O que pode estar errado?

    Autor Mensagem
    Operastage
    Veterano
    # jun/08


    Olá galera!
    Sou nova por aqui e venho no Forúm quase sempre ver os tópicos relacionados ao canto,e hoje decidi me cadastrar para poder trocar informações,etc..-;)
    Bom,mais vamos lá..tenho 16 anos e faço aula de canto lírico a 3 meses...minha professora,de primeira,me disse que achava que eu era soprano...depois,conforme foram passando as aulas,ela me classificou como mezzo...
    Sou MUITO fã da cantora lírica Tarja Turunen (pra quem não sabe,é a ex-vocalista do Nightwish) e sempre tentei "imitar" a forma como ela canta..as notas dela,sempre me esforcei pra tentar atingir e certas vezes,consegui,com MUITO esforço,ficando muito cansada depois :/
    Pois bem,bem antes de começar as aulas,eu já sentia um certo incomodo na garganta..não sabia explicar o que era,mais conforme o tempo foi passando,esse "incomodo" foi se acentuando,tornando-se um pigarro identificável e constante...e eu forçava MUITO a garganta tentando limpar,mais aquilo nunca saia..procurei na internet o que isso poderia ser e me identifiquei com a Doença do Refluxo Gastroesofágico,o que foi o meu primeiro palpite,sendo que tenho gastrite nervosa e sempre sentia um gosto ácido na boca...bom,fui ao otorrino e ele me passou Omeprazol 40mg e um anti-histamínico,que nos primeiros dias já eliminou boa parte do catarro na garganta...bom,agora aquele incomodo não está tão presente na garganta,mais ainda sinto um finalzinho de catarro e uma rouquidão leve,que me levam a ficar "limpando" a garganta toda hora...
    Não consigo mais atingir notas agudas tão bem como eu conseguia..não notas super agudas como,por exemplo,as que a Tarja faz em "Ciaran's Well" (quem puder,ouça),mais as notas simples e aparentemente fáceis,que eu fazia com facilidade no começo das minhas aulas,que a Simone Simons do Epica faz em "Chasing the Dragon" e "Feint"...
    O que pode estar acontecendo com a minha voz gente?
    Vou procurar um fono essa semana,mas entrei em um Ministério de Música e haverá uma apresentação daqui a 3 semanas...
    Posso ter danificado permanentemente minhas cordas vocais?
    Lembrando que as vezes até para falar,minha voz falha...
    e agora,cantando,a voz fica muito esganiçada e metálica,parece mesmo que estou fazendo muito esforço para cantar coisas fáceis...
    Se alguém tiver alguma dica ou sugestão,por favor.. ;)

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    e o que sua professora disse sobre isso tudo?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/08
    · votar


    Operastage

    Está com cara de fenda, se não for algo um pouco mais complicado.

    O que mais me chama a atenção é a sucessão de equívocos.

    Tentar imitar já é um erro e com essa idade então é uma catástrofe querer cantar como uma mulher adulta que deve ter estudado.

    Com 16 anos (ou não) três meses de aula não é aula, mal dá pra conhecer os termos.

    Com 16 anos a voz está em formação então se forçar já era!

    O conselho é sempre o mesmo. Faça uma filmagem das pregas vocais pra ver se tem algo a ser tratado, trate e tome juízo. prepare a voz e só depois invente de ficar cantando coisas para as quais vc não está preparada nem fisicamente nem tecnicamente.

