Teoria dos Modos (Introdução)

Autor Mensagem
Juninho da Guitarra
Veterano
# jun/11
· votar


Então sempre quando eu for querer saber o modo grego que vou usar é, só olhar os acordes que são usados e o tom, e depois fazer a inversao de 5 tons?

Juninho da Guitarra
Veterano
# jun/11
· votar


e quando observar todos os acordes, o campo harmonico servira para alguma coisa, para descobrirmos o modo grego para improvisar?

LeandroP
Moderador
# jun/11 · Editado por: LeandroP
· votar


Juninho da Guitarra

Então sempre quando eu for querer saber o modo grego que vou usar é, só olhar os acordes que são usados

Sim.

e depois fazer a inversao de 5 tons?

Ai é que está... Não é uma inversão de 5 tons. No caso do modo mixolídio é uma inversão da 5a, que não tem e nunca terá 5 tons. São duas coisas completamente diferentes.

Eu recomendo que, antes de estudar os modos gregos e harmonização, que você estude mais os intervalos. Do contrário, você vai ficar empacado e não vai entender a essência do assunto.

Comer o fruto antes do tempo só dá dor de barriga. Vá com calma e não deixe lacunas vazias, pois isso faz muita falta pra interpretação dos modos e de uma harmonia.

LeandroP
Moderador
# jun/11
· votar


Juninho da Guitarra

Só por curiosidade:

1. Você tocou as frases que eu postei na página anterior?

2. Se tocou, percebeu a sonoridade característica do modo mixolídio?

Juninho da Guitarra
Veterano
# jul/11
· votar


Ae pessoal, preciso de uma ajuda.
Estou lendo um texto aqui sobre os modos gregos, e está falando:

CAMPO HARMONICO DE A FRIGIO
Am - Bb - C - Dm - Em5b - F - Gm
Nesse campo harmonico os acordes que contem a nota caracteristica ( II menor) são Bb Em5b Gm
Cadencias
| Am - Bb | |Am - Gm | | Am - Bb/A - Gm | | Am - Gm/A |

Eu não entendi porque ele o "Gm" e o "Dm" também já que são menores e é uma caracteristica do Frigio

Juninho da Guitarra
Veterano
# jul/11
· votar


Ai quando fui analisar os acordes e vi:
Gm - Bb- D
Bb - D- F
Em5b - G - G

deve ser por isso neh que usaram essa cadencia? por causa do Em5b?

Juninho da Guitarra
Veterano
# jul/11
· votar


e como faço para achar a cadencia de A frigio?

Richard Guitar
Veterano
# jul/11 · Editado por: Richard Guitar
· votar


Juninho da Guitarra


a nota mais forte caracteristica é a segunda bemol, nesse caso Bb

pegue a escala de F maior

nesse caso o A é o III grau

quando vc tiver um Am e um Bb (Um acorde menor e um acorde maior separado por um semitom), vc estará no III° e no IV° de uma escala maior, nesse caso F maior.

quando vc tiver um Am e um Gm (dois acordes menores separados por um tom) estará no III° e no II°. F maior.

quando estiver um Am e um Dm (dois acordes menores separados por uma 4ª justa) estará no III° e no IV°. F maior também.

se for Am e Em75b (um menor e um semi diminuto separados por 5ª justa) estará no III° e no VII°. Fá maior.

são situações que só ocorreram se vc estiver encarando o Lá como um acorde frígio III°. (F maior I°)

perceba que se vc mudar o Dm para D nesse ultimo exemplo

já não é mais Lá frígio, nem F maior.

já se torna um G maior e vc já encara o Lá como um dórico. pois um acorde menor e um acorde maior separado por uma 4ª justa só ocorre com o dórico, devido a sua 6 maior, que vai ser a terça maior do acorde maior, nesse caso Ré maior.


espero que possa absorver alguma coisa

Abraço.

Juninho da Guitarra
Veterano
# jul/11
· votar


CAMPO HARMONICO DE A MIXO
A - Bm - C#m5b - D - Em - F#m - G

esse campo harmonico aqui está errado neh, se tiver deve ser porq o C#m5b está no 3° grau e era pra ser no G

LeandroP
Moderador
# jul/11
· votar


Juninho da Guitarra

Tá certo!

