SOBRE TÉC. DE VIBRATO (VOZ)

Autor Mensagem
Kleber Ramalho
Veterano
# mai/05
· votar


Tipo, e essa "tremidinha" de maxilar q vocalistas como o Bruce, Kiske, e o Edu fazem? Influenciam no resultado do Vibrato??

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mai/05
· votar


nussa, desenterraram lah do inferno o topico!
=)

mas vale a pena, pois sempre fiz vibrato mas nunca sei se eu estou fazendo certo, ou se estou falzendo bem!

Kiko_Rodrigues
Veterano
# jul/05
· votar


Bom, já que ressuscitou também queria entender mais sobre isso.
Já li o tópico todo e até agora não entendi na prática qual a diferença entre vibrato e trêmulo e trinado. Agora se eu escutar um cantor fazendo um deles num tenho a mínima noção do que ele está fazendo se é o primeiro o 2 ou o 3, hehe.

Será que alguém aí sabe explicar e se possível dar exemplos bem claros???

Além disso, existe algum exercício que possa ser feito para treinar o vibrato simultâneamente ao trabalho diafragmático e de impostaçõa??? Assim, um exercício específico para isso, levando em consideração que a pessoa já treina os fundamentos.

Abraços.

Linn
Veterano
# jul/05
· votar


Caraca, na teoria eu entendi, mas na prática...

Eu achava que vibrato era tudo isso, não que existiam outras denominações

Lucas Pagodeiro
Veterano
# jul/05
· votar


Poxa quem sbae aí entra nesse topico e explica as diferenças!

André Lima
Veterano
# jul/05
· votar


Eu acho que vibrato para voz feminina não fica legal.
Por exemplo: a vocalista do Cranberries, a Alanis Morrissete, a Sinnead O'Connor, etc. não usam vibrato e tem vozes espetaculares.

Na voz masculina. Aí sim fica legal desde que sem exageros.
Por exemplo: Iggy Pop, James Reyne (do Australian Crawl), o vocalista do metallica, etc. usam vibrato e fica 10!!

André Lima
Veterano
# jul/05 · Editado por: André Lima
· votar


RUBI MDA
Tudo depende do estilo musical que a vocalista irá cantar.
Como o meu gosto músical tende para o estilo das vocalistas acima, a minha tendencia é não gostar muito de vibrato feminino. Elas usam muito são os falsetes.
Uma vocalista de Bossa Nova, também o vibrato talves não fique legal. Aliás, na Bossa Nova talves nem o vibrato masculino se encaixaria.
Imaginem João Gilberto fazendo vibrato!!
Agora uma vocalista de uma banda de R & B, Country, Dance, etc. aí eu acho que o vibrato feminino ficaria legal.

Barbara Jolie
Veterano
# jul/05
· votar


André Lima
A Alanis usa sim vibrato.

Acho q vc esta confundindo vibrato com melismas, nao?

André Lima
Veterano
# jul/05 · Editado por: André Lima
· votar


Barbara Jolie
Desculpe, mas o que é melismas?

O lucas pagod. também quer saber as diferenças.

Barbara Jolie
Veterano
# jul/05
· votar


André Lima
vá na parte de BUSCA do forum e digite lah: melisma ou melismo

tem alguns topicos falando a respeito. ;)

Se nao entender alguma coisa, poste lah q tentaremos ajudar, ok?

Gabriela Menezes
Veterano
# jul/05 · Editado por: Gabriela Menezes
· votar


Não sei se estou confundindo também ..mas a Karen Carpenter tinha um bom vibrato!Ou eu tô pirando?..alguém pode escutar as músicas " Superstar" ou "Close to You" e me esclarecer..bom, me parece que ela usa vibrato...e creio que se não estiver confundindo ela faz muito bem...é isso ..bjos Gabi

Tiago_Cantor
Veterano
# jul/05
· votar


fermata


Por favor vc falou sobre vibrato e não deu nenhuma tecnica! por favor!! me diga como faço pra fortalecer minha musculatura.. ok?? espero ansioso...! xerão!

Gabriela Menezes
Veterano
# jul/05
· votar


Tiago_Cantor

Não existe técnica..tá aí o " problema" o que acontece é que vc tem que estar com a musculatura relaxada....só fazendo relaxamento e exercícios de respirção sempre..e além de tudo ...cantar pra ver se uma hora sai..hahaha...bjos...

Barbara Jolie
Veterano
# jul/05
· votar


Gabriela Menezes
Existe técnica sim, e a principal para se aprender a fazer vibrato.

A técnica do uso do diafragma.

Existem exercicios de stacatto, se vc aumentar a velocidade, e variar as notas ascendendo em semi-tom e descendendo em semi-tom ajuda bastante pra vibrato. =]

Gabriela Menezes
Veterano
# jul/05
· votar


Barbara Jolie

Eu participo daquele fórum do allegrobr.. e um professor de canto lírico de lá..sempre diz que não existe técnica. Ele fala que é algo natural...Aí falei o que ele me ensinou...mas tchudo bem, então!!!


