O que aconteceu com nossa MPB ?

Autor Mensagem
malukanet
Veterano
# set/04


Nossa música brasileira foi esquecida de repente...ela pode ser antiga,mas ñ é por existir evanescence,the rasmus,blink 182,linkin park,the calling,slipkinot,pitty,dentre outras bandas,duplas e até cantores (as) q devemos vê-la como algo cafona...ela faz parte da nossa cultura,e por incrível q pareça nossa cultura anda super fraca...alguém com outra opinião ?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# set/04
· votar


“Que MPB que nada. Isso é grupo. A Globo é que inventou. MPB é para cantarem música americanizada e se justificarem. As rádios tocam Caetano, Gil e Roberto Carlos porque aquilo não é coisa bem brasileira”.
Bezerra da Silva, dezembro de 1990

Soulface
Veterano
# set/04
· votar


malukanet
Aconteceu q a mulecada ve ela como algo ultrapassado, e só enxergam oq lhe esfregam na cara.
Mas com o tempo (eu espero) q eles entenda q cultura, q a arte nunca morre. Seja uma música de Tom Jobim, um quadro de Picasso, ou uma obra de Bethoven. O tempo pode passar, mas essas contribuição q certas pessoas deixaram para a humanindade, jamais serão apagadas.

malukanet
Veterano
# set/04
· votar


ServeTheServants

Pois é...vou tentar absorver sua opinião...está bem interessante seu comentário...vlw...

malukanet
Veterano
# set/04
· votar


Soulface

Ñ sei ñ...dependendo da nossa tecnologia,da nossa modernidade nossas raízes sumirão...agora o q está tomando conta da mente das pessoas são músicas americanas,tipo : tina turner,avril lavigne,britney spears,madonna,etc.
As crianças estão sendo ensinadas para o lado da violência,do sexo (pedofilia tbm),das drogas,do heavy metal,do rock,no mundo das tatuagens,das paqueras...mtos têm tempo para jogar a vida fora mas para aproveitar o q nossos antepassados nos deixaram d bom ñ têm...isso entristesse a todos,principalmente aos nossos avós,aos nossos pais e tios q eram daquela época...tudo o q contruíram é derrubado,tudo o q nos ensinaram é usado para maus caminhos...é melhor parar por aqui pq se ñ digito até amanhã...hehehe...

spy2k
Veterano
# set/04
· votar


olha... eu gosto bastante de MPB.. finalmente depois de 2 anos envolvido com música.. consegui captar a essência.. dum chico buarque por exemplo...
isso foi acontecendo por acaso.. eu escutei "chiclete com banana" a primeira vez e pirei..
eu acho que uma parte das pessoas naum gosta de MPB por preconceito..meus "colegas".. falam q é coisa de velho.. e acham que mpb é a mesma coisa que pagode ou axé..
são desinformados só isso.. então assistem a MTV pra se acharem o contrário .. infezlimente.. eh a mídia.. como estamos cansados de falar.. isso da pano pra manga .. o_O

fernandofaria
Veterano
# set/04
· votar


spy2k
comigo aconteceu praticamente a mesma coisa,escutava esses axés e achava legal porque era o que via e ouvia ,hoje 1 ano e poco depois de começar a tocar violão meu gosto está completamente diferente e simplesmente abomino as coisas que escutava,acho que falta de informação e essa mídia "maldita" contribui e muito para escutarmos tranqueiras.Maldito Jabá!

malukanet
Veterano
# out/04
· votar


spy2k

Eu penso assim...não q a MTV seja uma merda...sei q ñ é,pois mostra as músicas de uma maneira q nunca pensamos ver,mas por outro lado a maioria das músicas são rock,metal,pop,entre outras...eskeceram nossa MPB...nossa música popular está morrendo pouco a pouco...devíamos dar valor tbm à ela...acho q se as pessoas passacem a experimentá-la iriam ter uma opinião boa...flw !

malukanet
Veterano
# out/04
· votar


fernandofaria

Como eu disse antes...testando esse tipo de música com certeza passariam a olhá-la de uma maneira melhor...ela seria entendida e considerada uma boa música como as outras q estão fazendo sucesso...vlw !

