A triste, infeliz,e pertubadora realidade....não precisa nem comentar, mas leia.

Autor Mensagem
Rowashburn
Veterano
# fev/05


A música já teve um nome



Atualmente tem sido um tarefa árdua e confusa a de se comentar a qualidade presente nas músicas ultimamente compostas. Vivemos um vazio criativo em escala mundial, pois grandes países como os EUA tem produzido apenas bandas de gosto duvidoso e gemidos da atuais divas pop que tem muito a mostrar, pena que apenas fisicamente.

A música nacional vive de bandas com pelo menos mais de 20 anos de estrada e pouco tem se criado, já que a cada dia tenho mais a impressão de que o brasileiro não se preocupa com qualidade, desde que haja festas e mulheres tratadas como objeto.

Somos corrompidos pouco a pouco pelas paradas e gravadoras me deixando grandes interrogações, sendo as principais: ainda existe algum resquício de música no Brasil? Onde estariam as influências dos grupos atuais?

Saindo um pouco da questão nacional me confronto com outra situação: hoje temos tantos recursos, porém criamos tão pouco...

Nos anos 70, o rock criava forma de maneiras diversas criando um vasto campo musical assustador, pois haviam poucas influências relacionadas ao som que se criava na época e assim nasciam pérolas, riffs simples e geniais, música clássica com uma imagem bem própria associada aos elementos menos convencionais, criando-se o chamado progressivo.

Qualidade indiscutível, nada de sons comerciais, não se tinha como preocupação principal agradar as rádios e sim a si mesmo. Essa é a busca principal e necessária dentro daqueles que podemos chamar de músicos.

Muitos criticam os anos 80, mas foi um década criativa pelo menos para o pop não descartável, grande exemplo disso foram bandas como The Smiths(embrião do chamado brit-pop, pena que a qualidade caiu muito) e New Order nascido do fim do Joy Division, não consigo falar mal dos anos 80 que também trazia um momento inspiradíssimo do Talking Heads(estreante no final dos anos 70).

Exemplificar aqui bandas dessas 2 décadas acaba sendo complicado, pois o número é inestimável, sei que acabarei me esquecendo de alguém.

O começo dos anos 90 foi agradável, víamos a cena de Seatlle despontar com uma maravilhosa sensação, talvez um dos melhores momentos de popularidade da música americana, o surgimento de uma das melhores bandas do mundo: Nirvana, pois além da incrível criatividade de Kurt, alavancou diversas outras bandas de várias regiões.

Infelizmente com o tempo começou a volta da famosa indagação muito feita já em meados do final dos anos 80: o rock estava morto?

Vendo a cena atual responderia que sim, não há muito mais o que se ouvir ou se procurar nas bandas atuais e o mundo passa a viver um estigma nacional: bandas veteranas dando o que ainda podem dar e novidades discretas para poucos ouvintes. Nesse meio tempo não há mais como se criar músicas fantásticas, temas novos usando todos os recursos disponíveis simplesmente porque não haverá espaço para isso a não ser que a banda consiga se consolidar antes para poder fazer seu som livremente, como faz por exemplo, o Radiohead, criando um som novo mesclando de tudo sem medo e criando o que bem entende...ou o Joe Satriani, que é de fato o melhor guitarrista do mundo, e não fica preocupado em fazer estripulias na guitarra, e sim, tocar os blues rock que ele tanto gosta.

Fico triste em não poder ter milhares de exemplos e ficar em busca de sonoridades fascinantes muitas vezes vindas de bandas independentes e que as gravadoras certamente não dariam 1 centavo por elas.

O importante é vender muito com o mínimo de esforço possível, não é preciso mais dedicação aos instrumentos, é só montar um refrão bobo e simpático e eis a chama do sucesso.

Como já dizia um professor que eu tive: " O ser humano, é o ser mais inteligente do mundo, mas o povo unido é a soma de toda estupidez do universo".

Fico imaginando como devia ser há algumas centenas de anos atrás, onde estudar música era algo tão importante como saber seu próprio nome.O aprimoramento da cultura gera pessoas com gosto aprimorado, e as belíssimas sinfonias de Mozart e Beethoven faziam um sentido mais que cativante e emocionante, e não algo comercialmente xulo.Pobre Beethoven, em seu descanso eterno, que é interrompido toda vez que o maldito caminhão de gás passa com aquela versão esdrúxula de Pour Elise...

Um homem que compôs o que consideram a música mais perfeita já feita, a nona sinfonia( que foi o motivo porque a maioria dos Cds terem 74 minutos de gravação-já que a mesma tem 74 minutos- e foi gravada de todas as formas possíveis e enviada ao espaço, com instruções de como reproduzí-la, para que seres de outros planetas possam ver do que o ser humano é capaz...)

