Sensações de uma fenda nas cordas vocais?

    Autor Mensagem
    rosiemezzo
    Membro Novato
    # mar/14


    Olá gente! Eu ando a estudar canto lírico há poucos meses. Mas ando com um problema na voz que não é normal... Aviso já que vou em breve a um otorrino para ver se tenho mesmo um problema. A minha classificação vocal é muito indefinida ainda, porque não sabem se sou contralto ou mezzo-soprano porque a minha voz muda muito de aula para aula. Tenho MUITAS dificuldades em cantar agudos... A partir do si3 sinto uma dificuldade enorme, como se tivesse a puxar muito pela voz e faço a técnica correcta. Tenho demasiado ar quando estou a cantar os agudos... Como se fosse obrigada a usar o registo de cabeça quando tenho de cantar com voz cheia nessa zona sendo contralto ou mezzo. E mesmo nos graves eu largo ar como se fosse um pequeno assobio. E não sei do que isso será... Apenas que não é normal não fazer os agudos pelo menos até ao Lá4. É como se tivesse que fazer um esforço fora do normal e não entendo porque.
    Então a pergunta é, será que posso ter uma fenda pelos anos que cantei com a técnica errada sem ter aulas? A minha professora já me mandou ao otorrino para tirar a dúvida e vou em breve, mas queria saber as vossas experiências com a vossa voz e quais as sensações quando se tem uma fenda.
    obrigada!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/14
    · votar


    rosiemezzo
    Então a pergunta é, será que posso ter uma fenda pelos anos que cantei com a técnica errada sem ter aulas?

    Se cantar anos com a técnica errada não causar lesões, o que irá causar?

    pOkiz
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Cara depende o que você considera "técnica errada", as vezes você poderia não estar cantando certo, mas também não o suficiente pra criar esse tipo de lesão.

    O melhor pra você é fazer uma fibrolaringoscopia mesmo para ter certeza de que tudo está normal. Caso a saúde esteja perfeita o problema é sua técnica mesmo e deverá ser aperfeiçoada, após realmente saber qual sua tessitura vocal.

    rosiemezzo
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Cara depende o que você considera "técnica errada", as vezes você poderia não estar cantando certo, mas também não o suficiente pra criar esse tipo de lesão.

    O melhor pra você é fazer uma fibrolaringoscopia mesmo para ter certeza de que tudo está normal. Caso a saúde esteja perfeita o problema é sua técnica mesmo e deverá ser aperfeiçoada, após realmente saber qual sua tessitura vocal.


    Eu cantava muito com a garganta... Não sabia colocar a voz. E muitas vezes também cantava coisas que não se adequavam ao meu tipo de voz por falta de informação. Agora já não o faço e tento sempre cantar de forma correcta, pela técnica correcta. Mas vou então fazer uma laringoscopia, se é fibro não sei, para ver se tenho algum problema.

    Mas alguém me pode dizer quais são as sensações de ter uma fenda num cantor?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/14
    · votar


    rosiemezzo
    Você sabe o que é fenda? Se souber, é autoexplicativo.

    GersonM
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Existe um modo correto de cantar que evita o aparecimento de lesões, que aproveita o máximo da voz, aproveita o máximo do timbre. Por esse ângulo, tudo o que for feito contra esse modo, podemos considerar "errado".
    Coisas que dificultem o canto, usem tensões desnecessárias, ou seja, que dificultem a emissão, são prejudiciais. Há os que não se importam muito com isso,. que querem um tipo de sonoridade ou cantar em determinado estilo e resolvem por bem, que vale o sacrifício da voz para se obter esse tipo de canto. Escolha de cada um, já que se tem liberdade para isso.

    rosiemezzo

    Agora, analisando esse post, não vejo sinceramente muito sentido em perguntar sobre tais sensações, sendo que em breve será feito um exame para ver se há fenda ou não??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sensações de uma fenda nas cordas vocais?