5W dão conta do recado?

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# out/11
· votar


MMI

Só vi na loja, uma semana antes de voltar para o Brasil. Eles nem tinham para vender, era só um que estavam testando para provocar, hehe.

MMI
Veterano
# out/11
· votar


Bog

Opa! Não sabia dessa novidade... Welcome back!!!!!!

Chibatocaster
Veterano
# nov/11
· votar


nichendrix

o meu tem um atenuador, o Egnater de 30W.

E eu ainda estou decidindo qual tipo de distorção vou querer, estudando as possibilidades das válvulas. Tocando mesmo pra descobrir, mas tenho uns 5 pedais que vão bem no loop, um fm4, delay, phase, um "faz tudo"..então é testar mesmo pra ver. Mas você tem razão, se eu não abrir o gain, posso fazer isso sim. Boa. Como o Egnater tem todas aquelas possibilidades que propiciam até um timbre que está na cabeça do músico, e gostaria de saber como é saturar o power de um autêntico "baixa wattagem" sabe? Ir onde mora a raiz do timbre, algo assim, pra ter uma referência.

Vou checar os handmakers!


Bog


É crime incitar a G.A.S alheia. rsrsrsss

Depois vou ouvir ele!

Valeu galera

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


Chibatocaster

Sinceramente, pega um Jet City Picovalve.
Nenhum Handmaker consegue fazer um amp single end por coisa de 1500 e que ainda tem chave pra baixar a potencia pra 2W, funciona com todo tipo de falante e ainda pode-se mudar pra qualquer tipo de válvula de power sem precisar de nenhum ajuste.

Binohendrix
Veterano
# nov/11
· votar


nichendrix
Chibatocaster
Atualmente eu estou curtindo muito o Marshall Class 5. Timbre de valvulado mesmo, antigo. Segundo o designer dele, Steve Dawson, ele foi feito pra relembrar o timbre do JTM45 e do Bluesbreaker. Tô pensando em montar um mini rig stereo com ele e um Fender pequeno tipo o Pro Junior ou Super Champ. Daí vão ficar 5w pra tocar saturadão (Marshall) e um clean com um pouco de break up do Fender. All I need.

Chibatocaster
Veterano
# nov/11
· votar


nichendrix

que bacana esse amp!

Binohendrix

Boa idéia. Vai ficar tipo o que estou querendo, mas no futuro.

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


Binohendrix

Cara, eu não sei é prático usar o Blues Jr com o Class 5 ao vivo, posso estar enganado, mas já usei algumas vezes o Picovalve com um Tiny Terror e o Blues Jr e dá uma trabalhinho equilibrar os volumes. Não é impossível, mas é bem trabalhoso. Isso se dá porque o aumento de potencia de 5W pra 15W (usando-se os mesmos falantes), é praticamente a mesma de 15W pra 50W.

No caso você nota uma diferença entre que o volume produzido entre 5W e 15W é em torno de 4,77db, o ouvido humano percebe isso como quase 48% de volume a mais, e entre 15W e 50W a diferença e 5,22db, o que daria pouco mais de 52% de volume a mais.

Assumindo que o valor médio d e volume que o ouvido humano precisa pra perceber uma diferença de 100% no volume (o dobro) é 10db.

Chibatocaster

Sim, eu comprei um por 990 reais, não sei se ainda acha por esse preço com a alta do dólar. Eu tenho outros 4 amps, 2 Fender (Blues Deville e Blues Jr NOS), Vox AC30C2 e Marshall JTM60 e na boa hora praticamente não vejo utilidade pros outros, em geral o Picovalve dá conta de todas as minhas necessidades, os outros o uso é mais por tesão ou pra alguma coisa que seja muito específica.

Outra vantagem do Picovalve é que com a chave pra ligar em 2W, fica legal de tocar com distorção em apartamento, dá pra tocar até de madrugada com distorção do pré e power bem baixo (mesmo a 2W distorcer power fica um pouco acima do que daria pra tocar altas horas da noite).

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


Pra quem tem alguma dúvida sobre potencia e volume ideal de amps.

http://proguitarshop.com/andyscorner/andys-corner/appropriate-wattage/

Chibatocaster
Veterano
# nov/11 · Editado por: Chibatocaster
· votar


nichendrix

vc usa pedais/pedaleiras para modulação? Usa tudo no input mesmo?

Legal o link!

Chibatocaster
Veterano
# nov/11
· votar


Pessoal,
Quais handmakers de amps fazem realmente por encomenda? Tipo, o cliente dizer, quero um amp de 5/10 watts com 2 12ax7 no pré, 2 el84 e 2 6v6 no power, loop de efeitos, na cor branca...por exemplo?

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


Chibatocaster
vc usa pedais/pedaleiras para modulação? Usa tudo no input mesmo?

