Caixa 16 Ohm 12 polegadas para valvulado Fender Super Champ XD 15W

    Autor Mensagem
    francisco2004
    Veterano
    # mar/13


    Pessoal, alguém tem sugestão de como consigo uma caixa assim? Nas lojas, o que eu mais encontro são caixas de 4 e 8 ohms, mas esse Fender é um raro exemplo que trabalha com impedância de 16 Ohm. Como ele é um combo 1x10", eu queria uma caixa para dar mais pressão sonora no palco, algo como uma 2x10" ou 1x12".

    Quais seriam as opções?

    Valeu!

    boblau
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    francisco2004

    vc pode alterar a impedância de uma caixa, mudando o esquema de ligação.

    No seu caso, vc precisa de uma caixa de 16 ohms, se encontrar alguma caixa de 4 ohms e dois alto falantes, é muito provável que a ligação dos dois está em paralelo e serem dois falantes de 8 ohms. Isto é, o negativo do plugue liga o negativo dos dois falantes e o positivo do plugue liga os dois positivos dos dois falantes.

    Se vc alterar ligando o negativo do plugue ligar no negativo de um dos falantes, o positivo deste falante no negativo do outro falante e o positivo deste no positivo do plugue, pronto! Vc transformou a caixa de 4 ohms para 16 ohms. É bem simples. Precisa de um ferro de solda, um pouco de estanho, um fio de boa qualidade e cuidado.

    Lembro que, se usar esta caixa, não poderá usar mais o falante do combo porque isto irá alterar novamente a impedância.

    espero ter ajudado e se tiver dúvidas estou à disposição

    abraço

    Roberto

    francisco2004
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Valeu boblau. Só que olhando melhor na parte traseira do combo, fala em "Min. 8 Ohm". Não sei de onde tirei 16 Ohm. Acho que na época eu estava pensando em comprar um mini-combo valvulado da Vox que a saída era 16 Ohm.

    Também li no Harmony Central um pessoal falando em upgrade para falante de 12" nesse amp. Acho até que cabe ali dentro, mas acho que o cubo iria ficar muito desequilibrado, ia ficar uma tremedeira só, já que a caixa não iria segurar a pressão de um falante de 12".

    Estava pensando se não seria interessante comprar um falante da Fender igual ao que acompanha o combo e fazer uma caixa adicional, ligando-os em série. Aí eu teria um combo 2x10" 'modular', com opção de ficar 1x10".

    boblau
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    francisco2004

    vai ficar meio complicado ligar um falante adicional. Se vc ligar em série, vai diminuir a potência de saída, porque vc vai aumentar a impedância do circuito. Com uma caixa 2 x 10 funcionaria o circuito com 3 falantes em série/paralelo em 8 ohms.

    Qual é a impedância do falante do combo? se for 8 ohms, vc compra um de falante de 8 ohms e um de 4 ohms. Liga os de 8 ohms em paralelo e em série com o de 4 ohms, dando 8 ohms no final. Se quiser usar só o falante do combo, é só desligar da caixa e ligar na saída do amp como é hj.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    francisco2004
    2 x 10 vai te dar mais volume... 1 x 12 vai te dar mais grave...

    quanto à ligação, você pode tirar a parte eletrica e chassi do seu combo, e montar um mini head... e usar uma caixa externa... guarda o combo pro dia que precisar vender... sei la, é uma opção pra não alterar o combo...

    henriquelhrf2
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    francisco2004
    O que acha do som do XD? Já pôde comparar com um Blues Junior?

    Led Zé
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Led Zé
    · votar


    henriquelhrf2
    Não foi pra mim, mas vou responder. Toquei no X2 , que é o mais novo . O som é animal. Muito bonito. As modelações de pre amps são muito legais e mesmo sendo digitais ( com válvula no pre também) soam como um verdadeiro valvulado. O power é todo valvulado , então pode sentar volume que o bicho canta e cruncha bonito. É um amp bem legal. O blues jr também tem um sonzão, falante de 12 , todo valvulado. Mas o som do X2 é muito melhor, na minha opinião. Ainda mais que eu toquei no head, numa caixa 4x12, aí é outro mundo.

    henriquelhrf2
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Led Zé
    Obrigado por opinar. Convenhamos que, tocando numa 4x12, não é uma comparação justa com o BLues Junior. Onde achou um pra experimentar? Fui na Teodoro Sampaio aqui em Sampa, mas não achei.

    Led Zé
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    henriquelhrf2
    Obrigado por opinar. Convenhamos que, tocando numa 4x12, não é uma comparação justa com o BLues Junior.
    Com certeza não é justo...Mas mesmo assim, continuo preferindo o timbre do X2. E é muito mais versátil. Mas o blues jr é um amp massa. Vai do gosto do freguês. Só que eu tenho certa experiência com esse tipo de amp, que tem pre valvulado junto com modelação, passando por um power todo valvulado. Tenho um Marshall JMD, que é apesar de ser mais potente, com mais recursos, tals, parte do mesmo princípio:modelação valvulada. Pra mim é o que há em termo de versatilidade e timbre combinados. Eu acho foda. Vou buscar um X2 pra mim no fim do ano.


    Onde achou um pra experimentar?
    Um amigo trouxe há pouco tempo um do EUA.

    francisco2004
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    henriquelhrf2

    Sobre o XD x Blues Jr., não testei, mas acredito que o Blues Jr. valha a diferença de preço por possuir mais válvulas no pré, falante de 12". Também devem existir diferenças no custo de produção, já que o XD é feito na Ásia, enquanto o Blues Jr. é mexicano.

    Eu acho que faz falta um valvulado com um clean mais duro, mais roqueiro. Uma companhia boa para esse XD seria um Laney VC30 2x10", mas sem previsão (grana) no momento :P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa 16 Ohm 12 polegadas para valvulado Fender Super Champ XD 15W