andernando Veterano |
# jun/07
· votar
Caras... eu penso o seguinte: A letra e a melodia são o que compõem a música (drrr! Gênio, eu!! hahaha), mas então... O lance é o estilo musical, por exemplo, os sambistas antigos tipo Bezerra da Silva, Cartola dentre outros faziam/fazem músicas pras pessoas dançarem, de certa forma é algo "pra cima" por assim dizer, no entanto as letras geralmente falam de coisas tristes (algum amigo que morreu, um amor que acabou, etc.)!! Como eu não sou sambista, não sei exemplificar agora de momento... mas quem quiser conferir o que eu estou falando... basta procurar as canções em algum lugar e prestar atenção!!
Depende do "astral" que você, ou qualquer outro artista, quer passar para as pessoas com determinada música. Os primeiros Discos da Legião Urbana mostravam-se jovens, politizados, punks em sua essência... Os caras queriam passar para as pessoas que era preciso fazer algo pra mudar a política do país e todo mundo ter melhores condições de vida no Brasil... A juventude tinha que ser unida... nada de violência e tals...!
O Disco "As Quatro Estações" já tinha um clima mais espiritual em suas composições era algo pras pessoas olharem pra dentro de si e pensarem...
O Disco "V", era pra ser chato, entediante...
O Diso "O Descobrimento do Brasil" é todo sobre despedida...
Os dois últimos discos "A tempestade" e "Uma outra Estação" são discos depressivos que mostravam o que o Renato estava passando... Como já foi dito aqui no fórum, não é um disco de rimas, não é um disco de vocais e instrumentos muito melódicos... mas o que vale é a identificação que cada um tem quando escuta uma música.
Eu particularmente quando estou em paz não escuto La Maison Dieu, em compensação, quando estou mais "down" essa é uma das músicas que mais ouço!
Acho que isso é que faz uma boa música!! Se rima bonitinho, é legal... se não rima mas fala algo que "nos toca", também é legal, se combina com a melodia também é tão legal quanto... O importante é identificação e "viajar" na canção!
E isso é uma puta responsabilidade para o artista, pois é ele quem dá o clima da música. Por exemplo, penso que nem todo fã de rock nacional iria achar legal o Zezé di Camargo e Luciano cantando "Giz", porque seria a mesma choradeira de sempre, mesmo sendo esta uma canção em que a letra é ótima (tanto onde rima, quanto onde não rima!) e que a Legião soube unificar vocal & instrumental perfeitamente com o clima da história que a letra conta!!!
Nossa!! Falo demais!! hahahahha!!
Valeu, galera!!
|