SOBRE TÉC. DE VIBRATO (VOZ)

Autor Mensagem
edinei
Veterano
# out/03


Olá,

gostaria de informações sobre exercícios e/ou técnica para melhorar o vibrato.

Se alguém puder me enviar alguma coisa.
edinei.kussem@hsbc.com.br
ou edinei.k@ibest.com.br

fermata
Veterano
# dez/03
· votar


Para o vibrato acontecer sua musculatura deve estar treinada!!! Não é sozinha q vc conseguira... a voz tem q estar encaixada, o pescoço relaxado, entre vários outros fatores,,, não tem receita milagrosa pra cantar... é muito treino e um professor (um bom professor) ao seu lado para te mostrar o caminho...

boa sorte
Fermata

C_britney_girl
Veterano
# dez/03
· votar


PS: o q exatamente eh o vibrato?? tenho uma ideia mas n sei se eh isso

fermata
Veterano
# dez/03
· votar


Vibrato é quando a voz está perfeitamente encaixada, no lugar... então, quando vc canta, o final das notas saem "vibrando" ... parece q a voz está "tremendo" um pouco, balançando... na verdade, existem "anéis" na laringe e quando o ar passa corretamente por ela, a voz sai "em parafuso", rodopiando... e isso faz parecer q está vibrando, oscilando, mas essa oscilaçào não pode passar de meio tom acima ou abaixo da nota, pq senão já é trêmolo, q é tremer a voz, q é horrível (como Zezé di Camargo e Luciano... eles tem um claro trêmolo...)!

boa sorte
Fermata

ps: se quiser um professor de canto, recomendo o meu... aprendi tudo isso com ele!!! studio@ligbr.com.br

Barbara Jolie
Veterano
# dez/03
· votar


kkkkkkk....
Muita gente faz trêmolo, achando q é vibrato.

Q coisa feia....heheheh.....

C_britney_girl
Veterano
# dez/03
· votar


Valeuzz pelos esclarecimentos!!!
Ah e eu conheço a laringe relativamente bem, pq eu estudo medicina. Na verdade nao são anéis o q faz a voz sair isso ou akilo. Sao pregas musculares que tracionam as pregas vocais e dão a tonalidade das notas e tbm como o ar vai sair dela.
Entao se vc ker cantar bem, trate de fazer musculação vocal heheheh... zuera :P

fermata
Veterano
# dez/03
· votar


C_britney_girl
É isso aí! Valeu pelo termo correto! =D Costumo falar "anéis" pq é mais fácil das pessoas visualizarem, imaginarem... eu tinha uns xerox dos ressonadores, da laringe, etc e tal, tudo de foto mesmo... vou ver se acho e coloco em algum lugar para todos verem, né? O problema é q o bichinho é feio...eheheheheheh

boa sorte
Fermata

rasgga
Veterano
# dez/03
· votar


Fermata, bruce Dickinson(cantor do Iron Maiden) usa vibrato ou Trêmulo?
Eu estou com essa dúvida, pq o cara é muito afinado, e muitas vezes sua voz sai tremendo(o que podia ser vibrato) mas não é sempre no final das notas, as vezes ele já começa com a ondulação na voz....o que vc falou me deixou em dúvida

Outra pergunta: Numa entrevista c/ o mestre André Matos, ele disse que o vibrato, era (e ainda é) uma técnica utilizada pelos cantores de ópera para prolongar a nota com conforto e potência. O que vc acabou de falar, me deu a imagem de um trêmulo e não de um vibrato.

Brigadu, Beijos

fermata
Veterano
# dez/03
· votar


rasgga

Olá! Poderia me passar alguma música q o Bruce Dickinson canta para eu ouvir? Ele é muito falado, mas nunca tive a oportunidade de ouví-lo...

O vibrato é usado tanto no erudito como no popular. Não é técnica pq ele sai automaticamente... depois q vc aprende a colocá-lo, ele sai, sem vc querer... pode ocorrer antes sim, pois é o ar passando pela laringe, mas é muito mais comum de ouvir isso no final das notas (no popular). Já no erudito vc escuta com mais frequencia...
Para prolongar uma nota com potência, vc tem q ter o diafragma muito bem trabalhado para mantê-lo apoiado enquanto canta essa nota... e a respiração tb trabalhada, pq é o ar saindo continuamente q produz uma nota longa e potente... e é o diafragma q mantem essa coluna de ar. O vibrato acontece nesse caso, obviamente, pq a voz está corretamente colocada!

