Descoberta: Pq as vozes agudas apavoram!!!

Autor Mensagem
Barbara Jolie
Veterano
# nov/04
· votar


Aew!!!

Não tava muito querendo acreditar nessa teoria, mas

ontem ouvindo os alunos na audição, uma soprano começou a cantar, e emitiu umas notas agudas, não sei quais foram, e arrepiou o braço.

Talvez isto esteje relacionado a esta teoria, q achei o cúmulo fosse real, mas isto pode ser um ponto a favor dela.

Q acham?

Gippe
Veterano
# nov/04
· votar


Barbara Jolie
As vozes agudas arrepiam pq causam pequeninas vibrações bem rápidas, isso nos dah boas sensações. As ondas agudas saum menores e com maior numero de senóides que as ondas graves q saum gordas e causam vibraçoes mais lentas, porem com mais intensidade q as agudas. Por isso os graves fazem tudo vibrar de uma forma mais escandalosa, percetivel. Enquanto os agudos causam peqeninas vibrações q saum quase imperceptíveis, porem mais penetrantes, fazem vibrar discretamente o corpo inteiro, da superfície ateh os ossos, enquanto os graves naum ultrapassam a superfície

Barbara Jolie
Veterano
# nov/04
· votar


Gippe
Bela explicação, meu caro.
Obrigada! ;)

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


Gente só para esclarecer: os castrati não cortam foram os "baguis" como vcs falaram...é só uma incisão q corta não sei o q dos hormonios...consequentemente eles ficam estéreis....mas continuam com os "baguis" intactos.....

vinm
Veterano
# nov/04
· votar


hum, deve ser o canal deferente então...

vinm
Veterano
# nov/04
· votar


agora uma coisa: qdo vc passa perto de um carro daqueles com som no talo regulado pro gravão (vc só ouve a batida), o corpo todo sente... mas qdo eh um som regulado tipo caixa de abelha (de tão agudo) só os tímpanos vibram... e ae??

rafaele_14
Veterano
# nov/04
· votar


fabio olione pq terror das garotinhas vc esta si a chando o gostoso.

Gippe
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen
Eh isso ae linda, mas na epoca dos castratis nem todos tinham uma boa noçaum cirurgica, ou condições de cotratar um bom castrador. Familias mais pobres faziam questaum de ter filhos castratis, pq era uma das poucas formas de subir na vida, mas por ignorancia utilizavam o facão esmo e muitos na época morriam de emorragias e infecções, etc.... Se og em pleno século 21 ainda se comete algumas atrocidades, imagine no século 17 o_O

PuNk Bass
Veterano
# nov/04
· votar


vinm
agora uma coisa: qdo vc passa perto de um carro daqueles com som no talo regulado pro gravão (vc só ouve a batida), o corpo todo sente... mas qdo eh um som regulado tipo caixa de abelha (de tão agudo) só os tímpanos vibram... e ae??
As sensações agudas causam frisson se soarem num volume baixo, com pequenas vibraçoes rapidas como o Gippe disse e sim, graves num volume faz estremecer tudo..eheh

Gippe
mas na epoca dos castratis nem todos tinham uma boa noçaum cirurgica, ou condições de cotratar um bom castrador.
Mandou bem a explicação cara

Gippe
Veterano
# nov/04
· votar


vinm
Os graves vibram tudo pq as ondas possuem senóides maiores que socam as superfícies e fazem tudo vibrar. Nas ondas menores (mais agudas) elas vibram com menor intensidade, mas eh uma vibraçaum muito mais rápida, e isso mexe mais com nosso corpo, nos irrita ou nos emociona com muito mais intensidade, qualquer um pode te dizer, um grave nunca irrita nossos ouvidos, da mesma forma q naum nos emociona a ponto de fazer nossos pelos irriçarem ou ateh mesmo nossos olhos lacrimejarem, eh tudo uma questaum de física.

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


Gippe
é verdade.....portanto hoje podemos ter castratis, q simplemente não divulgam o fato....

Gippe
Veterano
# nov/04
· votar


floor jansen
Eh verdade... pode ser, mas alem do edson cordeiro, num imagino quem mais poderia ser um castrati de verdade

floor jansen
Veterano
# nov/04
· votar


Gippe
nem eu...

Leandro Rigon
Veterano
# mar/05
· votar


Bom, venho aqui tentar esclarecer alguns tópicos.
Recentemente li um livro sobre os Castrati, então acho que posso esclarecer alguma coisa.

