Fender Super Champ XD

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# abr/08
· votar


MontanhaSong

Cara, toquei no Super Champ XD hoje.

Meus parâmetros de comparação: Vox AD30VT, Fender Champ 600 e Fender Pro Jr. Os 2 primeiros eu tenho, e "comparei" lembrando do som deles. O Pro Jr. eu toquei lado a lado, para ter um bom parâmetro de comparação.

Vamos lá: o Super Champ XD tem 2 canais. Um deles é o som "puro" do amp, o outro é uma simulação (digital ou solid-state, não sei direito).

Quanto ao canal clean: me lembrou muito o som do Champ 600 com um equalizador. Dá para tirar o mesmo som do Champzinho tranquilo, e muito mais, variando a equalização. Bastante dinâmica e maciez, mas não chega no nível do Pro Jr. É um clean que o Valvetronix simplesmente não tem.

O canal com simulações: são 16 sabores de simulações. A primeira coisa que eu notei de cara é que o som "endurece" e fica mais agudo no momento em que você ativa este canal. Os canais com distorção me lembraram um pouco "som de pedal". Desconfio que a distorção não venha de válvula, e sim de diodos ou de uma simulação.

As simulações limpas são bem cristalinas. A grande vantagem do canal limpo (maciez+dinâmica) some um pouco, então acho que ficam no mesmo nível do Vox. Ambos TÊM essas características, mas não na mesma dose que o canal clean. As simulações de ganho médio também ficam mais ou menos no mesmo nível. Soam diferentes, com personalidade própria, mas não acho que dê para dizer que um é obviamente melhor que o outro.

As de alto ganho eu não gostei. Achei magrelas e meio "gritantes". Neste ponto, o Vox até GANHA do Fender - e olha que alto ganho também não é o forte do Vox.

Conclusão: acho que o canal clean do Super Champ XD fica acima dos cleans do Valvetronix, mas as simuações são do mesmo nível, exceto pelas de alto ganho, que ficaram melhroes no Vox.

O problema é que esse Champ custa mais que o dobro do que eu paguei no Vox. SE eu não tivesse já um Champ 600 e o Valvetronix, seria uma boa opção, já que alto ganho nem é mesmo o que eu mais gosto. Mas no quesito custo-benefício, ainda acho que esses Valvetronix são imbatíveis. E me convenço cada vez mais disso a cada amp que eu testo.

Mas note que é muito importante você testar antes de pensar em comprar. Às vezes, a gente simplesmente não gosta muito de uma coisa ou outra no amp. Aí não tem review que ajude.

Nota final: putz, e esse Pro Jr... que amp legal! O som que eu tirei dele ficou bem a frente dos outros ampzinhos na comparação. Mas aí já é uma outra categoria - de som e de preço. E volume. Para deixar o som LEGAL, foi preciso deixar num volume que eu jamais poderia usar em casa, eheheh.

Bog
Veterano
# abr/08 · Editado por: Bog
· votar


gnarl de post duplo

MontanhaSong
Veterano
# abr/08
· votar


Bog

Bacana seu review....e sua disposição em procurar e testar prá contar prá gente.
Na verdade - e não sei porque - eu já achava mesmo que as simulações desse ampli não fossem boas. Não vejo vantagens nas simulações de clean dele, uma vez que ele já tem um canal clean valvulado. Como eu havia dito antes...as distorções não sendo boas - e distorções nunca foram o forte dos Fender - é comprar um ampli valvulado de um canal só....ou seja...desperdício...ainda mais se é tão mais caro assim que o Vox...
Acho que vou continuar a considerar a compra de um power valvulado para usar os simuladores que já tenho...ainda não testei isso mas pretendo ver como é que fica essa configuração...

Valeu pelo seu review...fico lhe devendo essa....

abraços...

