5W dão conta do recado?

Autor Mensagem
Filcrow
Veterano
# dez/11
· votar


pedrolake
E se eu quiser usar um delay com poucas repetições só para solos? Geralmente os 5w não tem loop. Qual seria a alternativa para mim? Ligar no input?
OBS: Também estou a procura de um amp pequeno.

Led Zé
Veterano
# dez/11
· votar


Filcrow
Imput. Se não for aquele delay psycodelic, transparente funciona de boa. Toco direto com Tiny Terror saturado em 7w e delay no imput só pra solos.

MauricioBahia
Moderador
# dez/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


pedrolake: e um ampli da Magnatone que estava de costa para eu, e dava para ver 3 válvulas e dois puta capacitores

Amp de costas? Essa eu não entendi. Onde você tava?

Abs

Filcrow
Veterano
# dez/11
· votar


MauricioBahia
pedrolake
Será que ele não usava o amp apenas para retorno?

Filcrow
Veterano
# dez/11
· votar


Led Zé
Valeu!

MauricioBahia
Moderador
# dez/11
· votar


Filcrow: Será que ele não usava o amp apenas para retorno?

Ah é!!! Deve ser isso aí!

Abs

pedrolake
Veterano
# dez/11
· votar


Não o ampli estava posicionado com os controles de frete para o guitarrista e a traseira para o público, junto com um pedal de fuzz da Univox. Os amplis de 5Watts não possuem send-return mas se for algém que ira fazer o amplificador pode sim colocar um send e return, entre o pré e a potencia. geralmente amplis de 5w até 8W possiem falantes de 8 polegadas se sua pegada for mais vintage vale a pena deixar o falante senão troca por um de 10 e ai você pode usar 12 e até 15 polegadas, como em um ampli da Danelectro que eu tenho que ele usa um de 15 polegadas para 7W, mas possui tremolo e reverb. Abs

pedrolake
Veterano
# dez/11
· votar


Outra coisa que você deve levar em consideração, o ampli será cabeçote ou combo, combo é legal, mas fácil de carregar e necessita menos espaço para deixar em casa, só que dependendo da construção da caixa fica mais difícil fazer modificações como por exemplo colocar um alto falante de 10 no lugar do de 8 pol e/ou trocar o falante de 10 para 12. Já o cabeçote é uma maneira que muitos fabricantes acharam para dar liberdade aos consumidores porque o circuito está la e a caixa é do seu jeito você usa com o que quiser seja falante de 8, 10 ,12 e 15 polegadas, porem são duas coisas para carregar. Agora se não quise gastar muito se você ja river um ampli transistorizado você pode contactar tecnicos que facam a modificação do circuito aproveitando a caixa, o alto falante e o chassi. Abs

nichendrix
Veterano
# dez/11
· votar


pedrolake

Eu acho inútil amp de baixa wattagem com send/return, porque a vantagem deles é poder distorcer power, se tu vai distorcer o power, não adianta send return, já que as modulações/delays/reverbs vão distorcer junto. Se quiser distorção de power com esses efeitos sem nenhuma embolada ou sem distorção no efeito, recomendo usar ou um ab box pra mandar o sinal dry em paralelo para um processador de efeitos ou simulamp com uma cadeia de efeitos analógicos ou então adicionar esses efeitos após a microfonação.

pedrolake
Veterano
# dez/11
· votar


nichendrix, essa é a maior besteira que já ouvi porque o pré consegue enviar sinais entre -15db e 0db e pedais de modulação e delay, não possui sistema de amplificação direta, primeiro eles matam o ganho do sinal de entrada para depois amplificarem linearmente e mixam com o sinal que vem do sinal delay / modulado, além disso o sinal de saída dos pedais são suficientes para ir a potencia do single ended para serem amplificadas.

Led Zé
Veterano
# dez/11
· votar


pedrolake
Velho explica isso aí direito. Não vi relação nenhuma com distorção de power amp.

MMI
Veterano
# dez/11
· votar


pedrolake

Não entendi nada também. Aproveite e pontue seu texto, fica melhor.

oldschoolgod
Veterano
# dez/11
· votar


pedrolake
combo é legal, mas fácil de carregar e necessita menos espaço para deixar em casa,
É exactamente o contrário. Um combo torna-se muito mais dificil de transportar que um cabeça e uma coluna, exactamente por serem duas peças separadas, o peso está distribuído.

