Quero fazer amplis! O que estudar para me tornar um handmacker?

    Autor Mensagem
    Guitarrist
    Veterano
    # mai/07


    Grandes colegas do FCC, eu tenho muita vontade de fabricar amplis.

    Já tenho sites e colegas que fornecem materiais para construção de amplis.
    Porém, eu sou absolutamente leigo. Eu vejo os esquemas de montagem, e não entendo absolutamente nada!

    Que curso, ou que devo baixar na net, para entender a linguagem eletrônica?!?!?!

    Eu tenho muita vontade de montar um ampli, quem sabe até, de abrir um negócio. Tenho colegas que vendem peças, chassis, valvulas etc... porém, na hora de ver os Esquemas, não sei ler aquilo! Não consigo entender!!!

    O que é necessário para aprender? Alguma dica de curso ou de leitura?
    Agradeço muito!!!

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Guitarrist

    Primeiro estude eletrônica de forma séria. Recomendo algum curso presencial. Material de internet não vai servir se vc não tem noção alguma.

    As válvulas só deverão aparecer muito depois no seu aprendizado, e a gestão de um negócio do ramo ainda vai te tomar muito tempo.

    Concordo que com perseverança e força de vontade pode-se conseguir tudo, mas não espere resultados imediatos - o trabalho e a dedicação serão longos até vc poder iniciar o trato com as válvulas em si.

    Sobre cursos...eu sei quem em SP existe o Instituto Monitor, que tem um bom curso de eletrônica.

    Boa sorte.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Que curso, ou que devo baixar na net,

    Baixar curso gratuito na net eu não sei.

    Lembre-se que eletronica é uma profissão como outra qualquer, e como em toda profissão tem curioso, então é bom ficar sempre de olhos bem abertos hehehe

    Tua pergunta é mais ou menos assim : Quero ganhar a vida arrancando dentes, como baixo na net um curso rapido de odontologia ???

    hehehehehehe

    Voce tem 3 maneiras :

    1) Sendo auto-didata, talentoso, e com vasta experiencia no assunto. Tipo aquele cara que trampou anos com o japones da telefunken e entendeu do assunto na pratica.

    2) Fazendo um colegial tecnico em eletronica.

    3) Fazendo uma graduacao em engenharia eletronica.

    Acho que as duas ultimas demoram um pouco, mas são mais eficientes.

    Guitarrist
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    JoeCruzGuitar
    Ah tá legal, o primeiro passo que eu queria exclarecer é justamente isso que vc falou... se eletronica é algo que posso pegar um basicão, como se fosse um manual e já me aventurar numa montagem de ampli... ou se é algo bem além, que exige estudo mesmo.
    Tenho um colega que fez curso técnico em eletronica, mas não focou em instrumentos musicais... daí fiquei com receio de uma coisa não ter nada haver com a outra.
    thanks

    silvio_rp
    Veterano
    # mai/07
    · votar



    3) Fazendo uma graduacao em engenharia eletronica.



    Esse nao vai adiantar em nada ehhehe!!

    Estou no 4° ano de Engenharia Elétrica e nao aprendi nada ainda que pudesse de longe me ajudar em matéria de eletronica relacionada a áudio. Sei bastante sobre o assunto por pesquisar sozinho mesmo, desde o colegial e ir aprendendo aos poucos, com pedais e tal. Se voce nao tem noção nenhuma, realmente fica complicado começar, entao sugiro um curso técnico (sao 2 anos).


    Só uma coisa: se for pra se tornar um handmaker para fazer o que os outros todos fazem, copiar amps, nao acho que valha a pena tanto dispendio de energia pois vc será mais um concorrente, sem nada de novo, e como os outros ja têm nome ficará dificil conseguir trabalho (a concorrencia ja está fazendo com que os preços caiam nos handmades). Sugiro que entre nessa com a idéia de criar novas opções no mercado.

