Reunião de Informações sobre procução de Amplis..(quero criar um site) Ajudem...

Autor Mensagem
mclasta
Veterano
# abr/05


Pessoal.... Eu sou formado em informática...... e Toco guitarra também....
Logo, sei que um cabeçote de mesa custa na faixa de R$11.000,00 e que muitos aqui querem ter um, porém nos falta dinheiro......
Pois é, venho acompanhando os fóruns deste site à muito tempo, para fins de pesquisa de sons, pedais, etc...... e ví que à muito interesse em informações que facilitem à novatos, intetrmediário e avançados à confecsionarem seu próprios amplificadore, pedais, etc.....
pois bem..... como isso, é lógico, também é do meu interesse venho me dispor à criar um site onde exista todas as informações possíveis para que um completo novato, só não pode ser burro ou tapado, monte seu próprio equipamento de qualidade...... com informações completas e gratuitas, além do mais importante, sem qualquer propaganda..... simplismente um canto que quem entrar fai saber exatamente como montar um ampli clone de um marshall 1960A por exemplo, ou mesa.....
Tenho um conehecimento razoável em eletrônica digital, apesar de ter plena consciência de que um valvulado é tudo completamente diferente e mais perigoso.....
pois é, minha proposta é essa... vou pesquisar assuntos na net assim como sempre fiz, porém as dúvidas que eu tiver, preciso que quem souber algo a respeito me diga...... quando eu concluir a primeira fabricação de um ampli eu me comprometo à fazer o site...... com tudo que for preciso, tipo, mapa de trilhas nas placas, animações explicativas em Flash, fotos, textos, vídeos, em fim tudo o que eu achar necessário, ou que vocês sugiram para que um retardado mental entre no site, e este qyue seja auto-explicativo, onde tudo começa do 0 e termina com som.... muito som............
E aí, estão dispostos a me ajudar nesta árdua tarefa....... acredito que essa seja uma missão rambo, mais que também será o Site mais importante do brasil para aquele que não tenha dinheiro e ama o bom som...........
Está lançado o tema .......... começarei com perguntas já..........
Obrigado... para contato meu e-mail é mclasta@pop.com.br
Só pra constar, minha especialidade é programação pra web.... minhas linguagens de domínio são: HTML, JavaScript, PHP, XML, MySQL.... em um servidor apache rodando em FreeBSD...........
Essa é a arma nuclear que vai sustentar nosso site..............
:)
Façam,os o mundo pobre feliz........... Eu........ e muitos de vcs.........

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


ok...... pessoal, qual é o primeiro projeto que vc querem me ajudar a resolver?
Penso logo em Construir um sonho....... um Ampli Marshall 4x12 com falantes celeniun valvulado..... inspirado no JCM900 - 1960A
Sei que é dificil... mais penso não ser impossível, e já que vamos gastar um pouco de dinheiro, vamos logo gastar com coisa boa né?!!!!!!
Porém aceito sugestões.......
Valews...............................
Topo também começar criando duas caixas de saída de mesa de som normais, com uma potência rack........... aquelas padrões que se usam em shows de porte pequeno, ou em casas de som.....
Mandem sugestões aí......
O que é mais fácil e o que é possível.......

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


olha só, acho que o primeiro passo para o projeto do JCM900 - 1960A é montar a caixa com os 4 celeniuns correto, pois bem.......... essas medidas estaria boas?

http://www.bragancaonline.com.br/grupos_musicais/caixa_guita_4_12/wind ow_image.cfm?imagem=medidas_caixa_guitarra_4x12.jpg&larg=600&alt=418&t exto=Imagem%20-%20Tamanho%20original.