Sim, loop só tem utilidade se tu for usar distorção de pré apenas, se tu distorce o power não faz diferença nenhuma se tu bota no input ou no loop porque vai distorcer as modulações do mesmo jeito.

Embora, faz um bom tempo que eu use muito pouco meus pedais, esse negócio de tocar só com amp vicia pra daná.

Pessoal,
Quais handmakers de amps fazem realmente por encomenda? Tipo, o cliente dizer, quero um amp de 5/10 watts com 2 12ax7 no pré, 2 el84 e 2 6v6 no power, loop de efeitos, na cor branca...por exemplo?


Até existem, mas sai muito caro, todo customizado assim;

Ian Anderson
Veterano
# nov/11
· votar


Pessoal,
Quais handmakers de amps fazem realmente por encomenda? Tipo, o cliente dizer, quero um amp de 5/10 watts com 2 12ax7 no pré, 2 el84 e 2 6v6 no power, loop de efeitos, na cor branca...por exemplo?

Até existem, mas sai muito caro, todo customizado assim;


E poe caro nisso. me combrar quase o dobro pra fazer uma copia do Ac4Tv e soh pra botar uma controle de grave medio e agudo e reverb... q acabei não fazendo.

snd
Veterano
# nov/11
· votar


não

Binohendrix
Veterano
# nov/11
· votar


nichendrix
Cara, eu não sei é prático usar o Blues Jr com o Class 5 ao vivo, posso estar enganado, mas já usei algumas vezes o Picovalve com um Tiny Terror e o Blues Jr e dá uma trabalhinho equilibrar os volumes. Não é impossível, mas é bem trabalhoso.
Já havia pensado nisso mas acho que quando acertar a primeira é só repetir os settings depois já que vai ser microfonado , não? Minha idéia é tocar com o Class 5 cranked e o Fender limpo. Aí vou levar só meu Vox 847 e pronto... Pelo menos dentro da minha cabeça tá lindo, vamos ver na prática, hehehe...Se o Marshall aguentar sozinho (microfonado) aí fica só ele mesmo.

nichendrix
Veterano
# nov/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Binohendrix
Já havia pensado nisso mas acho que quando acertar a primeira é só repetir os settings depois já que vai ser microfonado , não?

Se tu for tocar sozinho e a acústica do lugar for neutra, sim. Só que via de regra tu vai tocar com banda e a acústica do lugar vai ter alguma influência, aí começam a aparecer problemas. Usei set com 2 amps por alguns anos, mas uma hora cansei de ter que passar um tempão regulando em todo lugar que ia, e olha que eu usava amps de potência similar, não com uma diferença significativa.

Binohendrix
Veterano
# nov/11
· votar


Entendi. Agora que vi que vc é de BH, poderia me dar uma luz....Você conhece o Jack Bar (Av. Contorno), né? A minha situação máxima de show é aquilo ali...Vc acha que 5w microfonado dão conta, num banda de 4 integrantes (baixo, voz, guita e batera)? Provalvelmente precisarei de um pouco de retorno, mas será que aguenta? O batera é moderado...

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


Binohendrix

Cara, realmente só testando, mas já toquei em espaço do tamanho do Jack e até um pouco maiores com amps de 7 e 10W e não tive problemas, mas eu toco Blues, então efeitos são relativamente poucos, a necessidade de som limpo toda resolve-se no pot de volume da guitarras.

Se vai dar depende mesmo do som da casa, se tem retorno ou não, se vai ter como microfonar, etc. Eu nunca vi microfonarem amp no Jack (talvez poque sempre veja o pessoal tocando lá com 40W pra cima), já vi no Circus, inclusive uma vez teve uma banda cover do PF, que ver por outra toca lá que achei um desperdício, porque o cara tava com um Hiwatt valvulado de 50W que o volume não tava nem no 5.

Binohendrix
Veterano
# nov/11
· votar


nichendrix
já toquei em espaço do tamanho do Jack e até um pouco maiores com amps de 7 e 10W e não tive problemas, mas eu toco Blues, então efeitos são relativamente poucos, a necessidade de som limpo toda resolve-se no pot de volume da guitarras.
Meu caso é parecido. Meus cleans são o que eu chamo de "clean do led ao vivo". Não passa disso. Só no pot , alternando entre cap braço e ponte quando preciso de "2 canais". No melhor estilo Ramble On. E quando precisa ser mais clean do isso, eu faço a minha versão suja, heheheh

já vi no Circus, inclusive uma vez teve uma banda cover do PF, que ver por outra toca lá que achei um desperdício, porque o cara tava com um Hiwatt valvulado de 50W que o volume não tava nem no 5.
Era o Pink Floyd Reunion? Eu acho aquela banda bem legal....