    Operastage
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Cantante

    Eu sei de tudo isso...que tentar imitar certamente é o pior dos erros,ainda mais nessa fase de desenvolvimento da voz...mas os problemas que venho tendo na garganta não são de hoje..já fiz videolaparoscopia e nada constatou-se nas minhas cordas vocais...mais as falhas são constantes e o incomodo,mesmo que reduzido,também...
    O médico viu e disse que não tinha nada nas minhas cordas vocais,que elas estavam perfeitamente saudáveis...
    É não é questão de ficar "inventando" de cantar coisas que EU SEI que não estou preparada,nem fisicamente,nem tecnicamente...foi simplesmente curiosidade mesmo! de saber se eu conseguia...e um erro sem tamanho,pois eu tinha noção de que NUNCA ia conseguir pois minha voz está em formação...
    mais agora,já tendo ido ao médico e feito os exames e ele constatando nada de errado com as minhas cordas vocais,essas falhas na voz,como poderiam ser tratadas? um tratamento com fono resolve?
    E eu sei que trabalhar com o voz,mostra resultados gradativos e lentos..até se aprender toda a técnica,dominar a voz,etc..
    e as próprias aulas...pois durante elas eu nunca fui além do meu limite..minha professora sempre me orientou...mesmo assim,até as coisas mais fáceis,exercícios,pareciam impossíveis pra mim :/
    Agora já parei com essa de tentar "cantar igual" a igual,primeiro pq isso é tortura..e frustrante,pq uma voz nunca é igual a outra...mais será que essas falhas que tenho na voz podem ser resultados dessa estupidez? x_x

    shoyoninja
    Desde que comecei minhas aulas,já apresentava esse "incomodo' na garganta e minha professora,desde o início,afirmava que era refluxo...o problema é que aqui na minha casa,NINGUÉM leva as minhas aulas de canto a sério..então quando eu falei do possível problema,ngm falou nada,nem médico,nada...O pessoal aqui diz que to fazendo aula pra passar o tempo...qndo não é,cantar é realmente uma paixão! :)

    Operastage
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Cantante

    Eu sei de tudo isso...que tentar imitar certamente é o pior dos erros,ainda mais nessa fase de desenvolvimento da voz...mas os problemas que venho tendo na garganta não são de hoje..já fiz videolaparoscopia e nada constatou-se nas minhas cordas vocais...mais as falhas são constantes e o incomodo,mesmo que reduzido,também...
    O médico viu e disse que não tinha nada nas minhas cordas vocais,que elas estavam perfeitamente saudáveis...
    É não é questão de ficar "inventando" de cantar coisas que EU SEI que não estou preparada,nem fisicamente,nem tecnicamente...foi simplesmente curiosidade mesmo! de saber se eu conseguia...e um erro sem tamanho,pois eu tinha noção de que NUNCA ia conseguir pois minha voz está em formação...
    mais agora,já tendo ido ao médico e feito os exames e ele constatando nada de errado com as minhas cordas vocais,essas falhas na voz,como poderiam ser tratadas? um tratamento com fono resolve?
    E eu sei que trabalhar com o voz,mostra resultados gradativos e lentos..até se aprender toda a técnica,dominar a voz,etc..
    e as próprias aulas...pois durante elas eu nunca fui além do meu limite..minha professora sempre me orientou...mesmo assim,até as coisas mais fáceis,exercícios,pareciam impossíveis pra mim :/
    Agora já parei com essa de tentar "cantar igual" a igual,primeiro pq isso é tortura..e frustrante,pq uma voz nunca é igual a outra...mais será que essas falhas que tenho na voz podem ser resultados dessa estupidez? x_x

    shoyoninja
    Desde que comecei minhas aulas,já apresentava esse "incomodo' na garganta e minha professora,desde o início,afirmava que era refluxo...o problema é que aqui na minha casa,NINGUÉM leva as minhas aulas de canto a sério..então quando eu falei do possível problema,ngm falou nada,nem médico,nada...O pessoal aqui diz que to fazendo aula pra passar o tempo...qndo não é,cantar é realmente uma paixão! :)

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/08 · Editado por: membro
    · votar


    o problema é que aqui na minha casa,NINGUÉM leva as minhas aulas de canto a sério..

    Operastage

    ahahah, bem-vinda ao mundo dos normais. Isso só acontece com 99% das pessoas que vão estudar canto.

    Se vc já fez exames o otorrino sabe se o refluxo está causando algum tipo de lesão porque isso aparece no próprio exame.
    Mas se vc diz que tem sintomas, leia esse tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/185605/

    Operastage
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Cantante

    ahah,dos normais? ah sou novata mesmo,pq não sabia disso!

