde vc coloca palavras no meu texto que eu não escrevi.

Vc mesmo escreveu aqui neste post que nunca teve Gibson e se acha no direito de opinar sobre captadores Burstbuckers? Baseado novamente em mimimi de internet, CTrl-V CTrl-C? Videozinho de Youtube?

Aí vc na maior cara de pau me solta esta pérola aí embaixo:

Entendi, mas é preciso pensar nos demais. Eles talvez não entendam, e assim nascem os mitos: um desinformado lê, toma por verdade, e sai espalhando... Infelizmente.

Eu me considero apenas técnico. Então acho que cabe a mim, dizer como as coisas são de fato. Se o interlocutor, não compreende o que eu digo, já não é problema meu. Cabe a ele "deixar pra lá" ou correr atrás do que cada termo significa...
Eu percebi que o colega se perdeu quando expliquei sobre as impedância, por isso sugeri a solução, pois pra ele importa só acabar com o problema, não entender como funciona - essa função é minha.


Técnico de algo que não conhece? Cabe a vc dizer como as coisas são de fato, baseado em que qual fato? A função é sua de dar uma solução neste caso? Quem te disse que ele não quer saber como funciona?

Não só vc é prolixo, mas também é muito petulante.

Tem aí mais um montão de perguntas para vc além das outras que vc se esquivou. Vai sair de fininho de novo?

decadence
Membro Novato
# nov/16
· votar


Boblau.
Não consigo mandar o meu contato pelo Gmail. ...
Tem outra opção?

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


decadence

Meu passa o teu email que eu faço contato

decadence
Membro Novato
# nov/16
· votar


ricardosoaresc@Yahoo.com.br

decadence
Membro Novato
# dez/16
· votar


Boblau
Recebi seu email mas não estou conseguindo mandar o e mail de resposta ....
Sua caixa de email não está muito cheia não?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Orange Dual Terror - Meu primeiro Valvulado