Mestres da amplificação! Aqui! Dicas!

Autor Mensagem
Gabriel Anjos
Veterano
# jun/06
· votar


E ainda assim o fórum de amps é o mais sério do FCC , o de guitarra é moh zona (2)

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


filipethadeu

Vou dizer agora:

NEW: Meu pai foi falar com o Renato hoje ás 12:30. Eu não pude conversar muito porque tinha aula 13:00h. O meu pai fez uma brincadeira dizendo que os amps dele eram muito ruins, mas depois ouvi a risada do Renato e ele desmentiu e elogiou a montagem dos RG. Ele me disse que mudaram duas coisas no M-15 e no M-50, que eram os amps em que eu me interessei. Agora esses amps passaram a ter 2 canais independentes, e o M-50 passou para 70 watts! Meu pai vem amanhã e iremos analizar bem qual dos dois será uma opção mais conveniente as minhas necessidades como guitarrista. Mas meu pai gostou muito do trabalho, e de todo jeito melhorou: agora terei 2 canais!

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Como guitarrista, o Rowashburn dá conta do recado sozinho na banda, mesmo usando um VAmp. Pra gente ver que o guitarrista é sempre o mais importante no todo.

Não adianta ter o superlead usado por Jimi Hendrix se não tens o que passar com a guitarra nas mãos.

Em tempo, gostei dos amps da RG.

E pelos trampos que já vi, também gostei bastante dos amps do Cacildo, se tivesse procurando algo handmade provavelmente faria com ele.

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


X_ NaTaShA_AnGiE_ X
menina ce vai tomar chock aqui, deve ter meninas la pelo forum de teclados

Rowashburn
Veterano
# jun/06
· votar


JoeCruzGuitar
Como guitarrista, o Rowashburn dá conta do recado sozinho na banda, mesmo usando um VAmp. Pra gente ver que o guitarrista é sempre o mais importante no todo.

Não adianta ter o superlead usado por Jimi Hendrix se não tens o que passar com a guitarra nas mãos.



ÔLOCO!!!

Nossa cara. Valeu mesmo pelo elogio e reconhecimento!!! \o/
Muito obrigado!!!

Ah, e só pra comemorar: Brasil 4 x 1 Japãozinho.

Dá-lhe seleção!!! Robinho e Juninho Pernambucano, dessa vez o Parreira acertou!!!!
Ronaldinho Gaúcho jogou muito!!!!!

Michael Vlcek
Veterano
# jun/06
· votar


Rodrigo Souto

ahah
nem vem q isso foi armado.
fala sério

e sobre o jogo, foi mesmo uma bela atuação do R. Gaucho.
e o Juninho nao pode ficar fora desse time, tampouco o R. Carlos pode voltar...

Rowashburn
Veterano
# jun/06
· votar


Michael Vlcek

Armado?!?!?!

AUHAUHAUHUAHAUHUAHUAHUAHA


JoeCruzGuitar

Ó cara...olha o Michael Vlcek dizendo que você é comprado...


Michael Vlcek

Se liga meu. Eu conheço o JoeCruzGuitar só do fórum mesmo. Nem MSN do cara eu tenho...ele toca muito, e com certeza, se fosse pra montar essa banda mesmo, preferia um trilhão de vezes ele na guitarra comigo, do que você...

JoeCruzGuitar
Veterano
# jun/06
· votar


hehehehe

Michael Vlcek
Veterano
# jun/06
· votar


Rodrigo Souto

ehe
tá certo, Mr. Macarrão.
estava brincando sobre a armação.

só q vc se esquece q essa banda nao seria de metal.
aí vc ia comer poeira dos meus riffs, fácil fácil...

remember: rock é sentimento, não velocidade.

abraço

Rowashburn
Veterano
# jun/06 · Editado por: Rowashburn
· votar


Michael Vlcek
aí vc ia comer poeira dos meus riffs, fácil fácil...

Grava qualquer riff aí, que eu faço um solo em cima de deixar vc igual ao goleiro do japão...

remember: rock é sentimento, não velocidade.

Se liga rapá!!! Sentimento é blues!!! Rock é pra curtir, pra detonar, pra catar a mulherada, é velocidade, é bends violentos, é feeling, é tudo!!!
Rock é RELIGIÃO!!!!

abraço, por trás.

Michael Vlcek
Veterano
# jun/06
· votar


Rodrigo Souto

abraço, por trás.


ô rapá, eu não sou a Natasha disfarçado nao.

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


NEW: Meu pai foi falar com o Renato hoje ás 12:30. Eu não pude conversar muito porque tinha aula 13:00h. O meu pai fez uma brincadeira dizendo que os amps dele eram muito ruins, mas depois ouvi a risada do Renato e ele desmentiu e elogiou a montagem dos RG. Ele me disse que mudaram duas coisas no M-15 e no M-50, que eram os amps em que eu me interessei. Agora esses amps passaram a ter 2 canais independentes, e o M-50 passou para 70 watts! Meu pai vem amanhã e iremos analizar bem qual dos dois será uma opção mais conveniente as minhas necessidades como guitarrista. Mas meu pai gostou muito do trabalho, e de todo jeito melhorou: agora terei 2 canais!

