Voz metálica, voz brilhante, voz nasal?!?!?!?

    Autor Mensagem
    mccord
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: mccord


    Dae pessoas,

    Tô aqui com uma dúvida profunda, não tô sabendo entender a diferença nos tipos e "modos de voz", li sobre um estudo de voz metálica (voz em modo metal, voz brilhante, voz em modo oral, voz em modo nasal etc) mas não entendi muito bem (era muito técnico), gostaria de perguntar, isso são vozes metálicas?!?!:


    (Não to falando de quando ela "rasga" não, falo mais do efeito metálico da voz dela, que é muito comum na voz de negros.)


    (Nesse vídeo da Anastacia esse efeito tá mais nítido, só nas frases iniciais, antes de cantar mesmo já dá pra sacar)

    Daí tenho outra dúvida, caso alguém saiba. Qnd canto dá pra perceber no meu timbre uma caracterísitca assim, como na voz da Big Mama Tornton (ou da Anastácia, sei lá, meus amigos me zoam de "voz de favelado" mesmo, hehe, meio metálico, nao sei a palavra certa)

    Daí me acontece um treco estranho, fui olhar no espelho e vi que meu palato mole (aqueela parta da garganta onde tem o "sininho") fica mais pra trás do que quando canto sem essa característica "metálica (ou sei la)", ele dá uma subida enquanto o som sai, e depois de cantar me dá vontade de bocejar (qnd você boceja o palato tb vai pra trás), hehehehe.

    Tenho impressão de uma certa tensão ali nessa região do palato mole quando faço isso (não nas pregas vocais que sei que as pregas ficam mais pra baixo). Alguém sabe se isso é ruim, se pode prejudicar? Se tá errado?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/07
    · votar


    Tudo depende. Sem ver isso ao vivo é difícil dizer.

    NA verdade o palato sobe. Se isso for feito corretamente, é o ideal. Vc cria os espaços necessários para a voz sair mais livre. A posição da língua tb é muito importante nesse caso, pois se vc deixa a língua para trás como qdo faz um O por exemplo a tendência é sair um som meio engolado. BOcejar em excesso e levantar o palato de maneira forçada vai levar a voz para trás e perder o "brilho", o "metal". Fica uma coisa meio abafada.
    Para vc se dar melhor conta de voz com brilho, cante a vogal E, numa nota alta, tipo quase o seu limite e faça isso como se estivesse sorrindo. Um eeeee longo e agudo. Aí vc vai sentir mais ou menos o que é o "brilho" que se diz. IDentificar uma voz metálica como vc diz...normalmente são vozes mais encorpadas e que são digamos mais perfurantes. O cara tem um I que dói no ouvido por exemplo.
    Mas meu, só ao vivo mesmo. Explicar assim é fod*.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/07
    · votar


    que é muito comum na voz de negros, tipo "voz de favelado

    pegou mal hein....

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/07
    · votar


    Esse da Anastacia é mais gritante, e é um som excessivamente nasal, praticamente fanhoso na maioria das vezes. È um som tipo Tina Turner, que quase faz "cara de nojo" pra cantar.

    mccord
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: mccord
    · votar


    Cantante

    Vlw pelas informações cara! E sobre o comentário, não sou eu quem faz, são os amigos que ficam me zoando (de "favelado"). Disse que a voz é mais comum entre os negros, mas não que todos os negros a tem, e disse "voz de favelado" porque é a voz que lembra aquelas mulheres ou caras mais barraqueiros, tipo o "Zé Pequeno" do Cidade de Deus, tipicamente representados em favelas.

    Mas se me expressei mal, peço desculpas a todos (e já retirei o comentário).

    mccord
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: mccord
    · votar


    Cantante

    Sobre os vídeos: a voz da big mama thornton é metálica?

    E isso que você falou da Anastacia é ruim? Ou é apenas algo tipo "agrada a uns e desgrada a outros"?

    Outra dúvida, como que a voz da Anastacia é anasalada se ao elevar o palato você faz o contrário de quando anasala a voz? Num entendi...

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/07
    · votar


    como que a voz da Anastacia é anasalada se ao elevar o palato você faz o contrário de quando anasala a voz? Num entendi...

    Vc acha que ela está cantando com o palato alto? negativo.


    Sobre os vídeos: a voz da big mama thornton é metálica?
    Dificil dizer com uma gravação como essa, mas não vejo isso como exemplo de voz metálica.

    Vc está se baseando em vozes femininas. Veja abaixo um tenor de voz metálica:

    http://www.youtube.com/watch?v=FmHxLPxr_u0

    mccord
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Cantante

    Mas o nome "metálico" dá margem a várias interpretações ou é um conceito único? Pq na pesquisa vi sobre uma incidência considerável de voz metálica em algumas regiões de são paulo e no nordeste, dái no fim acabei sem saber.... e outra, ele falo de "modo metal" e "modo brilhante" como coisas diferentes, caracterísitcas quer diferenciariam por exemplo uma voz metálica e uma voz brilhante...

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/07 · Editado por: membro
    · votar


    Agora me dei conta do que vc está dizendo!!!!!!!!
    Vc deve ter lido um artigo como este:

    http://www.cefac.br/revista/revista64/Artigo%2014.pdf

    Sob esse aspecto as vozes dos videos são metálicas.
    Esse artigo tem tudo o que vc quer saber a respeito.

    Meu conceito de voz metálica e brilhante é muito simplificado. Costumo dizer, fulano tem a voz metálica ou brilhante mais para dizer que a voz dele não é abafada, que é penetrante, etc. Nunca me aprofundei nesse tipo de estudo que tem mais a ver com fonoaudiologos. Usava apenas esses termos.
    Mas como é um assunto interessante, vou aproveitar a leitura para não usar de repente um termo que quer dizer outra coisa ou que confunda.


    Mas só por curiosidade...porque uma coisa dessas está lhe tirando o sono? eheheheh

    mccord
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Cantante

    Então cara, até marquei uma fonoaudióloga semana que vem, pra eu tirar mais dúvidas, é que tô com medo de estar usando minha voz errado... li vários tópicos aqui da galera falando sobre cuidados com a voz, pesquisei pacas sobre como funcionam os aparelhos fonadores, ressonadores etc, pra poder me entender melhor também. Virei do avesso o termo "palato mole" no canto, e vi realmente que o "correto" seria suspendê-lo na hora de emitir um som etc, mas é que as vezes acho que levanto o meu demais, pq toda vez que canto, depois de cantar, fico com muita vontade de bocejar... acho isso estranho, porém pode ser normal pq estou começando a ter contato com canto mais agora. Gosto da minha impostação e me sinto confortável com ela, sei que não forço as pregas vocais, mas tenho a impressão de forçar o céu da boca... por isso a dúvida cruel hehehe!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/07
    · votar


    Acho que o seu problema deve estar mais ligado ao controle da saída de ar, se vc boceja tanto como diz. O ponto aí é o controle da respiração.

    Erguer o palato é o correto, mas sem forçar. Veja que para isso vc vai ter que colocar o queixo mais para baixo, abrir mais a boca na vertical, PORÈM (sempre tem um porém), dependendo do resultado que vc quer isso não é uma coisa fixa.

    Se vc "bocejar" demais vai criar tensão. Tudo tem que ser flexível.

    É bom tb vc analisar vozes semelhantes a sua. Ver mulher cantando não vai ajudar muito.

    pikxu
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    tampe u nariz e cante...
    issu se assemelharah a voz nasal

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voz metálica, voz brilhante, voz nasal?!?!?!?