【FIXO】 Técnica vocal – O que você precisa e deve saber – e nada além disso

Autor Mensagem
Joel Melo
Veterano
# jul/09
· votar


Na verdade tem que ser feito a cobertura adequado, pq além de limite o som sai berrado, gritado, esganiçado e sem beleza na voz....

Jattto
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jul/09
· votar


SuperHuman

vc tem algum link que mostra vc cantando?
http://forum.cifraclub.com.br/membro_61016.html#topicos

Aí tem um monte... Hehehe

Dr Alexander Lecter
Veterano
# ago/09
· votar


Ai Christhian, arrebentou mais uma vez heim cara, nunca tinha visto um tópico tão completo e tão esclarecedor sobre técnica vocal, meus parabéns cara, nota 100 o tópico.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/09 · Editado por: Christhian
· votar


Uma dica rápida, que sabemos na teoria mas na prática...


É o seguinte, já tem uns 30 dias que eu estou quase no limite do estresse de tanto trabalho (4 bandas, mixagens, aulas, contatos após a expomusic e afins...) e tenho dormido cerca de 3 / 4h por noite apenas. Está longe do meu ideal, mas enfim... é o que eu tenho pra dormir e é com isso que me viro.

Acontece que de uns 20 dias pra cá, percebi uma queda na qualidade da minha voz pelas manhãs e associei rapidamente com a falta de sono, meio que 'aceitando' essa alteração. Ledo engano...

Nas ultimas 5 noites tenho dormido no sofá (é o fundo do poço mesmo ahauha) e percebi que ainda que dormisse todo torto, minha voz estava quase perfeita de manhã... mágica? Não, burrice mesmo. Com a minha rotina horrorosa, minha alimentação tb foi pras cucuias e conseqüentemente estou comendo mal e fora de horário. E a causa da minha voz se alterar era algo que todos estamos carecas de saber: Refluxo noturno. Todos estamos suscetíveis a ele, se tivermos hábitos irregulares.

Passei a dormir com uma almofada alta no lugar do travesseiro e 'voila', minha voz ontem e hoje está perfeitinha.

É isso aí, fiquem esperto com os maus hábitos: Eles podem estar lhe prejudicando e vc nem sabe.

=)

Paulo Garnet
Veterano
# nov/09
· votar


Christhian

Olá, bom eu queria te perguntar o seguinte?
a pessoa pode aprender a canstar por si propria....

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/09
· votar


Paulo Garnet

É fato que as aulas são imprescindíveis e absolutamente NADA substitui a orientação.

=)

Abraços

Paulo Garnet
Veterano
# nov/09
· votar


Christhian

Bom estou te perguntando, pq eu estudo bastante a teoria e vejo varios videos aulas pq n tenho muitas condições de fazer uma aula de verdade... So quero que me explique uma coisa qual tipo de exercicio de alongamento que eu devo fazer antes de começar a cantar.... eu me refiro a minutos antes entende?

VLW!!!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/09
· votar


Paulo Garnet

Video-aulas??

Amigo, de que isso adianta? Vc nem sabe se o que é mostrado nessas aulas é eficiente. Numa aula de verdade o professor prova verdadeiramente o que funciona e o que não.

Se vc quer continuar ok, mas eu digo a vc que não leva a nada ou muito provavelmente piore ainda mais do que se vc fizesse por conta própria.

Paulo Garnet
Veterano
# nov/09
· votar


Cantante

Tá Certo eu agradeço muito suas dicas... Pq na verdade msm eu ja havia percebido que eu não iria parar em lugar nenhum fazendo desta forma..

vlw abraço

ramon_cp2
Veterano
# nov/09
· votar


Oi pessoall.. Eu to precisando de uma ajudazinha com a minha voz.

Eu estava aqui com um piano ensaiando a musica fascinação, cantada, na maior parte das vezes, por mulheres e está ai a minha diiculdade. Tem uma parte nela que chega atingir um fá3 e eu até consigo atingir a nota, mas ela sai apertada e sem qualidade nenhuma..

Queria saber se alguem tem alguma dica para que eu consiga melhorar a qualidade dessa nota( ahh e eu quero cantá-lacom voz de peito) porque já estou usando todas as tecnicas de apoio e etc..

Obrigado desde já.. A eu sou um baritono.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/09
· votar


ramon_cp2

Meu, como barítono vc está se matando pra pegar um fá? quem pena pra cantar isso é baixo e não barítono.
De qualquer maneira vc acha que com dicas vai conseguir?
Aula urgente.

ramon_cp2
Veterano
# nov/09
· votar


Cantante, eu faço aulas de canto.
E canto há uns tres anos em coros.

Comecei a cantar no naipe dos contraltos junto com as meninas quando tinha 11 anos..

Nesses ultimos 3 anos fui perdendo notas agudas e nesse mesmo passei a cantar como barítono.

Esse ano sai desse coral por que tive de mudar de colegio( fezendo ensino tecnico em biotecnologia agora) e no coro onde estou atualmente meu prof. me classificou como baixo.