Rowashburn
Veterano
# jun/06 · Editado por: Rowashburn
· votar


lespaulbabilon

Foi mal cara, eu li esse seu comentário lá em cima, mas o tópico se desvirtuou de novo...

Mas muito legal cara, espero que o amp supere suas expectativas!!!


...mas muito fera mesmo.

cacildo poncio
Veterano
# jun/06
· votar


Michael Vlcek
ótimo revê-lo, Cacildão.

opa! se tá bom?

depois dá uns cascudos no Rodrigo Souto por mim.


pior que não vai dar!!! ele está muito longe de mim!!! heheheh brincadeirinha!!! :)

eu estou vendo essa troca de delicadeza dos dois agora.....até me lembrou uma rixa feia de uns membros do guitar corner, um deles foi até expulso!!! tomem cuidado boys!!!

oldmonkey
isso é só a ponta do iceberg meu velho!!!! e tu já voltou de viagem?

abraços!

oldmonkey
Veterano
# jun/06
· votar


cacildo poncio
to por aqui na minha terra por enquanto mas o trabalho me chama de volta, bom é ver que o pessoal aqui ta progredindo bem e me da inveja de não poder ta na eletronica direto com algum projeto. mas onde eu tiver sempre vou arrumar um tempo pra dar umas opinadas. acabei sumindo do valvulados tambem por falta de tempo e projeto mas de vez em quando leio as mensagens (elas caem na minha caixa de email direto). abraços

cacildo poncio
Veterano
# jun/06
· votar


oldmonkey
pois é......mas chega uma hora que tem que parar um pouco pra não enlouquecer..... tirei uns dias pra nem se lembrar de amps........estava trabalhando sem parar

acabei sumindo do valvulados tambem por falta de tempo e projeto mas de vez em quando leio as mensagens (elas caem na minha caixa de email direto).

menos mau....eu sumi também, de lá ....aqui.......agora que postei algo aqui......no valvulados eu só leio quando dá, e percebi que tu não apareceu mais lá.......mas vou tentar arranjar tempo pra participar denovo!

abraços!

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06 · Editado por: lespaulbabilon
· votar


Rowashburn

Valeu! :)
Não tem problema nenhum em desvirtuar o tópico não, é só de vez em quando me ajudarem...heheh

ximiapura
Veterano
# jun/06
· votar


este com fente de acrílico gostei, (ele soube usar bem minha idéia que eu usei e uso em meus amps......kkkkkkkkk ***eu sei que o primeiro amp que usou a idéia foram os caras da hughs, mas foi eu quem usei primeiro aqui! :p kkkkk

Opa!
Bom eu fiquei meio com a idéia na cabeça, porque eu conheço o Luciano há anos e sempre soube que ele nunca foi de ir direção da maré (copiar o que outros caras fazem no Brasil, etc).

Então, só pra deixar aqui um registro histórico, sem ficar competindo quem é o melhor, quem fez primeiro, quem é mais organizado, quem tem os olhos mais bonitos, ...
Ele me enviou essas fotos que são dos primeiros amps que ele fez na vida, e realmente se inspirou nos Hughes And Kettner. Até porque ele é muito fã do Rush.
Então tá aí, esses amps foram feitos a mais de 5 anos, quando já existia o Hughes And Kettner.
Fica registrado de onde o Luciano tirou a inspiração pros seus primeiros amps.

http://img150.imageshack.us/img150/9906/album1449zh.jpg

http://img68.imageshack.us/img68/9233/album1456nd.jpg

http://img150.imageshack.us/img150/4236/1208rc.jpg

http://img70.imageshack.us/img70/1345/120guitar3hq.jpg

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


Opa! Então, os amps mudaram para:

*** M-15
15 Watts de potência RMS
2 Canais, baseados no JCM800.
Troca de canais por botão no painel e footswitch.
Loop de Efeitos.
Controles de Ganho, Graves, Médios e Agudos, Volume e Presence independentes por canal.
Solo Mode - Com apenas um toque no footswitch aumente o volume para um valor pré-estabelecido. Ideal para Solos!
Saída para caixa acústica de 4 e 8 Ohms.
Controle de Master Volume
Botões de Power e Standby
Footswitch com dois botões, um para troca de canais e outro para ligar/desligar o "Solo Mode"
3 válvulas 12ax7 no pré
2 válvulas EL84 no power.
Disponível em formato cabeçote (M-15) ou combo 1x12" (M-15c)


