Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Fenda vocal, como solucionar?

Autor Mensagem
      Fernanda Almeida dos Santos
      Veterano
      # set/04
      · votar

A fenda altera a qualidade da voz, que pode ficar soprosa pela dificuldade de controle do ar expiratório durante a fonação (o ar fica escapando nessa fenda) e rouca, porque a vibração das pregas unidas está diretamente ligada à qualidade da voz. Uma vibração irregular, gera uma voz também irregular. (Ondulatória, física de novo rsrs)

Abraço!

Veterano
      # set/04
      · votar

Gente, já mandei essa msg, mas como não está aparecendo aqui, vou mandar de novo e, me desculpem se ficarem duas iguais..rsrs

Os sintomas da fenda, em geral, são: soprosidade na voz ( o ar fica escapando pela fenda e o controle expiratório é mais difícil) e rouquidão ( o espaço entre as pregas vocais acarretará uma vibração irregular,o que gera um som também irregular, pois uma voz de qualidade precisa das pregas vocais plenamente unidas na vibração).
      A intensidade dos sintomas vai variar conforme o tipo e extensão da fenda.

Abraços!

FgaVanessaMattos
      Veterano
      # dez/04
      · votar

Olá, Fernanda, também sou Fonoaudióloga e gostaria de conversar com você sobre exercícios para fendas vocais... estou com um paciente com fendas e gostaria de ter sua opinião em alguns itens... pode ser??

Meu e-mail é vanessa@fonoaudionline.net

Beijos!

João da Silva
      Veterano
      # jan/05
      · votar

Alguém pode me responder se existe outro tratamento de fendas vocais além de fonoaudiologia.
      já fiz um ano e meio de fono e não adianto quase nada.
      por favor, ajudem-me.
      aguardo resposta.

Mariana Gallego
      Veterano
      # set/05
      · votar

Como o assunto é fenda vocal, posso compartilhar meu caso.. Tbm estou com uma e deve ser mais grave que o caso do FELL. Eu apresento um programa de TV e canto em uma banda, o que realmente faz com que eu viva da minha voz. É muito triste se deparar com um problema desse, principalmente quando se trata de algo que você faz com amor.
      Fiz a videolaringoscopia, a otorrino verificou a fenda e agora estou visitando uma fono. Segundo a mesma, apenas exercícios coordenados por ela irão resolver. Mas tenho dúvidas. Será que existem medicamentos para o caso.. Para estimular os músculos laríngeos? Será que alguém está disposto a inventar?! :) Sei que alguns casos exigem intervenção cirúrgica, mas gostaria de saber a respeito de medicamentos.
      Quanto às dicas: evite o álcool. Não fume.. Não beba nada gelado, não grite.. Evite alimentos gordurosos e lácteos.. Consuma maçã (fruta adstringente, que pode ajudar na limpeza das pregas).. muita água.. muita determinação e creio eu que muita fé pq acredito que muitos dos nossos problemas podem ser sanados com nossa energia, força de vontade e vibração positiva..
      Apesar do longo texto, espero ter ajudado. Abraços pra todos.

Veterano
      # out/05
      · votar

Não existem medicamentos que resolvam fendas. Sim, o único tratamento é fonoterápico e exige, além de um BOM profissional, especializado em VOZ (sim, fonoaudiologia tb tem especialidades; assim como vc não vai a um otorrino tratar uma perda visual) e depende tb do potencial de melhora do paciente. Em alguns casos, por melhor que o profissional seja, o paciente não é capaz de modificar o ajuste muscular incorreto que adquiriu (que formou a fenda). A fenda é algo relativamente simples de tratar...se em alguns (poucos!) meses vc não notou diferença, alguma coisa pode estar errada. Avalie seu engajamento na terapia, e faz corretamente os exercícios ou se o acompanhamento que tem é bem realizado.
      A fenda nada mais é que um mecanismo de compensação muscular. Não é frouxidão de prega vocal....
      Beijo.

Déniel
      Veterano
      # out/05
      · votar

FeLL
      FáBiO LiOnE
      Sir Nightfall
      Barbara Jolie
      Paranoid
      FeLL
      Amomusica
      Leech
      Paranoid
      Wylde_Winter

Quero ficar por dentro disso me ajudem
      RONNIE
      Garotinha_PoP
      Gippe
      MusiRio
      Camila Medeiros
      PuNk Bass

PVitor
      Veterano
      # out/05
      · votar

vc estuda fonoaudiologia?
      eh verdade que existem lesoes (bastante raras) q ficam por trás das pregas vocais?