O nichendrix tem razão. se colocar um efeito no loop e tiver o power a distorcer é quase a mesma coisa que colocar no input.

MauricioBahia
Moderador
# dez/11
· votar


Achei que eu tinha sido o único que não entendeu. °.°

pedrolake
Veterano
# dez/11
· votar


primeiro lugar pega um pedal de delay ou chorus e abram depois da secção de bypass( seja true bypass ou buffered bypass), o sinal é passa pelos primeiros resistores de entrada um deles remove a corrente que entra e outro controla a voltagem do sinal, reduzindo o ganho e após este estagio o sinal é filtrado via capacitores e re-amplificado de forma linear uma parte desse sinal vai para o estagio de modulação ou de atraso, e depois re-amplificado e mixado com o sinal seco. O seguinte o power ampli do amplificador tem sensibilidade de 100mV os pedais de delay/ chorus/ phaser em sua grande maioria entregam 500mV o que não necessitaria abrir o volume no preamp e gerar um distorção harmonica para enviar este sinal ao send/ return. Mesmo que não haja send e return o sinal no mais limpo dos amplificaodres teria de 10 a 15% de distorção harmonica.

Ao contrario um ampli de 5 a 10 w é mais facil de carregar e guardar doque um cabeçote e uma caixa de 2x10.

Led Zé
Veterano
# dez/11
· votar


pedrolake
Cara, não entendi ainda. Você não conhece pontuação? Pelamor...Organize suas idéias, cara. Por enquanto está um falatório semi- técnico muito mal colocado. Ainda não percebi se você acha que o loop funciona ou não, se a distorção de power influencia ou não...Do jeito que tá , me parece que você abriu um livro de eletrônica ontem e saiu por aí soltando palavras ao vento...

carlos adolphs
Veterano
# dez/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


nichendrix
Led Zé
MMI
oldschoolgod
MauricioBahia
pedrolake
Rapaz!Parece embolada nordestina, sei que estão cantando, mas não tô entendendo nada...Ehehe.Bem parece que tá havendo um pouco de confusão nas coisas.Como o nichendrix falou, amplificadores em classe A, single ended, saturam mais fácilmente, pela própria caracteristica do circuito da power, que já está próxima de sua corrente nominal, mesmo com sinal zero.Um loop de efeitos pode ser usado, se vc não tem em vista a saturação, pois para isso não seria necessário.Os resistores de entrada de um pedal servem básicamente para condicionar a impedância e fazer o correto acoplamento, não sendo sua função diminuir ganho para linearizar algo, pelo contrário, evitam que isso aconteça(a diminuição de ganho), pois fazem parte da malha de entrada + malha de realimentação que situam o funcionamento do integrado operacional de entrada, geralmente postado em ganho unitário.O loop em Single Ended não deve ser colocado antes da power, pois o valor da voltagem de pré é muito alto nesse ponto e será carregado pelo pedal ou pedaleira, devido sua baixa impedância de entrada, algo entre 5 e 12 Kohms.Isso irá matar o sinal do pré, alterando sua característica tonal.Não funciona bem.Para haver loop nesse ponto, deve-se bufferizá-lo e conformar o circuito em loop paralelo, para não haver perdas do sinal direto nem alteração nesse.Loop série nesse ponto não é bom.Básicamente usa-se circuitos de loop série em estágios de baixo sinal(entre estágios de pré) e paralelos quando esse sinal já é maior(algo como o circuito do reverber de mola de valvulados Giannini), onde o sinal é mixado na saida do loop, com o sinal direto.Um loop paralelo pode ser feito fácilmente em amplis que tenham reverber de mola, apenas usando seus conectores, ao invés de plugar a calha, através de um pot de 100 ohms ligado no send e a saida do pedal no return.Usar loop série entre a ultima pré e a grade da power em SE, dá cáca.Quanto ao nível de voltagem necessário para excitar a power de um SE, está em torno de 10 a 18 Volts pico a pico, para uma 6L6 ou de 4,5 a 12V pico a pico para uma 6V6/EL84, bem além do que um pedal pode dar, daí a necessidade de bufferizar.Para por loop série em SE, tem que ser entre a 1ª e 2ª pré, mesmo assim, tem que bufferizar, para conformar as impedâncias.Um abraço!