Alguém sabe a medida deste amplificador realmente?[b][/b]

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


outro detalhe que eu queria saber.........
Neste tipo de projeto.... caixa sem cabeçote.......
O que vai na caixa? apenas os 4 falante? nada de trafo, válvulas ou coisa ssim? qual o tipo de conexão que se é normalmente usado para conectar a caixa ao cabeçote?

baruch_kata
Veterano
# abr/05 · Editado por: baruch_kata
· votar


custa na faixa de R$11.000,00
Vixe Santa
vou pesquisar assuntos na net assim como sempre fiz
A net tá cheia de esquema errado e componente que num vem pra nossa aldeia.
gastar com coisa boa né?!!!!!!
Realmente, mas se vc usar capacitor ruim num esquema bom era melhor comprar da Marshall
criando duas caixas de saída
Vc tem habilidade com madeira?
nada de trafo, válvulas ou coisa ssim?
Dependendo vão uns capacitores.
Mandem sugestões aí......
O que é mais fácil e o que é possível.......

Começe de 1 W

Fernando Bello
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta

Me mande um e-mail nandobello2003@hotmail.com
Eu tenho algum material já pronto e algum material de minha própria autoria.
De uma visitada também na página que eu montei sobre um amp que eu confeccionei.
http://geocities.yahoo.com.br/bandapaskim/champ.htm
http://geocities.yahoo.com.br/bandapaskim/diy.htm

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


Baruch_Kata
Seguinte cara..... obrigado por responder........ não interessa se todo mundo faz informática hoje em dia o que interessa é que eu tenho isso pra dar de contribuição ao mundo..... não adianta saber a cura da aids e esconder.... o que interessa é que o mundo saiba e possa aproveitar.....
Por favor, se tiver algo a colaborar, mande somente este tipo de material, a parte das chacotas guarde pra você ou faça apenas quando já me conhecer......

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


Fernando
Eu já tinha visto seu projeto....... muito bom..... aliás.... onde vc arrumou o assoalo de busão cara? ferro velho?
Vc queria montar qual projeto de valvulado? Já tá tentando algum?

maggie
Veterana
# abr/05
· votar


Então vou te indicar o melhor site em português que encontrei sobre o assunto:

http://audiolist.cjb.net/

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


maggie
muuuuiiiito bom Valeu.... vou gastar um tempão lá lendo.......
isso é que é contribuição....
:)

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta
Desculpe a brincadeira, não pensei q fosse ofender, editei o post...
No q puder contribuir estamos aí... Fui um pouco ofensivo na resposta, pois é muito arriscado tem muita gente que quer brincar com as válvulas e não sabe o risco de mexer com altas voltagens.

baruch_kata
Veterano
# abr/05 · Editado por: baruch_kata
· votar


Já viu um transformador vibrando? aí vc fica assustado, vc sente o choque a distancia...
A 450V, um capacitor de meros 220nF pode ser uma arma!
Agora olhe o que vc escreveu:
é isso que quer dizer o termo pré-amplificador?
eu não tinha conseguido entender provavelmente pq nunca vi um desses.......
Me desculpe por tudo, mas eu me preocupo com a vida dos outros!

Tainha
Veterano
# abr/05
· votar


Todos falam que levar um choque de alta voltagem num válvulado é perigoso e levar um choque num cabo de vela de carro, tbém não é perigoso? Nunca ouvi falar de alguém que tenha morrido segurando nesse bendito cabo de vela.
Seria bom colocar em sua página boas informações a respeito disso pois acho que muita gente desiste de um projeto porque todos falam desse maldito choque de alta voltagem. Acho que vc teve uma boa idéia, basta agora as pessoas terem boa vontade em colaborar, tenho certeza que o pessoal dessa lista são os mais indicados.

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


Tainha
Dizem que é perigoso, mas já ouviu falar em impedância e capacitância? O choque do carro é perigoso, mas tem altíssima impedância, ele some no corpo, é o que o pessoal chama de "baixa corrente", que está correto mas acontece em casos raros.
Numa televisão o perigo é maior, mesmo desligada, pois o TRC forma uma capacitancia capaz de jogar vc na parede... Porém mesmo com relativamente baixa voltagem é possivel fazer o coração fiblilar, mas com alta voltagem vc pode até torrar antes disso...

