Qual pode prejudicar mais a voz, o agudo ou o grave?

    Autor Mensagem
    Danica Shure
    Veterano
    # nov/07


    Eu sei que a pergunta parece idiota, mas é que agora que eu tô tentando cantar no grave, tenho percebido que a minha voz anda falhando pra falar e a minha garganta tem doído tbm (bem, isso eu já não sei néh, se é por causa dos graves ou por alguma inflamação mesmo...) hehe... mas é que realmente fico com medo de me prejudicar... causar algum dano na minha voz... VLW!!!

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: RickSalve
    · votar


    Danica Shure

    Na verdade o que prejudica a sua voz, não é graves ou agudos, e sim você não saber os "limites" dela.
    Um tenor por exemplo, dificilmente chegara na nota de um baixo-profundo.
    É questão genetica, limites do seu corpo, é como altura digamos, um rapaz baixo só conseguira jogar basquete se tiver muita agilidade ou se tiver um dom raro de impulsão maior que a maioria dos outros jogadores.
    O que quis dizer com essa metafora barata é que, algumas vozes se limitam a certa altura, o grave pra um cantor pode ser extremamente agudo pra outro e vice-versa, claro que existem casos raros de pessoas que tem uma grande extensão vocal, pode chegando em agudos e graves extremos, porém isso é raro.
    Se sua garganta está machucando e nas notas graves você sente dificuldade e costuma falhar, duas coisas podem estar acontecendo, ou você está forçando sua voz para uma nota que não é de sua extensão vocal ou você está cantando errado, deixando sua voz na garganta, o que irrita muito.
    Porém o ideal é você saber seus limites, visto que em musica erudita por exemplo, cada tipo de voz tem um repertorio definido, onde dificilmente um baixo cantara uma aria composta para um tenor.
    Não que você deve se limitar, na música popular você pode cantar qualquer tipo de música, mesmo que tenha uma voz extremamente aguda e queira cantar uma música composta para um cantor de voz grave, você pode, porém deve saber que a altura não é a mesma, você cantara a mesma nota em altura diferente, em uma região que te deixe confortavel.

    GuardianOfTheBlind
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    acredito que os dois..
    de certa forma os agudos deveriam prejudicar mais, pela frequência ser maior e a vibração consequentemente maior..
    mas dependendo do esforço que vc faz pra atingir os graves (posição errada, caretas, "fechar" ou "abrir" a garganta, etc) vc pode prejudicar da mesma forma ou até pior..

    explicações técnicas não são comigo, mas procure aquecer a voz e não chegar sempre no seu limite, que não deve doer

    Danica Shure
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    É... eu realmente canto com a garganta... ams eu não sei a técnica pra cantar diferente... a voz tem que sair da onde??? como funciona isso??? rsrsss... aproveitando o ganchinho do comentário do Rick Salve

    Danica Shure
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    VLW GuardianOfTheBlind

    cybx
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Danica Shure

    Se vc utilizar a técnica correta, nenhum dos dois deve prejudicar. Mas já que vc está se queixando de dores na garganta qnd canta, pare de procurar receita milagrosa ou alguma explicação que lhe seja conveniente na internet e procure um otorrino o mais rápido possível.

    Voz não é brincadeira!

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/07
    · votar


    Danica Shure
    Eu acho que já falaram tudo aqui. Depende da sua facilidade natural. Se você for aguda... cantar graves sem técnica vai te prejudicar. Se você for grave... cantar agudos sem técnica vai te prejudicar. De qualquer forma, os extremos (muito agudo e muito grave) são prejudiciais sem técnica.

    No final você percebe que: tem de fazer aulas pra ter a tão sonhada técnica necessária para um canto sem prejudicar a voz. Não tem escapatória.

    Isso é o que eu acho.
    Abraços!

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Danica Shure
    Você tem que mandar sua voz pra "cima", se você sente ela na garganta tente levar ela pra boca/cabeça, mas isso é meio complicado no começo, muita gente quando vai fazer isso não tira a voz da garganta, apenas canta uma nota mais aguda e faz um cara de sofrimento, isso é errado.
    Você não deve fazer força em nenhum outro lugar senão no seu diafragma, você tem que sentir seu abdome trabalhando, quanto mais aguda ou grave a nota for para você, mais seu abdomen deve trabalhor.
    Eu recomendo umas aulas pra você, certas pessoas já cantam corretamente com naturalidade, só precisam melhorar o ouvido e certos detalhes, mas pelo visto seu caso precisa de alguns "cuidados" a mais.
    Então procura uma aula, vale a pena!

    Se quiser mais dicas, você poderia gravar alguma música com você no vocal para podermos ver onde possivelmente você está "pecando".

    Danica Shure
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Tá bom... pode deixar... poxa VLW galera... eu ainda não tenho nada gravado... eu ainda estou fazendo músicas com o guitar da minha banda mas assim que tiver alguma música eu envio sim pode deixar... VLW!!!

    Danica Shure
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Tá bom... pode deixar... poxa VLW galera... eu ainda não tenho nada gravado... eu ainda estou fazendo músicas com o guitar da minha banda mas assim que tiver alguma música eu envio sim pode deixar... VLW!!!

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Danica... Se sua voz está falhando e a garganta dói procure um otorrino...

    Forçar a voz acontece, mas a não ser que seja um esforço MUITO grande e constante sua voz não deveria ficar assim. Eu canto hard rock e heavy metal e mesmo antes de começar a fazer técnica, quando eu literalmente fazia as veias do pescoço saltar e me esguelava nunca tive problemas de voz falhando ( dor na garganta eu tinha, confesso hehehe mas só depois que cantava, no dia seguinte tava normal denovo).

    E pelo amor de Deus não force mais hein, mude a afinação dessas músicas, aprenda um pouco de técnica primeiro, sei lá... Mas assim você vai é danificar sua voz, permanentemente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual pode prejudicar mais a voz, o agudo ou o grave?