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


Binohendrix

Não lembro o nome da banda, sei que tinha duas backing vocals gostosas pra caralho e o baixista dava um show a parte, porque sério, eu queria provar da droga que aquele cara ali tinha tomado naquele dia, porque viajava muito lá no cantinho dele... hehehehhehe

Foda que depois que tu vê show tributo a PF do Cojobas, os outros perdem a graça.

Chibatocaster
Veterano
# nov/11 · Editado por: Chibatocaster
· votar


nichendrix

Entendi, você falou isso antes pra mim. Realmente tem razão, o loop existe para que, ao saturar o pré, caso haja modulações, estas não embolem, e também para não serem bi-amplificadas caso abrimos o power. Eu estou descobrindo ainda se vou usar de pré, de power, ou as duas equilibrando-as. Mas se eu optar por saturar somente o power, acho que vou partir para um de menor wattagem e sem loop mesmo. "Problema" é que gostei do som da saturação das 12AX7(pré).

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


Chibatocaster
Entendi, você falou isso antes pra mim. Realmente tem razão, o loop existe para que, ao saturar o pré, caso haja modulações, estas não embolem, e também para não serem bi-amplificadas caso abrimos o power. Eu estou descobrindo ainda se vou usar de pré, de power, ou as duas equilibrando-as. Mas se eu optar por saturar somente o power, acho que vou partir para um de menor wattagem e sem loop mesmo. "Problema" é que gostei do som da saturação das 12AX7(pré).

Cara, na boa, é difícil tu ver um amp que te dê a opção de saturar o power sem saturar o pré. Isso é relativamente comum em amps de baixa wattagem, em amps maiores só os que tem master volume te dão essa opção.

pedrolake
Veterano
# nov/11
· votar


Depende do ampli, eu tenho um Fender Champ 5W da para ensaiar de boa se você comprar 2 e ligar em paralelo fica como se você estivesse tocando com um de 45W em transistor, claro que nas válvulas 5W em classe A da de saída pelo menos um pressão de 37,5 db no talo, se dois amplis seriam 37,5dbX2, isso com distorção harmonica menor a 10%. Se vocÊ usa pedaleira que já possui a equalização para simular amplificadores, vale a pena pegar um ampli somente com o controle de volume para não encadear corte de frequencias em cima de outro corte, ou mandar fazer uma potencia valvulada, ai você vai encontrar maior versatilidade e potencias superiores a 5W sem gastar muito. abs

Alex guitar man
Veterano
# nov/11
· votar


Ah sei la cara, meu SS de 15W com Distorção ligada, volume e ganho no maximo.... Eu escuto de um quarteirão, e alto ainda...

Lord Cachaça
Veterano
# nov/11
· votar


5W dão conta do recado?

Não

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


Lord Cachaça

Creio que você nunca tocou num 5W então.

pedrolake
Veterano
# nov/11
· votar


5Watts da conta sim do recado, claro que se você tocar hiper death metal não vai fazer nem cócegas, mas se tocar um rock anos 60, 70 e 80, fusion da conta sim. Vi dois shows dos Black Crownes em um rock bar em New Orleans, com uma plateia de 500 pessoas no pub e empurrou legal, leve em conta de usar uma caixa auxiliar além do alto falante do combo. Além disso bandas como Aerosmith, U2, Rolling Stones anida mantêm amplificadores vintage de 5W para ensaios e gravações.

ogner
Veterano
# nov/11
· votar


pedrolake
Black Crownes em um rock bar em New Orleans,
O.o
Melhor show da sua vida???????

Mas deveria estar microfonado, não!!? Jogando pro PA?? Lembra dos amps que os caras usaram?!

Eu tenho um SE de 6w e toco em estudio tranquilo com ele ( batera, baixo, teclado/piano). Blues, Jam, Fusion fajuto, Rock!! TS+Fuzz!!

pedrolake
Veterano
# nov/11
· votar


Não foi o melhor mas foi muito bom, como eu tava a trabalho em uma cidade perto acabei indo ver, eu não vi sistema de PA, um dos guitarristas usavam um Gibson GA5 e um ampli da Magnatone que estava de costa para eu, e dava para ver 3 válvulas e dois puta capacitores e uma semi acustica gibson. O baixista usava um fender e um Duo Bass vermelho.

nichendrix
Veterano
# nov/11
· votar


pedrolake
U2

Por sinal U2 usa eles em palco também, nas 3 ultimas turnês o The Edge usa uns 4 ou 5 Fender Champ junto com 3 AC30.

Clapton também tem tocado com amps de 5-12W em shows com bastante frequência.

pedrolake
Veterano
# nov/11
· votar


Outro cara que é referencia de uso de amplificadores de 5W valvulado é o David Guilmour que usa para gravação e até com violão, e o Buddy Guy

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 5W dão conta do recado?