Gutural Pode Prejudicar a voz?

Autor Mensagem
Lilith Mortem
Veterano
# set/04


[b][/b]Saudações! Eu apesar de mulher faço vocal gutural em uma banda feminina de metal faço vocal gutural em todos estilos rasgado, pra dentro (grind core), Thrash, Death, Doom (prolongado) e tenho uma duvida se isso poderia prejudicar minha voz a longo prazo...? Obrigada!

Soulface
Veterano
# set/04
· votar


Lilith Mortem
Pode sim... Depende muito da pessoa, cada um tem um organismo diferente. Mas essas técnicas agridem muito as cordas vocais se não forem aplicadas de forma correta.
Não tenho autonomia pra dizer como fazer pra não danificar. Isso eu vou deixar pro pessoal q entende. Mas q é muito arriscado, não tenha dúvidas.

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


Lilith Mortem
oi moça...
bom...as vozes femininas pior ainda(elas são mais delicadas)...
essas técnicas agridem as pregas vocais não importando como aplicadas, certo..
o que acontece é que algumas vozes são mais "fortes", aguentam mais e tals..e as vezes nem tem problemas, mas gutural é uma coisa arriscada e se você não liga para sua voz limpa, sua voz falada, pode continuar...

Michael Kiske
Veterano
# set/04
· votar


Lilith Mortem
Bom, n tenho mto respaldo e embasamento p/ falar sobre gutural, mas, acredito q algo tão agressivo n pode ser inofensivo p/ as PV, msm se feito c/ aquecimento e tudo mais.

Camila Medeiros
Veterano
# set/04
· votar


O que é gutural?

Camila Medeiros
Veterano
# set/04
· votar


O que é gutural?

Stravinsky
Veterano
# set/04 · Editado por: Stravinsky
· votar


Gutural é o vulgo som "gargantal".

Dicionário e falta de preguiça ajudam nessas horas.

Aliás... gutural é muito perigoso mesmo. NÃO HÁ JEITO de escapar das complicações. Fazendo gutural ou fazendo drive. Faça os dois juntos e abotoe seu palitó de madeira vocal antes de ter uma caixa toráxica devidamente formada. Ou então , prepare-se para enfrentar edemas, edemas de Reinke, fendas glóticas de todos os tipos e tamanhos , calos, granulomas,rompimentos, afonias, hipocinesias musculares, infecções, intervenções cirurgicas, anos de fonoterapia e todo o tipo de macumba vocal que existir.

Cuidado minha gente... huaaaaaa. Sejamos neuróticos.E morreremos sem saber porque bebês berram a torto e a direito sem um sinal de rouquidão.

Ps; Para os avoadinhos, explico que isto foi uma crítica bem humorada.

Arthur Barlow
Veterano
# set/04
· votar


eu q uso o Drive com muita frequencia acho q gutural eh suicidio o pessoal q num usa drive intao

hahahahahahaha imagino

S Baz
Veterano
# set/04
· votar


Lilith Mortem
óia uma guria q faz gutural??? acho q nunca ouvi pelo meus gostos... tens mp3???

Arthur Barlow
Veterano
# set/04
· votar


S Baz
nunca ouviu arch enemy ?
eh muito bom

PuNk Bass
Veterano
# set/04 · Editado por: PuNk Bass
· votar


Soulface
Pode sim... Depende muito da pessoa, cada um tem um organismo diferente. Mas essas técnicas agridem muito as cordas vocais se não forem aplicadas de forma correta.
Olha só.... nosso moderador está aprendendo hein..rs ;)


Arthur Barlow
nunca ouviu arch enemy ?
Não, a mulher canta gutural, ela é soprano, contralto? Que loco, nunca ouvi isso.

eu q uso o Drive com muita frequencia acho q gutural eh suicidio o pessoal q num usa drive intao
Qual é mesmo a diferença entre drive e gutural?


o pessoal q num usa drive intao
hahahahahahaha imagino

Aff, seu chato!! Se aproveita porque é um dos poucos do forum que sabe mandar isso aí, mas não esnoba! =P

Akan
Veterano
# set/04
· votar


galera depois posto algo q me impressionou sobre a Janis Joplin, de forma ruim!

Akan
Veterano
# set/04
· votar


" As pessoas não ficavam indiferentes a maneira como Joplin cantava; ou se amava sua voz ou não se conseguia suporta-la. Uma lixa áspera é como alguém poderia descreve-la. Os fas de Janis, preocupados com a possibilidade de ela destruir suas cordas vocais com o estilo rouco e gritado - posteriormente ela desenvolveria nodulos -, imploravam para q ela poupasse a voz"


Não sei se é verdade que ele teve nodulos, mas isso é preocupante...



