Dica de amplificação e retorno

    Autor Mensagem
    Andrei.
    Veterano
    # mai/10


    Quero investir com minha banda num setup bem portátil: transmissores sem fio, retorno auricular, substituir a bateria acústica por uma eletrônica e customizar uma estante de plástico para os teclados. Com isso, poderemos levar tudo debaixo do braço, sem fios, caixas e toda aquela parafernália pesada, ou seja, não precisaríamos de roadies, o que seria benéfico tanto para a banda - nosso deslocamento ficaria muito mais fácil e prático - quanto para o contratante - teria um gasto a menos, deixando o show mais barato.

    O problema é que, como não saco nada de mesa de som e amplificação, não sei se a configuração que tenho em mente seria viável.

    Amplificação

    Não levaríamos caixas, ligaríamos todos os instrumentos (3 teclados, bateria eletrônica, guitarra, baixo e um microfone) direto na mesa de som. No caso de isso não ser aconselhável para guitarra e baixo, levaríamos apenas um pré-amp para estes instrumentos.

    Retorno

    Não sei se geralmente as casas de show têm caixas, talvez tenhamos que passar por vários locais que não têm lá aquela estrutura e exigiriam que tivéssemos caixas próprias. Para não ter esse problema, pensei em todos usaremos retorno auricular, até porque, se tivéssemos que levar as caixas de retorno precisaríamos de roadies, e não poderíamos ser aquela "pocket banda" que queremos.

    Enfim, não sei se minhas idéias procedem. Dêem suas sugestões e os prós/contras dessas coisas que eu falei.

    Forte abraço.

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Andrei.
    A idéia é boa.
    Mas alguns poréns sempre aparecem...
    Teclados, bateria eletrônica e microfones dá pra ligar na mesa sem problemas.

    O baixo só precisa de um direct box. Mas eu recomendaria levar um pré, pra poder ter algum controle sobre o timbre do instrumento, não ficar aquela coisa seca.

    Já as guitarras são um problema à parte... Sem amplificador elas costumam soar chocas e sem graça, e quando entra a distorção só piora. O ideal seria levar amplificadores mesmo. Mas como o intuito é ser bem prático, eu sugeriria usar pedaleiras que tenham simuladores de amplis (POD, Boss GT...). Já toquei com algumas em linha (costumo gravar assim), e dá pra tirar um som convincente. Dá um trabalhinho no começo pra programar, mas depois fica mais fácil.

    Para não ter esse problema, pensei em todos usaremos retorno auricular, até porque, se tivéssemos que levar as caixas de retorno precisaríamos de roadies, e não poderíamos ser aquela "pocket banda" que queremos.

    O contra desse ponto seria só o custo. Retorno auricular não é barato. Mas eu acho ótimo, principalmente quando for tocar em locais menores, onde os amplis de retorno interfeririam na sonorização da casa. Com os auriculares isso não acontece.

    No mais, a idéia é boa sim, so tem que ver a questão do custo inicial.

    Andrei.
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Andrei.
    · votar


    DotCom
    eu sugeriria usar pedaleiras que tenham simuladores de amplis

    vamos usar o Guitar Rig, dá pra colocar a guitarra e o baixo nele. ele tem varios amplificadores, deve dar pra isso q vc disse

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Andrei.

    Bom, se voce quiser testar uma economia antes de gastar uma grana preta com retorno sem fio, podia ler esse post antes. Voce poderia usar os próprios celulares como retorno sem fio. Eu comprei um mas está encantado, vamo ver se agora chega de verdade, segundo o site ja foi enviado. Agora comprei direto desse site.

    Quanto à usar o guitar rig, já vi um guitarrista que fez isso num show, mas ele usava um ampli próprio dele mesmo assim. Ficou bom, mas eu acho que seria interessante ter uma caixa só pro guitarrista pra ficar bom mesmo. Agora vem a parte "visual" do negócio: Eu pelo menos quando vejo uma banda onde baixo, guitarra tão tudo ligado em linha, ja olho torto e crio um pré-conceito ruim. Pra mim banda tem que estar tudo lá, os amplis e tudo mais, sem isso parece que fica "faltando" alguma coisa pra banda virar "banda" de verdade.