MauricioBahia
Moderador
# dez/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


carlos adolphs

Valeuuuuuuuuuuuu!

Pergunta:

Tenho uma multiFX, a Eventide Modfactor que tem chaves que alternam para saída de linha ou amp. Se em linha, a indicação seria usá-la no loop de efeitos, de outra forma, no input do amp. Como se comportam os pedais que não tem esse controle, que acredito ter relação com impedância?

Abs e obrigado.

oldschoolgod
Veterano
# dez/11
· votar


pedrolake

Ao contrario um ampli de 5 a 10 w é mais facil de carregar e guardar doque um cabeçote e uma caixa de 2x10.

Pois mas você está a comparar duas coisas opostas. Um jcm mais uma 4x12 é mais facil de transportar que um Bassman 4 x 10.
O peso está mais distribuido.



primeiro lugar pega um pedal de delay ou chorus e abram depois da secção de bypass( seja true bypass ou buffered bypass), o sinal é passa pelos primeiros resistores de entrada


O true bypass liga a entrada directamente à saída quando o efeito está desligado, não passa nada por resistores, pelo menos é assim nos pedais handmade, botiques mesmo.

MMI
Veterano
# dez/11
· votar


carlos adolphs

Post só para agradecer o mestre...
Obrigado! ;-)

nichendrix
Veterano
# dez/11
· votar


oldschoolgod
Pois mas você está a comparar duas coisas opostas. Um jcm mais uma 4x12 é mais facil de transportar que um Bassman 4 x 10.
O peso está mais distribuido.


Em que universo paralelo tem essas leis da física que fazem funcionar a matéria estranha desses amps e acarreta na ausência de rodinhas de 4"?

carlos adolphs
Veterano
# dez/11
· votar


MauricioBahia
Ok, Maurício, o caso é o seguinte:LInha é linha mesmo, pra ligar direto na mesa, mas quando, como no caso, vc tem seleção de entrada e saida line, isso demonstra que a pedaleira pode ser usada como insert.Assim, vc pode usá-la no loop desde que selecione entrada e saída de line.Abcs.

oldschoolgod
Veterano
# dez/11
· votar


nichendrix

Em que universo paralelo tem essas leis da física que fazem funcionar a matéria estranha desses amps e acarreta na ausência de rodinhas de 4"?

Desce escadas com as rodas? Desde de um carro com as rodas? Não me parece.

chris rocky
Veterano
# dez/11
· votar


nichendrix
oldschoolgod


Pessoal sem stress, mas avaliando o que foi dito, devemos atentar para o seguinte: o peso de um jcm (20kg) + 4x12 (36kg) juntos pesam 56kg e um Bassman pesa somente 24kg então temos entre os dois uma pequena diferença de peso de uns 32kg.

Ambos são amps pesados para carregar sozinho mas acho que independente das rodinhas, o jcm+4x12 é bem mais pesado e só ficaria equilibrado essa comparação se tiver outra pessoa ajudando a carregar até pq pra carregar 4x12 sozinho é impossível.

Tive um Meteoro Cristalino 2x12 que pesava 36kg só o amp, com o case com rodinhas ele chegava a uns 51kg, então a única coisa que ajudava nessa questão era que havia uma alça de cada lado do case e sempre tinha um camarada da banda ajudando a erguer o bicho pra colocar no porta malas ou no palco.

Aliás acho que todos combos deveriam vir com alças duplas além daquela alça central, pq se tu tens ajuda fica mais tranquilo erguer o amp.

Inclusive tenho um meteoro deluxe v8 que pesa 18kg e já acho ele meio pesadinho pra carregar mas faz parte, quem quer moleza toca em casa, hehehe....

oldschoolgod
Veterano
# dez/11
· votar


chris rocky
por acaso foi um exemplo mal dado. O jcm é uma besta de peso.
Mas normalmente a cabeça + coluna facilita o transporte. É muito mais fácil transportar uma cabeça e uma coluna 2 x 12 por exemplo. Que uma besta de amp combo com 2 falantes.
É pensar um combo tem amp e falantes. Head tem o amp e a cabinet tem os falantes. O peso está separado.
Normalmente a cab do combo é ligeiramente mais pequena para não ser excessivamente pesado, mas depois perde em graves.

