Mestres da amplificação! Aqui! Dicas!

Autor Mensagem
b0fh
Veterano
# jun/06
· votar


PS: de vez em quando eu apareço pra ler umas barbaridades aqui no FCC, mas só de vez em quando mesmo.

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


b0fh

Certo! Você conhece o 125? Já ouviu ele? Como ele responde em altos volumes? E com drive?

b0fh
Veterano
# jun/06
· votar


cara, eu nunca tive um 125 aqui pra poder te falar com certeza, mas o que o próprio fabricante diz é que a praia de som dele é 'vintage jensen', então tá mais pra fender do que pra marshall.

mas é só um toque, pode ser que o falante fique show no teu amp.

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


b0fh

Valeu! Vou procurar saber mais do V12! Talvez ele combine mais comigo! heheh

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


b0fh
finalmente alguem intendeu o que eu falei.
é muito simples o raciocinio, pegue uma lampada 60w por 120v mas ligue ela em 220v. ela vai acender muito mais forte mas ela foi feita pra 120v. agora liga em 110v e ela vai durar um pouco mais pois esta abaixo do seu limite máximo. qualquer projetista (sensato) leva em conta uma margem de segurança do limite de qualquer componente. se num ponto de um circuito voce tem digamos 16 volts voce usa um capacitor de 25 volts e não um de 16V.
em amplificação independente das classes (A B AB etc) não vão conseguir fugir da lei.
ora se as EL34 aguentam 800v bota logo 1000 e anucie amplis de 200W, o dono do ampli em quem vai bancar as valvulas mesmo!

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


engraçado é que varios amplis nacionais com o passar dos anos ficaram mais potentes so por terem envelhecidos, vejam o caso de tremendões e true Reverbs funcionando na decada de 60 com tensão de 110v. quando o governo ordenou que a tensão do país passasse a ser 127v os amplis passaram a ter maior tensão de placa pois trafos continuaram os mesmos. Ja medi muito ampli beirando os 600v em cima de 6L6, a tensão de filamento fode mais não é so ela que fode. tudo isso e NÃO se tem minima sensação de que o volume sonoro aumentou. e olha que aqueles aparelhos foram muito bem copiados de bem projetados aparelhos respeitando margens de segurança, por isso estão ai ate hoje.

Michael Vlcek
Veterano
# jun/06
· votar


oldmonkey

é muito simples o raciocinio, pegue uma lampada 60w por 120v mas ligue ela em 220v. ela vai acender muito mais forte mas ela foi feita pra 120v.

não...
ela vai queimar mesmo, de cara
puffff

olha amigo, nao acompanhei toda essa discussão acerca do datasheet e do limite das EL34, pq o augusto apagou o post dele, e imagino q deve ter tido um motivo pra isso. Tampouco manjo de eletrônica, mas acho q tenho algum bom-senso.

se o datasheet da EL34 garante q ela aguenta até 800v na placa, é pq aguenta.
Logo, o exemplo de ligar uma lampada de 127v em corrente 220v nao procede.

concordo plenamente contigo qdo dizes q ao usar a carga no limite, estamos diminuindo a vida últil da válvula, mas fica por aí.

e nao me lembro de ninguem sugerindo socar 1000v na placa e fazer o amp ter 200w.

ah, mais uma coisa q concordo:
a diferença sonora de 50w pra 70w de fato é pouco perceptível, mas de 50w pra 100w é, sim, bem perceptível.

e se, como alguém disse, dá pra socar 100w com um par de EL34, é algo sim a se considerar, pq a diferença de potencia é bem significativa.
mas aí entra a questão do timbre tb, como já foi explicado acima e tal.

por fim, acho apenas mais uma coisa.
todos devemos colaborar com o clima amigável aqui.