Vou te passar uma explicação de vibrato e trêmulo... um momento...

fermata
Veterano
# dez/03
· votar


Trêmolo: (it. Tremor) É a falta de firmeza, irregular e incontrolável na emissão das notas, ou a inabilidade do cantor em manter a nota na altura correta, causadas por tensões intervitentes, fraqueza muscular e tb pela incapacidade de manter um ajuste estável na garganta, durante o canto. Geralmente o tremolo varia mais de meio-tom fora da afinação, e não deve ser confundido com o vibrato, que nunca vaira além dos limites do meio-tom.

Vibrato: Uma oscilaÇão periódica e regular da voz, dentro de meio-tom, para cima ou para baixo. O vibrato é inato na voz do cantor, sendo desejável e inevitável para uma boa produção e para a qualidade do som. Em compensação, a falta de controle dele estraga o cantor.

Texto extraído do livro: "Convite à Ópera", de John Louis DIGAETANI, p. 248.

Boa sorte!!!
Fermata

Barbara Jolie
Veterano
# dez/03
· votar


Eu as vezes exagero no vibrato.
Qualquer terminação de frase, lá vai eu fazendo vibrato.

Mas não vejo que é exagerar mesmo, pq tenho facilidade em fazer vibrato, e assim qndo vejo, já estou fazendo. hehehe. =]

Mas eu curto, e acho muito bonito um vibrato bem colocado.

fermata
Veterano
# dez/03
· votar


sim, o correto é colocar o vibrato no final das frases... vc está fazendo certo... o problema é quando vc coloca o vibrato em TODAS as notas,... aí já é exagero... no meio da frase, por exemplo, em agilidades, ñão deve ter vibrato...

boa sorte!
Fermata

Barbara Jolie
Veterano
# dez/03
· votar


Issu aí Fermata.

Ontem tava escutando a música My Imortal do Evanescence.
Nessa música não tem um pingo de vibrato, e mesmo assim é linda.

Pq não tem? Qual a diferença? Por ser uma música melódica???

edinei_gospel
Veterano
# dez/03
· votar


Barbara Jolie

Tudo bem???
Estou fazendo aula de canto. No dia em que fiz este qustionamento nao havia começado. Aprendi algumas técnicas de como fazer o vibrato, se bem que tem que ser o mais natural possivel. Um dos exercicios é repetir o final de cada palavra ou frase(desde que seja longa)
Segue exemplo:

edinei_gospel
Veterano
# dez/03
· votar


Asimm im im im im, que o dia amanhecerá rá rá rá rá...

Pronunciando de forma stacatto as sílabas. No tempo correto. E trabalhando o abdomem.

fermata
Veterano
# dez/03
· votar


Não confunda vibrato com trinado. O Vibrato sai natural, basta o ar estar passando corretamente pelos ressonadores. Por tanto, não existe tecnica de vibrato e sim, técnica para preparar a musculatura.


O trinado é quando vc tem duas notas e fica indo de uma nota para outra numa velocidade absurda. O Trinado só cantores líricos conseguem, e depois de muito, mas muito treino pq é dificílimo.

Tem gente q não ter o vibrato por ainda não ter a musculatura fortalecida, mas nem por isso a música fica feia. O vibrato é sinal q está correto, mas sua ausência não deixa a voz feia, exceto, é claro, nos agudos, q sairão gritados...

boa sorte
Fermata

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/03
· votar


Olha, eu tenho técnica de vibrato sim!!tanto que uso três tipos de vibrato, o de peito, o de laringe e de abdomen!e ai eu noto a diferença entre uma técnica e outra(isso eu aprendi dentro do canto popular/metal melódico)

Barbara Jolie
Veterano
# dez/03
· votar


FáBiO LiOnE
Opa!!!!

Anda....jah explicando pra nós essas técnicas ai.....heheeh

Vibrato de peito, de laringe e de abdomen???

Sempre confundo o de peito, voz de peito, não sei o q de peito....=/

Mas laringe, penso que seja onde sai a voz, na garganta e de abdomen é o diafragma, esse só anos de prática q vou conseguir, é muuuuuuuuuiiiiiiiiiiiittttttoooooo difícil...heheheheh.....

Explica aí,Fabio. ;]

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/03
· votar


Olha...fica meio díficil explicar aqui, vou explicar bem enxugado e sem detalhes..mas vou tentar!=)
O de laringe(o mais comum de se ocorrer) é aquele mais levinho e suave, que você faz com a empostação da laringe.