Nelson Monkey
Veterano
# set/08
· votar


Pessoal,
Tive a grata satisfação de trazer um Fender Super Champ XD dos Estados Unidos e posso garantir que ele vale cada centavo dos USD 259,99 (peguei uma promoção na Zzounds - o preço normal dele é USD 299,99) paguei por ele. É um ampli totalmente valvulado (tem 01 12AX7 no pré e 02 6V6 na saída) e funciona como tal.
Apesar de ter apenas 15W RMS, ele fala mais alto que muito ampli de 50 ou 60W, tem maravilhoso som limpo típico dos Fender e vários simuladores de amplis, alguns deles muito fiéis aos originais (os melhores são BlackFace, HotRod e British - Vox e Marshall). Os efeitos (Chorus, Delay, Reverb) são muito bons, especialmente o Reverb de Mola, que tem resultado absolutamente igual ao de um reverb de mola real.
O som dele, com apenas um falante Fender de 10" é mais do que suficiente para o que se propõe o ampli (gravações, ensaios e pequenos shows de até 100 pessoas), mas se voce quer deixá-lo ainda melhor é só "espetar" ele numa caixa 2 x 12" - testei ele numa caixa Celestion 2 x 12" e virou outro ampli - maravilhoso - ganhou muito volume e nitidez.
Apesar da ótima qualidade dos simuladores de ampli, eu uso ele no canal limpo com pedais analógicos da Boss, o som é excelente e ele fala alto, geralmente no volume 4 ou 5 é mais do que suficiente para pequenos shows. Se precisar mais volume, é só microfonar ele, embora a saida Line Out dele seja bem razoável e não comprometa muito a qualidade.
Possuo também um Vox Valvetronix AD30VT (30W RMS) e o Fender é ainda melhor do que ele, com mais nitidez e volume (ainda que esse Vox seja um excelente combo).
Como o Super Champ é totalmente valvulado, quando o Volume (no canal Clean) vai além do 7, as válvulas começam a saturar e o timbre dele fica muito bom pra blues e rock´n´roll, um lindo overdrive.
Bom, acho que só venderia ele se tivesse a oportunidade de trocá-lo por um muito maior (De Luxe ou De Ville) porque é um baita ampli. Recomendo a quem tiver a oportunidade de ter um, ainda que em nossas terras tupiniquins os representantes da Fender abusem nas suas margens de lucro.
Grande abraço a todos!
Nelson Monkey.

Luke Strat
Veterano
# nov/08
· votar


Nelson Monkey

Bog

Valeu pelos reviews, to pensando seriamente em pegar um desses hehehehe

Luke Strat
Veterano
# nov/08
· votar


ah uma duvida, ele fala mais alto que um pro jr??? ou seria + - equivalente??

Bog
Veterano
# nov/08
· votar


Luke Strat
ele fala mais alto que um pro jr???

De volume, vc diz? No volume máximo, devem ser mais ou menos equivalentes. Mas pelo que me lembro, o Pro Jr ficava meio sem graça num volume baixo - o volume PRECISAVA ficar um pouco alto para o som ficar legal. Mas fazendo isso, a qualidade do som ficou um degrau acima do Champ, bem legal mesmo. Se bem que se eu pudesse, esperava um pouco mais ainda e pegava o Blues Jr, que é parecido com o Pro Jr, mas melhor em quase tudo, hehe.

Luke Strat
Veterano
# nov/08
· votar


Bog

Ah valeu ae cara, então eu sonho com um Blues Jr, mas aqui em Ctba ta R$2.700,00 totalmente fora dos meus padrões e ainda mais com essa alta do dólar ae é capaz que aumente o preço ainda. O Super Champ XD eu achei por R$ 1.600,00 e o pro jr é incrível mas eu sinto falta de um tanque de reverb nele... eu tenho um amigo que tem um Pro Jr e ele toca em tudo quanto é lugar com ele, palco pequeno, médio, grande e tocou até pra 800 pessoas já (microfonado) e o bichinho fala alto pacas.
Abraço

Nelson Monkey
Veterano
# dez/08
· votar


Eu já toquei com os três amplis e colocaria eles na seguinte sequencia custo-benefício (qualidade/versatilidade/timbre), do menor para o maior:
Pro Jr, Super Champ, Blues Jr.
O Super Champ fala um pouco mais alto que o Pro Jr e um pouco menos que o Blues Jr.
Valeu.