abraço

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


pior é que não vai queimar de cara não, dependendo da lampada costuma ficar acesa um bom tempo. mas é claro eu exagerei no exemplo.
eu não estou ferindo ninguem, não estou citando nomes, não to chamado ninguem de burro e pra falar a verdade nem to mexendo muito mais com valvula, ja mexi muito. so que tem muito carinha novo de guitarra que entra aqui faz pergunta etc. e as vezes se iludi com uma propaganda de um aparelho importado ou nacional handmade ou não sem perceber que tem muita gente nova montando aparelhos por ai, seja handmade ou pequenas fabricas (no caso de muitas estrangeiras) baseados apenas em datasheets e fazendo experimentações empiricas em cima de esquemas que verdadeiros engenheiros calcularam passo a passo o valor de cada componente. Num futuro bem proximo teremos uma internet cheia de esquemas errados, calculos errados, modificações indevidas ou inadequadas de esquemas e por ai vai. eu so to dando minha opinião para que quem sabe sirva de alerta pra os mais novos. enfim cada um vende o peixe que quiser, eu prefiro ficar com esquemas consagrados. afinal opinar o contrario não é tornar o clima inimigavel.

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Opinar contrariamente por aqui significa dizer q esta se criando um clima não amigavel !?!? tsc...tsc..

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/06
· votar


oldmonkey
afinal opinar o contrario não é tornar o clima inimigavel

em certas ocasiões essa frase não se encaixa... mais vale uma briga conseguida do q uma dúvida esclarecida!! isso me chatea!!

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


oldmonkey

so que tem muito carinha novo de guitarra que entra aqui faz pergunta etc. e as vezes se iludi com uma propaganda de um aparelho importado ou nacional handmade ou não sem perceber que tem muita gente nova montando aparelhos por ai, seja handmade ou pequenas fabricas (no caso de muitas estrangeiras) baseados apenas em datasheets e fazendo experimentações empiricas em cima de esquemas que verdadeiros engenheiros calcularam passo a passo o valor de cada componente.

Sei lá cara, justamente por isso eu postei aqui. Meu pai é engenheiro formado na INATEL a mais de 25 anos e não viu problema no que ele fez. O próprio Renato está concluindo seu cursona UnB. Augusto Pedrone é mestre em amps, aclamado pela maioria aqui e não condenou atitude, o mesmo com o Cacildo, que eu nem preciso dizer...

Estou pesquisando com gente que entende no assunto, e não gente nova. Justamente por todas as respostas que eu tive, estou realizando a compra.

Além de tudo isso, tem o filipethadeu que é a prova de que os amps dele são fodas, pois ele possui um e assina em baixo.

Abraço! :)

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


lespaulbabilon
eu sou apenas um tecnico que as vezes tenta ajudar, se é bom vai fundo e boa sorte.
abç

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Eu não gostaria de ver o amp trabalhando no limite ou um pouco acima dele, só pra constar, nem sei se é o caso.

Outro detalhe importante, na minha opinião, 70watts vai ter sobra de potencia, pra timbrar legal o ampli vai ter que abrir o volume e é muito provavel que fique algo ensurdecedor.... Acho q pra combo, 50watts é mais do que suficiente !!!

Mas como voce já viu o projeto, gostou e já teve varias opiniões favoraveis, manda bala man !!!

filipethadeu
Veterano
# jun/06
· votar


apesar dos problemas, o debate foi bem construtivo!

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06 · Editado por: lespaulbabilon
· votar


apesar dos problemas, o debate foi bem construtivo!(2)

E filipe, e eu que pulei dos 15w para os 70w! huahuahua
Lembro bem de você falando que viu o VT-60c2 e ele falava igual seu Laney... agora o de 70w...heheh

oldmonkey

Então cara, o Renato vai começar a contruir mesmo no dia 20, até lá é um longo caminho, e provavelmente mudanças serão feitas...
Vou recolher mais idéias e tal! A sua é uma! Valeu! :)

JoeCruzGuitar

Então cara, mas ele não estará "trabalhando no limite" ou além dele, porque as válvulas aguentam até 100w, todos os trafos estão na medida correta, o falante também.