    Vou refazer o exame,por via das dúvidas...
    já li o tópico :P ontem,fiquei vendo tópico por tópico daqui..não todos,mais vi a maioria..e esse ai logo de cara...eu tenho mesmo refluxo,mais de acordo com o primeiro exame que fiz,o médico disse que minhas cordas vocais não foram afetadas,que estavam saudáveis...
    Especialmente,falando dos sintomas,o principal pra mim é de manhã,acordar sem voz nenhuma,como se a garganta tivesse MUITO inflamada...todos os dias...
    Eu não to mais com todo aquele catarro na garganta,mais ainda tem um finalzinho e uma rouquidão e tosse que de acordo com o médico,são característicos da presença de catarro...já estou tomando os remédios que ele me receitou,alias,o de alergia termina amanhã...tenho medo desse catarro voltar...ai acho que a solução seria somente a cirgurgia né?
    Já tentei de TUDO o que vc pode imaginar...já tomei TUDO,já fiz xarope de tudo,já fiz receitas caseiras de tudo quanto é coisa,já fiz inalação de tudo tb..mais nada resolve! Claro que nada disso se compara com um remédio mesmo né...
    Já mudei completamente minha dieta,minha rotina..cortei tudo que é ácido,gorduroso...mais parece não surtir efeito :/
    e o pior de tudo,qndo eu reclamo de incomodo na garganta novamente pra alguém daqui de casa,ninguéem faz nada...diz que eu to inventando,pq já to com isso a muito tempo..e meio que se negam a me levar no médico..e isso é horrível pra mim,pq as minhas aulas de canto são importantíssimas pra mim,apesar de ninguém acreditar que eu tenha futuro nisso ;D
    Será que esse "incomodo" todo na garganta pode ser consequência de algum outro problema? pq isso não me falta ;D
    Eu tenho um problema de ordem hormonal que me leva a tomar um estabilizador de hormônios a cada quatro meses..eu sei que durante a TPM/Menstruação as cordas vocais da mulher já tendem a inchar...as minhas então ._.
    Tenho gastrite...tenho enxaqueca crônica,adenóide e pra melhorar tudo isso,imunidade BAIXÍSSIMA! :/
    Tomo MUITA água,não dispenso...mais mesmo assim... ):

    AI DESABAFEI! rsrsrs

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/08
    · votar


    Operastage
    Faça uma nasofibroscopia. Só assim dá pra saber o que há com as pregas vocais. Se não houver nada de errado, considere o fato de vc não saber ainda fazer o que quer fazer. Estude, dedique-se e se sentir que não está funcionando com este professor, procure outro.

    Atingir resultados em Canto é, basicamente, estudo, dedicação e paciência.

    Boa sorte.

    Operastage
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Christhian

    Nasofibroscopia? como é feito esse exame? o.o'
    Irei fazer...

    exatamente..uma coisa que eu sempre soube...canto é tudo isso..principalmente paciência...

    muito obrigada pela dica Christian ;) e pelo boa sorte -;)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/08
    · votar


    Operastage
    É inserida uma sonda com uma microcamera pelo seu nariz, chegando até as pregas vocais. É um exame simples, indolor. É a melhor maneira de identificar uma patologia. Consulte seu otorrino e peça. Se for de SP, deixe seu MSN que eu indico uns médicos legais pra vc.

    =)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/08
    · votar


    Operastage
    Vou sair agora, estou no aeroporto, já vou embarcar. Se for mandar o seu MSN, mande nos recados que depois eu deleto, ok?

    Até mais!

    Operastage
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Operastage
    · votar


    Ah já fiz esse entãao..rsrs :P
    a primeira vez que fui ao otorrino,ele fez esse exame e viu que eu tinha mesmo uma porção um tanto quanto significativa de catarro na garganta,mais disse que as cordas vocais estavam normais o.o'
    Será que pode ter ocorrido alguma mudança prejudicial nas cordas vocais nesse intervalo? Acho que alguma coisa devido ao ato de ficar limpando a garganta toda a hora,coisa que eu fazia MUITO e as vezes com MUITA força,pq acabava irritando né :/
    Bom,mesmo assim,como sou de SP,te passo meu MSN depois,ai vc apaga!