Nelson Monkey
Veterano
# fev/09
· votar


Cara, eu já toquei com os três e, sem dúvida, a melhor relação custo-benefício é o do Super Champ XD. Se é pra investir R$ 2700 num Blues Jr. vale a pena por mais um pouco e pegar um Blues Deluxe por uns R$ 3700,00 (aliás, foi o que fiz....)
Abração

flavio
Veterano
# fev/09
· votar


O CHamp 600 está a venda na Foxtrote Salvador, na Piedade por 900 e mais alguns quebrados ( não passa de mil).

Abraços!

EDER R SANCHES
Veterano
# jun/09
· votar


Nelson Monkey

Ressucitando o tópico. Vc teria um e-mail ou msn pra gente trocar uma idéia sobre esse amp? É q estou indo pros EUA em janeiro e estou pensando em comprar em deste pra mim.

Show de bola esse ampzinho.

EDER R SANCHES
Veterano
# jul/09
· votar


UP

MMI
Veterano
# jul/09
· votar


EDER R SANCHES

Tenho um desses. Dependendo da sua aplicação, vai bem. Qual é a sua dúvida?

EDER R SANCHES
Veterano
# jul/09
· votar


MMI
A minha dúvida reside no fato de que estou indo para os EUA em janeiro e quero trazer esse amp para mim, queria perguntar ao Nelson Monkey como ele fez para trazer o amp, se foi na mala, se despachou como carga especial, quais os cuidados, se declarou imposto e etc. O preço médio desse amp é de 400 US$, vale muito a pena.
Eu gosto de Rock em geral. Curto o timbre do Clapton, do Santanda, do Slash, do Satriani, do David Gilmour. Não tenho tempo para tocar em banda e por isso acho que não preciso de um amp muito potente. Este seria mais para mim tocar no meu quarto mesmo e para pequenos eventos, tipo tocar num churrasco da faculdade. Vc acha que esse amp iria satisfazer a minha necessidade de um timbre legal em baixos volumes? Tenho uma Ibenz RG320 e um pedal boss DS1, que quando ligo no meu kute 36 fica uma droga. Será que meu pedal vai se dar bem nesse amp? Vc usa pedais analógicos nele?"
Acho que essas seriam minhas dúvidas.

Obrigado.

Abraço.

MMI
Veterano
# jul/09
· votar


EDER R SANCHES
É um amp que cabe na mala, mas tem que jogar a caixa fora. Também pode despachar com a caixa sem problemas, colando uns adesivos de frágil por fora que a cia aérea te dá. Lembre-se que ele é um valvuladinho e não é bom tomar pancadas. Como ele fica abaixo da cota de 500 dólares, não tem nada a declarar ou pagar imposto, a não ser que você vá comprar outras coisas, como eletrônicos, Ipod, laptop...
É dificil te responder se ele vai satisfazer suas necessidades, é seu gosto pessoal. É legal você testar um e tirar suas próprias conclusões. Tenho certeza que você vai conseguir um timbre melhor que em seu Staner, mas se é onde você quer chegar, você quem responde.
Pessoalmente, faço um uso bem específico dele. Meu ampli principal é um rack Mesa Boogie (Triaxis+20/20+um Recto a caminho), esse me satisfaz na timbragem e principalmente nas distorções. Mas não dá para tocar de noite, nem pensar... Moro em apartamento e a patroa dorme cedo, mas eu tenho pouquíssimo tempo para tocá-lo durante a semana de dia. Então o Fenderzinho uso a noite, bem baixo, com a distorção discreta que esse volume permite, sempre plugado direto na guitarra, os pedais ficam ligados no outro. Quando posso abrir mais o volume, eu o uso ligado no simulador acústico ligado em uma guitarra com piezo, a outra saída (captadores) vai para o Mesa e tenho o som limpo e distorcido ao mesmo tempo. Então não o utilizo com pedais nunca, poucas vezes conectei um, no máximo umas 2 vezes. Já liguei a GT-10 nele também, deu timbres bons. Acho que seu pedal vai ficar legal, mas você vai ter que acertar a regulagem. Aliás, sinto falta de um potenciômetro de médios nele, só tem graves e agudos. De maneira geral, acho o timbre dele razoável, mas em comparação com o timbre dos outros maiores e muito mais caros (fora o Mesa, tenho um Peavey e um Rivera), o que acaba sendo uma covardia, mas tenho que dizer que para esses timbres que você citou não é ele que me satisfaz. Mas experimenta um...
Abraço