    Raizen
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    AugustoPedrone

    Pedrone, te mandei um e-mail com dúvidas sobre o microfone que você faz, poderia checar sua caixa?
    Até mais.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Raizen

    Seu email será respondido, fique tranquilo.

    Fiquei longe do micro por uns dias para aproveitar um breve descanso no Recife.

    Abraços.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Guitarrist
    silvio_rp
    Salve, gurizada!Opa!Acho que vcs estão esquecendo um pequeno detalhe:Aprender um básico de eletrônica é o mesmo para todos, da computação ao áudio.O resto é eletrônica aplicada.Se vc aprende a polarizar uma válvula ou um transistor, vc pode montar um ampli ou um rádio-telescópio, tudo vai do seu interesse.Normalmente nós todos caimos no marasmo esperando que o artigo "Monte seu JCM 800 por R$300,00 com esquemas explicativos, kit incluso e layout de montagem...", caia do céu , no nosso colo.Temos de correr atrás e pesquisar.Ninguém ajudou o Lee Deforest a criar o triodo, ou o Fleming o diodo...Eles leram anotações do Thomas Edson, que havia descoberto os efeitos, mas não percebeu o uso disso.Bem, o quero dizer é estude sim, e aprenda os princípios e depois os aplique.Não tentem fazer à moda do "meu amigo falou...o Carlos comentou no post...o Pedrone jurou que era(forte abraço Pedroninni!)...Vai tomar choque e gastar material à toa.Nenhuma faculdade foi construida sem alicerce.silvio_rp, continue, que vc está no caminho certo.Guitarrist, leia bastante, aprenda, faça um curso por correspondência, antes de se aventurar.Um forte abraço!

    silvio_rp
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    carlos adolphs

    Grande abraço!!

    Guitarrist

    Preste bastante atençao no que o carlos, o pedrone e outros aqui dizem pq realmente temos pessoas que fazem o fórum valer a pena!!

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    tou sumido
    mas passo aqui pra mandar um abração pros amigos do FCC

    saudades das discussões!

    abraços
    Mike

    KELTONFLOYD
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    AugustoPedrone
    silvio_rp
    carlos adolphs

    Aproveitando o tópico, gostaria de saber quais conhecimentos eu precisaria pra me iniciar na montagem de pedais e acessórios?


    K.

    Guitarrist
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    AugustoPedrone
    carlos adolphs
    OBRIGADO.
    Vou procurar alguma apostila, ou curso por correspondencia, dependendo do que eu sentir, eu tento um curso técnico e já vou conciliando com as informações disponíveis na net, pra tentar ir direcionando o conhecimento.

    Guitarrist
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    silvio_rp
    Valeu man, é isso aí, tem que estudar!
    Infelizmente não é como receita de bolo...hehehehahae.
    Obrigado.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Michael Vlcek
    Fala Mike!Um abração!
    KELTONFLOYD
    Noções básicas de eletrônica, solda com estanho(solda fraca),montagens em pontes de terminais e circuitos impressos.Use o Google, tem de tudo que vc precisa.
    Guitarrist
    Isso aí velho!Meu falecido pai(que Deus o tenha) foi um grande técnico de eletrônica e só tinha feito curso por correspondência(Instituto Monitor, o que tinha na época).
    silvio_rp
    Valeu Silvio!

    Zeraus
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Zeraus
    · votar


    O que estudar para me tornar um handmacker?

    Estude inglês também.

    Regnum_irae
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Zeraus
    E tu é um phd em ingles pra criticar os outros neh???
    Tu eh membro novato e vem aqui no forum de amps pra pagar uma de reizaum falando pro cara estudar ingles.....cresce fio....

    Zeraus
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Zeraus
    · votar


    E tu é um phd em ingles pra criticar os outros neh???
    Tu eh membro novato e vem aqui no forum de amps pra pagar uma de reizaum falando pro cara estudar ingles.....cresce fio...