...é, o ser humano é capaz de usar uma das composições de um gênio, para vender botijões de gás.

É engraçado pensar, que ainda estamos na era da pedra lascada, e que somos todos seres que só se interessam por comida, sexo e barulhos de tambores...pois afinal de contas, qual é a diferença hoje em dia?Vou lhes dizer, hoje temos tecnologia, mas o princípio é o mesmo.

Em um país como o Brasil, onde a cultura se formou de tantas culturas, onde artistas como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Maria Bethânia, entre tantos outros, uma elite mais que pensante da música, fizeram e escreveram tantas músicas e poemas, o samba brasileiro, dividido entre si mesmo, bossa nova, samba canção, samba jazz, chorinho...

...é pra chorar mesmo, pensar que "grupos" com "músicas" tenham ridicularizado tudo isso da maneira mais vulgar possível, inventando os tais chamados pagode, axé, e não sei mais o que, onde o que importa não é a musicalidade, e sim 30 pelegos em cima de um palco, ( onde somente 3 estão "tocando") com duas mulheres rebolando e mostrando tudo o que conseguem. Não sei porque comprar uma playboy dessas dançarinas, na tv elas mostram tudo de graça...

Ninguém mais dá valor ao que é musicalmente bom, feito por músicos, por pessoas com talento e estudo, prática e perseverança, que amam aquilo que fazem, e não por qualquer rostinho bonito colocado na mídia com "músicas" que eles mesmos não são capazes de compôr...imaginando que são "capazes" de interpretar.

Então porque não fazemos como a maioria?!?!?!Vamos esquecer que uma coisa chamada música um dia existiu e vamos simplesmente encher a cara e ouvir um barulho e considerar tudo isso como um ritual de acasalamento!

Como diria o Metallica que já teve seus bons momentos: Sad but True..(triste mas verdadeiro)



Rodrigo Souto

Rowashburn
Veterano
# fev/05
· votar


up up up up up up :)

Rowashburn
Veterano
# fev/05
· votar


up again, up again, up again

Soulface
Veterano
# fev/05
· votar


Concordo com algumas coisas, outras nem um pouco... É ponto de vista mesmo.

Mailan Gabriel Stahnke Moraes
Veterano
# fev/05
· votar


respeito a opinião mas não concordo, acho um pouco saudosista de mais

izack darck
Veterano
# fev/05
· votar


Rowashburn

Bom Dia!!!!!!!

É engraçado pensar, que ainda estamos na era da pedra lascada, e que somos todos seres que só se interessam por comida, sexo e barulhos de tambores...pois afinal de contas, qual é a diferença hoje em dia?Vou lhes dizer, hoje temos tecnologia, mas o princípio é o mesmo.

Nunca generalize nada, pois existem pessoas que não se enquadram nesse seu modo de ver as coisas...

Então porque não fazemos como a maioria?!?!?!Vamos esquecer que uma coisa chamada música um dia existiu e vamos simplesmente encher a cara e ouvir um barulho e considerar tudo isso como um ritual de acasalamento!

Não pois existe muita música boa, e mesmo sendo difícil alguém inovar na música, não é impossivel. Existe gente se esforçando pra isso.

O texto está ótimo, meus parabéns se foi vc mesmo que escreveu.

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Mailan Gabriel Stahnke Moraes
izack darck
Rowashburn

exatamente pessoal, acho que devemos ir um pouco com calma... Essa forma de pensar, saudosista como nosso amigo falou é totalmente normal. Não só musicalmente falando, mas parece que o homem tem essa mania de achar que antigamente as coisas eram melhor.

Tudo tem um pouco a ver com a experiencia de vida de cada um, e da forma como a musica o atingiu. Quem gosta de heavy metal, vai morrer com saudade dos anos 80, quem gosta de grunge sempre vai achar que os anos 90 jamais se repetirá. e quem gosta de linkin park e evanescence daqui alguns anos irá pensar dessa mesma forma.

A verdade é que a música, e consequentemente o Rock estarão sempre em nossas vidas, de uma forma ou de outra. Se fecharmos nossas cabeças para o presente, viveremos eternamente saudosistas.

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


saudosismo não tem nada a ver, o legal é usar as influências do passado e criar coisas novas, senão a gente não vai sair dessa fase de pouca criatividade e novidades.

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Claudio Natureza

concordo em partes contigo Cláudio, mas não acho que estamos passando por uma fase de pouca criatividade, ach oque é só nisso que descordo de voces.

Quanto ao lance de usar as influencias do passado para criar coisas novas, concordo em genero numero e grau.