    Ok! obrigada pela ajuda! :)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/08
    · votar


    Operastage
    Pólipos são lesões abruptas que aparecem por esforço continuado. Um pólipo pode surgir de um dia para o outro. Existem outras muitas possibilidades, mas em geral, só é possível com uma investigação mais detalhada.

    Agora vou mesmo, preciso pegar o avião. Nos falamos depois, ok?

    Até!

    Operastage
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Christhian

    certo! e esses pólipos são lesões tratáveis? pq assim..hoje tive o primeiro ensaio com o meu Ministério de Música..e fui bem até,naquelas né...rsrs
    pq não consigo mais cantar sem impostação lírica..tudo que canto,já posiciono a voz nessa forma...ai qndo começo a cantar,normalmente a voz falha..só pra começar..ai durante a música é a mesma coisa...não sinto nada na garganta,mais a voz falha constantemente...será que podem ser pólipos?

    Obrigada pela ajuda ;)

    nos falamos depois! =D

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/08
    · votar


    pq não consigo mais cantar sem impostação lírica..tudo que canto,já posiciono a voz nessa forma...

    com três meses de aula? isso não existe.

    Estou começando a achar que o seu problema é exclusivamente de técnica, mais precisamente a falta dela.

    Operastage
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Operastage
    · votar


    Cantante

    Ok,suponhamos que seja isso..falta de técnica,somente (o que é óbvio que eu tenho..ainda vai levar MUITO tempo pra eu aprender e aperfeiçoar a técnica)...isso justifica as falhas na voz,inclusive pra falar?
    Eu não sei mais que médicos procurar nem o que fazer...
    Posso estar MUITO equivocada por saber pouquíssimo a respeito de canto lírico,mas tudo o que posso e que aprendo,dentro dos meus limites,eu faço..
    Simplesmente não sei qual é o problema.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/08
    · votar


    Operastage

    E de ordem emocional...já pensou nisso?

    Operastage
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Cantante


    Já sim...mais eu não sei o que fazer,a que tipo de profissional recorrer...e exatamente como vc disse,a indiferença dos outros com todos que começam a estudar canto,toda vez que reporto algum tipo de problema com a voz/garganta pra alguém da família,ngm dá importância...não consigo ir ao médico,por consequência :/
    Já não sei mesmo mais o que fazer...Gosto de cantar,quero cantar...mais esse problema não me deixa!

    Black Velvet
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Operastage

    Miniiina, tô vendo que temos mto em comum. XD

    Pra começar, eu tb comecei a estudar a 3 meses. =P E realmente, com esse tempo de aula é mto pouco!!! Só agora é que comecei a me dar conta do que é cantar e de como o processo é. Sinto as mudanças ocorrendo lentamente, o uso do apoio, o que é registro de agudo, médio, alto... é tanta coisa!! E meu corpo ainda está se acostumando com isso. XD

    Se tem algo que meu prof. de canto sempre fala e eu concordo com ele é: não colocar o carro na frente dos bois. Tudo é por etapas e o tempo é necessário.

    Não force a barra pq vc quer cantar como a Tarja, tb curto Nightwish e até faço cover deles numa banda (pelo menos tento =P), mas nunca fiz esforços sobrehumanos pra tentar cantar no tom que ela canta. A gente tem que respeitar nossos limites senão tudo vai a breca!! XD

    Vc é jovem e ainda tem mto caminho pela frente. Eu que tenho 29 anos e já perdi um tempo precioso, nem tô com tanta pressa. ^_^

    O negócio é aprender e fazer do jeito certo. E tb acho que esse seu problema pode ser pura ansiedade. Que tal fazer Yoga pra lidar com isso? E ainda por cima tb ajuda na questão respiração. =P

    Eu tb tinha essa sensação de pigarro na garganta e o médico tb disse q n tinha nada de anormal. E me recomendou beber mais água, no mínimo 2 litros por dia. Adivinha só? Meus problemas acabaram. XD

    Boa sorte aí! E se quiser dividir suas angústias com uma outra iniciante, pode contar comigo. =D

    Black Velvet
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    ahahah, bem-vinda ao mundo dos normais. Isso só acontece com 99% das pessoas que vão estudar canto.