Quanto a cirurgia:

Era realizada antes do garoto ter entrado na puberdade, para que o "maldito" hormônio testosterona não "estragasse" a voz da criança, transformando-o em "reles" tenores, baixos ou barítonos (não existia a classificação vocal barítono na época ainda). Os garotos eram castrados para conservar por toda a sua vida as suas qualidades vocais infantis.
Por essa razão, a cirurgia era realizada geralmente quando a criança tinha entre 7 e 9 anos. Ao contrário do que foi escrito em outro post, ocorria a retirada dos dois testículos do garoto, mas o saco escrotal (vazio) pera mantido assim como o pênis. Como não havia boas técnicas cirúrgicas na época, não foram apenas um ou dois que morreram de infecção generalizada em decorrência da cirurgia.
A Igreja (Católica claro) também tinha interesse nos castrati, afinal eles eram maioria na composição dos corais, mas para tentar a castração desenfreada s solução adotada era tentar justificar as cirurgias. A vontade da criança deveria ser alegada para se realizar a cirurgia. Mas de que vale uma alegação de uma criança de 7 anos? Isto é, é valida, mas um criança é facilmente influenciável. Bom, depois procurou-se impedir a castração exceto para FINS MÉDICOS (ahahaha). Hoje é de se rir de tal assunto, mas na época era uma realidade. Uma pequena pancada na região pubiana, dores em determinadas partes do corpo eram razão para a "avançada" medicina da época realizar a castração. Resumindo, toda e qualquer coisa era motivo para a castração. Claro que existia sempre a vontade dos pais, que viam na cirurgia uma possibilidade de prestígio profissional para o filho, que caso não realizado a cirurgia, a criança teria uma vida igual a dos pais, a vida indigna das famílias pobres da europa.

Realizada a operação, os garotos eram internados em escolas de música, os Conservatórios, onde geralmente as condições de vida eram precárias quanto a alimentação, vestuário, etc. Era firmado geralmente com os pais da criança contratos de 8, 10 anos em que a criança ficaria vivendo no internato e dando lucros a instituição. Diariamente os garotos estudavam a mais apurada técnica vocal, estudando música em período integral (claro que não só cantando, mas estudando harmonia, teoria, etc).
Com a prática de anos, o aprimoramento vocal era extremo, preparo necessário pra enfrentar todas as músicas que deles isso exigiam, a agilidade suprema para a realização de todo e qualquer ornamento com todos os excessos possíveis.

Muitas vezes só depois de castrados e internados que os garotos iniciavam o estudo vocal, e por isso descobria-se no conservatório que muitos garotos não tinham nenhum talento. Nos conservatórios os garotos estudavam também outros instrumentos, e para os garotos frustrados vocalmente esse passava a ser seu meio de vida.

Bom, dos que saiam do conservatórios, ele passavam a se apresentar nos mais variados papéis. Para os iniciantes, sempre se apresentavam como papéis femininos e depois, com a experiência, passavam a interpretar papéis masculinos. Dando uma idéia do que acontecia, imagine o papel Rigoletto cantado por um Contraltista!
Como já falei em outro tópico, era utilizado o termo Contraltista para o castrati com voz de contralto e Sopranista para o de voz soprano.

Bom, já vi nesse fórum pessoas comentando que gostariam de encontrar músicas com mais de duas oitavas de extensão. Hoje nós rimos de perguntas imbecis como essa, mas na época de ouro dos castrati era muito comum. Afinal, ele podiam utilizar a voz de peito na sua extensão normal e mais o falsete, o que dava a eles pelo menos três oitavas inteiras de extensão vocal (por exemplo, para um sopranista, do dó2 até o dó5). Mas, pelo preparo de anos e anos no conservatório, claro que a extensão aumentava ainda mais, podendo aumentar até mais de uma oitava (por ex, do mi1 do baixo até sol6). Claro que não eram todos os castrati que conseguiam extensões cavalares como essa citada.