    Às vezes a gente tem que elaborar as coisas pra ser compreendido... vamo lá... seria muito bom pra poder fazer pesquisas e estudar materiais, esquemas, reviews e informações. O fato é que todos os bons amps são feitos por pessoas que tem o inglês como língua nativa. E os fabricantes nacionais, (tanto as empresas como aqueles que fazem amps hand made), buscam suas informações no material original, que é a melhor fonte. E na maior parte das vezes está escrito em inglês.
    Será que a sugestão não foi válida não? Pra que esse seu comentário?
    Ah, e o que tem de mal em ser membro novato? Todos aqui já foram. Se liga.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Infelizmente, nem curso técnico em eletrônica e nem engenharia eletrônica^,não têm matéria focada em nada de audio ... tem lá a eletronica básica, circuitos eletrônicos (aqui se aprende sobre semicondutores, amplificadores operacionais, etc), umas aulas de laboratório fazendo atividades simples ...

    O que se pode fazer é quem tem realmente interesse nessa área, ou faz o técnico ou engenharia e procura estagiar/trabalhar numa empresa que especializada na área para aprender ... Ou procure literetura especializada e comece a mexer, fazer uns experimentos ... Ou ainda pode-se procurar alguém que manje e pedir uma aula, se eu não me engano o cara que fabria os pedais da Hobbertt dá aula de eletrônica na escola do Henry Ho (acho que é B&H o nome da escola, procure na net que tem) mas eu não sei se é focado em audio ou se é eletrônica básica ...

    Guitarrist
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Zeraus
    Cara, a sua dica é boa, afinal, quase que 100% do material e dicas que tem por aí, são provindas de sites em inglês mesmo. Mas dá para entender bem só tendo o básico no idioma.
    O Regnum_irae só respondeu, e eu ia responder da mesma maneira, porque do jeito que vc deu sua opinião, pareceu ser por conta do termo que eu usei "handmacker". Esse é o termo usado para quem faz amplis e pedais, não só aqui, mas em qualquer fórum de guitarra que vc achar! Se é certo, ou não, nem é minha preocupação, mas já é nome adotado pelos músicos. Tanto é que, dois dos maiores mestres na fabricação de amplis neste país, postaram aí acima e entenderam muito bem o que é handmacker. Isso, se foi realmente o que vc quis dizer... do mais tá explicado.

    Fernando de almeida
    Boa dica!
    Eu penso, que para iniciar nesse meio sem dinheiro, é muito "sofrido"... O que eu ando pensando, é aprender alguma coisa de eletrônica, pra não ficar totalmente seco no assunto, para quando pegar um esquema eu saiba ler! Também preciso aprender a operar em muitos aparelhos.

    Já para o assunto específico de amplis, tem que ter grana pra comprar e ir aprendendo... tem handmackers que vendem kits para montagem, e isso eu acho uma boa pra ir aprendendo, aí vc vai fazendo uma alteração aqui, ali... depois tenta montar outro sozinho, sem um guia, e vai pegando o jeito. O problema, é que para essa experiencia vai grana... e até chegar ao ponto de eu vender um ampli, e ainda estar pronto para oferecer suporte técnico tem que ter estudado muito o assunto, e isso vai levar um bom tempo.

    Regnum_irae
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Zeraus
    Membro Novato sim...todos aqui já foram, e é uma pena que neste fórum a qualificação do usuário seja por tempo e não por posts.....pq pelo menos aqui neste exato tópico postaram 3 ou 4 picas grossas do forum de amp. Ja que tu pode fazer as tuas sugestões do jeito que lhe convem , então te digo.....abaixa a bola e posta com mais respeito!

    Zeraus
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Regnum, ja disse e vou repetir: Se liga. Nao houve desrespeito nem bola alta. Ja esclareci o que soou estranho, o dono do topico entendeu e concordou. Ponto final. Se tu insistir nisso ta mostrando que tem algo contra novatos. Tu eh veterano, entao seja um bom anfitriao ok?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quero fazer amplis! O que estudar para me tornar um handmacker?