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


Ed_Vedder

pelo menos é o que tenho ouvido, principalmente no Brasil, onde as bandas não fazem nada de novo.

quanto às bandas gringas, não tenho ouvido muita coisa, pois estou ouvindo mais os "concorrentes" daqui.

sabe como é, se vc estiver trabalhando com uma coisa, tem que observar o mercado que vc vai explorar.

Rafael Walkabout
Veterano
# fev/05
· votar


O que eu tenho ouvido de diferente são essas bandas do RS, tipo, Comunidade Nin-Jitsu, Acústicos e Valvulados, Nenhum de Nós, etc.

Mas não há assim nada de novo, tipo algo inovador sabe.

Rafael Walkabout
Veterano
# fev/05
· votar


E sabe que de fato há músicos com pouco interesse em inovar.O maior inteesse talvez esteja na vendagens dos discos.

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Sei lá... ainda temos paralamas, engenheiros, o barão parece estar voltando, ainda temos camisa de Vênus, ultraje a rigor, O Rappa... ainda temos Marisa monte, Djvan, Adriana Calcanhoto... Ok talvez alguem diga, mas são bandas antigas... mas estão ai provando que sempre pode se fazer algo novo.

Bandas que estão na ativa e eu gosto: Goo Goo Dolls, Pearl Jam, Silverchair, Radiohead,Lifehouse, Live, Neil Young, Oasis, U2, Wallflowers, Bad Religion, Oasis...

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Rafael Walkabout

bom, eu sou gaucho... mas na verdade nunca gostei de nenhuma banda daqui, exceto engenheiros, tem o papas da lingua, que tem algumas coisas legais, e outras sofriveis... mas de resto não consigo escutar nada.

Rafael Walkabout
Veterano
# fev/05
· votar


Eu gosto de Zé Ramalho.

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


Ed_Vedder


a única nova que vc citou foi o Rappa, que eu acho muito boa, outra nova e diferente que eu acho legal é Nação Zumbi.


as gaúchas novas eu não ouvi ainda.

Rafael Walkabout
Veterano
# fev/05
· votar


Ed_Vedder
Eu também nem curtia essas bandas daqui.Passei a curtir elas nesse último ano(2004).Inclusive, Nenhum de Nós eu estou começando curtir.Cidadão Quem esteve aqui em agopsto de 2004 e eu nem curtia, por isso nem fui ver, e hoje eu curto.E não curto mesmo o "Reação em Cadeia", muito charope o som dos caras.

Claudio Natureza
Veterano
# fev/05
· votar


Rafael Walkabout


Nenhum de nós é da década de oitenta...

é tão nova quanto eu...heheh

Rafael Walkabout
Veterano
# fev/05
· votar


Claudio Natureza
é tão nova quanto eu...heheh
uahuhaa, mas eu não a citei como "nova".

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Rafael Walkabout


Reação em cadeia eu nem comento... ja teve um tópico sobre eles... nenhum de nós é legalzinho... mas como o claudio falou, é antigo pra caramba, os caras nunca evoluem, eu acho um sonzinho muito do enjoado.

Rafael Walkabout
Veterano
# fev/05
· votar


Ed_Vedder
Claudio Natureza
O interessante é que eu ouvi falar em Nenhum de Nós e Capital Inicial só quando eles lançaram seus cd's acústicos.Antes disso eu nem os conhecia.

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Claudio Natureza

se fosse vc nem perdia meu tempo procurando por bandas daqui...

Vai por mim, conselho de amigo

Pra teres uma idéia do que estou falando... a banda mais famosa daqui (Reação em Cadeia), é um cover do creed tupiniquim, que em seus shows, por falta de criatividade toca musicas do creed e do pearl jam, e tocam pessimamente por sinal.

Há quem goste, mas eu que conheço um "pouco" de grunge, reconheço riffs roubados em todas as musicas dos caras... sem contar as letras mela cueca de corno-music.

Rafael Walkabout
Veterano
# fev/05
· votar


Ed_Vedder
Falarr de Rewação em Cadeia é apelar, pois eu não suporto nenhuma música.Tipo, Nenhum de Nós eu nem gostava, estou começando curtir.Comunidade Nin-Jitsu é um caso à parte né, não é algo que eu diria "procure ouvir, é culto e construtivo", hehehhe.

Maurício Sant Ana
Veterano
# fev/05 · Editado por: Maurício Sant Ana
· votar


Qual é a sua música ?
Permita que as pessoas ouçam, e
perceba a nova qualidade a parti de ti.

yield
Veterano
# fev/05
· votar


Sabem o que me intriga mesmo?

Não é raro ver pessoas acostumadas a tomar vinhos de baixa qualidade - produzidos com as chamadas uvas viníferas, que não são as varietais clássicas utilizadas na vinicultura como a Cabernet Sauvignon, a Merlot e outras mais - rejeitarem o sabor de uma bebida mais apurada.

