Autor |
Mensagem |
ServeTheServants Melhor arranjo Prêmio FCC violão 2008 |
# nov/04
· votar
caíto
Favor espeito ahaha
|
Nicegirl Veterano |
# nov/04
· votar
Fernando Faria
eh, cara....infelizmente....=
|
Piper Music Veterano |
# nov/04
· votar
Não quero ofender ninguém mas MPB não foi um rótulo colcado na música durante os anos 70 para ser "hip", elitísta? Ou estou errado?
|
O Verdadeiro Mestre dos Magos Veterano |
# nov/04
· votar
!!!!!Você está absolutamente certo, e para tentar transformar o som elitista em popular, criou-se a sigla MPB. Estamos imersos em rótulos, e estes rótulos simplificam demais as coisas, exatamente como quer e faz a mídia. É claro que rock não faz parte deste rótulo, é um estilo de levada. A pegada do rock, do samba, do jazz, do bolero, do forró, do xaxado, do axé, do funk/soul, do pop, isto são ritmos de música, é diferente. Agora MPB!!!!!! Isso é abobrinha, esse nome é uma inutilidade, esqueçam isso, por favor!! Chico buarque é um músico alternativo, sem rótulos, assim como Caetano, Tom Zé, Tom Jobim, cada um puxando mais a sardinha para um determinado estilo, por exemplo, o Chico adora um samba e um bolero.. o Tom Jobim curte um Jazz.. Todos eles são geniais, mas esse nome MPB é muito vago, uma idiotice que até os musicos profissionais desavisados adotaram, por considerarem "fashion", elitizado e patriótico! Besteira, besteira, aonde estão os neurônios do povo brasileiro!
|
O Verdadeiro Mestre dos Magos Veterano |
# nov/04
· votar
MPB foi um nome criado pela globo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vcs não lembram!!!!!!!!!!!!!!!!!!
|
deathmeister Veterano |
# nov/04
· votar
O Verdadeiro Mestre dos Magos
Da hora teu nick veio, que lanhouse vc ta?
|
Claudio Natureza Veterano |
# nov/04 · Editado por: Claudio Natureza
· votar
Piper Music
O Verdadeiro Mestre dos Magos
eu discordo de vcs, pra mim a denominação MPB serve pra identificar uma mistura que se iniciou na década de sessenta, com os festivais da canção, e que teve como ingredinte bossa nova, o baião, o samba, o rock, e que foi se desenvolvendo na década de setenta com o tropicalismo, que veio a misturar a guitarra elétrica com os ritmos mencionados acima, com Chico Buarque, que usava o samba com letras política, que tinha influências do baião de Luiz Gonzaga e da Bossa Nova de João Gilberto, com o clube de esquina de minas, que usava a influência do rock , principalmente dos Beatles, misturado a coisas regionais, com o grupo do Nordeste, de Alceu, Zé Ramalho, Elba, que misturava o baião ao rock e Blues, enfim, essa mistura se chama MPB.
quando se começou a usar tal denominação, não havia nenhuma intenção de criar um rótulo intelectual ou elitizado, mas sim permitir que todo e qualquer ritmo participasse dos festivais, que por isso se denominavam Festivais de Música Popular Brasileira, permitindo que todos criassem livremente e participassem com qualquer criação.
É por isso que até hoje se dá esse nome para criaçõews tão distintas, abrangendo de Alceu Valença a João Bosco, de Zé Ramalho a Miltom Nascimento, de Gonzaguinha a Keiton e Kledir.
essa é minha humilde opinião.
|
Piper Music Veterano |
# nov/04
· votar
Oi Claudio,
Na verdade realmente eu não sei. Eu não estava aqui no Brasil durante aquela época. Era apenas uma imagem que criei quando eu escuto aqueles "MPB'istas".
Mas quando analise mais por perto, Bossa Nova não é Bossa Nova? Tropicalismo não é Tropicalismo? Regional não é regional? É como dizendo que xaxada é MPB! Não é?
Mais uma vez, eu não sou o mais qualificado para comentar sobre o assunto, mas se eu sinto.....
|
# nov/04
· votar
Piper Music
Oi Piper,
na minha opinião, se vc pegar a definição pura da coisa, a Mpb é a música brasileira que não é a Erudita.
mas, pelos motivos que eu disse acima, a mistura que convencionou-se chamar de MPB, é quando o ritmo não é puro, é quando se mistura a outras influências internas e externas.