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


baruch_kata
Pois é colega... tem nada não... só respondi assim meio toscamente pq queria saber de quem se tratava, tem gente que quer só encher o saco e te chamar de imbecil na frente dos outros, não sei se é pra provar que é mais macho..... não é seu caso, por tanto tá tudo ok.......
Eu realmente não sabia quase nada, como ainda não sei muita coisa sobre equipamentos bons, tipo valvula, pré-amplificadores, etc.... porém nos últimos meses eu estudei mais do que minha vida toda a respeito de som...... moro em Porto Velho - RO, olhe no mapa...... fica a 3000 Km de são paulo, (nasci em sp), e aqui não tem milhares de marcas e tipos de equipamentos pra vc ir na loja perguntar, tocar com eles e ficar informadão.... além do que até um tempo atraz eu não tinha R$ pra comprar nada, então só me preocupava em guita+pedaleira+ampli...... tinha idéia de que tinha coisa boa e ruim, transistor e válvula, mais não conhecia de fato as peculiaruidades de cada coisa...... fui por a mão na massa... e qual o jeito? perguntar... perguntar e perguntar..... agora sei muita coisa sobre marcas, modelos tipos sons de cada, timbres, preços, dificuldades, procura, etc........
porém, pra mim fazer por exemplo um curso de enrolamento de trafo tenho que além de bancar o prelço de um curso, bancar passagens, que uma pra SP tá cerca de 260, e demora 40 horas....... pois é.....
penso como criança, e sei que não vou me meter a comprar 4 válvulas 6l6 antes de saber exatamente o que fazer com elas.........
O que pretendo com este site é dizer pra qualquer um passo a passo cada projeto..... dês-de o corte da madeira até como enfiar o plug da guitarra no Jack do ampli e apertar o botão de power.....
quero fazer tudo isso com sei láh, vídeo aulas, gráficos, fotos de cada parte, etc.....
disponibilizarei telefone de contato p/a dúvidas, etc....
quando aos cuidados com segurança, eu já li muito tb..... sei que estrago uma válvula pode fazer, ou um capacitor....... isso tudo pretendo explanar no site.......
acho assim.... temos que nos preocupar com a segurança das pessoas? claro,,,,..... mas tb temos que disponibilizar as informações necessárias a quem quer botar a mão na massa.........
outra coisa.... não saber o que é um pré-amplificador, significa ignorância em relação a equipamentos de música, não em tudo...... num é pq não sei o que é isso que vou cortar um fio duplo de 110 ligado com uma alicatada só..........
Sei muita coisa de eletricidade, e eletrônica digital, tipo teoria sobre diodos, transistores, resistores, mosfets, varistores, etc........ comprei hj um livro , quer dizer, tirei hj uma xerox de um livro de eletrônica básica da EMBRATEL de 70 que fala tudo sobre válvulas........... tenho que ler....
Leio muito, e não se preocupe, só construirei alguma coisa depois de saber tudo sobre tudo, segurança, válvulas, etc....... sei que é difícil, mais vou conseguir fazer..... e vou ajudar quem tá no escuro como eu........
vamos lá.... me ajuda a deixar de ser burro......

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


baruch_kata
Vc parece entender muito do assunto, se eu desenhar uma placa e te mostrar o projeto vc consegue dizer pra mim se tá correto?
Vou estudar um esquema elétrico do JCM900 hj e depois vou tirar minhas dúvidas com o pessoal daqui.... vmaos ver se dá pra entender tudo.....

válvulas
Vem cá...... conheco a teoria sobre o transistor........ ainda não voltei do trabalho hj pra ler minha apostila de válvulas...... Alguém sabe me dizer se a curva da válvula obedese a mesma regra de reta de carga do transistor? a teoria pra se calcular o ganho de corrente na área de estabilização de voltagem é a mesma?