    Acho que eu faço parte do 1% =P

    Meu pai acha o máximo me ver estudando canto lírico ^_^


    Só os cachorros que reclamam, pois qdo começo a fazer uns vocalizes todos os cães da redondeza ficam latindo! uhahuahuauhahuahuahua

    Operastage
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Black Velvet
    Aaaah encontrei alguém igual a eu!

    rsrs...
    nossa...eu to começando a me dar conta que esse problema pode ser stress/ansiedade/emocional sabe?! mais assim..de manhã,já é de lei..acordo completamente SEM VOZ..nem pra falar..ai minha voz vai saindo conforme vai passando o dia...isso pq eu canto o tempo inteiro :P no ponto de ônibus,tomando banho,vendo tv...sem perceber,já to cantando :P
    Canto é um estudo MARAVILHOSO,ao meu ver...sou apaixonada por canto lírico...mais tem que ter paciência pq nada acontece num passe de mágica...eu não acredito (no caso da Tarja),que uma pessoa nasce cantando bem,com uma puta voz linda..não. Acho que existem pessoas que nascem com uma boa extensão vocal,e assim,com tempo e treino,a voz se aperfeiçoa,claro!
    Mais vc sabe aquelas coisas de adolescente curiosa? :x
    Eu ouvia a Tarja cantar a achava que era SUPER fácil atingir aquelas notas...ai eu ia lá e tentava..e estourava a garganta...detalhe : achava que ficar com a garganta toda (com o perdão do palavrão),fodida,era sinônimo de que eu tava indo bem! haha!
    É assim..eu começo a cantar..ai o que acontece...to pegando ainda o apoio e respiração e tals,mais já não forço mais a garganta pra cantar..ai a minha voz falha..ai eu dou aquela "limpadinha" de leve na garganta,mais não sinto nada..(catarro,ou alguma coisa assim)..nada nada...mais a voz falha...eu sinto,percebo que é alguma coisa nas cordas vocais...e o volume da minha voz...é MUITO baixo! por isso,eu tenho muito medo de que eu possa ter causado um dano irreversível nas minhas cordas vocais,não sei :/

    Não force a barra pq vc quer cantar como a Tarja, tb curto Nightwish e até faço cover deles numa banda (pelo menos tento =P), mas nunca fiz esforços sobrehumanos pra tentar cantar no tom que ela canta. A gente tem que respeitar nossos limites senão tudo vai a breca!! XD

    concordo em número,genero e grau com vc! hehe
    mesmo pq eu não consigo cantar como a Tarja pq a minha voz não é igual a dela (NGM tem a voz igual a de NGM né ;D),minha voz ainda tá em formação...mais foi pura curiosidade pra ver se eu conseguia alcançar as notas entende? :/

    Ai que bom que o seu pai gosta de ver vc fazendo canto lírico! queria que minha família me apoiasse assim,não levasse isso na brincadeira! :/
    Eu estou vendo de entrar no Coral Femino da minha cidade e estou super empolgada!
    aai água! eu AMO! tomo,na brincadeira,uns 3,5 de água por dia..não vivo sem! amo amo..mais mesmo assim,esse negócio na garganta,essas falhas,parecem não sumir! =/

    ah realmente...3 meses de aula não são nada! minha professora disse que tem alunos que só pra aprender mesmo respiração/apoio levam 8 meses o.o'
    é uma questão de paciência e não ir além do seu limite,do que vc pode fazer...e eu to me conscientizando disso agora :P
    mais eu quero muuuito cantar,então já parei com essa de imitar alguém ou coisas assim...é o tempo,tem que esperar que os resultados vão aparecer!

    aaai MUIIITO obrigada! acho que vou aceitar dividir minhas angústias com outra iniciante siim...rsrsrs

    depois me passa seu MSN,se tiver...podemos nos ajudar,acho! hehe mais fácil vc me ajudar,maas...conversaremos!

    Black Velvet
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Operastage
    Dá uma checada nos seus recados ^_^

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que pode estar errado?