Se vc pega um Martinho da Vila por exemplo, vc tem o Samba puro, quando vc pega o Luiz Melodia por exemplo, vc tem a MPB que resulta da mistura do samba com o soul, com o blues, com a percussão afro brasileira oriunda dos blocos baianos.
Quando vc pega o Dominguinhos por exemplo, vc tem o forró puro, quando vc pega o Zé Ramalho por exemplo, apesar da forte presença regional, vc tem a MPB que resulta da mistura do forró com o rock, do baião com o blues.
é assim que eu enxergo a coisa, mas é uma opinião apenas, não um estudo aprofundado.
Um abraço.
Ah, eu não recebi o cursinho até agora.
|
Piper Music Veterano |
# nov/04
· votar
Nãop é que eu acho a música Erudita. Eu estava querendo dizer os meios da música, as pessoas da música criando um tipo de movimento elitista, burguês se quiser. Não sei talvez eu estou enganado mas eu vi muita coisa parecida no mivimento jazz no capital de burgesia, Paris. O movimento era mais para identificar um tipo de pessoa mais de que a música. Se você cantava ou tocava MPB, ou escutava MPB, você pertencia ao grupo do elite. Só isso.
|
# nov/04
· votar
Piper Music
desculpe, mas eu discordo novamente de vc, pois não houve nenhum tipo de elitismo nessa definição! Não foi a burguesia que criou tal denominãção. Se vc disser que o termo Bossa Nova foi resultado da entrada da burguesia no samba, que passou a ser tocado por João Gilberto, e que a partir dai sofreu influências do jazz e da música clássica, com Tom Jobim, até se admite que foi para elitizar, para diferenciar do samba cantado anteriormente, mas MPB?
O termo MPB sempre foi utilizado para denominat a música brasileira que não é classificada em um dos ritmos tradicionais, como eu já disse antes. Foi a forma de denominar os que faziam fusões de ritmos, e nunca serviu para denominar uma música de elite.
A elite aqui sempre foi adepta da bossa nova, que já nasceu em berço de ouro, Ipanema.
e hoje, qualquer música brasileira é chamada de MPB, e não há traço nenhum de elitização nisso.
Veja só, vc deve conhecer a Ana Carolina, cujo trabalho tem traços evidentes de pop rock, mas todos a rotulam de cantora da MPB, a mesma coisa é Gal Costa, que canta diversos ritmos, mas é considerada uma cantora de MPB, o mesmo em relação ao Gil, que transita confortavelmente entre o reggae, o forró e o samba, mas é rotulado como um dos ícones da MPB.
Agora não confunda MPB com o que estão chamando de nova mpb, cuja gravadora Trama é a maior divulgadora, pois ai sim é possível identificar um certo traço de elitismo, como uma música para gente mais culta, ou seja, música para intelectuais, pois essa denominação é só uma tentativa de rotular um movimento ainda sem uma identidade bem definida, que se utiliza de uma produção forte, com muita coisa eletrônica, mas que não pode ser considerada nova mpb, pois nada mais é do que MPB, uma mistura brasileira.
|
Mundo Parabolico Veterano |
# nov/04
· votar
Quem quiser dar um avaliada no geral e em particular nas guitarras da minha banda. Vá ao www.bahiarock.com.br na seção bandas, procure Mundo Parabolico... Coemente!!! Espero que goste!
|
Piper Music Veterano |
# nov/04
· votar
Oi Claudio,
Eu vou olhar sobre seu curso. Sobre MPB, ta bom. Que mais eu posso dizer? Mas mesmo assim.........
|
malukanet Veterano |
# dez/04
· votar
Claudio Natureza
Q bela aula sobre o assunto
|
malukanet Veterano |
# dez/04
· votar
Mundo Parabolico
Um dia vc chega lá...ñ c preoculpa...huahuahua
|
Thisa Veterano |
# dez/04
· votar
Se serve de consolo,
Puxa vida eu tenho 13 anos curto rock e tal mas tb amo MPB e cresci ouvindo (graças ao meu amado papai!). E sei que é uma músik muito boa, e estou sempre ouvindo Djavan, Marisa Monte (adoro), Adriana Calcanhoto, Cássia Eller, Chico Buarque, Tom Jobim, Gil, Caetano.... Gosto muito mesmo. E acho q o pessoal que fica me zoando (colegas) dizendo : "cruzes isso é musik de velho", "ai me dá sono", "fala sério", "larga de ser atrazada!" naum sabem o que é cultura e estão perdendo muito mesmo. Realmente como disseram o pessoal só gosta do que tá na moda, é uma pena mesmo, acho isso tudo um pekado a cultura do Brasil devia ser mais valorizada.