A - Bm - C#m5b - D - Em - F#m - G

O Lá mixolídio tem origem no Vº grau da escala maior, certo?!

D - Em - F#m - G - A - Bm - C#m5b - D

Só precisei copiar, colar e reordenar.

O VIIº grau do mixolídio é um lídio (um modo antes do mixolídio). Portanto, se tem um A mixolídio tem também um G lídio um passo antes. Se observar melhor verá uma mera inversão do campo harmônico maior.

O modo do acorde C#m5b é um substituto bem legal pro A mixolídio. Seria como se o seu A7 fosse na primeira inversão (com a 3a no baixo) --> A7/C#

Juninho da Guitarra
Veterano
# jul/11
· votar


Nossa Senhora, esse assunto de modo grego é complicado mesmo hein.
Eu sempre entendo o começo, mais depois que você fala queo VII° do mixolidio é lidio eu nao entendo, então quer dizer que o VII° grau do lidio é frigio?

Richard Guitar
Veterano
# jul/11
· votar


é só praticar bastante que com o tempo fica mais fácil

treina os acordes e não as escalas, que é mais fácil para assimilar

guitarg3
Veterano
# jul/11
· votar


dando um upp pra ler dps.. parece ser bom o texto!

LeandroP
Moderador
# jul/11
· votar


então quer dizer que o VII° grau do lidio é frigio?

Isso mesmo. Não é complicado. Na verdade é muito simples, mas parece que se não for complicado, não tem graça.

A verdade é essa: se depois de um modo jônio você tem o modo dórico, antes de um dórico obviamente tem o modo jônico... Simples assim.

É só uma questão de ponto de vista.

E o mais legal disso é que você acabou chegando a essa conclusão sozinho, só não tinha a certeza ;)

dddr.rock
Veterano
# ago/11
· votar


caralho meu com essa explicação finalmente percebi a maldita sonoridade desses modos, antes fixava o pensamento to tocando a escala de C maior so q começando por D ai saia sempre com a mesma sonoridade, ai agora to D maior depois D dorian ai sim percebi a diferença sonora muito show pode num ser o mais completo mais é o mais resumido e de mais simples intendimento. valeww

fujicaro
Veterano
# ago/11
· votar


LeandroP

Já venho lendo o que você tem escrito durante quase 1 ano e tenho aprendido bastante. Mas eu empaco na hora de criar um improvierso com toda essa teoria. Porque até agora tudo que eu vi foram explicações sobre o esqueleto, mas não muito como improvisar em cima deles.
Será que poderia dar uma dica. ou se você já colocou isso em algum lugar, me mostra pois eu não achei.
Abraços

Kallau
Veterano
# abr/15
· votar


Oi, desculpa ressuscitar o tópico, mas como está listado nos tópicos essenciais, vou perguntar aqui:

Estou iniciando os estudos nos modos gregos, e estou com uma dúvida que acredito ser básica. Fiz uma busca rápida e não encontrei a resposta que preciso.

Pego uma backing track onde indica Mi Frígio. Isso quer dizer que a progressão de acordes da backing track está em Mi Frígio, ou seja, os acordes que podem estar presentes na composição são E, F, G, A, B, C e D, certo?
Sendo assim, eu devo durante a backing track inteira improvisar sobre os shapes de Mi Frígio, ou quando a base mudar para F, por exemplo, eu devo utilizar os shapes de F Frígio?

Se não me fiz entender, vou tentar ser mais direto:
Quando eu tenho uma base em E Frígio, eu devo usar sempre a escala de E Frígio durante a música toda ou mudar os shapes da escala sempre que a base mudar (por exemplo C Frígio quando a base estiver em C)?

Valeu!

MateusKiedis
Veterano
# jan/20
· votar


Boa tarde, estou tentando tirar uma música que tem uma progressão de notas que nunca vi, alguém poderia me dar uma luz? descobri essas notas já na escala usada.

C - C# - E - G - A# - C# - E - G - G#

Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teoria dos Modos (Introdução)