Sou novo ainda. Mas acho que posso continuar a perder tons agudos e nao gostaria pois aprecio muito os agudos.
O que devo fazer.? Eu tenho toda a tecnica para cantar desses anos todos e mesmo assim nao consigo atingir essa nota.
Ahh. e Vc acha que eu posso me tornar um baixo ?

ramon_cp2
Veterano
# nov/09
· votar


Tb estou com uma duvida e nao achei em nenhum dos outros topicos.

Como impostar a voz.?

Cheiguei a achar o que é, mas nada sobre como..
Alguem pode dar um help aqui. ( Apesar de achar que vai ser dificil explicar isso por aqui)

Mahasiah
Veterano
# nov/09
· votar


-.-

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/09
· votar


ramon_cp2

Três anos cantando mal orientado não ajuda muito e coral é o lugar com mais gente com problema de voz por metro quadrado que eu conheço.

Acho que vc deve fazer aula de canto com um bom professor viu.

ramon_cp2
Veterano
# nov/09
· votar


Ok. Até ai eu entendi. Mas responde aquela pergunta da ultima mensagem que eu postei.

Paulo Garnet
Veterano
# nov/09
· votar


ramon_cp2

Pode perder suas esperanças de uma resposta logica para isso maninho... tem muita gente que n vai saber ter responder e fica te enrrolando com umas respostas sem sentido... entendeu?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/09 · Editado por: Christhian
· votar


Paulo Garnet
Aqui ninguém enrola ninguém com 'respostas sem sentido'. O que fazemos é o mais racional possível: Quando a questão envolve 'técnica', recomendamos que as pessoas procurem aulas, pois é impossível ajudar alguém sem estar presente.

Mas você tem toda razão: o que não falta aqui é gente pra postar bobagem. Certo?

Agora se você sabe como ajudá-lo, sinta-se a vontade. Eu acho que vai ser interessantíssimo...

Mahasiah
Veterano
# nov/09
· votar


Cadastrado em 12/11/2009

Hmm...

Conhecendo o fórum tão bem quanto faz parecer, será que é multi?

ramon_cp2
Veterano
# nov/09
· votar


Entendo, Christian.

Tem coisas que nao se dá pra explicar sem estar pessoalmente. mas tb acho que dá pra dar umas dicas, uns conselhos, sem essa rigorosidade toda.

Tudo bem. Nao tem como explicar nada perfeitamente mas algumas ideias, que a partir delas nos, com duvidas, juntamos as coisas que ja sabemos com as coisas que ja sabemos e formamos um conhecimento sobre o assunto.

Não faço aulas de canto atualmente pq nao tenho tempo, nem grana, pois ja estou gastando bastante com o estudo de piano. Entrei no forum pra tirar algumas duvidas sobre canto e fazer algumas perguntas, mas to vendo que nao é bem assim aqui.

:/

Mahasiah
Veterano
# nov/09
· votar


juntamos as coisas que ja sabemos com as coisas que ja sabemos e formamos um conhecimento sobre o assunto.

Entenda: na aula, o professor te passa o exercício ao vivo. Você repete, erra, ele te corrige. E dependendo do exercício, isso se repete por várias aulas.

Agora imagine alguém te passar, você entender errado, fazer mais errado ainda, sem ninguém pra te corrigir.

Você vai criar vícios na voz, quer dizer, vai se acostumar a fazer errado, e vai ser pior do que não ter aprendido nada.

ramon_cp2
Veterano
# nov/09
· votar


Mahasiah

Eu ja acho que nao tem como vc entender errado os tipos de duvida que se tem aqui no forum.

Por exemplo: QUal é o formato certo da vogal U numa tal situação..
A pessoa vai e fala. PUtz kra. nao tem como entender errado isso..

Entao quer dizer que nesse forum so pode entrar experts em canto. E os novatos nessa arte? Nao vao poder aprender e trocar experiencias aqui tb? O forum num tem sentido se vc pergunta algo e alguem fala: VAI FAZER AULA!

Po Eu pelo menos penso assim

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/09 · Editado por: membro
· votar


Paulo Garnet

Pode perder suas esperanças de uma resposta logica para isso maninho... tem muita gente que n vai saber ter responder e fica te enrrolando com umas respostas sem sentido... entendeu?

Então dê você uma resposta que tenha sentido, espertinho.

ramon_cp2

Não faço aulas de canto atualmente pq nao tenho tempo, nem grana, pois ja estou gastando bastante com o estudo de piano.

Questão de escolha. Vc optou por aprender piano e não canto.

Eu ja acho que nao tem como vc entender errado os tipos de duvida que se tem aqui no forum.

O problema está no "eu acho". Vc acha, mas está achando errado, e sinceramente me desanima cada vez mais postar por aqui por causa justamente de atitudes desse tipo, pois vcs querem forçar a barra para que a gente fale qualquer coisa, nem que seja besteira.
Felizmente por aqui AINDA tem gente que não se presta a esse papel pois conhece bem o ofício.