    Andrei.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Iversonfr
    agora dando uma pesquisada aqui pensei numa outra solução. poderiamos comprar um powerplay (amplificador/distribuidor de fones) e usarmos fones de ouvido sem fio (o de maior alcance que achei é de 50m e é só R$ 100), mas um detalhe que nao pode ser ignorado é a questão da interferência - nao sei se de repente celulares dos espectadores poderiam dar interferência, ou quando nos movimentarmos no palco o sinal do transmissor sem fio cruzar com o do fone e dar interferencia, sei lá

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Andrei.
    entao no caso vcs teriam um notebook para cada guitarra neh? e uma interface de som para cada notebook? e uma controladora pra cada musico se vc qiser trocar d timbre durante a musica.. vai sair bem caro isso huaSEhIA =S

    Andrei.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guitarg3
    na verdade, é apenas uma guitarra e um baixo. a tecladista usará no notebook o sintetizador virtual absynth pra fazer os timbres dela e o guitar rig pra fazer os efeitos da guitarra e do baixo, que ela mesma mudará via pedal de expressão

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Andrei.

    Então, na verdade vou poder opinar melhor assim que chegar, mas pela lógica deve funcionar bem, como o cara comentou no outro tópico, porque por exemplo, quando voce anda de carro escutando rádio, os celulares e as interferências mil que tem não atrapalham a esse ponto, e no mais, comprei esse justamente por ser de 300m de alcance, tendo em vista que voce vai ficar no máximo 10m do aparelho num showzinho acho que deve sobrar sinal até. A não ser que voce vá tocar num estádio, aí a história muda, mas não sei se seria o caso. Abs!

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    na verdade, é apenas uma guitarra e um baixo. a tecladista usará no notebook o sintetizador virtual absynth pra fazer os timbres dela e o guitar rig pra fazer os efeitos da guitarra e do baixo, que ela mesma mudará via pedal de expressão
    o notebook tem 3 saídas de áudio e 3 placas de som independentes?
    é que o guitar rig pra rodar no notebook precisa de driver ASIO, e ele "toma controle" da placa de som só pra ele...

    Bom, eu não vejo como usar guitarra e baixo juntos num só notebook, piorou pra trocar os efeitos, mas se você conseguir fica mais barato sim.

    Andrei.
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    DotCom

    Bom, eu não vejo como usar guitarra e baixo juntos num só notebook, piorou pra trocar os efeitos

    quanto a usar guitarra e baixo juntos, no site da NI diz que dá pra tocar até 2 guitarras e dois baixos ao mesmo tempo, até na pedaleira do guitar rig dá pra ver isso,dá uma olhada nessa foto

    o negócio é q nao sei se vai dar pra usar o absynth e o guitar rig no mesmo notebook, já mandei um e-mail pra NI perguntando. se nao der, a tecladista usa o absynth no notebook dela e eu levo o meu pro guitar rig, mas espero q nao precise disso

    DotCom
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Andrei.
    Acho que o site "capou" sua imagem... clica no link pra ver o que aparece aí.

    quanto a usar guitarra e baixo juntos, no site da NI diz que dá pra tocar até 2 guitarras e dois baixos ao mesmo tempo, até na pedaleira do guitar rig dá pra ver isso,dá uma olhada nessa foto
    Bom, vi lá o rig kontrol. Enfim, mas vê como é que fica pra processar esses dois sinais lá dentro. Aquelas duas entradas são pra se adequar aos efeitos stereo (alguém quer ligar seu DD7 no rig kontrol, por exemplo...).
    Acho que deve até dar pra ligar os dois instrumentos aí sim, mas a menos que o baixo use muito efeito, melhor comprar um BDI pra ele e se livrar da gambiarra.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Andrei.
    Buenas!Vc já tem várias opiniões, o pessoal que está te ajudando é competente.Permita-me então somar a minha experiência à deles.
    Atualmente sou dono do equipamento que sonoriza o Studio Rock Bar de Canoas-RS.Diversas bandas passaram por lá, com Powerplays, Pontos Shure sem fio , entre eles os Ratos de Porão, Raimundos, Esteban Tavares e outros.
    Bem, dentro da sua concepção de pocket band, vc está bem perto do requerido.O fato de isso ficar bom ou apenas aceitável depende do estilo da banda.Já tive banda de Metal tocando com guitarras em linha, usando retornos de chão, meus, e ficou muito bom, porém com valvulados microfonados fica bem melhor, mas, todavia, aceitável.Quanto aos Powerplay, se vc usar, à princípio, não precisará de fones wireless, pode usar fones com fios para cada um(usando extensões), sem que isso acarrete muita tralha para carregar.Os fones que vc viu são muito suscetíveis à interferências.Ou vc usa Shure, Sennheiser ou nada.O melhor e mais econômico são os Koss Port-Pro + Powerplay.
    Quanto ao computador com Guitar Rig e Absynth, esquece, não irá funcionar e se acaso funcione precáriamente, a latência provocada será tanto que impossibilitará seu uso.Como o DotCom
    falou, vc precisaria de 3 placas de som separadas e RAM de no mínimo 6 Gb para rodar sem latência perceptível.O uso de um pré para cada guitarra(e baixo) é factível e dará bom resultado.Uma pedaleira bem equipada seria o melhor.O Absynth apenas no teclado.Um módulo de bateria Roland D5 ou melhor, com Pads formando a bateria eletrônica fica OK ou pode programá-lo via MIDI do teclado.Lembre-se que usará seus retornos nas casas que não possuem os de chão ou como reforço para vcs durante o show.Mas lembre-se, depende muito do estilo da banda, via de regra é o que se faz em estúdios de gravação, e funciona.
    Um abraço!

