[Teoria musical] Harmonia na introdução de Wasting Love

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/14


    E aí pessoal!

    Queria pedir uma ajuda de vocês pra entender a introdução de Wasting Love, do Iron Maiden. Eu tirei as duas guitarras da introdução, mas não entendi a origem da segunda guitarra. Li em algumas cifras por aí que a segunda guitarra é em G, em outras que ela é em terça. Entretanto, se eu tocasse a primeira guitarra um tom e meio acima, não bateria com a segunda guitarra conforme o vídeo abaixo.



    mjcmello
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: mjcmello
    · votar


    Não é só tocar um tom e meio acima. O Iron costuma tocar em terças. Então vc precisa ver pela harmonia quando é terça maior (2 tons) ou terça menor (1 tom e meio).

    Editei porque tinha colocado terça menos...

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    mjcmello
    OK, então deixa eu ver se entendi. A primeira nota da guitarra principal é um mi. Como o primeiro acorde da harmonia é um Em, então a segunda guitarra toca uma terça menor (sol). A quarta nota da guitarra principal (dó) coincide com o acorde C, portanto a segunda guitarra tem que tocar uma terça maior (mi).

    E quanto à segunda e terceira notas da segunda guitarra, também são terças menores? Ou seja, enquanto estiver rolando um acorde menor na harmonia eu tenho que tocar terças menores na segunda guitarra?

    Denis Warren
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    erico.ascencao
    Essa é uma forma de pensar, você tem que respeitar o que é definido pela harmonia.

    Outra forma é obedecer a escala da música, por exemplo:

    Tom: G maior: G A B C D E F#

    A escala tem apenas 1 sustenido, a nota F#, então toda vez que ela aparecer terá que ser alterada.
    Tocar em terça quer dizer que a segunda guitarra estará quase sempre na terceira nota.

    Gtr 1: Nota G
    Gtr 2: Nota B

    Gtr 1: Nota A
    Gtr 2: Nota C
    .
    .
    Gtr 1: Nota D
    Gtr 2: Nota F# (para respeitar a escala).

    As vezes a terça vira uma quarta, isso ocorre quando na harmonia o acorde é sem sétima, por exemplo:

    Harmonia: acorde de C (C E G)

    Gtr 1: Nota G
    Gtr 2: Nota C

    No exemplo acima a terça de G seria a nota B, que representa uma sétima no acorde de C. Nesse caso, como a harmonia é um acorde sem sétima, ao invés de uma terça se harmoniza com uma quarta, a nota C.

    mjcmello
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Em resumo, se a guitarra 1 estiver em G, C ou D, a terça é maior, ou seja, B, E, F# (respectivamente).

    Quando vc estiver tocando A, B, E ou F# na guitarra 1, a guitarra 2 estará tocando suas respectivas terças menores.

    kiki
    Moderador
    # mai/14
    · votar


    erico.ascencao
    a terça vai variar conforme a escala

    essa musica é em Em, entao a escala é: E F# G A B C D
    a não ser que haja alguma quebra no tom, é essa escala que voce segue.
    o solo em terça sobre duas notas na escala, independente de quantos tons forem.

    é igual música sertaneja

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    A terça segue um campo harmônico certinho, lembro disso pq quando tive a GT10, consegui programar a terça no harmonizer num determinado campo harmônico, e bateu todas as notas da intro certinho!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Teoria musical] Harmonia na introdução de Wasting Love