|
TrasTTe Veterano |
# dez/04
· votar
O jazz um dia foi um estilo extremamente popular... hoje, ironicamente, é música de poucos, música de quem aprecia música...
acho q a MPB (guardadas as proporções) tb têm passado por isso... se n me engano, no começo, a MPB com Caetano, Chico, Gil, era bem popular mesmo... agora é música pra poucos (e bons hahahahah)
|
Beatrice Veterano |
# dez/04
· votar
Sincero
eu gosto de Chico Buarque e de Ivete Sangalo, não vejo problema nenhum nisso.Também gosto de The Calling, Jet, blink 182...As pessoas devem aprender que não é pecado ter Elis Regina e Evanescence no mesmo porta-CD, por exemplo.Tem gente muito talentosa e com uma grande visão que mistura MPB e rock, é uma boa pedida.Um conselho para quem acha MPB velharia: escute antes de falar qualquer coisa.
|
malukanet Veterano |
# jan/05
· votar
Thisa
Tipo,nada a ver pow.....acho q amigo q é amigo mesmo q ñ goste das mesmas coisas q vc deve respeitar suas escolhas ou dar idéias para os dois continuarem a se entender bem....sacou ?
Na MPB existem músicas boas e ruins,sendo q poucas são ruins mais maioria absolutamente ótima....
|
malukanet Veterano |
# jan/05
· votar
Beatrice
"Tem gente muito talentosa e com uma grande visão que mistura MPB e rock, é uma boa pedida.Um conselho para quem acha MPB velharia: escute antes de falar qualquer coisa."
Concordo com vc....
|
brunitinha Veterano |
# jan/05
· votar
tudo bem devemos valorizar nossa musica.mas o q fazer se a nossa musica nao se valoriza?e sempre a mesma porcaria!nao e por nada mas eu prefiro evanescence
|
brunitinha Veterano |
# jan/05
· votar
precisamos de novas misturas!
|
LeandroP Moderador |
# jan/05
· votar
Velha Roupa Colorida do Belchior na voz da Elis Regina mata a pau!!!!
Rock pra Roqueiro
|
# jan/05
· votar
Belchior é um grande poeta, quem não conhece, procure escutar, as letras são maravilhosas, assim como Raul Seixas, outro grande nome, o BRASIL é foda na música, pena que muitos não conhecem e criticam, perdendo a chance de conhecer coisas incríveis.
música pra ser boa não tem que ser em inglês, não tem que ser rock, não tem que ter solos de guitarras cheia de pedais e etc...
é possível sim fazer música boa até com um violãozinho, ouçam o Vander Lee, que vcs vão concordar comigo.
Brasil é o que há de bom na música.
|
LeandroP Moderador |
# jan/05
· votar
Brasil é o que há de bom na música. (2)
|
# jan/05
· votar
LeandroPanucci
ai né, virou moderador né muleque...
agora tu vai virar vidraça meu veio, se prepara...
rsrsrs..
um abraço.
|
LeandroP Moderador |
# jan/05
· votar
Claudio Natureza
Que nada... tem um botão aqui chamado "Ban" que coça o dedo he he he claro que não estou me referindo a você, mas uns folgadinhos que pinta por aqui.
|
Akan KSA Veterano |
# jan/05
· votar
Claudio Natureza
eu quero ver se esse daí vai usar de gostos pessoais pra me perseguir...
isso q eu quero ver.
Natureza vai no topico de composiçao do Oraffa. Ok. Me da uma opinião.
|
# jan/05
· votar
LeandroPanucci
hehehe! calma ai rapaz, esse negócio de botão é um perigo, lembre do mestre Belchior:
Apertar o botão, cidade morta
Placa torta indicando a contra-mão
Faca de ponta e o punhal que corta
E o fantasma escondido no porão...
|
Akan KSA Veterano |
# jan/05
· votar
LeandroPanucci
Pra mim esse negocio de moderador não ajuda mais do q atrapalha, pois o que conta é q podemos nos os membros resolver nossas proprias diferenças e ja todos estão cansados de ver moderadores que não sabem fazer o forum ser um lugar livre.
Nos os membros sabemos nos situar.
|