O de peito é mais forte e pouco comum na música popular, ele é bem marcado e geralmente em tons graves, mas eu já vi em tons agudos.

O de diafraga-abdomem(esse eu uso muito), é controlando a saida de ar pelo abdomem, esse eu não sei explicar mesmo!

Bom se alguém estiver com uma didática melhor e conseguir através da escrita explicar melhor...por favor!!

abraços barbara..

Barbara Jolie
Veterano
# dez/03
· votar


é o de diafragma já conheco, e é o meu desespero nas aulas ......hehehe....

Eu me confundo com o de laringe e peito.
=/

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/03
· votar


(para homens o de diafragma é mais fácil...homens tem mais força muscular, diafragma é um musculo!!)
Nossa!!é bem distinto eles!!O DE PEITO TEM MUITO MAIS FORÇA!
o de laringe...é mais suave, leve...

C_britney_girl
Veterano
# dez/03
· votar


fermata
sim, o correto é colocar o vibrato no final das frases... vc está fazendo certo... o problema é quando vc coloca o vibrato em TODAS as notas,... aí já é exagero... no meio da frase, por exemplo, em agilidades, ñão deve ter vibrato...
entaum a ivete sangalo faz errado, neh?

João Henrique
Veterano
# jul/04
· votar


Eu não acho o vibratto tao bonito assim pro canto...eh logico q eh um enfeit a mais, maseu prefiro aquele vibratto natural, q sai normalmente da voz da pessoa...aih ja eh uma caracteristica d cada um. Mas td em EXAGERO fik feio...

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


Puxa...do fundo do baú esse.....
saudades da fermata :'(


João Henrique
concordo contigo, td em exagero é ruim de suportar....só saber dosar. ;)

João Henrique
Veterano
# jul/04
· votar


Barbara Jolie
n sei s vc reparou, mas no Fama ( ja viu??? ) tem uns q exageram brabo no vibrato e vc ve q eh coisa forçada..chega ate a tremer em cima da traquéia ( eu acho q isso eh impostaçao errada, pq mostra q a pessoa n tem controle sobre o diafragma e ai treme a traqueia..o vibratto tem q vir naturalmente..alias isso eh o canto, uma coisa natural..logico q com tecnica, mas natural... )

king_arthur
Veterano
# mar/05
· votar


fermata
Trêmolo: (it. Tremor) É a falta de firmeza, irregular e incontrolável na emissão das notas, ou a inabilidade do cantor em manter a nota na altura correta, causadas por tensões intervitentes, fraqueza muscular e tb pela incapacidade de manter um ajuste estável na garganta, durante o canto. Geralmente o tremolo varia mais de meio-tom fora da afinação, e não deve ser confundido com o vibrato, que nunca vaira além dos limites do meio-tom.

sua definicao de tremolo ta errada cara.. ao contrario do vibrato, o tremolo nem sequer altera a afinacao da nota, ele apenas muda o volume (intensidade) dela constantemente, numa sucessão de notas e silencios =D



agora, com relacao ao vibrato.. eu nao consigo fazer naturalmente, soh conscientemente, querendo mudar o tom da nota, sabe? nao sai automatico :/

king_arthur
Veterano
# mar/05
· votar


bah agora fui ver q recussitei o topico aieuaieuh foi mal

Maria Claudia
Veterano
# abr/05
· votar


Dei uma lida mais ou menos em tudo aqui e tenho umas perguntas:

Afinal......vibrato significa que se está cantando certo ou não?

Dê-me um exemplo de cantora ou cantor (mais popular porque não conheço muitos) que tem um vribrato bonito e correto. Para que eu posssa entender melhor.

Lucas Pagodeiro
Veterano
# mai/05
· votar


Essa também é minha dúvida. Porque tudo que sei é através de leituras, nunca tomei aula de canto, e quero está sempre ouvindo vocês.
Tipo Ivete Sangalo que é um canto popular, faz vibrato ou trêmulo afinal?
Zeze di camargo, Xororó e Bruno?

hugosoad
Veterano
# mai/05
· votar


as vezes faco tremulos ai fica feio pacas, quando sai vibrato fica massa mas vibrato tipo q do uma tremidinha naperna sei la quando canto tocando fico batendo o pe e se num bater o pe o canto num flui... isso eh psicologico ou tem um fundo biologico p/ explicar?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a SOBRE TÉC. DE VIBRATO (VOZ)