Isso, sei q não é gutural, mas a rainha do rock teve problemas com drives, será que cantar gutural não tras algum problema?

Arthur Barlow
Veterano
# set/04
· votar


PuNk Bass
kra eu nunca ouvi ela cantar com vocal limpo pra saber qual a classificacao dela, mas soh sei q ela eh muito linda e gostosa


Aff, seu chato!! Se aproveita porque é um dos poucos do forum que sabe mandar isso aí, mas não esnoba! =P
esnobo sim :p
brincadera, num to esnobando, apenas estou relatando um fato veridico, verdadeira e num sei mais oq pq eu num sei oq to falando :p

Lilith Mortem
Veterano
# set/04
· votar


Arthur Barlow
Eu tenho sim... mas é aquele gravados de computador bem simples... mas já pra ter uma idéia e eu vi vocês falando da Angela do Arch Enemy faço a mesma linha do vocal dela... só que meu vocal ainda é mais forte... geralmente mulheres tem mais facilidade em cantar rasgado... mas eu consigo cantar pareciso com CHris Barner ( Atual vocalista do six feet under) fazemos alguns cover deles, mas essas respostas me preocuparam hohohohoho...Apesar que não forço muito pra fazer Gutural Death, grind core e doom e sim o rasgado acho mais dificuldade...!
Mesmo Assim obrigada a todos!
E se alguém souber de alguma tecnica que ameniza esses efeitos devastadores me dêem um toque!
anja_vampira@hotmail.com

Arthur Barlow
Veterano
# set/04
· votar


Lilith Mortem
te adicionarei no msn ok ?

Tranquillity
Veterano
# set/04
· votar


Recado para a moça do gutural:
Vá de acordo com seu bom senso! A questão é: dói? Vc sente queimar ou arder a garganta? Vc quando termina seu repertório de músicas sente a voz cansada? Vc tem força muito pra executar o gutural em si?
Se a resposta a todas essas perguntas forem não, então parabéns vc é uma das poucas mulheres com organismo suficiente para executar tal técnica! Mas assim como existem pessoas q podem estragar a voz tentando cantar agudo existem aquelas q não aguentam rasgar um tom sequer! Isso varia de organismo e extensão vocal!

Tranquillity
Veterano
# set/04
· votar


De qualquer forma a regra básica é: Se doer pare!

Arthur Barlow
Veterano
# set/04
· votar


Tranquillity
a pessoa pode danificar a voz mesmo sem sentir
realmente a coisa pode variar de pessoa para pessoa, mas nem sempre o criterio eh este

S Baz
Veterano
# set/04
· votar


Arthur Barlow
bah me disseram q era ruim dai naum quis ouvir... vou procurar ouvir

Arthur Barlow
Veterano
# set/04
· votar


S Baz
eh muito bom, o instrumental eh perfeito

Lilith Mortem
Veterano
# set/04
· votar


Tranquillity
Nunca dói, mas é como você falou as vezes agride e não sentimos... sobre tudo isso que você perguntou nunca senti nada disso cantando death, somente rasgado quando não aqueço a voz dá uma ardencia dos inferno(rs)...Mas em show geralmente não tenho tempo de ficar aquecendo a voz... podem me condenar, mas sou a tipica metaleira que bebe alguma bebidas que esquentam a garganta(pelo menos pra mim isso é bom! mas alguns criticam), o que faço é colocar as músicas death antes pra ir aquecendo e cantar as que usam rasgado por ultimo isso é bom não só pra mim como o rasgado saí mais agressivo quando está aquecido....E bom instrumental do Arch Enemy é lindo, a bateria então....E existem ainda outras bandas com mulheres no vocal como Cadaveria da banda Cadaveria (antiga vocalista do Opera IX) mas canta black rasgado... E existe a Caroline da banda Valhalla de Brasilia nunca ouvi o vocal dela pois é uma underground dificil de achar material porém já ouvi falar que ela canta death mesmo, isso é raro já que mulheres na grande maioria cantam rasgado! Valeu Gente a Ajuda!

