Rock anos 80!!! Ah, como era bom...

Autor Mensagem
jack satriani
Veterano
# mai/05
· votar


Pessoal, eu fico pensando se eu tivesse tido a oportunidade de ir em um concerto de rock dos anos 80, eu acho que até hoje eu seria pirado...
ALGUÉM AÍ FOI???

jack satriani
Veterano
# mai/05
· votar


é mesmo, ninguem mais vai comentar não???

jack satriani
Veterano
# mai/05
· votar


comentem...

jack satriani
Veterano
# mai/05
· votar


comentem...

jack satriani
Veterano
# mai/05
· votar


comentem...

Dave Mustaine 2
Veterano
# jun/05
· votar


puts, Quiet Riot, Twisted Siter, Motley Crue, Ozzy Osbourne, Tesla, MegadetH...po essas sem duvida eram as melhores...

Erik The Red
Veterano
# jun/05
· votar


Simple Minds Pra mim representa bem anos 80]
Quem ae lembra do "Clube dos 5" que filmão !!!!!

Micaela
Veterano
# jun/05
· votar


Foi nos anos 80 que surgiu o MTV, o rock in Rio...enfim, foi a década em que o rock, na minha opinião, mais "avançou", o Iron Maiden, Queen, Halloween, Ozzy, Metallica, Guns. Apesar de algumas bandas dos anos 70 que são, simplesmente inesquecivéis, como o Led zeppelin....Sem falar que o rock nacional foi marcado por Legião Urbana, cazuza, engenheiros do hawaii.......arfffff, anos 80, muito bom!!!!!!

maggie
Veterana
# jun/05
· votar


ANOS 80: ESTÃO CONTANDO UMA OUTRA HISTÓRIA
Marcos Bragatto
Meus amigos, eu não queria falar, mas agora vou dizer. Todo mundo quer ir pro céu, mas ninguém quer morrer. Pelo menos é o que dizia Evandro Mesquita. Na Blitz. Nos anos 80. Eu não queria falar dos anos 80, mas não teve jeito. E agora eu vou dizer.

Não dá pra falar dos anos 80, ao menos pra mim, como um observador, de fora pra dentro. Porque eu estava lá e vi tudo acontecer junto comigo. Não que fosse elemento preponderante e modificador disso ou daquilo, muito ao contrário, mas tudo aconteceu ao alcance de todos que tinham o mínimo de interesse por música e consumo pop. E vou mais longe: ao alcance de todos. Afinal a geração 80, capitaneada pelo rock em primeiro lugar, e escorada pela avalanche de mudanças típicas de períodos pós-ditadura, atingia a grande mídia com farta exposição. O Brasil, imaginem, era rock. Era mesmo. Não que não existisse, naquele momento, música e cultura de péssima qualidade (e até rock de qualidade questionável), mas o bom e velho rock’n’roll, então renovadíssimo, tinha seu espaço na mídia, na cabeça e no “way of life” de todos. Ouvia-se bom rock made in Brazil em tudo o que era lugar. Até na Globo. Só isso já seria motivo para sermos cometidos por uma nostalgia perene.

Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, o mundo gira e a Lusitana roda. E pedra que não rola cria limo. Não dá pra ficar parado no tempo relembrando de como eram bons aqueles tempos, com tanta coisa para se fazer, desde sempre, desde que o mundo é mundo. Usar a palavra evolução no sentido de que em geral as coisas “mudam para melhor” pode não ser a alternativa mais acertada, mas não adianta, as coisas, as pessoas, o mundo, tudo isso evolui, para o bem ou para o mal, e o agente transformador de todo o processo é sempre o homem. Nós, em última análise. Não dá pra ficar pelos cantos, como viúvas, chorando e se lamentando com lamúrias do tipo “como era bom naquela época”. Fuga para o passado é algo facilmente explicado na psicanálise, sobretudo para quem tem problemas em fazer algo. Essa eu passo.