Outra coisa, realmente timbrar um amp de 70w é mais difícil, mas agora a linha de 50w acabou. Se não for o de 70w vai ter que ser o de 15w e aí é pouco para mim...
Mesmo assim, tem a chave de redução de potência. Aí ele pula para 35w, e melhora! heheh

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06
· votar


isso ae, manda bala man

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


JoeCruzGuitar

Valeu cara! Fui me lembrar da chave de redução de potência agora mesmo! heheh
35w já é mais simples para timbrar, né?

filipethadeu
Veterano
# jun/06
· votar


lespaulbabilon
garantia vitalicia..... relaxa hheheehehhe

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06
· votar


lespaulbabilon
Valeu cara! Fui me lembrar da chave de redução de potência agora mesmo! heheh
35w já é mais simples para timbrar, né?


Muito bom esse lance da chave... com certeza 35w fica mais facil timbrar, mesmo assim o amp ainda deve falar muito alto heheheh

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06 · Editado por: lespaulbabilon
· votar


JoeCruzGuitar

huahuahua
To ferrado! :P
Minha vizinha já enchia o saco com um Wattsom de 15w imagina agora com um JCM800 all-tube de 70w...
Dessa vez eu vou pro xilindró!

danielcastelli
Veterano
# jun/06
· votar


lespaulbabilon
Passou das 10hs da noite tu vai mesmo...
... senão, toca e ela que se %¨&*(.

Michael Vlcek
Veterano
# jun/06
· votar


oldmonkey

blz.
tb nao quis polemizar não.
concordo contigo

abraço

marcelogatinho
Veterano
# jun/06
· votar


oldmonkey
eu prefiro ficar com esquemas consagrados.

pois é bixo!
to contigo!
e apareça sempre, naum estressa ai naum! hehe

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


danielcastelli

huahuaahuhua

Tipo galera, sobre o envelhecimento precoce das válvulas, e drive em autos-volumes o Renato me disse isso:

Pode perguntar a vontade! :)
Não precisa se preocupar com isso.. Em volumes baixos, as válvulas irão dissipar 2W, ou 5W, ou 15W, ou 30W, etc... Depende do volume em que você estará tocando. Elas só irão dissipar 70 Watts se você colocar o volume no talo. E mesmo assim, pode ficar tranquilo que elas irão trabalhar dentro da margem especificada pelo fabricante.
Qualquer amplificador valvulado distorce o power em altos volumes. Isso é perfeitamente normal e por sinal muito bom! Mas pode ficar tranquilo que você vai conseguir um clean excelente em altos volumes. Mas se colocar o volume no talo ele vai distorcer um pouquinho sim, mas distorce bem pouco e você vai poder continuar tocando seu som clean. Inclusive essa distorção de power dá um "colorido" a mais no clean.


Michael Vlcek
Veterano
# jun/06
· votar


lespaulbabilon

Enviado: 27/jun/06 12:26

q beleeeeeeza
q jogo q nada.
o negócio é amp valvulado!

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


Michael Vlcek

huahuahuahua

Vi até os 20 min do 1º tempo... depois encheu o saco e eu casquei fora...heheh

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


up!

wing0
Veterano
# jun/06
· votar


ae alguem me responde uma coisa tipo n to gostando do som do meu nitrous drive,tipo se pega esse xvamp,da fazer com q saia um som melhor???melhor qualidade seila,um outro timbre

Michael Vlcek
Veterano
# jun/06
· votar


putz
se mata cara.

nitrous drive já é um amp meio grogue..
e tu ainda quer dar cachaça pra ele?!

na, na, ni, na, não, nada de v-amp.
sugiro q venda o nitrous, junte uma grana e compre um amp melhor, de preferencia parte logo pra um valvulado de baixa potencia, handmade ou então um laney lc-15r ou fender blues jr.
vai resolver teu problema de timbre, com certeza

Michael Vlcek
Veterano
# jun/06
· votar


lespaulbabilon

up!

cara, nada a acrescentar sobre o q Renato te respondeu..
tá corretíssimo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mestres da amplificação! Aqui! Dicas!