*** M-70
70 Watts de potência RMS
2 Canais, baseados no JCM800.
Troca de canais por botão no painel e footswitch.
Loop de Efeitos valvulado paralelo/serial com controles de "send level" e "Effect Mix".
Controles de Ganho, Graves, Médios e Agudos, Volume e Presence independentes por canal.
Solo Mode - Com apenas um toque no footswitch aumente o volume para um valor pré-estabelecido. Ideal para Solos!
Saída para caixa acústica de 4 e 8 Ohms.
Controle de Master Volume
Chave pentodo/triodo que reduz a potência para aproximadamente 50%.
Botões de Power e Standby
Footswitch com 3 botões, um para troca de canais, um para ligar/desligar o "Solo Mode" e um para ligar/desligar
o loop de efeitos.
Power amp baseado no Poweramo do Marshall JCM800 2204
4 válvulas 12ax7 no pré
2 válvulas EL34 no power
Disponível em formato cabeçote (M-70), combo 1x12" (M-70c) e combo 2x12" (M-70c2)

ximiapura
Veterano
# jun/06
· votar


70w de duas EL34, sendo que cada uma dissipa 25w?

25 + 25 = 70?

Matematica boa essa. :)

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


ximiapura

Também achei bem estranho... teria outra forma de aumentar a potência com as 2xEL34?

ximiapura
Veterano
# jun/06
· votar


Normalmente 2 EL34 podem até chegar a 70. Mas clippando bonito.
O problema é que tem muito handmaker que usa isso pra "engrossar o caldo". Potencia de amplificador por convenção e bom senso sempre se estabelece pela potencia nominal da valvula, pré-clipping. Pelo datasheet da valvula, e no datasheet da EL34 está 25w.

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06
· votar


ximiapura

70w de duas EL34, sendo que cada uma dissipa 25w?

25 + 25 = 70?


OPA OPA !!!

O cálculo não é esse. Recomendo uma leitura sobre o tema "Amplificadores em Classe AB", e pode ser sobre transistorizados também, o princípio é o mesmo. A dissipação na válvula só ocorre em alguns trechos da carga, por isso obter 70 watts de duas EL34 é algo normal.

Na verdade, no datasheet da EL34 cita que ela chega até a 100 watts por par.

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06
· votar


ximiapura
Pelo datasheet da valvula, e no datasheet da EL34 está 25w.

Não confunda...a dissipação de potência na válvula com a potência de saída do sistema em questão. São coisas distintas.

Se vc pensava assim até hoje, pensava errado. Mas ninguém vai morrer por isso...basta dar uma pesquisada e fica tudo bem. O tema é "eficiência de amplificadores classe AB".

Abração.

ximiapura
Veterano
# jun/06
· votar


Mas voce nao entendeu a minha colocação Pedrone.
Nao entrei nos termos técnicos, classe, etc.
Só falei da nomenclatura usada no modelo do amp. O 70 alí.
Por bom senso quase todo mundo usa o arroz com feijão da válvula pra definir a potencia do amp e jogar no mercado.

Quase todo mundo usa isso mas tem tem caras que nao gostam do arroz e feijao e se baseiam mais aprofundadamente, como voce o fez, pra definir a potencia do amplificador e jogá-lo no mercado.

Entendeu?

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06
· votar


ximiapura

Cara, não entendi.

Vc quis dizer que, por duas EL34 só dissiparem 50 watts, elas entregariam no máximo isso de som limpo.

Está errada sua colocação. Por isso escrevi.

Agindo assim você dissemina informações erradas entre o pessoal saca ? E daí crescem os "mitos" que tanto combatemos.

Veja o mesmo datasheet da EL34 onde viu os tais 25 watts de dissipação. Veja lá as configurações de trabalho dela em Classe AB. Lá terá as potências que são possíveis com ela.

E não é só para a EL34 - é para qualquer válvula ou transístor trabalhando em AB.

A Classe AB é tão usada (merecidamente) pois alia um ótimo som com ótimo rendimento.

À título de ilustração...se o homem conseguisse projetar um amplificador com 99% de rendimento, poderíamos fazer um amplificador de 100 watts de saída com apenas uma válvula de 1 watt de dissipação na placa.

Sacou o processo ?

Abração.

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06 · Editado por: lespaulbabilon
· votar


ximiapura
AugustoPedrone

A resposta do Renato sobre isso foi bem parecida com a do Pedrone:

Isso varia de acordo com a configuração do estágio de saída e da classe de operação das válvulas.
Por exemplo, duas EL34 em configuração push-pull podem chegar a 80W. Eu ponho elas para dissipar 70W porque é a potência máxima suportada pelo transformador de saída que eu utilizo no M-70. Eu já vi gente tirando até 100W de duas EL34.
Por outro lado, uma EL34 em single-ended classe A dissipa no máximo uns 12W.


cao fofo
Veterano
# jun/06
· votar


uma vez eu montei um amp, mas ja esqueçi os estagios todos, alem do dissipador eu colocava um transistor colado aos de potencia pra controlar a corrente pra nao aqueçer muito

AugustoPedrone
Veterano
# jun/06
· votar


lespaulbabilon

Esse Renato é "sangue bom" como se diz aqui no RJ.

Abraços.

lespaulbabilon
Veterano
# jun/06
· votar


AugustoPedrone

heheh
:)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mestres da amplificação! Aqui! Dicas!