Os revivals, entretanto, existem e estão aí. São salubérrimos, a bem da verdade. Porque, antes de qualquer coisa, são a história, e a história é a história, não tem jeito. Já está feita e tem que ser preservada e difundida. Não raro, um ou outro jornalista, pensador ou político, aparece reclamando a torto e a direito de que o Brasil não tem memória, não preserva sua própria história e coisas do gênero. É verdade. Mas os revivals, cada qual à sua moda, são focos de preservação e valorização do que foi feito nesse ou naquele período, e deles podem sair novos movimentos ou mesmo reciclagens das mais interessantes. Bandas como Franz Ferdinand e The Killers, por exemplo, bebem na fonte do pós punk oitentista, assim como o Echo & The Bunnyman bebia na psicodelia dos sessenta, e a coisa não para. O registro histórico da cultura pop dos anos 80, no Brasil, foi muitíssimo bem feito pelos jornalistas Mariana Claudino e Luiz André Alzer, no espetacular “Almanaque dos Anos 80”. Tá tudo ali, contando a música que se ouvia, a jujuba que se comia, a roupa que se vestia e assim por diante. Um documento de raro critério jornalístico e que deveria encontrar eco em outras áreas e épocas.

O que acontece nos últimos tempos, no entanto, é bom dizer, nada tem a ver com isso, e já superou um revival há muito tempo. E explico. A coisa revivalista tem a ver – e não tenham isso como uma regra geral – com lembranças, com o reviver em si, é até dispensável ficar explicando o que já é tão óbvio. O que estão fazendo não é reviver, celebrar uma época. Muito menos procurando criar algo a partir dela, como tem acontecido com a cena pop/rock mundial. Estão é, a título de fartar os bolsos, querendo reescrever a história dos anos 80. E para isso, jogam tudo num liquidificador e o que sai é a tal da cultura anos 80 que ninguém agüenta mais. Sobe a alcunha de “trash” ou “cult”, estão maculando a década de ouro do rock nacional, adicionando ao que de bom se produziu à época todo o lixo que, embora também tivesse espaço, jamais atingiu o mínimo de representatividade, do ponto de vista histórico, para, agora, se salientar como ícone daqueles tempos. Aquele que, do nada, cair de pára-quedas numa dessas festas, terá uma idéia completamente equivocada do que foi a década de 80. E, pior, gente nova, que nasceu ou era muito jovem no período, hoje recebe uma espécie de relatório historicamente adulterado.

Tudo, de outro lado, tem uma explicação. Certa vez, o então editor da revista Bizz, Emerson Gasperin, me confidenciou que a grande maioria dos leitores e assinantes da revista era de fãs ou remanescentes dos anos 80. A afirmação serve de base para a confirmação de uma certa lógica. Quem viveu os anos 80 em sua diversidade cultural, e era adolescente/jovem na época, hoje tem uma idade tal que garante uma certa estabilidade classemediana. Ou seja, pessoas que estudaram, se empregaram, casaram e foram ser felizes. E que, com todas essas atividades, não têm o mínimo interesse em ir ali no buraco do underground curtir o novo rock. Como acredita piamente que, dos anos 80 pra cá “nada de bom apareceu”, prefere investir a grana que tem – um bom dinheiro, diga-se de passagem – em coisas feitas naquela época. Além dos discos em CD, remixados e tal, há as tais festas. Fechou. Gente com grana a fim de viver de nostalgia e gente querendo essa grana e disposta a lhes dar a ilha da fantasia dos anos 80.

Me reservo no direito de não citar bandas ou nomes que hoje se beneficiam dessa onda nefasta, até para não dar moral pra quem não deve tê-la. Mas repito: esse aí não é o “anos 80” que eu vivi, mas uma espécie de ficção montada para enganar otário a faturar em cima de inefáveis viúvas classemedianas. E é bom salientar que não abomino a volta de bandas da época, ao contrário. Mesmo porque o grande erro, sobretudo de um período tão fértil e plural como aquele, foi o término e o esquecimento delas. Obviamente tudo aconteceu por meras questões mercadológicas (sempre acho que, além de Patton, as gravadoras têm culpa no cartório) ou, até, pela falta de uma via independente como existe hoje. Músicos de futuro promissor viraram advogados, bancários, “cidadãos respeitáveis”, enfim, ao invés de artistas.

Eu não queria falar, mas agora já falei. O Calbuque começou, o Lúcio foi na onda. E eu não poderia ficar para trás. Todo mundo quer ir pro céu, mas ninguém quer morrer. Eis o que eu queria dizer.

Wesleywolf
Veterano
# jun/05
· votar


Rock anos 80!!! Ah, como era bom...

Era mesmo, penso como deveria ser bom ver a shows como do MAiden na turne de Powerslave, a maior da banda, eu acho que gozava hehehe!!!!

gsprs
Veterano
# jun/05
· votar


Def Leppard, Alice Cooper (é 80 tb), Asia. Eric Johnson, Eagles, Tuff, Ira, Men At Work, Rush, entre outras...