Não é raro ver pessoas acostumadas à arte figurativa rejeitarem a beleza de algum abstracionismo ou mesmo a força de expressão de um quadro cubista.

Não é raro ver pessoas acostumadas a uma literatura mais rasa - como os livros de Paulo Coelho ou da série Harry Potter - rejeitarem os grandes clássicos da litratura que atravessaram séculos sempre atuais.

Não é raro ver pessoas acostumadas a essa música que se baseia mais no aspecto de entretenimento barato do que em padrões estéticos mais elevados rejeitarem a complexidade do jazz, da bossa nova, do heavy metal ou até mesmo de qualquer música instrumental.

Isso me leva a pensar: Não é um paradoxo que as coisas boas sejam rejeitadas? Não é da natureza humana escolher sempre o melhor?

A única explicação que eu encontro para isso é que antes de escolher o melhor, as pessoas preferem escolher o mais fácil: um vinho que tenha apenas gosto de uva e álcool, um quadro em que um pombo seja um pombo e nada mais, um livro que traga somente as respostas e não as perguntas e uma música que as façam bater o pé ao som de um ritmo qualquer enquanto suas cabeças estão em outro lugar qualquer.

Eu fico com a pergunta: serão qualidade e simplicidade duas palavras incapazes de coexistir na mesma frase? Ou o conceito que corriqueiramente temos da palavra qualidade é que precisa ser revisto?

Só estou provocando um pouco...

Keep rocking!

by fencer

yield
Veterano
# fev/05
· votar


Em todas as decadas existiram musicas boas e musicas ruins. Basta procurar. O que não existia em outros tempos era um poder tão forte da midia ditando o que se deve ouvir, consumir, vestir...
Se voce procurar bem vai ver que existem muitas boas bandas atuais. A variedade de sons é imensa, basta achar um som que lhe agrade. Musica de qualidade é um conceito não completamente, mas um pouco subjetivo

Lucas de Almeida Pereira
Veterano
# fev/05
· votar


Acho esse negócio de saudosismo bobeira. Tem gente que fala que não existe mais bons escritores como no começo do século. Essas pessoas não leram Philip Roth. Tem gente que diz que não há mais poetas no Brasil, não ouvem Arnaldo Antunes. Que metal bom era o dos anos 80, não devem conhecer persuader ou nevermore. Sempre existirá algo de bom em toda arte e em todo momento. Basta procurar.

Rowashburn
Veterano
# fev/05
· votar


vixi, calma gente, eu me referia a maioria!!!!!!!
Tipo, aos "trouxas" ( não músicos...hahahahahaha )
Mas é de fato, não existiria tanto lixo circulando por aí se o povo tivesse um gosto mais aprimorado, um gosto musical mais aguçado, as porcarias seriam rejeitadas!!!!!!!!!!!
Claro que temos muita coisa boa hoje em dia!!!!!! Coisas novas inclusive ( eu levei ao extremo porque estava muito nervoso no dia que escrevi aquele texto... hehehehe )
E graças a Deus que temos boa música ainda...ou eu já teria dado um tiro na cabeça e estaria abraçando o Cão agora.( já que tá no inferno, abraça o Cão!!!hahahaha)
Foi só um momento de revolta, mas o que eu quis dizer é o seguinte:

As pessoas não tem gosto pra qualidade, só pra bandas comerciais sem potencial.
As bandas que fazem algo de qualidade, possuem pouca admiração, são admiradas por nós, músicos.
Então isso pesa na balança de maneira irregular, bandas até querem fazer algo de qualidade, mas como a intenção é agradar a maioria...daí fudeu.
Claro que tem bandas que não se importam com isso, fazem qualidade e pronto...

izack darck
Veterano
# fev/05
· votar


Rowashburn

Mas é de fato, não existiria tanto lixo circulando por aí se o povo tivesse um gosto mais aprimorado, um gosto musical mais aguçado, as porcarias seriam rejeitadas!!!!!!!!!!!

É uma questão muito complicada, que envolve até a má educação no nosso pais...

Eu entendi. Achei um pouco pessimista mais sua mensagem não tá toda errada naum...

Lucas de Almeida Pereira
Veterano
# fev/05
· votar


Acho que o txto que o yeld postou ta certo na ultima linha. É bobagem discutir esse assunto pois quem é dono da verdade para dizer o que tem ou não qualidade? Se todo o país curtisse pink floyd e musica erudita a elite ia adorar hamonia do samba e é o tchan pois diriam que um manifestação cultural suburbana contra os valores padronizados. O que é bom?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A triste, infeliz,e pertubadora realidade....não precisa nem comentar, mas leia.