Claudio Natureza
Veterano
# out/04
· votar


a mpb só não faz sucesso no meio da mulecada roqueira.

no Brasil real ela manda.

Sincero
Veterano
# out/04
· votar


Me parece que há dois tipos de MPB.
Tipo1: Chico Buarque, Gilberto Gil, Tom Jobim e etc..
Tipo2: Ivete Sngalo, Grupos de pagode em geral, Musica sertaneja e etc.

Não dá pra dizer que quem ouve por exemplo Ivete Sangalo, tb ouve Chico Buarque, são estilos diferentes, mas são tidos com MPB. Quase tudo é MPB, Funk carioca é MPB, axé é MPB.

Quase tudo que se faz no Brasil é MPB se é popular e é brasileiro é MPB.

Claudio Natureza
Veterano
# out/04
· votar


Sincero

eu não acho que funk seja mpb, no meu ponto de vista, a música tem que ter raiz brasileira pra ser mpb, o que não é o caso do funk, cuja raiz é o rap.

ai já é generalizar demais.

seria o mesmo que dizer que o metal do Angra é mpb, afinal, é popular (ao contrário de clássico), é brasileiro (??), ainda que cantado em inglês, mas, nunca vai ser considerado mpb.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# out/04
· votar


Música Popular Brasileira
Música Popular Israelita
Música Popular Estado-Unidense
Música Popular Espanhola
Música Popular Mongolesa

Tem?

Sincero
Veterano
# out/04
· votar


Claudio Natureza
Angra não pode ser considerado popular, pois é heavy metal, coisa que aqui no brasil não é popular. Muito menos como musica brasileira pois é canatdo em inglês.

Acho q não fui feliz em dizer que é funk é MPB, acho q funk não pode nem ser considerado musica.
Mas o que as vezes me parece é que existe a MPB da midia e a outra MPB que não aparece tanto...

PuNk Bass
Veterano
# out/04
· votar


Claudio Natureza
MPB.no Brasil real ela manda
Aonde? Axé e pagode são MPB?

Sincero
Veterano
# out/04
· votar


PuNk Bass
Aonde? Axé e pagode são MPB?

Sim, vc acha q não?

PuNk Bass
Veterano
# out/04
· votar


Sincero
Sim, vc acha q não?
Nao.. acho que MPB é Marisa Monte, Jorge vercilo, Adriana Calcanhoto, Ana Carolina, Zélia Duncan...

Acho q não fui feliz em dizer que é funk é MPB, acho q funk não pode nem ser considerado musica.
Porque axé seria MPB e rap não?... Se o lema é fazer sucesso para se tornar MPB, não vejo o porquê dessa distinção

Sincero
Veterano
# out/04
· votar


PuNk Bass
Nao.. acho que MPB é Marisa Monte, Jorge vercilo, Adriana Calcanhoto, Ana Carolina, Zélia Duncan...
Isso faz parte da outra MPB a qual eu me referia...

RAP é um estilo americano, como o rock que tb não pode ser chamado de MPB. Axé é algo genuinamente brasileiro, ou vc conhece algum grupo de axé estrangeiro??

malukanet
Veterano
# nov/04
· votar


Posso ser bem franca ?...traduzindo...MPB qr dizer Música Popular Brasileira,então acho q as músicas feitas pelos brasileiros aqui no Brasil são todas MPB pq fazem sucesso em nosso país...concordam ?
Então no geral podemos dizer q Pitty,Detonautas,CPM22,Charlie Brown,entre outros são MPBs,pois além das músicas terem sido feitas no Brasil e terem feito sucesso,as bandas,as cantoras e os cantores são brasileiros (as)...