KuRt asfKN
Veterano
# jun/05
· votar


Sidnei Magal, no auge.
eu ia para as nuvens.

Claudio Natureza
Veterano
# jun/05
· votar


pqp. até parece que mudou alguma coisa, música boa e ruim sempre existiu e existe, e nos anos 80 teve muita coisa merda, ou esqueceram da lambada, funk, pagode, e esse monte de lixo que anda por ai até hoje?

detesto saudosismo, música não tem época, é só fazer e tocar.

Carla Andréa
Veterano
# jun/05
· votar


Nessa época eu estava nascendo, e cresci com a boa influência de meu irmão mais velho(lógico), e meu pai. Meu irmão escutava - e escuta - muito rock Brasil, e hj em dia agradeço a ele pela influência. Já meu pai gostava muito de Genesis, America, Chicago, The Dobbie Brothers( acho dez), entre outras bandas pop e outras clássicos do rock...Mas foi através dessa influência q hj eu curto outras coisas e dos anos 80 eu gosto do The Cure, Smiths, R.E.M, A-HA, e sem falar das bandas nacionais q respeito e admiro muito, como a Legião, os Paralamas, Engenheiros, Titãs, Plebe, Capital,entre outras...até mesmo aquelas de um sucessinho e baubau!!!!rsrs

TrasTTe
Veterano
# jun/05
· votar


vou repetir o que postei antes de maneira mais sucinta:

Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Sound Garden, Rage against the machine, Radiohead... sou muito mais 90 do que 80.

cadastro1
Veterano
# set/05
· votar


Alice in Chains
The Cure
Nirvana pq nao?
The Clash anos 70 e 80
Skid Row
Poison
por ai vai;...

John Elf
Veterano
# set/05
· votar


Nirvana pq nao?
Por que só conseguiram fama em 90... ¬¬'

cadastro1
Veterano
# set/05
· votar


TrasTTe
Concordo mas anos 80 eh mto bom tabm

Senhor Marine
Veterano
# set/05
· votar


Tem várias, mas o Iron foi o rei dos anos 80.

cadastro1
Veterano
# set/05
· votar


Uma boa dica pra qem mora em são paulo
Ouça a radio Kiss Fm 102,1 eh uma radio classic rock mto boa mesmo
Vale a pena ouvir

_BLACKMORE_
Veterano
# set/05
· votar


mina grunge cobain

Kiss já era em 13/07/2001 ... sh toca músicas comerciais...mólixo...

GuilhermeF
Veterano
# set/05
· votar


Menudos.(2)

cadastro1
Veterano
# set/05
· votar


_BLACKMORE_

Pq vc nao ouve a radio em 2005 ja esta atualizado vc nao sabia??

squee
Veterano
# set/05
· votar


bah ia se muito massa i num show nos anos 80 pqp

_BLACKMORE_
Veterano
# set/05
· votar


mina grunge cobain

hahaha...soh rindo....
antes da kiss fazer parte do grupo CBN era legal...rock mesmo era o q tocava por lah...tinha a daniela mel....o morcegão....agora...q isso...soh toca som comercial...sempre hightway star...smoke on the water....kashimir....
poxa...deviam tocar um jeff beck das antigas...um trapeze...um motorhead...caraca...até nirvana ( q lixo ) jah toco nessa radio...
xaqueto...

faith_girl
Veterano
# set/05
· votar


tem as classicas mais as minhas prefridas são
prodigy
scorpions
joy division
jane's addiction
dire straits
sonic youth
smashing pumpinks
poison
twister sister (haua adoro eles)

Luciano_the_rocker
Veterano
# set/05
· votar


eu queria ter vivido os anos 80 pra ver um show do iron

aninhaxuxu
Veterano
# nov/05
· votar


aff.. anos 80!!!!

legiao urbana...
Paralamas do sucesso..

Boneka
Veterano
# nov/05
· votar


RPM, CAPITAL, LEGIÃO, PARALAMAS,BARÃO...

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/05
· votar


faith_girl
prodigy
jane's addiction
smashing pumpinks

Pô, isso não é 80´s! :S
Guns, que já foi citado aí, tbm não. Começaram durante essa década. Mas, o reconhecimento e auge foi na década de 90.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rock anos 80!!! Ah, como era bom...