FáBiO LiOnE
Veterano
# set/04
· votar


Stravinsky
Cara...só pelo comentário do bebe vejo que você é do meio erudito como eu!!hehehehhe..
quem disse isso foi o pavaroti em entrevista...que o bebe sabe apoiar...e uqe para cantar..temos que fazer como ele!!muito boa essa fala do pavaroti

Lilith Mortem
Veterano
# set/04
· votar


FáBiO LiOnE
Hohoho... que bom isso hohoho...Só existe um problema não exagerar muito hohoho... Pra não esquecer a letra eu já me enrolei com isso....Sei que não tem nada haver o assunto mas agora lembrei do Sepultura cantando Roots Bloody Roots com Pavarotti ficou muito engracado...os dois devem se embebedar antes de entrar no Studio huhuhu... Tow brincando!
]:P[b][/b]

Tranquillity
Veterano
# set/04
· votar


Recado a Lilith Mortem (a moça do gutural):
Tipo eu canto em geral Power Metal, mas to montando um projeto q mistura elementos do Power Metal com elementos do extremo em si, tem um amigo meu nesse projetop q ta cantando junto comigo só q ele no vocal gutural enquanto eu uso as técnicas eruditas em si! Se vc quiser eu posso pegar uns toques com ele de como ele executa tal técnica em si! OK?! Qualquer coisa deixo meu MSN pra facilitar o contato!

manoelednaldo@hotmail.com

Kelpunk
Veterano
# nov/08
· votar


Definitivamente NÃO.
Drive danifica sim, se for bem executado pode ACABAR COM A VOZ EM POUCOS MINUTOS.
O segredo está em cantar com a "voz do diafragma" e direcionar a voz para a parte baixa da boca, moldando o som com a lingua baixa sem, no entanto, força a garganta. O SOM NÃO DEVE SER MOLDADO NA GARGANTA.
EU CANTO SCREAM, GUTURAL, MELÓDICO, PRA DENTRO RESGADO E AFINS E MINHA VOZ PERMANECE INTACTA POIS CONSERVO O HÁBITO DE BEBER MUITA ÁGUA.
Fora isso não tem muito segredo não!

James Smith
Veterano
# nov/08 · Editado por: James Smith
· votar


Eu acho que não !!!
Sou vocalista de brutal/death e tenho minha banda a 6 anos e durante esses 6 anos sempre cantei gutural tanto grave como agudo e nunca tive problemas com minha voz nem com garganta nem com porra nenhuma. (quem sabe daqui a alguns anos)

e olha que sou fumante viu.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/08
· votar


Kelpunk
Definitivamente NÃO.
Drive danifica sim, se for bem executado pode ACABAR COM A VOZ EM POUCOS MINUTOS.
????

Faz assim, descreve, tecnicamente, como vc faz o gutural. Vai ser interessante.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/08
· votar


James Smith
Só falta vc dizer que cigarro tb não é prejudicial tb.

Vocês não tem noção do que estão fazendo com a voz.

Ligamentos como as pregas vocais, não cobram seu preço do dia pra noite. Alias, se vocês cantassem 2 vezes por semana, 2h por dia, o dano ainda demoraria para aparecer. MAS EXISTE! E essa história da voz ficar intacta após cantar, é balela. Até cantar corretamente impostado causa desgaste, porém em uma escala administrável. Existe uma coisa na voz que se chama RESILIÊNCIA. Esse ponto é até onde as pregas vocais podem ser exigidas e retornar ao seu estado original depois. Com a técnica de canto lírico, trabalha-se para expandir esse ponto, fazendo com que a voz suporte maior utilização, sem sofrer danos.

Tanto o drive quanto o gutural tem a mesma base, o Fry. A diferença é que o gutural usa muita pressão subglótica e vibração de pregas vestibulares. O resultado disso, a longo prazo, é uma patologia conhecida como 'voz de banda'. O drive por sua vez, usa as ressonâncias impostadas, com menos pressão sub e mais intra. Ou seja, bem executado o dano é INFINITAMENTE MENOR, mas EXISTE DO MESMO JEITO.

Isso é fisiologia, não tem como negar. Quem achar o contrário, sugiro que volte aqui, daqui há uns 10 anos (cantando uma vez ou outra ou daqui a 5 anos, cantando regularmente) e descreva como está a sua voz. Lembrando que quem tem 18 anos hoje, vai ter 28, ou seja, deveria estar na plenitude vocal.

James Smith
Veterano
# nov/08
· votar


Christhian

Brother eu dei minha opinião e disse que sou fumante, eu não disse que cigarro faz bem pro vocal e nem pra saude, apenas me expressei verdadeiramente dizendo que faço gutural a muito tempo e ainda fumo, e outra eu não disse que eu estou imune a ploblemas so disse que até agora não vi problema nenhum.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gutural Pode Prejudicar a voz?