Concentração das vendas de CDs em grandes lojas.

    Autor Mensagem
    Claudio Natureza
    Veterano
    # jan/05


    ultimamente as vendas de cds estão concentradas em grandes lojas e siupermercados, o que tem causado a falência de milhares de lojas pequenas de cds, que além da concorrência desleal dos camelôs que vendem cds piratas, não suportam os preços pra ticados pelas grandes lojas.

    conversando com o dono de uma pequena gravadora, o cara me falou que não há como vender para essas grandes lojas, pois os preços que elas se propoem a pagar pelos cds não compensa vender pra elas, e, por outro lado, a distribuição às pequenas lojas obtem um retorno insuficiente, pois elas pouco vendem.

    Será que esse monopólio não dificulta ainda mais o lançamento de novos artistas, pois as grandes lojas só vendem o que está na mídia, os camelôs só vendem o que está na mídia, e as pequenas não vendem e estão fechando.

    como o artista novo vai vender seu trabalho?

    Akan KSA
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Claudio Natureza





    Andar e depois cair numa aparente queda
    por que assim o importante quando se quer
    é insistir, pois não me importo eu corto
    pois não sinto eu minto
    pois eu não morro
    eu mordo
    pois não me param eu passo
    e daí se tu quizeres desistir
    não me omito
    eu sigo.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Akan KSA

    o que é que essa letra ai tem a ver com o tema que eu coloquei em discussão?

    Akan KSA
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Claudio Natureza


    Não é letra de musica..hehe... é so pra eu exercitar, mas tem haver sim. Como não, bah.

    Cabeça De Balde
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    pois as grandes lojas só vendem o que está na mídia, os camelôs só vendem o que está na mídia

    Isso é uma grande verdade...
    Está cada vez mais impossivel de se achar um disco de uma grande banda dos anos 70 ou 80 nas lojas...

    Em relação ao preço dos CD's nas grandes lojas e camelos, é uma situação complicada... pois discos piratas (pelo menos comigo) aguentaum pouquissimo tempo... mas os preços dos discos originais nas Lojas grandes estão absurdamente fora do comum, na minha opinião.

    Akan KSA
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Cabeça De Balde


    Como aguentam pouco tempo?

    Q tipos de danos eles passam?

    Cabeça De Balde
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Akan KSA

    Eles riscam e estragam facilmente... eu naum sei se é a forma de manuseio, pois com um disco original, por exemplo, que eu tenha pagado R$ 30,00 ou R$ 40,00, eu tenho bem mais cuidado do que com um pirata que eu paguei de R$ 3,00 a R$ 5,00.

    Akan KSA
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Cabeça De Balde


    Quando se é barato a pessoa não da valor mesmo.

    Harvey
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Claudio Natureza
    Infelizmente é uma tendência do mercado.. as grandes empresas que atuam no comércio apostam na comodidade.. então, elas tentam concentrar o maior número de produtos em suas lojas. é bem mais fácil ir numa grande rede de departamentos e comprar tudo lá (comidas, material escolar, de escritorio, jardim, mat. de informatica, cds, dvds, etc..) do que ir a diversos lugares..

    além de ter essa qualidade as grandes redes têm "nome" e são imensamente frequentadas.. isso dá a elas o poder de negociar e, com isso, ferram com os concorrentes pequenos... capitalismo é isso. é a lei da selva..

    s solução é complicada. as pequenas lojas talvez devessem mudar o foco e se especializar no mercado que as grandes recusam (música alternativa, underground, cds dificieis de se achar, etc..).. mas não sei se o lucro obtido seria suficiente pra manter a loja aberta. afinal, poucas pessoas se interessam por isso..

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Harvey

    não seria o caso das pequenas buscarem se especializar em produtos alternativos e trabalhar de forma concentrada? tipo esses standes de informática ou shopping de informática que existem por ai? seria mais cômodo para o usuário, e menos custo para o comerciante.

    imagina, vc entrar num lugar e ter uma pá de lojinhas com vários tipos de música á sua disposição? isso funcionou muito bem na área de informática, tanto é que as grandes lojas não conseguem vender mais baratos que eles.

    Harvey
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Claudio Natureza

    é uma boa idéia... mas esse tipo de loja tem de criar um "nome" logo, pq se o mercado der certo e este tipo de loja ainda não tiver "nome", certamente algum executivo de uma grande empresa com marca e grana vai entrar no mercado.. aí fode tudo de novo, hehehe..

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Harvey

    a questão de gravar também é complexa, e acho que também poderia rolar alguma coisa semelhante a uma cooperativa de músicos para bancar os trabalhos.

