maggie Veterana |
# abr/05
· votar
Ele produz a música!
:)
Muitas pessoas desconhecem a importância e a função de um produtor musical. O produtor musical tem como função principal fornecer todas as condições para que o artista (seja ele uma banda, um cantor ou um instrumentista) desenvolva sua arte da maneira mais verdadeira, eficiente, honesta e criativa possível. Além disso, ele auxilia no direcionamento estético e musical da carreira do artista, inclusive minimizando custos de produção através de planejamento/controle.
F.A.Q.
01) Por que eu deveria contratar um produtor? Pra mim isso é por dinheiro fora...
R: Este tema é bem comum. Muitas vezes os artistas enxergam a contratação de um produtor como um gasto e não como um investimento. No meu caso, possuo um estúdio amplamente equipado e todo o processo de pré-produção e pós-produção é feito aqui. O planejamento das etapas de produção (ensaios, arranjos, gravação) também é tarefa do produtor, e isso diminui substancialmente o custo para a produção de uma faixa ou de um CD Full. Trabalho por meio de preço pacote (um valor fechado, independente do número de horas gastas no trabalho). Isso garante que, com certeza, além de maior dedicação, o custo x benefício fique imbatível.
02) O produtor vai mudar meu som? Vai interferir na minha criatividade?
R: Não, esse não é o objetivo. O objetivo é escolher as melhores laranjas (elementos de produção disponíveis) e tirar o melhor suco possível (a essência artística). Ou seja, é fazer com que as idéias musicais soem da melhor forma possível.
03) O que eu ganho contratando um produtor?
R: Por trás de todos os grandes discos da história sempre houve um grande produtor. Quincy Jones, George Martin, Eddie Kramer, Liminha, Alessandro Tausz, Apollo9 são alguns exemplos. Ou seja, o produtor serve como um elemento auxiliar ao artista, tornando viáveis seus sonhos e adequando o trabalho aos anseios tanto do artista como o do público. Esta equação é equilibrada justamente pelo produtor.
04) Por que eu mesmo não posso produzir meu trabalho?
R: Produzir exige experiência e um envolvimento emocional distanciado. Por exemplo, no caso de uma banda, na hora de mixar uma faixa (que é a hora mais delicada do trabalho e normalmente feita às pressas por falta de recursos financeiros) todo mundo quer que seu instrumento soe bem alto, bem claro. Isso às vezes implicam em brigas e guerras de ego dentro de uma banda. O produtor, por estar “de fora” tem uma visão menos “emocionada” e mais “racionalizada” o que não significa deixar o trabalho frio e plástico, mas sim, que ele não está sujeito a esse turbilhão de sentimentos que a banda sofre. Esta visão distanciada normalmente gera resultados mais eficazes do que se a própria banda produzisse. A grande maioria dos artistas conta com produtores para auxiliá-los. Quer um exemplo? Pegue seu CD predileto e descubra quem produziu!
05) Custa muito caro produzir uma faixa?
R: Esse valor vai depender do tipo de estúdio utilizado, da complexidade da faixa e do tempo em que o produtor estará envolvido com o artista. Mas é um preço bem acessível, e sempre é melhor se ter uma faixa bem gravada do que uma demo inteira gravada de forma caseira.
06) O produtor ajuda a alcançar o sucesso? E se meu trabalho for underground?
R: Sucesso não significa ser pop ou vender milhões de discos. Sucesso significa fazer um trabalho de qualidade, inovador e que tenha consistência, independente do estilo que se trabalha. Se esse objetivo for atingido, o “sucesso” virá naturalmente, ou seja, o reconhecimento do público, seja ele pequeno, médio ou grande. Com certeza o produtor é um bom catalisador nesse processo.
07) Sou cantor/compositor e não tenho banda, mas queria gravar meu som. O produtor pode ajudar nisso?
R: Sim. No meu caso, que sou multi-instrumentista, seguidamente produzo todo o arranjo até a finalização da faixa. Dependendo do caso, ainda pode-se contratar músicos para auxiliar nesse trabalho, mas isso vai depender da verba disponível e da necessidade de se fazer essa contratação.
08) O produtor pode arrumar shows para mim?
R: Não, isso é tarefa do empresário e não do produtor musical. O produtor musical produz faixas (a gravação das músicas), cria arranjos, mixa, masteriza e faz direção artística/musical. Shows quem “consegue” é o empresário. Esta confusão é muito comum.
09) Quais os benefícios de se trabalhar com Ticiano Paludo? Ele atua em todos os segmentos?
R: Logicamente, a teoria básica da produção se aplica à todos os estilos, mas cada produtor acaba se especializando em um determinado segmento. No meu caso, minha especialidade é pop, rock, metal e e-music. A vantagem é que além da produção em si, procuro encaminhar os artistas que trabalham comigo ao mercado (gravadoras, empresários, veículos de comunicação). Ou seja, não apenas produzo como ajudo a alavancar a carreira.
10) Como eu faço para ser produzido pelo Ticiano?
R: Basta entrar em contato, marcar uma reunião para que possamos analisar as necessidades do seu trabalho, a verba disponível e demais detalhes.
Tem até curso pra isso hoje em dia:
Curso de Produção Musical (6hs aula)
Apresentação
*
MÓDULO I O PRODUTOR
? O que significa ser um produtor
? O que é necessário para ser um produtor
? Diferenças entre Produtor Executivo, Fonográfico, Musical, A&R,
Empresário, Investidor e Artista
*
MÓDULO II FERRAMENTAS DE PRODUÇÃO
? Hardware + Estúdio de Produção
? Técnicas e Equipamentos
? Periféricos
? Softwares
*
MÓDULO III ETAPAS DE PRODUÇÃO E MERCADO
? Pré-Produção
? Produção
? Finalização
? Feedback
? Mercado
? Estratégias de Auto-Promoção
? Divulgação / Promoção
? Gravadoras, Majors e Selos
*
MÓDULO III ETAPAS DE PRODUÇÃO E MERCADO
? Pré-Produção
? Produção
? Finalização
? Feedback
? Mercado
? Estratégias de Auto-Promoção
? Divulgação / Promoção
? Gravadoras, Majors e Selos
*
MÓDULO IV JOBS E ELEMENTOS DE PRODUÇÃO
? Remix
? Re-Leitura
? Criação / Produção
? Arranjo
? Direção Musical
? A&R
Conclusão
Fonte
|