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    Andrei.

    Bom, apenas voltando para dizer o que achei do aparelhinho FM que chegou (link do site que comprei em outro post acima).

    Liguei ele no Tape Out da mesa (RCA) e sintonizei com meu celular. Ficou perfeito, sem chiado nem nada, sinal MUITO bom em poucas distâncias (segundo manual, aguenta 300m, então 10m é bem perto). A única coisa ruim dele é que o Knob que voce controla a frequência que voce está transmitindo não tem nada escrito, ou seja, voce tem que ligar algum aparelho na frequencia que voce quer, e ir girando BEM devagar o knob até que seu aparelho sintonize, mas eu no caso nem mexi, usei aquela opção de procurar pelas 10 rádios com melhor sintonia, e uma delas era do aparelho como veio de fábrica.

    Obviamente, não é o equipamento mais profissional e adequado para este fim, mas por 60 conto o negócio resolveu meu problema. Retorno sem fio pra minha banda agora! cada um do seu celular, uma bagatela! rsrsrs Abs!

    Edit:
    carlos adolphs
    Andrei.

    Bom, apenas para contar uma experiência, esses dias um amigo fez aniversário e fomos fazer um som numa chácara só pra brincar. Resolvi aproveitar e fazer um teste: Levei minha interface fast track e meu pc (core2duo 2.93Ghz 4gb ram), liguei o mic do vocalista, dois mics de backvocal, a caixa da batera, bumbo e chimbal.

    Bom, nas vozes coloquei EQ, compressor e reverb tudo da waves, além de no vocalista coloquei um SEND pra um delay pra usar as vezes na voz principal (mutava e desmutava a track). Na caixa da batera e bumbo coloquei um compressor e um eq, e no chimbal coloquei só um eq. Deixei todas as tracks marcadas para gravação piscando o R (Protools), mas não gravando, ou seja, os plugins estavam rodando normal mas o protools nao estava gastando memória para gravar, o pc estava todo disponível apenas par rodar os plugins.

    Resultado: Tocamos mais de 3 horas sem nenhum problema de latência, achei bem legal apesar da trabalhera que da fazer tudo isso. Lembrando que não usei nenhum plugin pesado tipo Guitar Rig, mas usei vários plugins ao mesmo tempo e tudo ficou muito bom. Não sei se faria isso novamente, mas que funcionou, funcionou. Abs!

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Iversonfr
    Esse transmissor fm entao funcionou d boa? qualidade igual um com fio? sera q compensa então??

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ql marca vc comprou?

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guitarg3

    Comprei desse site AQUI, comprei o transmissor de 60 e poucos reais.

    É um transmissor FM, qualidade de sinal FM igual rádio, num vou falar que o som sai igual monitor de referência porque não sai, mas faz o papel que promete, e como retorno consegui me escutar perfeitamente num teste que fiz ontem no meu home, e o melhor né, 60 reais... isso é o detalhe PRINCIPAL. Abs!

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    sera q esse daqui presta?? http://cgi.ebay.com/4Ch-FM-TRANSMITTER-CAR-KIT-IPOD-MINI-NANO-MP3-4-PD A-/270560361677?cmd=ViewItem&pt=Other_MP3_Player_Accessories&hash=item 3efea77ccd

    to afim de fazer um teste com ele.. eh bem barato ASHEuIAHSeiu se funcionar é so alegria =B

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guitarg3

    Eu não compraria se fosse voce. Esse transmissor é feito para carro, ou seja, o sinal sai do acendedor e vai para o aparelho de som, que geralmente está a menos de 20cm de distância, creio que a distâncias maiores não deva chegar sinal. O detalhe desse que eu comprei é justamente o alcance de 300m com a antena que vem junto, para trabalhar com bastante folga de sinal à distâncias de 10, 15m.

    BrN07
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    galera alguém aqui sabe algum retorno ativo de até uns 1400 reais de bom custo x beneficio ? é pra uma igreja de pequeno porte ,desde já agrade :D

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    BrN07
    Consulte Studio R modelo True

    http://www.studior.com.br/strue.html

    Eu usei um bom tempo na igreja, acho eles muito bons.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dica de amplificação e retorno