Tainha
Veterano
# abr/05
· votar


baruch_kata
Eu acho o seguinte, perigoso é, mas não é assustador, pelo jeito que vc coloca dá a impressão que ninguém é capaz de trabalhar com esse tipo de equipamento, acho que todos aqui que sabem alguma coisa começaram sem saber nada e ninguém aqui foi torrado por isso.
É esse tipo de informação que acho que deve ter na página de nosso colega, assim ninguém desistira de um sonho e será um frustrado por não ter tentado. Acho que vc poderia ser um bom colaborador para ele e para todos.

mclasta
Veterano
# abr/05 · Editado por: mclasta
· votar


Tainha
Dito...... é isso aí....

Todos
Pessoal..... não vamos fazer um tópico de lavagem de roupa suja ok?..... apartir de agora, que nossos pontos de vista já foram ditos, concordados e discordados, vamos nos concentrar na nossa tarefa more ok?.....
Agradeço.....

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


Pra constar no tema....
Esquelas elétricos de amplis.....

http://www.freeinfosociety.com/electronics/audio.html

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


quero fazer este aqui!

http://www.freeinfosociety.com/electronics/schematics/audio/marshalljc m900-100.htm

mclasta
Veterano
# abr/05 · Editado por: mclasta
· votar


Dúvida
http://www.freeinfosociety.com/electronics/schematics/audio/marshalljc m900-100.htm
neste esquema me surgiu uma dúvida......
no output Transformer, temos um chaveador que diz o que eu tenho na minha saída, selesionável 4 e 8 ohms ou 8 e 16 ohms...... ptz.... isso não é perigoso para o usuário? ele mechendo nesta regulagem não corre o risco de queimar sua caixa?
Aliás.... como isso funcionaria? se vc tiver uma caixa de 2 ou 4 falantes, é isso? para que o cabeçote seja hibrido no sentido de ser utilizável em várias configurações de caixas.....?

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


Fernando Bello
Olha ae amigo a sua idéia usada pra dsign como ficou legal....

http://home.arcor.de/guido.boehne/Boogie%20new.htm

Repara lá que a frente é de assoalho de busão tb.... hehehehhe

b0fh
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta
cara,

faz um JCM800. JCM900 tem complicação demais.

mclasta
Veterano
# abr/05
· votar


bOfh
ptz... é que eu já recolhi material pra caramba.......... vou estudar o 800 pra ver.......
valeus.....

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta
Demorei um pouco tava consertando o carro.
Acho que o numero um deveria ser a segurança e começar a fazer amps de 1 a 10W, não mais que isso (já dá para fazer um incêndio). Se algo acontecer a baixa voltagem com essa faixa de potencia, não há riscos letais, e dá uma confiança para o começante.
Depois, já iniciante, pode ver fotos de montagens passo a passo de coisas mais complexas, placas de circuito impresso etc.. (podemos fazr um livro, q vc acha?)
obedese a mesma regra de reta de carga do transistor?
Não Obedece. É o seguinte:
Na válvula, vamos pegar uma simples, um triodo, que tem o cátodo a placa e a grade. vc tem toda tensão aplicada na placa, e a grade ficando negativa permite ao catodo receber a corrente da placa pelo vacuo. Acontece que a placa tem uma resistencia (por sinal muito alta). Em certos triodos que tem a resistencia mais baixa o preço pode ir para R$3000,00 (tres mil), não é interessante, portanto usamos pentodo ou tetrodo, que tem uma segunda grade para "ajudar a empurrar" os eletrons...
Quer aprender mais sobre as caracteristicas da valvula? Pergunte...
ficar informadão
Aqui em Sp não é diferente.
curso de enrolamento de trafo
É desnecessário, aqui no forum tem quase tudo, aí deve ter trafo de força, e o mais difícil de achar é o de saída, mas o pessoal no forum pretende fazer uma receita de bolo...
comprar 4 válvulas 6l6
Realmente, comece do barato, simples e seguro.
vou cortar um fio duplo de 110 ligado
Realmente, a energia da rua dá picos de 180V. Mas nas voltagens mais altas surge o efeito corona, que é como um raio. Tudo tem que estar rigorosamente isolado. Perdi as duas pontas de um multimetro num simples vacilo. Explodí um pedaço de estanho (para ver o que acontecia) e queimei 3 diodos, 1 capacitor e o chão, por pouco não voou estanho no meu olho.
as informações necessárias a quem quer botar a mão na massa.........
Será que as pessoas não vão pular o trecho sobre segurança e se meter a besta de começar pelo mais potente. É o desejo de todo mundo (iniciante principalmente) poder falar que o amp tem zentos watts.
neste esquema
Não tá abrindo...
risco de queimar sua caixa?
Depende, geralmente não corre. Corre sim o risco de ouvir som distorcido e de queimar o amplificador. Isso pq quando a impedancia de saida é maior que a caixa o amp esquenta e estraga. No inverso (imp saida > Z caixa), a potência fica bem reduzida, é como ligar uma lâmpada de 220V na tomada 110V (aí também tem essas frescura de voltagem diferente?)