O considerado melhor Castrati de todos os tempos é Farinelli, que possuia a maior extensão vocal e que conseguiu a mais apurada técnica vocal. Dois fatores o diferenciavam ainda mais dos outros castrati: Não se percebia diferença alguma quando ele utilizava voz de peito e o falsete, essa passagem era algo extremamente natural. Outro fator (quem souber o nome dessa técnica me fale, por favor) era o fato dele conseguir inspirar ao mesmo tempo que expirava. Pelo fato dele conseguir respirar ao mesmo tempo que cantava, ele conseguia realizar proezas vocais . . . absurdas. Cantar sem respirar 150 ou mais notas entre outra coisas. Li que em uma apresentação, havia uma passagem em que Farinelli cantava em uníssono com um clarinete. Era uma passagem longa e extremamente difícil. O Clarinetista, ao acabar a passagem (sem respirar), a reiniciou para testar o fôlego do castrati. O fôlego dos dois aparentemente estava no fim, a intensidade do som foi cada vez mais diminuindo, até que em um dado momento o clarinetista parou. Farinelli, ao ver isso, retomou a música com a mesma intensidade inicial e vocalizou por pelo menos mais 30 segundos, levando o público ao delírio.

Há comentários que só haviam castrati em virtude das mulheres não poderem se apresentarem em palcos. Isso em parte é verdade. Em muitas regiões da Itália as mulheres eram impedidas de se apresentarem em palcos, por isso os castrati eram uma solução.
Já em outros locais, era comum ver a prima donna ao lado de um castrati. Não vou discutir o mérito da questão.

Não me recordo de todas as medidas, mas a Igreja foi se tornando cada vez mais rígida e inflexível quanto a castração, até que em 1860 a proibiu definitivamente. Os últimos grandes castrati se aposentaram em 1830-1840. Em 1860 a igreja proibiu definitivamente a Castração. porém, em 1857 Alessandro Moreschi sofreu a cirurgia. Esse castrati não estudou em nenhum grande conservatório, e acabou se tornando um castrati medíocre. A razão de eu citá-lo é que ele faleceu em 1922, quando já existiam processos de gravação, por mais que acústicos (sem o uso de eletricidade).

Em 1902 e 1904 ele realizou um total de 17 gravações na Capela Cistina, onde era Regente do Coro. São solos, duos, e peças para coro. Por mais que não sejam gravações de extrema qualidade, tanto pelo processo acústico quanto pela mediocridade do cantor, são os únicos registros de uma voz que não mais existe e que provavelmente não mais voltará a existir.
Essas gravações foram remasterizadas e lançadas no CD com o título Alessandro Moreschi - The last Castrato, que eu não vi a venda em lugar algum de Curitiba, onde moro. Porém, consegui, depois de 3 meses, baixar todas essas gravações em MP3 da net, e logo colocarei a disposição de vocês.

The Yellow Monkey
Veterano
# mar/05
· votar


Que legal, coloca ae a gravação...

MusiRio
Veterano
# mar/05
· votar


Gippe
Cabe lembrar que a voz de Farinelli no filme, foi "construida" a partir da fusao das vozes de um contratenor e de uma soprano, em computador,para que assim, algumas das arias ate entao adormecidas, pudessem ganhar vida novamente como "Generoso risuegliati o core" e "Son qual nave ch'agitata"essa ultima composta por Ricardo Broschi ( irmao do virtuoso Farinelli )

Barbara Jolie
Veterano
# mar/05
· votar


Leandro Rigon
Aew...mto obrigada Leandro.

Disponibiliza ae pra gente sim, as gravações.

Valeu!

Leandro Rigon
Veterano
# mar/05
· votar


Sinceramente, tentei, mas não consegui entrar no walla. Entrei no post sobre a central de downloads e descobri que não sou só eu que estou com dificuldades de entrar, o comentário é que mudaram a senha. Bom, enquanto isso não se acertar, vcs vão ficar na vontade . . .

Barbara Jolie
Veterano
# mar/05
· votar


Leandro Rigon
aqui ó o novo email

amocantar@walla.com

pode mandar pra lah. Blz?

Barbara Jolie
Veterano
# mar/05
· votar


Leandro Rigon
Conseguiu mandar pro email do walla?

Leandro Rigon
Veterano
# mar/05
· votar


ok, é
amocantar@walla.com
mas qual é a senha?

Barbara Jolie
Veterano
# mar/05
· votar


pra mandar o arquivo nao precisa saber a senha.

DBkun
Veterano
# mar/05
· votar


Disseram aqui que mulheres tem orgasmos com homens de voz aguda, eu tenho uma amiga ( muito gatinha por sinal ehehhe ) que basicamente eh uma paga pau minha e vive falando do meu timbre ( so ela fala XD )!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Descoberta: Pq as vozes agudas apavoram!!!