EDER R SANCHES
Veterano
# jul/09
· votar


MMI

Em primeiro lugar, muito obrigado pela sua resposta. Bem esclarecedora.
Vejo que você, realmente, faz um uso bem específico desse amp. Eu não tenho dúvida que o seu MESA é muito melhor quando a praia é distorção, e concordo com você que é covardia comparar o champ com os outros amps que você tem. É uma comparação injusta tanto no aspecto tamanho, proposta, recursos e principalmente, no preço. É animador saber que ele se saiu bem com uma GT-10. Apesar de não ter a intenção de usar pedaleira digital com este amp, isso pode sinalizar que esse valvuladinho conversa bem com pedaizinhos analógicos.
Contudo, acho que nessa faixa de preço, e tendo a oportunidade de comprá-lo lá fora, o custo/benefício desse amp me salta aos olhos. Acho que para o meu deleite pessoal, dentro do meu quarto, esse amp vai se sair muito bem. É lógico que um MESA vai se sair muito melhor nas distorções e casa muito melhor com as minhas referências de timbre (lembrando que gosto de ROCK em geral) do que o pequeno Champ, mas no momento, não tenho condições para um amp desse porte. Preciso evoluir muito como guitarrista antes disso. Mas acho que por hora esse fenderzinho vai sanar todas as minhas necessidades. To apostando nele. Vou tentar testá-lo aqui no Brasil antes da viagem.
Uma coisa que queria lhe perguntar: Você tem bons resultados com captadores humbucker com o Champ? Se você pudesse comentar um pouco dos resultados que se pode obter desse amp com distorçoes de médio a alto ganho ficaria muito agradecido, porque em matéria de drive leve já percebi (pelas minhas pesquisas) que esse pequeno se sai muito bem.

Mais uma vez agradeço a atenção

Abraço.

MMI
Veterano
# jul/09
· votar


EDER R SANCHES

Eu praticamente só toco com humbuckers, é muito raro usar singles. Então minha opinião sobre como o Champ se sai com singles é fraca. As distorções que encantam mais são as mais leves, o que não quer dizer que as de alto ganho sejam ruins. Mesmo assim, dá para brincar com ele bem distorcido. Isso sem contar que as efeitos dele são usáveis, como o reverb, o delay e o chorus. Quer saber um defeito? Ele devia ter um footswitch para pelo menos trocar o som limpo e o distorcido. Mas não rola não, não tem saída para foot. Também não tem send/return, mas isso não vejo como um problema, penso que está bom para o que ele se propõe. O que eu sinto falta mesmo é de um foot e de um controle de médios. Ainda assim acho que pode ser uma boa escolha para você, é um valvuladinho que vai fazer uma boa diferença em relação ao seu atual.
Quanto aos captadores, não tenho nenhuma guitarra com humbuckers EMG, então não sei como ele fica com captador porrada total, mas tenho guitarra com captador cerâmico de saída mais alta que soa bem. Nesse ampli, costumo usar coisas mais suaves, uso uma semi-acústica com humbuckers mais leves e pouca distorção, mas isso por hábito mesmo. Na verdade, não quero te desanimar nem parecer "convencido" demais, mas é que usando amplis maiores, com falantes de 12, mais potentes (e muito mais caros), a gente vai ficando meio chato em relação a timbre, você mesmo vai notar se passar para esse Champ e depois experimentar outros inferiores a ele.
Se você estiver disposto a pagar um pouco mais, sugeriria um Egnater Rebel 20 (esse eu compraria) ou mesmo um Orange Amplifiers Tiny Terror e montaria uma caixa com falante de 12.
Abraço.

EDER R SANCHES
Veterano
# jul/09
· votar


MMI
Opa, obrigado por responder.
Mas me diga uma coisa: Como assim não tem saída para Foot? No site da Fender, diz que sim. Nos reviews que eu li também falavam do foot. Tenho até a foto do painel traseiro do ampli (site da fender) com o jack para foot switch. Agora fiquei pasmo.
olha só:
http://www.fender.com/products//prod_images/amplifiers/addtl_images/23 31100000v1_axl.jpg
Tá lá o foot switch.
Sobre os outros amps acho que não são o que procuro no momento. O Champ cabe no meu orçamento, e nessa faixa de preço ele parece ser o melhor.