Rômulo
Veterano
# nov/04
· votar


Músicas como Rock nem tem mais nacionalidade, já se propagaram tanto pelo mundo... é "world music".
Cada banda que surge nas garagens do mundo inteiro quer queira ou não insere elementos de sua cultura na musica que faz, no caso o rock...

mpb é toda aquela musica que é do Brasil, criada aqui.
um rock jamais pode ser mpb, rock existe tanto no Brasil quanto na Rússia.

LeandroP
Moderador
# nov/04
· votar


Rita Lee- Arrombou a Festa II

Composição: Rita Lee e Paulo Coelho

Ai, ai meu Deus

O que foi que aconteceu
Com a música popular
Brasileira
Quando a gente fala mal
A turma toda cai de pau
Dizendo que esse papo é
Besteira
Na onda discothéque de

América do Sul
Lenilda é miss Lene,
Zuleide é Lady Zu
Pra defender o samba

Contrataram Alcione
É boa de pistom mas bota
A boca no trambone
No meio disso tudo a

Fafá vem dá um jeito
Além de muita voz, ela
Também tem muito peito
E a música parece

Brincadeira de garoto
Pois quando ligo o rádio

Até Cauby Peixoto!

Cantando: Concensão

O Sidney Magal rebola mais
Que o Matogrosso
Cigano de araque, fabricado
Até o pescoço
E o Chico na piscina grita

Logo pro garçom
Afaste esse cálice e me traz
Moet Chandon
Com tanto brasileiro por aí

Metido a bamba
Sucesso no estrangeiro
Ainda é Carmem Miranda
E a Rita Lee parece que

Não vai sair mais dessa
Pois pra fazer sucesso
Arrombou de novo a festa!
Ziri, ziriguidum

Skindô, skindô lelê
Sai da frente que eu quero
É comer
A música popular brasileira

Lady Laura
A música popular...
Parabéns pra a você
Parabéns para a música

Popular...
A música popular
Ah, eu te amo
Ah, eu te amo meu amor

Ai, Sandra Madalena
Ah, ah, ah, ah
O meu sangue ferve pela
Música popular...

Oh, fricote, eu fiz xixi
Fricote eu fiz xixi
Na Música Popular
Brasileira

Corre que lá vem os "homi"

Fernando Faria
Veterano
# nov/04
· votar


Posso ser bem franca ?...traduzindo...MPB qr dizer Música Popular Brasileira,então acho q as músicas feitas pelos brasileiros aqui no Brasil são todas MPB pq fazem sucesso em nosso país...concordam ?
Então no geral podemos dizer q Pitty,Detonautas,CPM22,Charlie Brown,entre outros são MPBs,pois além das músicas terem sido feitas no Brasil e terem feito sucesso,as bandas,as cantoras e os cantores são brasileiros (as)...

desculpa mas discordo, analise a época em que o termo mpb foi criado e pense nesse comentário que você fez,então qualquer coisa que for popular que estiver na boca do povão é mpb?Ridículo isso, com todo respeito mas é minha opinião, pense em MPB como um estilo musical,não como a "tradução" que você deu

piculo
Veterano
# nov/04
· votar


olha soh, o choro e o samba são na realidade a Musica Popular Brasileira. Uma coisa é o genero musical outra é a raiz da música.

Iron é rock mas por vender muito se torna pop. Ou seja, Iron é pop(popular) entre as pessoas q curtem mas é do genero musical rock.

Logo, o choro e o samba são musica Populares(de raiz do povo, formada por pessoas sem cultura musical e/ou analfabetas) o resto e do genero MPB.

nothing else matters
Veterano
# nov/04 · Editado por: nothing else matters
· votar


É o que a MTV faz.
O que A MTV quer,ela faz...
Ela quer botar no AUGE CBJR,CPM,LINKIN PARK,..
o que podemos fazer?Mandar emails para lá reclamando?
Não,nada vai adiantar,...
A midia faz o que quer sobre as cabeças inofencivas da população brasileira/mundial e, como elas querem fazer com que o "MPB" vire coisa de velho,a população vai começa a ter preconceito para com o MPB.