Dri
      Veterano
      # nov/05
      · votar

Já tive fenda paralela, mas graças a Deus estou curada, sei alguns exercícios... se alguém se interessar....

PVitor
      Veterano
      # nov/05
      · votar

Dri
      mas eu acho q cada tipo de fenda tem exercicios direcionados

Linn
      Veterano
      # jan/06
      · votar

Tenho uma dúvida:
      Depois de quanto tempo cantando 'errado' mais ou menos pode surgir fendas?
      E, quais são os "sintomas"? rs
      bem, é isso...

Douglas_ems
      Veterano
      # jan/06 · Editado por: Douglas_ems
      · votar

Linn

Fenda entre as pregas vocais é, segundo alguns profissionais, a perda da elasticidade das mesmas. Ao falar ou cantar as pregas não se fecham totalmente, então parte do ar não é transformado em som. Logo o sintoma mais comum é excesso de ar na fala ou no canto, uma voz soprosa e com "chiado". Dependendo da situação a fenda pode facilitar nódulos, variando de caso pra caso de acordo com o uso da voz.

O tratamento é, geralmente, com fonoterapia. Em alguns casos pode ser necessária uma cirurgia. Em outros o problema pode ser apenas amenizado com a aplicação de uma resina nas pregas que com o tempo e o uso se desgasta.

Espero ter ajudado

Douglas.

DarenVoice
      Veterano
      # set/07
      · votar

Oi Fernanda, pode dizer que tipo de exercícios é que fazem a fenda regredir??? Não diga como eles devem ser feitos, diga apenas os exercícios!!! Vibração de língua ajuda a resolver o problema da fenda???
      Ass: Daren.

membro
      Veterano
      Prêmio FCC 2007
      # set/07 · Editado por: membro
      · votar

DarenVoice, veja a data da postagem da Fernanda: 7/out/05

E vc já perguntou a mesma coisa criando um tópico e recebeu as respostas adequadas nele.

Não tem porque ressucitar um tópico antigo para perguntar sempre a mesma coisa.

"""Não diga como eles devem ser feitos, diga apenas os exercícios!!! Vibração de língua ajuda a resolver o problema da fenda???""""

Isso não faz sentido não acha??

sara
      Veterano
      # jun/09
      · votar

também estou como esse mesmo problema de fenda.....estou desesperada......cantar é tudo pra mim.....estou fazendo um tratamento com uma fono......, mas sou muito anciosa e por não está vendo logo o resultado, estou com muito medo.....a fonoaulióloga, disse que eu tivesse paciência.....e que não existiria nada que eu podesse tomar, só exercícios e repouso......
      o meu sonho era um remédio "mágico", que podesse resolver meu problema....se alguém souber....por favor me digam, meu e-mail é ....sara@cosbel.com.br

Wrvieira
      Veterano
      # jun/09
      · votar

sara
      meu sonho era um remédio "mágico", que podesse resolver meu problema

Coff-B-Gone

Brincadeira... Assumo que já tenha ido a um otorrino pra diagnosticar isso. Vc faz aula de canto?

sara
      Veterano
      # jun/09
      · votar

não entendi o q vc quis dizer
      Coff-B-Gone

Brincadeira... Assumo que já tenha ido a um otorrino pra diagnosticar isso. Vc faz aula de canto?

membro
      Veterano
      Prêmio FCC 2007
      # jun/09
      · votar

sara

Dois cuidados que você deve ter.

Faça o tratamento e espere. Não há nada a fazer além disso. Você poderia seguir com aulas de canto que também auxiliam para uma melhora mais rápida.

Cantar é tudo para você? Tome cuidado para não dar uma dimensão exagerada ao canto. Cantar não é tudo. Ter boa saúde sim.

Para completar tem que saber porque você está com fenda. Normalmente é problema de técnica (falta dela).

agnus_dej
      Membro Novato
      # quinta às 23:22
      · votar

Alguém sabe me dizer o porquê que a cantora Marina Lima não sara da voz, ela disse em entrevista que é fenda. Tenho saudades da linda voz da Marina. Ela tem dinheiro deve está fazendo tratamento, será que tem pessoas que não tem cura?

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Fenda vocal, como solucionar?

301.528 tópicos 7.816.263 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital