Oque as gravadoras fazem pros artistas?

    Autor Mensagem
    João Henrique Pereira Farah Saliba
    Veterano
    # jun/05


    Já ouvi flar mt que as gravadoras fodem com as bandas,
    Na MTV tem akela propaganda que o cara assina com a gravadora e ta escrito no papel:
    Label: 100%
    Artists: 0%

    Oque essas gravadoras fazem de tao ruin com o artista?
    Rouba o dinheiro?
    Oque elas fazem

    Me contem com que banda começou isso, qual foi o principio de tudo

    Me contem tmb sae vcis souberem uma sacanagem das grandes que a gravadora feiz com alguma banda aw
    Valeu

    Stairway to heaven 2
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Fazem o sucesso subir à cabeça de algumas bandas,o que consequentemente provoca uma situação terrível que é o comercionalismo.

    PS:Tópico idiota.

    mao
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: mao
    · votar


    caralho, ae
    zelier tavo la no cais tumo um trupico cai d bnda kkk, rio demias, kkk..
    puts ai entoa jisuis rélo os dedo na cabezza do prego da cruizi d maomé, carai dueu pra burro jizuis saio gritano que nem um roiz roiz.
    foi xou.

    entoa fudeo a porra toda.,m,

    VENDO AMPLIFICADÔ ANO 87 MARCA BRASTEMP.

    MatheusMX
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    as gravadoras ganham grana em cima das bandas de manés

    Neptune
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    EduArdanuy

    as gravadoras ganham grana em cima das bandas de manés

    mas as bandas tambem ganham grana :| ou nao??????????' pra alguma coisa eles assinam contrato...

    Mark Hoppus
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    João Henrique Pereira Farah Saliba

    uma vez vi uma entrevista em q o Ozzy falava sobre a época do Black Sabbath... ele disse "a gravadora nunca nos deixou ver quão grande eramos"...
    tpw... pra gravadora... o importante eh q vc venda... não q vc goste do q vc tah tocando...
    a gravadora fica com boa parte da grana q a banda ganha... porisso nunca eh suficiente q uma banda venda certa quantia de albuns...

    maggie
    Veterana
    # jan/07
    · votar


    EMI Music reestrutura direcção perante queda de vendas

    A britânica EMI avançou esta sexta-feira com um plano de reestruturação na direcção da EMI Music depois de vendas decepcionantes no exercício 2006-2007.

    O plano da companhia, números três mundial da indústria musical, anunciou uma profunda reestruturação que visa poupanças de 110 milhões de libras (cerca de 165 milhões de euros) anuais.

    Entre os executivos que saem, após quebra de vendas previstas entre seis e 10% no exercício fiscal 2006-2007, estão o francês Alain Levy, presidente e director-geral da EMI Music desde Outubro de 2001, além de David Munns (vice-presidente), a quem a EMI agradece pela dedicação, uma vez que as saídas têm efeito imediato.

    Segundo avançou o Wall Street Journal, a EMI poderá convidar o antigo presidente a Warner Music, Roger Ames, que actualmente é consultor do grupo britânico para assumir a liderança da companhia, que fica interinamente a ser dirigida por Eric Nicoli.

    fonte

    Space Ace
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    a parada é q a gravadora assistencia o artista, arruma entrevista, marketing, etc, mas a aprte do lucro q vai por artista é infima, digamos q por cada cd vendido o artista ganhe 20 centavos....é serio, por isso q tem tanto selo independente surgindo por ai como protesto a isso.....é uma situação ridicula, e com o myspace da vida a coisa ta ficando preta pra essas gravadoras, o mercado ta ficando mais independente

    Space Ace
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    se o artista depender de sobrviver da venda dos cds ele ta fudido, o q ele se arruma é com shows, marketing, etc

    El Nino
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    a gravadora mete o bedelho em quais musicas entram no album, qual sera a musica de trabalho, li entrevistas de artistas que diziam que chegam a mandar um maluco no estudio pra espiar o trabalho...

    mas alem das gravadoras, a figura do manager tambem é muito influente.

    Guitarrist
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Simplificando:
    A gravadora investe em sua banda, faz o marketing (é aí que vai a maior parte do dinheiro), e ela tem que receber tudo isso de volta e com bastante lucro, pois é assim o capitalismo, e a banda fica com o que consegue ganhar em shows.

    E ainda tem a segunda parte, que as vezes nem todo o dinheiro dos shows a banda fica. Porque produzir shows também custa muito dinheiro, entao muitas bandas são "empresariadas". O empresário paga os shows antecipadamente ao artista e lucra depois vendendo o show, cerca de 60% mais caro.

    No final, se uma banda faz sucesso dá sim pra ganhar muito e muito dinheiro, mas sempre vai ter um empresário e uma gravadora por trás ganhando no mínimo 5 vezes mais.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Space Ace
    A única gravadora que se ganha dinheiro é a Favored Nations do Steve Vai, que no geral os contratos são feitos 50% para a gravadora 50% para o artista e não obriga o artista a gravar cds em pouco espaço de tempo, não orbriga o artista a mudar o estilo para ficar mais comercial...

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    pra que quiser conhecer www.favorednations.com , vejam os artistas dessa gravadora.

    Bog
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Bog
    · votar


    Vocês estão se esquecendo que até bem pouco tempo, as gravadoras detinham toda a tecnologia de gravação. Ou seja, sem uma gravadora, você jamais gravaria um disco. Então vieram os estúdios caseiros com qualidade praticamente indistinguível dos velhos mamutes das gravadoras. Mas elas ainda mantiveram - e mantêm - o poder de distribuir e divulgar os trabalhos. Mas isso já tem mudado, e vias alternativas começam a aparecer - seja no meio "tradicional" (ex: a Outracoisa, do Lobão), seja na Internet. Existem certos problemas, como o $ dos direitos autorais para compositores que NÃO fazem parte da banda. Claro, as bandas também ainda se submetem a certos caprichos, muitas vezes impostos pela gravadora, como aparecer no programa do Gugu e coisas do tipo.

    Segundo um pessoal conhecido meu, banda razoavelmente famosa (trilha em novela e coisas do tipo), a banda ganha pouco $ mesmo com a venda dos CDs. Claro, existem excessões: artistas que vendem MUITO - afinal, se a banda ganha R$1,00 por CD e o cara vende 1.000.000 de cópias, ainda são R$1.000.000,00. Mas o grosso do income dos artistas vem de shows mesmo. Mesmo as tais participações na TV em programas toscos tem muito mais a ver com divulgar do que com ganhar dinheiro no próprio progama. A idéia é que o maior número de pessoas vá aos shows (novamente, isso exclui gente como Zezé di Camargo & Luciano, ou o Roberto Carlos, que ganham muito $ tanto com os shows quanto com os discos).

    Várias bandas vêm tentando adquirir uma certa autonomia das gravadoras. Já vai longe o tempo no qual elas podiam tomar todas as decisões sobre qualquer banda - desde a roupa que eles tinham que usar até o repertório que podia entrar no disco. Bandas mais experientes, com público formado, já conseguem trabalhar de forma semi-independente. Exemplos: Pato Fu, Skank, Los Hermanos... O caso dos Los Hermanos é ainda mais interessante, porque eles não esperaram tanto tempo para peitar a gravadora. Uma hora, ficar fazendo playback de Anna Julia em programa de culinária deixou os caras frustrados. Mesmo que o pessoal não goste do SOM deles, a atitude deles diante da gravadora (isso em 2001) foi corajosa e muito respeitável.

    Curiosamente, há muitos anos uma coisa parecida aconteceu com o cinema. Isso levou à fundação da United Artists (olhem bem o nome), que era um estúdio formado por artistas descontentes com o controle dos grandes estúdios sobre as carreiras de todos. Porém, com o passar dos anos, a UA ficou mal das pernas, foi comprada e se tornou basicamente um estúdio como outro qualquer.

    Tomara que com a música seja diferente... (e provavelmente será)

    John Elf
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bog
    O lance do cinema é muito mais difícil. Cinema alternativo raramente chega ao grande público. E lucro de diretor de Cinema vem todo da bilheteria, não tem shows, workshops e coisas do gênero, como os músicos tem.

    PAGEWATERSRAUL999
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    João Henrique Pereira Farah Saliba


    Com certeza existe uma aristocracia fonográfica por aí (...).
    No entanto a gravador te projeta na mídia, produz e comercializa seus discos, ou seja o torna conhecido. O que, não necessariamente, tem a ver com sucesso.