E alguém ja escutou as musicas que eu disse pra me responder sobre o vibrato na voz da Karen?

Barbara Jolie
Veterano
# jul/05
· votar


Gabriela Menezes
diz que não existe técnica
Puxa!! pergunta pra ele onde q ele aprendeu isso....ou talvez ele nao saiba q pela tecnica do apoio diafragmatico dê para trabalhar melhor o vibrato. ;)

Gabriela Menezes
Veterano
# jul/05
· votar


Barbara Jolie

talvez ele nao saiba q pela tecnica do apoio diafragmático dê para trabalhar melhor o vibrato

Então...está aí a questão!A técnica de apoio diafragmático ajuda a melhorar o vibrato. Não existe uma técnica porque o vibrato é algo natural da voz, que simplesmente aparece quando estamos com a voz bem colocada, com bom apoio, respiração correta, relaxamento... na verdade é o conjunto que faz com que ele surja e não que é uma coisa que nós temos que aprender...pois é natural..o que ele me explicou é que depois que o vibrato surgi você pode utilizar técnicas para controlá-lo. Bom agora sei lá...bjos Gabi

Barbara Jolie
Veterano
# jul/05
· votar


Gabriela Menezes
bom...eu nao consigo, pq preciso treinar mais, mas tem a possibilidade de fazer vibrato utilizando do diafragma.

mas o vibrato de laringe este sim eh natural. =]

mory
Veterano
# jul/05
· votar


Bom eu só queria saber exemplos de cantoras que fazem vibrato principalmente no final das notas, assim vou poder ter uma ideia mais ou menos do que eu preciso fazer para colocar um vibrato na minha voz, onde eu tenho que chegar ou qual o caminho entende, podem me dar exemplos por favor!!!!

Victor Cauê Lopes
Veterano
# jul/05
· votar


Ainda bem que eu tenho vibrato bem definido...o meu é pelo diafragma......bom mais exige treino...é meio complicado num a pra explicar.........pra vc ter um bom vibrato vc tem que ter um bom professor e com o tempo vc consegue.....

Victor Cauê Lopes
Veterano
# jul/05
· votar


mory existem vários cantores e cantoras........Beyonce, Mariah, Christina Aguillera ( ela faz o vibrato pelo maxcilar é fantastico), enfim ouve essas cantoras....fika tentando faze e um quando vc menos ver, ja ta fazendu vibrato.......

mory
Veterano
# jul/05
· votar


valeu vitor, mas se não for pedir demais vc ou quem puder me ajudar, pode me dar uma dica? é que tô iniciando agora numa banda e canto rock, metal meio gótico sabe como é .e no ultimo ensaio um cara que manja de instrumento e um pouco de canto disse que eu precisava colocar um vibrato na minha voz. será que é realmente necessario, eu aceitei a ideia numa boa mas, não fazer vibrato pode significar que tá errado? não pode ser o meu jeito de cantar sei lá, o rock pede realmente um vibrato forte?

Thiago Luiz Fabrin
Veterano
# set/05
· votar


Oi, gente, eu tava dando uma lida nas coisas que vcs escreveram sobre vibrato, eu fiz canto lírico por dois anos e trabalhei muito a questão do vibrato, pois na ópera ele é um recurso extremamente expressivo, principalmente quando se trabalha com grandes orquestrações como a de Wagner e a de Richard Strauss. A voz tem de se sobrepor aos instrumentos, e o vibrato aparece como um recurso dramático que favorece isso. O vibrato acontece na maioria das vezes na laringe, e ele acontece, como já foi dito, automaticamente. Ele acontece quando o cantor consegue colocar a laringe num estado de relaxamento muito grande, e assim ela tem plenas possibilidades de oscilar, produzindo assim o vibrato. O importante é saber, e muitos cantores não levam isso em conta, que o vibrato em cada época da música é trabalhado de formas diferentes, o vibrato da ópera italiana não é o mesmo das óperas barrocas, e os cantores, sempre preocupados em mostrar suas habilidades vocais, negligenciam esse fator. E realmente o vibrato que a maioria dos cantores populares utiliza é um vibrato "fabricado", que não acontece pelo fato de o cantor relaxar a laringe e deixá-la vibrar. É uma técnica importante e que merece grande esforço por parte do estudante, pois é preciso trabalhar muito a musculatura para fazê-lo !
Um abraço. Mandem-me e-mails se quiserem.
Thiago (thiagofabrin@yahoo.com.br)

Ricardo Mascaro
Veterano
# set/05
· votar


O Thiago Luiz Fabrin está absolutamente certo sobre vibrato. Para exclarecer melhor a colocação dele quanto "o vibrato em cada época da música é trabalhado de formas diferentes": o vibrato no período Barroco (Ópera Barroca: 1650-1760) era utilizado como ornamento, enquanto que no período Clássico (Ópera Clássica: 1760-1820; compenetrada junto a técnica do Bel Canto, extremamente difundida na Itália) era um "foco principal e automático" junto a emissão sonora.