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


Nossa quanta coisa eu escrevi, e ainda nem comecei...
Quero ver quando for dar detalhes... O pessoal do fórum vai ficar de saco cheio!
disponibilizarei telefone de contato p/a dúvidas
Nem precisa o DDD ta muito caro.
me ajuda a deixar de ser burro
Não precisa de tanta humildade. Pelo que eu vejo vc não é tão leigo com eletronica, e aqui estamos todos aprendendo, o que um sabe passa pra outro...

baruch_kata
Veterano
# abr/05
· votar


Consegui abrir o esquema, ta meio embaçado mas parece que funciona, não dá para ver qual voltagem do trafo de força... O que poderia fazer o amp ter de 40W a 200W...

b0fh
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta
cara... um jcm900 (pelo menos o dual reverb) não é um amp valvulado 'de verdade', tem uma porrada de circuitos alienígenas lá dentro, integrados, ampops e o escambau. é muito complicado de montar e fazer funcionar. já um JCM800 é só válvula, e muito mais fácil de montar.

isto posto... cara, concordo com o baruch_kata. Monta um treco mais simples, tipo um p1, p1 extreme, ou high-octane. sai barato e o som eh ducaráleo.

Como tu eh 'do computador' (q nem eu) tu deve manjar de ingles. Então, dá uma sacada neste site:

http://www.ax84.com

tem uma penca de projetos legais lá. Mesmo os mais simples tem um puta som.

e, se tiver a pachorra, da uma olhada no meu site:

http://planeta.terra.com.br/servicos/tabaamps

tem fotos e ate umas gravações dos monstrinhos que eu já montei.

cheers

navalvula
Veterano
# abr/05
· votar


mclasta
procure nos sites de busca por VALVULA TERMIONICA você vai achar varios sites que falar sobre teria de valvula.
bons sites pra esquema:
www.drtube.com
www.duncanamps.com
e essa aqui te da tudo mastigadinho
ww.thundertweak.com.
eu cheguei a tentar fazer um ampli dessa pagina mais não consegui, ele até funciono só que não deu volume. eu andei levando uns choques e achei melhor dar um tempo. agora comprei um ampli hand made e nem sei se vou mecher mais nele, to até pensando em desmanchar e fazer um hotbox.

navalvula
Veterano
# abr/05
· votar


concordo com o que o b0fh e o baruch_kata disseram é melhor começar com um ampli mais simples de 5, 10 watts. eu não quis começar por eles e me dei mal, queria logo um ampli de 50 watts. talvez se eu tivessse tentado fazer um ax 84 teria conseguido.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Reunião de Informações sobre procução de Amplis..(quero criar um site) Ajudem...