Posso ser bem franca ?...traduzindo...MPB qr dizer Música Popular Brasileira,então acho q as músicas feitas pelos brasileiros aqui no Brasil são todas MPB pq fazem sucesso em nosso país...concordam ?
Então no geral podemos dizer q Pitty,Detonautas,CPM22,Charlie Brown,entre outros são MPBs,pois além das músicas terem sido feitas no Brasil e terem feito sucesso,as bandas,as cantoras e os cantores são brasileiros (as)...


desculpa mas discordo, analise a época em que o termo mpb foi criado e pense nesse comentário que você fez,então qualquer coisa que for popular que estiver na boca do povão é mpb?Ridículo isso, com todo respeito mas é minha opinião, pense em MPB como um estilo musical,não como a "tradução" que você deu (2)

Stey
Veterano
# nov/04
· votar


Agora, finalmente, nos temos um tipo de música q pode ser considerada MPB e q eh brasileira.
Isso, pq tudo q era tocado na epoca da ditadura, e q foi chamado de MPB, não passava de versões de músicas americanas, tocadas por instrumentos DADOS por eles.... Se vc aceitasse soh gravar versões, eles te dariam o material todo...

Mas ninguem aqui ouviu falar em
- Tom Zé
- Zeca Baleiro
- Quinteto Violado????????
E deve ter mais um monte, taum bom quanto as musicas da epoca da ditadura, mas brasileiras de verdade...


bocao
Veterano
# nov/04
· votar


- Tom Zé
Ah, eu vi uma definição sobre Tom Zé na finada Bizz que foi perfeita:

"Ele (Tom Zé) é alternativo demais pra mpb e mpb demais pros alternativos."

Não dá pra chamar a música dele de mpb e nem de alternativa. Dá pra pra chamar simplesmente de... Tom Zé!

Stey
Veterano
# nov/04
· votar


soooh.......

bocao
Vc se liga em Zeca Baleiro cara? Pega a música "O Heavy Metal Do Senhor".... Eh massa! E não eh MPB.... Mas o Zeca Baleiro tem umas MPBs tb....

caíto
Veterano
# nov/04
· votar


“Que MPB que nada. Isso é grupo. A Globo é que inventou. MPB é para cantarem música americanizada e se justificarem. As rádios tocam Caetano, Gil e Roberto Carlos porque aquilo não é coisa bem brasileira”.
Bezerra da Silva, dezembro de 1990


todo mundo pintando o rosto de urucum, colocando o cocar, que agora vamos cantar a verdadeira mpb.
uma piroca pro bezerra, vai ser chato na casa do caralho.

Nicegirl
Veterano
# nov/04
· votar


Eh, pessoas.....é uma pena que existam pessoas que nem ouvem mpb e outros estilos menos apresentados pela mídia, por puro PRECONCEITO.....tem gente que ouvem uma e fala"não gostei"...caracaaaaaaa...puro preconceito!!!!!
o povo só ker o que tá na mídia, na moda.....é soda......
po, se vc naum gosta, te respeito, mas preconceito é ridículo....
As músicas da moda são mó pobres!!!
Tem que pegar pra ouvir
Quinteto violado----cara!!muuuuito bom!!!!!
14 bis
Flávio venturini
Zeca Baleiro
Tom Zé
Milton Nascimento

Cara, tem gente que tá perdendo a chance de pelo menos experimentar a música brasileira, que é rica......e fica ouvindo enlatados.....por favor neh......O_o

Fernando Faria
Veterano
# nov/04
· votar


Cara, tem gente que tá perdendo a chance de pelo menos experimentar a música brasileira, que é rica......e fica ouvindo enlatados
puta verdade, é uma pena que muitos não gostem de uma música apenas porque ela não é famosa ou seja não toca em rádio ou tv.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que aconteceu com nossa MPB ?