Alguns novatos tipo o Paulo Garnet que no mínimo é duplo de alguém ou alguém que já andou por aqui antes entram somente para postar idiotices e dar a sua opinião patética. São inúteis, não ajudam em nada e fazem de tudo para que a coisa desande.
Tempos atrás a Arveny comprou uma briga que nem era dela comigo e nem sabia quem postava o que, quem ajudava e quem não, quem contribui e quem não. Me pergunto se vale a pena continuar pois na verdade pouquíssimos dão algum crédito a ajuda que tentamos dar.

Tenho sentido uma baixa por aqui e creio que tem sim um grupinho que sistematicamente entra e posta só para esculhambar com o fórum.

Eu sinceramente prefiro deixar o fórum do que ter que ficar me justificando para alguém que não sabe nada e simplesmente não consegue entender a dinâmica do estudo do canto.

Como eu digo sempre quando aparece esse tipo de situação é que eu não preciso aprender a cantar. Quem precisa é que ainda não sabe, mas se não sabem valorizar o conhecimento que nós temos e provamos nas gravações então não sei o que querem e também não estou disposto a me desgastar com quem não vale a pena.

(ramon_cp2

A coisa toda não é só com você, estou aproveitando o post apenas para mandar um recado geral.

shoyoninja
Veterano
# nov/09
· votar


ramon_cp2
Cantante, eu faço aulas de canto.

ramon_cp2
Não faço aulas de canto atualmente

ô.Ô

Mahasiah
Veterano
# nov/09
· votar


ramon

Por exemplo: QUal é o formato certo da vogal U numa tal situação..
A pessoa vai e fala. PUtz kra. nao tem como entender errado isso..


Tem. Tem como entender errado e muito errado.

Primeiro, não tem como eu descrever por texto, nem desenhar o formato. Segundo, se eu disser pra você abrir a boca, você pode estar se matando de abrir os lábios e não estar dando espaço interno. Se eu disser que você precisa de espaço interno, você pode estar jogando a língua lá atrás, fazendo um "peso" enorme na laringe, entre outras coisas que podem te prejudicar.

Ou você é paranóico/ingênuo pra achar que os ditos entendidos de canto aqui são uma sociedadezinha secreta que só dividem conhecimento entre si, ou você simplesmente não consegue entender que NÃO DÁ pra explicar por texto uma coisa que é difícil de explicar ao vivo e mais difícil ainda de se avaliar.

Eu procuro me arriscar a dar uma dica quando eu vejo que a pessoa tem uma base de técnica e/ou vai entender aquilo que eu vou dizer.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/09
· votar


ramon_cp2
Cantante, eu faço aulas de canto.

ramon_cp2
Não faço aulas de canto atualmente

ô.Ô



Xiiiii....

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# nov/09
· votar


Vou me inscrever num fórum de Kendo... quem sabe eu não me torno samurai pegando umas dicas pela internet!

ramon_cp2
Veterano
# nov/09
· votar


shoyoninja

Eu fiz por um tempo, mas como eu disse agora eu parei por ter ingressado num curso tecnico de biotecnologia. Mas pretendo voltar.

Cantante

Nao foi questao de escolha. Gosto tanto do canto quanto de piano. Tem muitas outras coisas envolvidas nisso que nao convem falar aqui. Mas eu nao estou querendo comprar briga com ngm ao contrario de alguns que vc citou. Nao me entendam mal, só falei o que estava achando...

Mas realmente acho que vou dar um tempo e parar de postar aqui no forum pq acho que nao tenho conhecimento o bastante dessa dinamica do estudo do canto. Quando eu voltar a estudar eu volto ao forum para auxiliar que outras pessoas procurem aulas de canto.
Mesmo assim obrigado pelas perguntas ja respondidas.

Mahasiah

E exatamente isso que vc escreveu que se espera quando o kra faz uma pergunta. Vc diz o que o kra deve fazer e o que deve tomar cuidado com.( Isso é um conselho, uma ajuda). É OBVIO QUE A PESSOA vai perceber se o som está saindo melhor e vai executar ou nao a tecnica que vc informou.

Mahasiah
Veterano
# nov/09
· votar


É OBVIO QUE A PESSOA vai perceber se o som está saindo melhor

Não, cara, não é nenhum pouco óbvio. Mas nem um pouco mesmo. Se a pessoa soubesse se avaliar, ela estaria ensinando, e não querendo aprender num fórum.

Wrvieira
Veterano
# nov/09
· votar


Por exemplo: QUal é o formato certo da vogal U numa tal situação..
A pessoa vai e fala. PUtz kra. nao tem como entender errado isso..


Seria interessante descrever isso...

Cara, isso funciona bem com a guitarra, por exemplo, a qual vc pode gravar um vídeo mostrando a digitação correta, palhetada, etc...

Agora, como fazer isso no canto, já que todo o aparelho fonador está dentro do corpo? Como explicar as posições corretas dos órgãos envolvidos? Vc não tem como ver isso a olho nu.

Por isso, é imprescindível ter aulas presenciais para aprender canto, pois assim trabalha-se com as imagens mentais corretas e o acompanhamento apropriado na emissão vocal para evitar prejuízos à saúde.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Técnica vocal – O que você precisa e deve saber – e nada além disso