Filcrow
Veterano
# dez/11
· votar


carlos adolphs
Minha dúvida inicial era... como usar um delay em um amp SE sendo que o ideal (para mim) é usar depois do overdrive. Seria um amp SE apenas para overdrive plug and play? Recebi uma resposta acima que poderia usar no input se o delay for curto. Isso procede?

nichendrix
Veterano
# dez/11
· votar


oldschoolgod
Desce escadas com as rodas? Desde de um carro com as rodas? Não me parece.

Rodas de 4" em geral não tem muito problema pra descer escadas.

Agora eu falei porque um Bassman tem 24kg, um 4x12 tem em média 40-45kg, fora o peso do cabeçote, então, em que universo carregar 40 ou mais quilos é mais fácil e bem distribuído do que carregar 24kg?

Entendeu a minha objeção?

Mas normalmente a cabeça + coluna facilita o transporte. É muito mais fácil transportar uma cabeça e uma coluna 2 x 12 por exemplo. Que uma besta de amp combo com 2 falantes.
É pensar um combo tem amp e falantes. Head tem o amp e a cabinet tem os falantes. O peso está separado.


Cara, eu já tive head e 2x12 e 4x12, tenho amps 2x12, 4x10 e 1x12. Realmente eu discordo, disso. Via de regra, o peso conjunto do head+caixa é maior que o combo, também precisam de mais espaço na mala do carro, dependendo do carro beira o impossível transportar um 2x12 + head na mala. Outro fator é o cabeçote, tu tem que ter mais cuidado pra transportar porque termina ficando mais sensível a impactos (buracos as ruas do Brasil estão cheias) e há uma boa chance de tu danificar alguma coisa, uma válvula ou qualquer outro componente.

Por isso transporta-se em cases, mas aí o peso fica significativamente maior, o que ocupa mais espaço, etc, etc.

O combo, pelo formato, já é um case de proteção, se você não quiser um case, pode só instalar as rodinhas nele e raramente vai ter muito problema com transporte (embora eu recomende o case).

Normalmente a cab do combo é ligeiramente mais pequena para não ser excessivamente pesado, mas depois perde em graves.

Não existe uma relação direta nisso não, o fato de a maioria dos combos ter traseira semi-aberta até dá mais grave do que uma traseira fechada de um 2x12. O amp com graves mais cavalar que já toquei foi um Fender Quad Reverb, que é um combo 4x12 com traseira semi-aberta, em compensação é de longe o amp mais cavalrmente pesado que já vi.

nichendrix
Veterano
# dez/11
· votar


Filcrow
Minha dúvida inicial era... como usar um delay em um amp SE sendo que o ideal (para mim) é usar depois do overdrive. Seria um amp SE apenas para overdrive plug and play? Recebi uma resposta acima que poderia usar no input se o delay for curto. Isso procede?

Se pra ti precisa ser depois da distorção, usa pedal e bota o som do amp mais limpo. Não existe uma relação do tempo de delay pra ele ser antes ou depois, isso vai de gosto, mas se tu quiser as repetições limpinhas, já sabe que a distorção depois, vai distorcer elas, independente do tempo de delay.

chris rocky
Veterano
# dez/11
· votar


oldschoolgod

Com certeza o exemplo citado no debate foi ruim, também concordo contigo que o head+caixa pode deixar o som com mais graves que um combo pois a caixa que tem apenas os falantes tem uma área maior pros falantes trabalharem.

Hoje, para meu uso considero ideal um head e caixa 2x12, pq abrange desde show pequeno, até lugares grandes (podendo ainda ser microfonado otimizando a eficiência deste conjunto). Claro que alguns poderão dizer que pra show grande gostariam mais de um 4x12 mas aí vai do gosto de cada um.

Tycoon
Veterano
# dez/11
· votar


Que tal duas 4x12 microfonadas?!
Parece que o ambiente não era tão grande e a distância do público em relação ao palco talvez não permitisse usá-las a todo vapor.
Em 3:30 é possível reparar bem a microfonação.


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 5W dão conta do recado?