    Imagina, uma cooperativa de músicos independentes, cujos sócios poderiam usar o estúdio da cooperativa para gravar, prensar seus produtos, distribuir por um selo da coop, usar uma estrutura de agentes credenciados, etc?

    Harvey
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Claudio Natureza

    cooperativa é uma boa saída.. além de ter o apoio do governo e pagar menos imposto, o que baratearia o custo do cd.. aqui no sul, principalmente no meio rural, as cooperativas são comuns e normalmente dão certo...

    agora quanto aos serviços da cooperativa (estúdio, prensagem, etc.), os sócios pagariam por eles (restringindo apenas ao custo, sem margem de lucro), ou seria estabelecida uma cota de uso mensal, a partir de uma mensalidade, por exemplo? acho até que a primeira alternativa é mais viável.. a segunda seria mais no estilo "clube", hehehe..

    alias, se a conversa continuar nesse ritmo, vamos acabar criando um mundo alternativo paralelo, hehehe.. com moeda e governo próprio.. :P

    fabio_gravata
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    o preço dos cds originais está hediondo
    totalmente fora da realidade, principalmente nas grandes lojas e super mercados.
    existe uma loja no bairro do itaim bibi em são paulo que é excelente
    tem tudo o que vc quiser de rock e blues desde anos 50 até hoje.
    já comprei várias raridades lá e já vi alguns famosos lá como marcelo nova e kid vinil comprando cds tbm.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Harvey
    fabio_gravata

    eu acho que o músico teria que ser associado, pagando uma pequena taxa mensal, e pagaria pelos pelos serviços num preço bem menor, pois com a taxa mensal os profissionais da coop seriam fixos e assalariados, o que tornaria o serviço de produção executiva e fonográfica bem menor.

    é uma idéia que vale analisar...

    Harvey
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Claudio Natureza
    é uma idéia que vale analisar...

    verdade... juntando mensalidade/pgto. de serviços ficaria bom.. só mensalidade poderia gerar algumas discussões a respeito do tempo que cada um pode utilizar o serviços.. mas juntando a mensalidade com a cobrança de serviços, eliminaria as discussões e ainda reduziaria o valor do serviço prestado...

    Ps1c0
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    po hj em dia pra vc achar um single ja eh foda demais :(
    eu acho q tinha q voltar a moda de lançar singles dos albuns a um preço mto barato onde a pessoa comprava, ouvia e c gostasse, comprava o album...

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Pô mas, os singles q eu via, eram proporcionais ao preço de álbuns completos! Não valia a pena.

    É... Por enquanto é usar recursos de internet, mp3 e tal e procurar divugar. Ganhar dinheiro só se for com apresentações...

    gustavo macaco
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    fabio_gravata

    passa o endereço ai

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Harvey
    aqui no sul, principalmente no meio rural, as cooperativas são comuns e normalmente dão certo...
    Bem nessa, cooperativa eh uma saida.Mas tudo depende de organização, se neguinho quiser sair ganhando em cima do outro, nem cooperativa dah certo.

    Harvey
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Rafael Walkabout

    isso fode com cooperativa mesmo.. venho do interior. conheço a realidade de cooperativas.. tinha muita gente que vendia as frutas ruins pra cooperativa e negociava as boas em outros lugares a preços melhores... como a cooperativa era obrigada a aceitar o produto do associado, acabava com a qualidade da cooperativa. claro, que se ficasse provado que o associado vendia frutas para outras, ele seria retirado da sociedade.. mas ainda assim, era um processo longo e chato...

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Harvey
    exatamente kra.Moro aqui em Tapejara-rs a menos de um ano, mas jah estou por dentro do q ocorreu em 2 cooperativas.Uma estah firme e forte e crescendo muito a cada dia, dando muito certo mesmo.Mas houve uma q durou pouco tempo, pq os responsavveis/encaregados dela andaram tirando proveito.Teve gente se beneficiando em cima da cooperativa e ela se foi.

    Mas sempre ha ovelhas negras, em todo meio á isso.Mas naum eh motivo para naum trabalhar a ideia citada pelo Natureza.

    Harvey
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Rafael Walkabout
    Mas sempre ha ovelhas negras, em todo meio á isso.Mas naum eh motivo para naum trabalhar a ideia citada pelo Natureza.

    é isso ai.. a idéia é muito boa.. só é preciso criar boas regras e, principalmente, fazer com que sejam cumpridas por todos.. essa é a parte difícil, hehehe...

    Flor de Maio
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    pois eu nunca comprei nenhum cd em uma loja grande... compro nessas lojas pequenas mesmo, agora dá raiva mesmo, todos os camelos que a gente vai só vende os piores cds

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Concentração das vendas de CDs em grandes lojas.