Teoria dos Modos III - Paralelas (Pra acabar)

    Autor Mensagem
    Lord_Mackenzie
    Veterano
    # abr/05


    Paralelas - Ver os modos como escalas paralelas

    Depois de conseguir perceber totalmente como é que os modos são derivados/obtidos e conseguir identificar o som de cada um, é importante que veja os modos como escalas independentes. Para o efeito, memorize os intervalos de cada modo, ou seja, a sua estrutura:

    1. Ionian - 1 2 3 4 5 6 7 8

    2. Dorian - 1 2 b3 4 5 6 b7 8

    3. Phrygian - 1 b2 b3 4 5 b6 b7 8

    4. Lydian - 1 2 3 #4 5 6 7 8

    5. Mixolydian - 1 2 3 4 5 6 b7 8

    6. Aeolian - 1 2 b3 4 5 b6 b7 8

    7. Locrian - 1 b2 b3 4 b5 b6 b7 8

    Uma ferramenta interessante para memorizar será organizar os modos por ordem de "brilho":

    Lydian - 1 2 3 #4 5 6 7 8

    Ionian - 1 2 3 4 5 6 7 8

    Mixolydian - 1 2 3 4 5 6 b7 8

    Dorian - 1 2 b3 4 5 6 b7 8

    Aeolian - 1 2 b3 4 5 b6 b7 8

    Phrygian - 1 b2 b3 4 5 b6 b7 8

    Locrian - 1 b2 b3 4 b5 b6 b7 8

    Arranjados deste maneira, a estrutura de intervalos cujo modo se segue a um outro, só tem mais uma diferença do que o seu antecessor.

    Objetivos

    Com a lição das derivadas, vimos os modos através das diferentes tônicas que a escala maior pode tomar. Abordando o assunto pelas paralelas, conseguimos ver todos os modos a partir da mesma raiz.

    O som dos modos

    Cada modo tem uma qualidade de som distinta que te dá atmosferas diferentes. Em baixo tem uns links que lhe permitem ouvir os modos na tonalidade de dó.

    Ionian - Um som muito limpo, quase chegando ao ponto de soar estéril. A tua avó adoraria este aqui.

    Dorian - Pode soar tranquilo, cremoso ou soulfoul, ou mesmo hip ou bluesy, depende da utilização.

    Phrygian - Tem um som aspanholado. Mi corazón lalala el mundo se ha puesto loco e depois solam, é capaz de ficar fixe.

    Lydian - É parecido com o modo iônico, porém, o 4 intervalo que se encontra subido meio tom, dá-lhe um som mais spacey, insolúvel. Este modo é utilizado pelo Joe Satriani.

    Mixolydian - Ideal para cenas 'funky' ou 'folky' depende do uso. Este modo tem sido utilizado desde cantos antigos até ao rock dos anos 70.

    Aeolian - Escuro e triste como as canções de cowboys antigas, ou cruel quando utilizado em músicas de heavy rock. 'I don't like my live yeah MDPAINFOBNADOFIBHAOF' uma coisa assim.

    Locrian - Pode soar a espanholada como o frígio, porém tem um som mais negro, insolúvel.

    Praticar

    Agora que libertamos os modos da sua escala-origem, é mais fácil transpô-los para outras tonalidades. Vou dar o exemplo da tonalidade de Sol.

    Ionian - 1 2 3 4 5 6 7 8

    Dorian - 1 2 b3 4 5 6 b7 8

    Phrygian - 1 b2 b3 4 5 b6 b7 8

    Lydian - 1 2 3 #4 5 6 7 8

    Mixolydian - 1 2 3 4 5 6 b7 8

    Aeolian - 1 2 b3 4 5 b6 b7 8

    Locrian - 1 b2 b3 4 b5 b6 b7 8

    Os módulos são muito úteis, desde que não deixe os módulos (patterns) fazer o trabalho por ti.

    Tornar-se um guitarrista habilidoso envolve muito mais do que pegar no teu módulo favorito e começar a tocá-lo para fazer um solo.

    Tem que parar para pensar nos intervalos, como é que eles funcionam tanto harmônica como melodicamente, no contexto da música!

    O que eu quero dizer é se, por exemplo estiveres a utilizar o modo mixolídio (imagina está tocando alguma coisa com o teu pedal wah wah, todo funky):

    Mixolydian - 1 2 3 4 5 6 b7 8

    tem de estar apto a visualizar a estrutura dos intervalos no braço da guitarra!

    Sem mais dúvidas sobre modos!

    The Splinters
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Pow cara, muito bom! Jah tinha passado a minha aula sobre os modos(hehe), mas eh iiiiiiiiisso mesmo, meu rapah! Foi pra acabar mesmo! hehehehe! Parabéns! Tah muito bom!


    Sem mais dúvidas sobre modos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teoria dos Modos III - Paralelas (Pra acabar)