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    John Elf

    Eu não estava falando de cinema alternativo. A United Artists, quando foi fundada há muuuuuuito tempo, fazia filmes "normais". E o que é mais importante - a tecnologia de produção e a forma de distribuição era a mesma dos estúdios tradicionais. Por isso que eu disse que com a música provavelmente será diferente. Porque hoje em dia, a tecnologia tem mudado muitos dos axiomas da indústria. Tanto na hora de produzir quanto na hora de divulgar. As regras mudaram. E isso é bom!

    Quanto ao lucro do cinema vir todo da bilheteria, o George Lucas discordaria profundamente de você, heheheh...

    Leório
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Atum vc poderia me explicar o site que vc deixou?
    Como ele funciona, ect...

    kosmo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Stairway to heaven 2
    é interesante... mais interessante que os joguinhos de musicas, banda e viadage a parte. e essa é uma duvida do cara e ele não foi nem um poco grotesco.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Gravadoras propõem contratos, cada uma dentro dos seus canais de distribuição, promovem o trabalho de cada artista. Este é um assunto extremamente polemico, mas basicamente é isso.

    Catracador
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    O que fode com os artistas não são as gravadoras, é o mercado!
    O que faz o mercado são as pessoas. Enquanto as pessoas só comprarem discos de prateleiras, só escutarem sucessos de rádio ou o que apareceu no programa do domingo passado, a merda será sempre esta que estamos vendo aí.

    A gravadora não é uma empresa filantrópica. Ela quer retorno financeiro. Ela vende o que o mercado quer. Se um dia virar moda ouvir musica celta do século XII, toda grande gravadora arrumará uma banda de musica celta do século XII, vai coloca-la na rádio e na TV e aí fecha o ciclo vicioso.

    O mercado fonográfico é uma merda mesmo, mas é por causa das pessoas!

    Por isso eu não discrimino a pirataria. Eu prefiro meu disco propagando meu nome, fazendo fama proliferando à rodo pela internet (e se for bom é isso mesmo que acontece), do que ganhar alguns centavos por disco e me submeter à ditadura do mercado.

    Vc já viu artista pequeno fazendo propaganda contra pirataria??

    O pior não é isso...
    A gravadoras (entendam mercado) não toma conta só do que está por vir. Elas detém o poder de controlar inclusive o passado! Colocando e tirando de catálogo aquilo que bem entenderem.

    Tente achar para comprar por exemplo os primeiros discos do Ultraje à Rigor.

    Quem pode mudar isso? A gente mesmo!
    Dando força pra moçada que rala pra se divulgar de formas alternativas, escutando coisas novas sempre, porque renova o mercado e suas ideias também, intercambiando ideias e material com outras pessoas e por aí vai.

    A culpa do mercado ser uma bosta é nossa mesmo!
    Em contrapartida o povo também não se interessa muito por isso não...
    Vai continuar comprando os discos dos artitas do ultimo domingo na TV, da rádio, da revista, o disco que tem o bonitão ou a bunda na capa etc.

    É assim.

    Por isso a internet é ducaráleo!
    Ninguém pode alegar ignorancia!
    A informação está aí pra todo mundo! Quem se interessar mesmo acaba encontrando o que quiser! Basta procurar um pouco.

    A gente que é interesado não precisa do mercado. Que eles se fod@m pra lá!

    Nenhum artista que eu gosto faz parte de uma grande gravadora mesmo!

    Foi mal o desabafo, valeu moçada!

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Catracador
    Suas colocações estão certas, principalmente por que o vinculo das gravadoras com os canais de distribuição fizeram com que se produza a moda, e não se revele o que é ou pode ser bom. Por isso que a qualidade está cada vez pior. Nego fica 1 hora no faustão, e no dia seguinte esvaziam-se prateleiras de CDs. Tbm concordo que internet é muito bom, é o novo canal independente e imparcial que todos nós esperamos, onde podemos ter o direito a nossa própria opnião.

    Catracador
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Catracador
    · votar


    Para quem se interessar, um tópico interessante:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/138537/

    Este aqui então resume tudo que eu quis dizer sobre internet:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/114009/

    Parabéns maggie!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Oque as gravadoras fazem pros artistas?