Agora para a execução do Vibrato, como já mencionadado, é necessário uma correta Impostação Vocal (permitindo que todos os órgãos estejam "corretamente colocados/posicionados", e consequentemente, em estado de relaxamento)... Para que haja uma boa performance, "a base" tem de estar sólida/bem trabalhada, e essa base do canto é a Respiração; como estudos comprovam, a Respiração Diafragmática é a que fornece maior suporte para a atividade do canto, daí a necessidade de um bom trabalho com o músculo do diafragma (assim um fortalescimento desta musculatura).... O Vibrato tem de ocorrer naturalmente, como vocês mencionaram, porém para isto é indispensável o fortalecimento do diafrágma que atua como um apoio, criando-se aí o que pode ser chamado de "Vibrato Técnico" (que como mencionei, tem de soar natural visto que a "técnica" é a utilização do diafrágma como apoio, o que tem de ocorrer tanto no canto popular quanto no canto lírico para a boa e correta emissão/utilização do Vibrato)...

A falta desse "apoio diafragmático" acaba por acarretar uma pressão na região da laringe que ocasiona o problema da voz trêmula ou o Trêmulo. Como mencionado, a região da laringe (bem como todo o seu corpo) tem de estar relaxada para uma correta e boa performance vocal; quanto não utilizamos o apoio do diafrágma e/ou uma má ressonância sonora, acabamos por "levar todo o som" para a laringe acarretando uma grande pressão sobre a mesma o que gera o Trêmulo na tentativa de um Vibrato (ou mesmo na tentativa de uma nota médio-aguda que "entra" em Trêmulo de forma "descontrolada").... Vale lembrar que a voz trêmula (falada e cantada) pode ser ocasionada visto ao nesvosismo/insegurança quando de uma apresentação pública ainda que a pessoa tenha uma boa técnica/impostação vocal....

Quanto ao Trinado, ele é uma "técnica" que consiste na execução rápida de "várias notas de apoio" dentro de uma melodia; (ainda que feitos em Staccato) não pode ser confundido com alguns Vibratos "mais complexos" utilizados no canto lírico que consistem em dois semi-tons e uma nota....

Quanto a "Tipos de Vibratos", o Vibrato é sempre feito num mecanismo básico igual: relaxamento da laringe e uma "pequena" oscilação da mesma, sempre com apoio do diafragma (que também "vibra" junto, em grande ou pouca intensidade). O que ocorre nesses "tipos de vibratos" é o deslocamento sonoro quanto a ressoância (podem ser ressonados mais intesamente na região torácica frontal, dando-se um aspécto mais "fechado/intenso" ao som, ou podem ser executados junto a uma vibração labial coordenada (que faz com que ele fique "um pouco mais rápido"); alguns cantores utilizam a "vibração" do maxilar que acaba por "intensificar" a produção do Vibrato, mas essa "técnica" é um quanto contestada no canto popular, e não é veiculado no canto lírico "tradicional".

Espero ter podido exclarecer/ajudar a vocês com essas informações.....

Abraços,

Ricardo Mascaro

Linn
Veterano
# dez/05
· votar


Barbara Jolie
Mas laringe, penso que seja onde sai a voz, na garganta e de abdomen é o diafragma, esse só anos de prática q vou conseguir, é muuuuuuuuuiiiiiiiiiiiittttttoooooo difícil...heheheheh.....
[ Isso vc escreveu há algum tempo, mas ainda vale...]
Olha, quando a gente faz esse vibrato com o diafragma, nós sentimos o abdomen "mexendo", comos e tivessemos fazendo um exercicio nele, não?
Se for isso, então eu consigo O.o'''

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# mar/06
· votar


Ainda não entendi bem a diferença entre vibrato e trêmulo... depois de ler tudo aqui, tive a impressão de que o trêmulo é sustentado pela oscilação do abdomem e diafrágma, enquanto o vibrato sai naturalmente pela vibração da laringe... é isso?

Bom desenterrei esse tópico, pq realmente estou com essa dúvida!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/06 · Editado por: membro
· votar


O vibrato deixa de acontecer quando não há relaxamento da musculatura.
Um cantor que tenha o vibrato naturalmente para conseguir cantar SEM vibrato tem que se tensionar para conseguir esse efeito.

Vamos falar aqui somente de pessoas que NÃO conseguem fazer o vibrato naturalmente, ok? Quando alguém chega com esse tipo de reclamação, ao fazer os vocalises já se percebe o excesso de tensão na regiã odo pescoço principalmente, daí fazer exercícios de agilidade para que essa tensão vá sumindo aos poucos.

È errado cantar sem vibrato? Depende. Depende do que se está cantando e do estilo. Um cantor de ópera sem vibrato estaria fadado ao fracasso, pois esse tipo de canto pede total relaxamento e trabalho livre da musculatura, pois copiando as palavras de um amigo: "ópera é aeróbica vocal de alto impacto" Se fosse bossa nova, nem faria diferença.

gabicss123
Membro Novato
# ago/17
· votar


Todo mundo pode ter vibrato se souber usar a voz? Esses exercicios que professores de canto ensinam no youtube não adiantam de nada nao?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a SOBRE TÉC. DE VIBRATO (VOZ)