Valeu mais uma vez.

Abraço.

MMI
Veterano
# jul/09
· votar


Po cara... O meu é igualzinho, tem uma placa protegendo as válvulas, mas não tem foot. Só se for uma linha especial para brasileiros idiotas como eu que compram essa por** aqui.
Fica a sugestão, olha quando for comprar que nem todos tem foot...

tomatelol
Veterano
# ago/09
· votar


Up no tópico.... to indo pros EUA em janeiro também.. e to mto afim de pegar esse amp... só uma duvida.. eu to tocando numa banda.. com um amp trans de 60W. eu vou perder volume se eu comprar esse ou os 15W valvulados vai ficar na media de volume?

EDER R SANCHES
Veterano
# ago/09
· votar


tomatelol
Cara, eu acho que os 15W do Champ serão suficientes para você. Só não sei se você precisar de um clean bem clean mesmo se vai rolar em altos volumes, pq com 15W o power satura fácil. Tb to de olho nesse amp.
Abraço.

MMI
Veterano
# ago/09
· votar


O Champ XD tem esse "clean bem clean mesmo" se você usar a simulação do Jazz King ou do Acoustasonic.

rgrzz
Veterano
# dez/09 · Editado por: rgrzz
· votar


O canal com simulações: são 16 sabores de simulações. A primeira coisa que eu notei de cara é que o som "endurece" e fica mais agudo no momento em que você ativa este canal. Os canais com distorção me lembraram um pouco "som de pedal". Desconfio que a distorção não venha de válvula, e sim de diodos ou de uma simulação.

Ressucitando um pouco o tópico.......baixei do site da fender o esquema desse amplificador pra tirar umas dúvidas e constatei que tem um circuito digital para os efeitos e simulações, que recebe o sinal da guitarra de um pré transistorizado e digitaliza tudo (100% do sinal vira digital), alimentando um circuito de um champ normal, ou seja, é como pegar uma pedaleira digital e ligar em um amplificador champ.

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/09 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


Eu fiquei doido por esse amp depois que vi uns vídeos no YouTube:







Pelo que eu entendi, esse não é um amp DSP como muitos pensam... ele é um All Tube que faz o uso de DSP, mas que não deixa de oferecer um som de um valvulado... aliás o timbre que o cara tirou nesses vídeos comprova isso, está excelente.

Curly
Veterano
# dez/09
· votar


um mano meu comprou um desses, muito bacana, um amp pequeno, levinho mas com um puta timbre bom

rgrzz
Veterano
# dez/09 · Editado por: rgrzz
· votar


Pelo que eu entendi, esse não é um amp DSP como muitos pensam... ele é um All Tube que faz o uso de DSP, mas que não deixa de oferecer um som de um valvulado...

è um all tube realmente, com um dsp na entrada.......

Marciocp
Veterano
# fev/11
· votar


Vi que possui dois canais, um normal e outro com os efeitos com diferentes voices, mas o que eu queria saber é se no primeiro canal o amp funciona de maneira all tube? e se no outro canal as válvulas saem de cena ou continuam trabalhando junto com os efeitos....

abraços

Van_Lorien
Veterano
# fev/11
· votar


Marciocp
Pelo que eu sei, no canal normal ele é all tube (não sei se os efeitos funcionam nesse canal) e no canal modelado ele segue utilizando as válvulas, mas com o sinal sendo modelado digitalmente.

Marciocp
Veterano
# fev/11
· votar


Van_Lorien

Valeu cara pela explicação. Li mais sobre ele, e pelo que eu entendi no 1° canal o normal é all tube e o amplificador tem uns efeitos tipo reverb, delay e outros que podem ser acionados tb. No 2° canal que tem a escolha de 16 diferentes voices e tambem da pra acionar os efeitos separadamente. 15W e falante de 10. vauvulas 6v6.

Parece ser um ampli legal pra estudar em casa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Super Champ XD